Sexta-feira, 15 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 1.404

Quarta-feira, 3 de maio de 2006 - Migalhas nº 1.404 - Fechamento às 11h.

"Interrompemos nossa programação para exibição do horário eleitoral gratuito."


Propaganda enganosa

Este vibrante matutino, comandado pela batuta infalível de nosso amantíssimo Diretor, foi descobrir o que é esse "horário eleitoral gratuito" ; que de gratuito, em verdade, não tem nada. Uma milionária e nebulosa dedução tributária faz com que as emissoras agradeçam por "emprestar" seus espaços. A gentileza das empresas, aliada às benesses estatais, transformam o horário eleitoral - ao qualificá-lo de "gratuito" - no primeiro pecadilho cometido pelos políticos, ainda nem eleitos.

Explicando esse intrincado jogo do poder, Migalhas aproveita a matéria para peticionar ao TSE, solicitando a exclusão do "gratuito" no horário eleitoral. Por ser de Justiça, clique aqui.

______________

Migalhas, as pílulas democráticas e gratuitas de informação !

____________

Antes tarde do que nunca

No artigo "Neoconstitucionalismo : O triunfo tardio do Direito Constitucional no Brasil", o festejado constitucionalista Luís Roberto Barroso, do escritório Luís Roberto Barroso & Associados, apresenta as causas e os efeitos das transformações ocorridas no direito constitucional contemporâneo, lançando sobre elas uma visão positiva e construtiva. Honrados com o substancioso texto, convidamos os leitores para ler, clicando aqui.

______________

Migalhas quentes

  • Lula indicou mais dois ministros para o STJ: os desembargadores Humberto Martins e Massami Uyeda

  • STJ: Preenchimento abusivo de nota promissória configura falsidade ideológica

  • TST garante extensão de vantagem a inativos da CEF de Minas Gerais

  • Após polêmica, projeto que prevê a concessão de aposentadorias para donas-de-casa e outros trabalhadores de baixa renda é enviado à Câmara

  • Para o TJ/RS, filho adotivo não pode ter reconhecida a paternidade biológica

  • OAB/DF diz que presidente do TJ/DF desconhece as leis que dão à OAB o direito de se posicionar em relação às questões nacionais

  • MPF/DF devolve inquérito do caso Francenildo à Justiça Federal e pede mais investigações

  • Juíza Marneide Trindade Pereira Merabet assume cargo de desembargadora do TJ/PA

  • Liminar proíbe reapresentação de propaganda do PT

  • O advogado Sérgio Presta comenta o Ato Declaratório Interpretativo SRF nº 5 que altera o entendimento sobre o uso de créditos do IPI

Estas e outras, clique aqui.

______________

Soberania

O Palácio do Planalto afirmou ontem, por meio de nota, que o governo brasileiro reconhece o "ato inerente à soberania" da Bolívia de nacionalizar suas reservas de gás natural. A nota, que pode ser vista como um apoio à decisão de Morales, é na verdade o único mecanismo brasileiro para poder garantir o fornecimento do gás. (Clique aqui)

Engolindo o sapo

O ato do governo brasileiro parece ter sido bem prudente. Afinal de contas, quem duvida que para manter o nacionalismo, Morales não quebre o próprio país ao cortar o fornecimento do gás, que hoje é responsável por 1/3 das exportações do vizinho ?

Alcunha

Falando em sapo, convém lembrar o apelido que o nacionalista Brizola deu a Lula : "Sapo Barbudo".

Tratando do problema

Lula falou por telefone também com os presidentes Hugo Chávez e Néstor Kirchner. Foi agendado um encontro de emergência entre Lula, Morales e os dois, em Foz do Iguaçu, amanhã, para tratar do tema.

Além da política

A Petrobras irá recorrer à Justiça internacional. Antes de ser uma decisão política, a medida será tomada porque a estatal é uma empresa de mercado, com ações na Bolsa, e terá perdas, devendo, assim, satisfação aos seus acionistas.

Assessoria informal

Segunda a Folha de S. Paulo de hoje, autoridades brasileiras foram informadas de que técnicos da PDVSA, estatal venezuelana de petróleo, estão ajudando a boliviana YPFB em vistorias às instalações de empresas atingidas pelo decreto de nacionalização.

Impeachment e a OAB

Nos próximos dias, a OAB deverá decidir se entra ou não com um pedido de impeachment contra Lula. Engajado em manter a ordem jurídica, Alexandre Thiollier, do escritório Thiollier Advogados, assume a tribuna migalheira e defende a posição de que a Ordem deva entrar com o pedido de impeachment, uma vez que compete à OAB a defesa da Constituição e da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito. Para conferir a posição do ilustre causídico, clique aqui.

Puerilidade

O ex-governador Anthony Garotinho disse que entrará hoje com "notificação prévia, acompanhada de ampla documentação, exigindo direito de resposta" das Organizações Globo. O pré-candidato à Presidência, que leu nota no início da noite de ontem, afirmou que só quando conseguir o direito de resposta interromperá a greve de fome.

  • Veja o que diz Gaudêncio Torquato, nas Porandubas políticas de hoje, sobre a pueril idéia (ou falta dela) do pré-candidato à presidência da República. Clique aqui.

Migalhas dos leitores - Pueril

"Frase do dia: ´Há anos que acompanho o triste problema da desnutrição no Brasil... e nunca pensei que fosse ficar feliz em ver um ´Garotinho´ passando fome...´!" Hebert A. Jorgeti

"Garotinho não morrerá de fome: será salvo pelo Fome Zero!" Tiago Bana Franco

"Estamos com Garotinho! Greve de fome até o fim ! E mais, desejamos que todos os políticos que fazem parte da quadrilha denunciada pelo Procurador Geral da República, bem como os que serão oportunamente igualmente denunciados, também entrem em greve de fome permanente, todos em solidariedade à greve de fome que certamente Lula também fará. Essa idéia dos políticos corruptos, safados, dissimulados, mensaleiros, que se locupletam do erário, que tem em dólares no exterior as fortunas que roubaram dos contribuintes brasileiros, essa greve merece nosso total apoio. Greve de fome até o fim! Abraços," Aderbal Bacchi Bergo - magistrado aposentado, contribuinte indignado

______________

Gramatigalhas

A leitora Maria Inês Cirilo Silva envia à coluna Gramatigalhas a seguinte questão:

"Qual a forma correta? ´Encaminhamos-lhes anexos exemplares da cartilha´. Ou ´Encaminhamo-lhes anexos exemplares da cartilha´?"

Se você também quer saber o que pensa a respeito o Dr. José Maria da Costa, então clique aqui.

___________

MI 341

Confira alguns destaques das hot news que o Migalhas International traz na edição de hoje:

  • França revê regras de imigração

  • Alemanha abre arquivos do Holocausto

  • O grande boicote americano

  • Seis nações falham na tentativa de acordo nuclear com Irã

Para ler, clique aqui.

Grammatigalhas

O Migalhas International, além de importantíssimas notícias do Brasil e do mundo traz, às quartas-feiras, a utilitária seção Grammatigalhas, que tem a finalidade de elucidar e desemaranhar a gramática inglesa para os migalheiros. Hoje, confira alguns termos sobre family Law. Clique aqui.

___________

Nova absolvição

O plenário da Câmara dos Deputados deverá absolver hoje mais um parlamentar envolvido com o mensalão. Agora é a vez de Josias Gomes.

Pra quê ?

Um capítulo do relatório da CPI dos Bingos será dedicado à tese de que motivações políticas levaram ao assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel, em 2002.

Dívida do PT

Na primeira prestação de contas à Justiça Eleitoral após o estouro da crise do "mensalão", o PT reconheceu ontem uma dívida acumulada até 31/12/05 de exatos R$ 46.606.308,92.

Alistamento

Termina hoje o prazo para transferir, regularizar ou fazer o primeiro título de eleitor.

Agora é oficial

Foi anunciada ontem a compra do BankBoston pelo Itaú, por US$ 2,2 bilhões. Pelo acordo assinado na segunda-feira entre o Itaú e o Bank of América não entrará dinheiro na operação. O Bank of America receberá 68,518 milhões de ações do Itaú, passando a deter 5,8% do capital total do segundo maior banco privado do país.

Mantega e os bancos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, convocou os grandes banqueiros do país para reunião depois de amanhã na sede da Febraban, em São Paulo, para discutir o "spread" bancário. Sei...

Overbooking

Sem a participação do fundo de pensão Aerus e de número suficiente de representantes dos trabalhadores, a assembléia de credores da Varig foi adiada de ontem para segunda-feira.

Imprudente

Dois computadores e vários disquetes contendo dados sigilosos sobre o sistema de segurança de presídios paulistas foram furtados em Presidente Prudente. Entre o material levado estavam cópias de plantas e códigos de fechaduras de portões e celas.

Júri popular

Quase seis anos após o crime e vários recursos para tentar adiar o júri popular, o jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves começa a ser julgado hoje pela morte da ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide.

Greve

A greve de mais de dois meses de fiscais da ANVISA no porto de Santos foi suspensa ontem.

Defensoria Pública

A disputa que envolve os cargos da recém-criada Defensoria Pública do Estado de São Paulo pode ter um desfecho hoje, quando a Assembléia Legislativa deverá avaliar o veto do ex-governador Geraldo Alckmin à entrada de advogados do sistema prisional e da área trabalhista do Estado no novo órgão. (Clique aqui)

??????

O Senado aprovou ontem um projeto de lei que obriga as universidades particulares a conceder bolsas a 15% de seus alunos. Para financiar o programa, o texto sugere que as mensalidades tenham "um pequeno aumento". A proposta terá ainda de ser aprovada pela Câmara dos Deputados.

Falecimentos e missas

Faleceu dia 30, aos 71 anos, o Desembargador Aricê Moacyr Amaral Santos. Natural de Piracicaba, era formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Desembargador federal aposentado do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, foi advogado e professor da Pontifícia Universidade Católica, da Universidade Mackenzie e das Faculdades Metropolitanas Unidas. Filho do dr. Moacyr Amaral Santos e de d. Elisa Almeida Prado Amaral Santos, era casado com d. Maria Ercilia Gomes Pinto Amaral Santos. Deixa os filhos d. Maria Beatriz, casada com o sr. Guilherme Köhnen e Rodrigo Moacyr. Deixa ainda netos. Era cunhado do sr. Cethegus Augusto Soares Gomes Pinto, viúvo de d. Maria Luiza Penteado Gomes Pinto, e de d. Maria Tereza Soare Gomes Pinto, falecida. O enterro realizou-se no Cemitério do Morumbi.

Dia 1º, aos 60 anos, Marcelo de Souza Dias. Juiz de Direito aposentado, era filho do sr. Oswaldo Cruz de Souza Dias e de d. Maria de Lourdes Oliveira Ribeiro de Souza Dias. Casado com d. Maria Cecília Ferreira da Silva de Souza Dias, deixa os filhos José Procópio, Maria Angélica e João Francisco. Foram seus irmãos Pedro Luiz de Souza Dias, casado com d. Vera Helena Erhart de Souza Dias; d. Maria Angélica de Souza Dias Gerassi, casada com o sr. Antônio Gerassi e Oswaldo Cruz de Souza Dias Jr., casado com d. Livia Maria Almeida Prado Batista de Souza Dias. O enterro realizou-se no Cemitério da Consolação. A missa de sétimo dia será celebrada no dia 6, às 9h, na Igreja de São José, na Rua Dinamarca, 32, Jardim Europa.

Na madrugada do dia 30, aos 85 anos, dr. Eduardo Caio da Silva Prado. Pertencente a tradicionais troncos paulistas, era natural de Estocolmo, onde seu pai se encontrava empenhado em ampliar o mercado escandinavo para o café de São Paulo. Era tetraneto de d. Veridiana da Silva Prado, bisneto do Conselheiro Antonio Prado, primeiro prefeito paulistano, neto de Paulo Prado, escritor e incentivador da Semana de Arte Moderna de 1922. Realizou seus estudos básicos no então Mackenzie College, inclusive durante algum tempo em regime de internato, ingressando depois na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde se graduou com a turma de 1945. Prosseguiu seus estudos jurídicos em Harvard, nos Estados Unidos. Voltando ao Brasil tornou-se um dos pioneiros da advocacia empresarial de caráter internacional, abrindo escritório inteiramente voltado para essa área que então se abria para jovens advogados, talentosos e bem preparados. Vários deles integraram a equipe que soube formar, exercendo uma liderança natural, sempre pautada por finíssimo trato, lealdade, bonomia e companheirismo. Casado com d. Giselle Manuela da Silva Prado, deixa os filhos Eduardo Antonio da Silva Prado, casado com d. Elizabeth Guimarães da Silva Prado, e Pedro Raymundo da Silva Prado, casado com d. Cecília Fundament da Silva Prado. Deixa ainda os netos Marina e Pedro. A missa de sétimo dia será celebrada no dia 6, às 11h, na Igreja São José, na rua Dinamarca, 32, Jardim Europa.

_______________

Baú Migalheiro

Há 48 anos, no dia 3 de maio de 1958, é batida em Brasília, na praça dos Três Poderes, a primeira estaca do edifício do Supremo Tribunal Federal, tendo sido o botão da máquina acionado, para esse fim, pelo General Alfredo Stroessner, Presidente da República do Paraguai, em visita àquela cidade em companhia do Presidente Juscelino Kubitschek; ao ato não esteve presente qualquer das altas autoridades judiciárias.

Migalhas dos leitores - Morre John Kenneth Galbraith

"O inconformado John Kenneth Galbraith. A morte do economista John Kenneth Galbraith, no sábado último, aos 97 anos, desfalcou o mundo de um dos mais consagrados intérpretes da ciência, a que se dedicou com inexcedível talento. Ao longo de sua vida exemplar, assistiu à queda da bolsa de Nova York, em 1929, que provocou a depressão dos anos 30. Como consultor do Presidente Franklin D. Roosevelt, contribuiu para a política denominada ´New Deal´ destinada a reativar a precária economia norte-americana. Devido à sua formação liberal, Galbraith foi acusado pelo macartismo de associar-se à esquerda, como opositor da teoria neoliberal. A sua maior característica foi a de levar a economia ao grande público, e, não, à intelectualidade e ao mundo acadêmico. Nascido no Canadá, naturalizou-se norte-americano. Conheceu John Kennedy, quando o futuro presidente ainda era estudante em Harvard, onde Galbraith lecionou. As posições de Galbraith eram de tal modo apreciadas pelo Presidente Kennedy, ao ponto deste insistir em ler pessoalmente todos os telegramas diplomáticos enviados da Índia, mesmo que não lhe fossem dirigidos. Criticou severamente a crescente intervenção americana no Vietnã, tendo sido anteriormente nomeado embaixador de Kennedy na Índia (1961/1963), onde criou diversas faculdades de computação no Instituto Indiano de Tecnologia, em Kanpur, Uttar Pradesh. Tornou-se mundialmente conhecido com a série de televisão britânica denominada ´A Era da Incerteza´, em que defendeu a necessidade da sociedade tornar-se mais humana e justa, voltada para o bem estar de todos, para o equilíbrio ambiental, igualdade racial, assegurando oportunidades aos menos favorecidos na conquista de uma vida compensadora. A sua obra ´A Sociedade Justa´ tem uma introdução à edição brasileira, em que enfatizou questões como educação, o meio ambiente e a inflação, exortando o Brasil a assumir o seu verdadeiro papel no sistema econômico global. Segundo Galbraith, os países mais desenvolvidos comumente produzem bens inúteis, apenas com o objetivo de promover o seu crescimento material, enquanto que as necessidades públicas são deixadas a margem. A morte do notável economista que sempre se preocupou com o desenvolvimento do Brasil, onde esteve por diversas vezes, mereceu o registro de toda a imprensa mundial. Tendo sido consultor de todos os presidentes democratas desde Franklin Roosevelt até Bill Clinton, como era de se esperar, não houve de parte do Presidente George W. Bush uma referência à altura de sua obra. Galbraith tornou-se admirado pela fidelidade às idéias que abraçou, mesmo arrostando a incompreensão de seus opositores que viam nele uma ameaça permanente e, não, um cidadão preocupado com a solução das crises mundiais." Aristoteles Atheniense - Vice-Presidente da OAB Nacional

_____________

Festa na redação

Migalhas sorteia, entre amanhã e depois, 6 livros. Esta você não pode perder !

A editora Pillares gentilmente ofereceu 2 exemplares para sorteio da obra "Sucessão Hereditária – Fases Práticas do Inventário e Partilha", escrita por Eduardo Machado Rocha. Clique aqui e concorra!

Clique aqui para participar do sorteio do livro "Direito Societário e a Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas" (Editora Quartier Latin, 414 p.) coordenado por Leandro Santos de Aragão e Rodrigo R. Monteiro de Castro, que gentilmente ofereceu 4 exemplares para sorteio.

___________

Vagas

Hoje é a última chance que os migalheiros têm para concorrer a vagas-cortesia para:

"O uso Indevido do Computador por Funcionários da Empresa", curso que o FORUM CEBEFI realizará dia 9/5, em SP. Três migalheiros contemplados. Clique aqui.

"TV Digital: O que se pode esperar da conversão?", a ser realizado dia 9/5, em SP, pela InterNews. Clique aqui e concorra a uma cortesia.

_________

Ganhe

Uma entre as três vagas-cortesia que serão sorteadas para o workshop "Prática Atual de Recuperação Judicial de Créditos", que a Central Prática Consultoria e Treinamento irá realizar dia 25/5, em SP. Clique aqui e concorra.

Cooperativas

A Link Up Educação e Treinamentos LTDA irá realizar dia 9/5, em SP, o seminário "Cooperativas de Trabalho e Serviços", no qual especialistas falarão de temas como o sistema cooperativista no Brasil. Clique aqui, conheça a programação e ainda concorra a uma vaga-cortesia.

Questões previdenciárias

A EPDS - Escola Paulista de Direito Social realizará o "Seminário Internacional de Direito Previdenciário", dia 5/5, em SP. Saiba mais, clique aqui.

Eleições 2006

O processo eleitoral deste ano promete ser um dos mais disputados. Para ajudá-lo a conquistar seu eleitor, a InterNews preparou o seminário "Estratégias para competir nas Eleições 2006", com os mais experientes e renomados profissionais da área. Concorra a uma vaga-cortesia, clicando aqui.

Aprenda com quem sabe

Um contrato mal elaborado pode representar a perda de um cliente e prejudicar o conceito de quem o redigiu. Diante deste cenário, o FORUM CEBEFI preparou para os dias 24 e 25/5 o curso "Técnicas de Elaboração de Contratos". Clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

CDC

Sexta-feira, em SP, será realizado o curso "Aspectos relevantes do Código de Defesa do Consumidor - Defesa em Juízo", com palestras do advogado Bruno Boris, do escritório Azevedo Sette Advogados. Clique aqui e confira os assuntos que serão abordados.

Preços de transferência no Brasil...

...esse é apenas um dos temas que será abordado durante o seminário "Aspectos Práticos de Preços de Transferência", que a FISCOSoft realizará dia 31/5, em SP. Interessou ? Então, clique aqui.

Colocando em prática

O IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo irá realizar dia 9/5, em SP, a conferência "Reforma da Execução e Demais Alterações do CPC na Prática". Confira. Clique aqui.

Alienação Fiduciária

É o tema de uma das interessantes conferências programadas para o "I Congresso de Obrigações e Garantias Bancárias", que acontece dias 1 e 2/6, em SP. Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Hoje e amanhã

O IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais realiza, em parceria com a OAB/SP, o I Simpósio de Ciências Criminais de Caraguatatuba. O evento, que é gratuito, será na Casa do Advogado da cidade. Informações pelo telefone: (12) 3882-2594.

Justiça gaúcha

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) lança hoje o livro "Ajuris 60 Anos: O Fazer-se da Magistratura Gaúcha". Organizada pelo historiador Gunter Axt, a publicação reúne histórias a partir de atas das reuniões de diretoria, relatórios de gestão, impressos da entidade e repercussão das atividades da associação na imprensa do período de 1944 a 2005.

ERP

A demanda por ERPs Jurídicos deve crescer 20%, em 2006. A informação é da BCS Informática e Associados, especializada em soluções para escritórios de advocacia e criadora do sistema de gestão SISJURI, utilizado por mais de 5.000 usuários em todo o país. Clique aqui.

Participação

Giselle Câmara Groeninga, Diretora Nacional de Relações Interdisciplinares do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, proferirá a palestra "O papel profissional do Assistente Técnico na relação cliente/perito/ juiz", durante o II Encontro com Psicólogos Peritos e Assistentes Técnicos, que acontece sábado, no Conselho Regional de Psicologia de SP. Informações, clique aqui.

O Prof. Edgar Guimarães, do escritório Edgar Guimarães & Advogados Associados, irá proferir palestra no VII Congresso Paranaense de Direito Administrativo, sobre "Desclassificação/Inabilitação de todos os licitantes em licitação modalidade pregão: possibilidades", dias 8, 9 e 10/6, em Curitiba/PR. Clique aqui para informações.

_____________

Acontece

Amanhã, em SP, o curso "Contratos Internacionais do Comércio", realizado pelo CEU - Centro de Extensão Universitária. Clique aqui.

A partir do dia 9/5, em SP, o ciclo de palestras sobre "Atualidades do Processo Civil - Teoria e Prática", realizado pela OAB/SP. Clique aqui.

Dias 9 e 10/5, em SP, o curso "Passivo Trabalhista - Como evitar prejuízos praticando ações preventivas", realizado pela ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional. Clique aqui.

Dia 10/5, a FADISP Faculdade Autônoma de Direito realizará um bazar beneficente em prol das atividades das Creches da Igreja "Nossa Senhora do Brasil". Clique aqui.

_____________

Posses

Hoje, a partir das 18h, no plenário do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, acontece a cerimônia de posse de Maria Adélia Campello como presidente da nova diretoria do Instituto para o biênio 2006/2008.

A Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/PR, criada pela falta de informações e a necessidade de propor mudanças na legislação que regula esse setor, toma posse amanhã, às 17h, na Sala do Conselho Pleno da Ordem, na rua Cândido Lopes, 146, 9º andar, Curitiba.

__________

Ganhadores

Confira quem foram os ganhadores de vagas-cortesia para os próximos eventos da CULTCORP - Cultura Corporativa:

Cíntia Gomes da Silva, do Unibanco S/A, ganhou para o workshop "Perspectivas para a Implementação da Basiléia II", a ser realizado dia 5/5, em SP. Clique aqui.

Renata Nunes Gouveia, do escritório Bomfim & Gouveia Advogados, ganhou para o "II Fórum Nacional de Cultura e Cidadania Corporativa", que acontece dia 8/5, em SP. Clique aqui.

__________

Valeu a pena concorrer

Quem ganhou a obra "Direito Econômico" (408 p.), escrita por Fernando Herren Aguillar, gentilmente oferecida pela editora Atlas, foi a migalheira Andréa de Oliveira Lima Ferraz de Siqueira, do Banco Itaú, de São Caetano do Sul/SP.

______________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Taliban Threat Is Said to Grow in Afghan South"

The Washington Post - EUA

"Hill Impasse Spurs State Action on Immigration"

Le Monde - França

"Clearstream : ce que Rondot a dit aux juges"

Corriere della Sera - Itália

"NON C’È ALTERNATIVA ALLA GRANDE INTESA"

Le Figaro - França

"Affaire Clearstream : nouvelles accusations contre Villepin qui dénonce des « propos tronqués »"

Clarín - Argentina

"Cumbre urgente por la estatización del gas en Bolivia"

Público - Portugal

"PSD vai enviar documentos da candidatura de Pereira Coelho para a Polícia Judiciária"

El País - Espanha

"Bruselas expedienta a España por la ampliación de competencias de la CNE"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Die Figaros aus der Region heimsen fleißig Preise ein"

The Guardian - Inglaterra

"Tougher laws on foreign prisoners"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Bolívia garante fornecimento, mas gás deve subir até 15%"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Lula propõe contra-ataque em conjunto"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Brasil e Bolívia negociarão preço do gás"

O Globo - Rio de Janeiro

"Lula reconhece direito de Bolívia nacionalizar o gás"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Petrobras fica na Bolívia e garante oferta de gás"

Correio Braziliense - Brasília

"O gás é deles. O prejuízo é nosso"

Zero Hora - Porto Alegre

"Governo evita sanções e mantém tom amistoso com a Bolívia"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Bolívia garante ao Brasil o abastecimento de gás"

O Povo - Fortaleza

"Preço do gás vai subir"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Lula defende a Bolívia e negocia preço do gás"

___________

Apoiadores :

· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pasqualin Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun e Advogados Associados
· Preto Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes, Sevilha e Buranello Advogados
· Reale Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Salles Freire e Advogados Associados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stuber - Advogados Associados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados
· Thiollier Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C
· Abreu Sampaio Advocacia
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Buccioli e Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgar Guimarães & Advogados Associados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Pinheiro - Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lessi e Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão - Consultores e Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Ribeiro - Advogados
· Miguel Silva Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos Advogados
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados

_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Ling
· InterNews Com.Emp. e Editora
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· Link Up Educação e Treinamentos LTDA
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo de Petróleo e Gás
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Prima Cursos Preparatórios
· PUC-SP/COGEAE
· R2 Learning
· RCD Cursos Jurídicos
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· SaraivaJur
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Aurum Software
· BCS Informática e Associados
· Caldas Law Studies Center
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· Femag Ind. e Comércio de Pastas para Arquivamento LTDA EPP
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
_____

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas