Segunda-feira, 21 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 1.411

Sexta-feira, 12 de maio de 2006 - Migalhas nº 1.411 - Fechamento às 12h.

 

"Amor de mãe quem tiver

Deve guardá-lo no peito;

Que não há amor de mulher

Que seja amor tão perfeito!"

Júlio Brandão

"Dia das Mães"

Ao final do informativo, veja a belíssima crônica "Outono", de autoria de Godofredo Rangel (21/11/1884 – 4/8/1951), na homenagem que Migalhas faz às mães.

Fogo

O imbróglio Brasil x Bolívia, que pelas declarações do líder do país vizinho pode ir além de mero incidente diplomático, é a brecha que a oposição queria. Mais que qualquer mensalão e valerioduto, o brasileiro teve agora seu orgulho ferido. E a pusilanimidade de Lula diante do fato pode mudar o panorama dos números eleitorais. Se isso se der, periga uma atitude presidencial estabanada, pondo em risco a segurança nacional.

De fogo

Para quem, no exercício de uma estapafúrdia autodefesa, já quis expulsar um jornalista americano que tinha comentado sobre supostos excessos etílicos de S. Exa., Lula anda muito frouxo com o companheiro Morales quando se trata de assuntos do Brasil.

Belicosidade

Os jovens que iriam jurar a bandeira nos últimos dias, eximindo-se, por dispensa, do serviço militar obrigatório, receberam a notícia inesperada : para aumentar o efetivo do Exército, Lula resolveu convocar todos os jovens que seriam dispensados por excesso de contingente.

Migas

1 - TJ/RS condena um banco por inclusão negligente e indevida do nome de pessoa física em órgãos restritivos de crédito, em razão de dívidas contraídas por falsário, que abriu conta-corrente em nome de terceiro. (Clique aqui)

2 - Anthony Garotinho ganha na Justiça carioca direito de resposta contra o jornal O Globo e a Revista Veja. (Clique aqui)

3 - O plenário do STF garantiu ontem que quatro de seus ministros aposentados continuem recebendo um aumento de 20% relativo a uma gratificação a que têm direito quando se aposentam. (Clique aqui)

4 - Entendimento da 1a turma do STJ diz que é incabível a interposição de ação civil pública para veicular pretensões que envolvam matéria tributária. (Clique aqui)

5 - Para o TRT/SP, contratante não responde por obrigação trabalhista de contratada. (Clique aqui)

6 – O TJ/RJ decidiu que até o próximo dia 16, quando será realizada uma audiência especial, em caráter de urgência, na 1ª Vara Empresarial do RJ, a BR Distribuidora está proibida de exigir que a Varig pague à vista o combustível usado em seus aviões. (Clique aqui)

7 - Em caráter excepcional, o TSE autorizou, a pedido do Ministério das Relações Exteriores, a instalação de seções eleitorais em sete cidades no Japão. (Clique aqui)

_____

Poderiam os Rolling Stones ensinarem marketing para advogados ?

O que é isso ? Está curioso ? Então clique aqui e confira o que aconselha hoje o especialista em marketing Trey Ryder, em sua coluna semanal sobre marketing para escritórios.

Quebrando as regras

A OMC concluiu que a UE violou regras internacionais ao ter impedido a entrada em seu mercado de produtos feitos a partir de sementes transgênicas.

"Drawback interno"

Em artigo publicado hoje no portal Migalhas, Ângela Sartori, do escritório Demarest e Almeida Advogados, localiza o regime "Drawback" em nosso ordenamento jurídico, demonstrando a sua relevância para o desenvolvimento da economia nacional. Confira as palavras de peso da advogada, clique aqui.

MI 345

A edição de hoje do Migalhas International está imperdível. Confira:

  • Bolívia e Brasil criam comissão para discutir contratos, fornecimento e compensação

  • Juízes deveriam ganhar mais?

  • Antigo comunista é eleito presidente da Itália

  • Estados Unidos criticam China por taxa de câmbio

Para ler, clique aqui.

___________

Conheça os grandes nomes do mundo jurídico :

Clique aqui

___________

Migalhas dos leitores – Greve da Justiça Federal

"Adoro o Migalhas, mas sempre senti um pouquinho de vergonha para escrever, desta vez fui forte e valente e resolvi denunciar um abuso ocorrido durante esta semana na JF/SP. Fui até lá verificar alguns processos, mas fui interrompida ao entrar, vários funcionários faziam greve no saguão do prédio, muitos em pé, outros sentados confortavelmente em cadeiras, enquanto isso, advogados e estagiários se dividiam em 2 máquinas de ‘print’ (que sem eles não podemos ver os processos). Decidi ir embora depois de 35 minutos na fila e sem o referido ‘print’, pois acabou o papel da máquina e não podiam recolocar mais devido a greve. Ontem retornei à Justiça, e para minha surpresa a fila do protocolo estava na calçada (!) da avenida Paulista. Uma total falta de respeito com todos. Entendo que seja constitucional e direito dos funcionários em fazer valer seus direitos através da greve, mas não podemos ficar seus reféns. Um beijo e abraços pra todos." Samanta Oliveira Cruz Martins Branco

Imagens da greve

A propósito da missiva acima, clique aqui e veja as imagens da greve na Justiça Federal enviadas gentilmente pelo migalheiro Denival Cerodio Curaçá - correspondente relâmpago - que também penou na fila do protocolo.

TV por etanol

A Comissão Européia aproveitará a visita do presidente Lula a Viena para apresentar um memorando de entendimentos sobre a implantação da TV digital no Brasil, nos moldes do que foi assinado em Tóquio, em abril. Segundo informações das indústrias envolvidas nas negociações, a Comissão Européia deve incluir a importação de etanol entre as contrapartidas para que o Brasil escolha a tecnologia européia de televisão digital, conhecida como DVB.

Interesses próprios

O editorial do jornal Folha de S. Paulo, evidentemente queixando-se em nome de seu Data-Folha, reclama que foi uma clara violação à liberdade de informação assegurada pela Constituição de 1988 o presidente Lula ter sancionado a lei nº 11.300, que regula campanhas eleitorais, sem vetar o dispositivo que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais 15 dias antes da realização do pleito.

O motivo

Segundo o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, Lula não quis entrar no mérito da questão abordada na migalha anterior pois sabe que a Justiça vai se manifestar a respeito de sua legalidade ou não.

"O presidente pensou muito na possibilidade de vetar esse dispositivo, mas, como se trata de uma questão que já tem precedente no STF e suscita muitas dúvidas e divergências, com argumentos potentes para ambos os lados, o presidente preferiu não vetar, sabendo que essa questão será julgada".

Telemar

Em fato relevante divulgado ontem, a Telemar se comprometeu a distribuir R$ 3 bilhões em dividendos aos acionistas neste ano e igual cifra no ano que vem, caso seja aprovada a reestruturação societária anunciada pelos acionistas controladores no mês passado.

Pregão eletrônico

O ministro do Planejamento Paulo Bernardo anunciou ontem a edição de uma portaria interministerial que obrigará as prefeituras e ONGs que recebem recursos federais a comprar pelo sistema de pregão eletrônico. A propósito, quando é que a Lei de Licitações vai ganhar uma cara mais nova, adaptada aos novos tempos, e já sabendo das burlas ?

Questão fundiária

Dos tempos mais remotos ao dias atuais, Antônio Ribeiro Romanelli, diretor do Departamento de Direito Civil do IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais, esmiúça a questão fundiária na Legislação brasileira. Nas palavras do causídico, faça uma viagem pela história dos institutos relacionados ao tema, clique aqui.

Direito Desportivo

O jornal Folha de S. Paulo traz matéria falando da disputa interna no Superior Tribunal de Justiça Desportiva

"O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Rubens Approbato, que é apoiado por Luiz Zveiter, evitou ontem a realização de uma nova eleição no órgão e se manteve no cargo. Approbato usou o Código Brasileiro de Justiça Desportiva para barrar a votação. O texto diz que o mais velho auditor ocupa o cargo em caso de saída do presidente -Zveiter foi afastado no fim de 2005 pelo Conselho Nacional de Justiça. A oposição protestou. "Acho que é um golpe o que está acontecendo", disse o advogado Francisco Antunes Maciel Müssnich, que pretendia se candidatar. Ele tinha o apoio da maioria dos auditores e da CBF, que nos bastidores tenta pôr fim à influência de Zveiter."

RR

O MPF em Roraima protocolou uma Ação Civil Pública contra o desembargador Mauro Campello. De acordo com os procuradores da República, Campello seria o principal mentor de uma séria de irregularidades no TER/RR entre 2003 e 2005, quando presidiu o órgão.

Direitos autorais

O TJ/RJ anulou sentença anterior que reconhecia que a editora Irmãos Vitale tinha direitos vitalícios sobre as músicas de Ary Barroso. Os herdeiros querem que a Justiça declare a nulidade dos contratos, firmados há 60 anos, para que possam administrar os direitos do compositor. Ao que parece, o feito retorna à primeira instância. Segundo a colunista Mônica Bergamo, "Aquarela do Brasil" renderia mais de U$ 1 milhão por ano, de acordo com o advogado Eduardo Diamantino, que representa a família.

Migas

8 - A Lei nº 11.304 acrescenta inciso ao art. 473 da CLT, para permitir a ausência do trabalhador ao serviço, sem prejuízo do salário, na hipótese de participação em reunião oficial de organismo internacional ao qual o Brasil seja filiado. (Clique aqui)

9 - Comissão de Legislação Participativa da Câmara aprova sugestão do Instituto de Direito Comparado e Internacional de Brasília para a adoção de princípios da "justiça restaurativa" nos julgamentos de crimes e de contravenções penais. (Clique aqui)

10 - Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara aprovou PL que simplifica divórcios e separações. (Clique aqui)

11 - O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, nomeou ontem a primeira defensora pública geral do Estado, Cristina Guelfi Gonçalves. (Clique aqui)

12 - Sistema de Processo Eletrônico a ser implantado futuramente no STF, desenvolvido pelo CNJ, tem projeto piloto aprovado pelos ministros do Tribunal. (Clique aqui)

13 - Sugestão feita pelo Conselho Federal da OAB para que qualquer cidadão brasileiro possa propor ação civil contra responsáveis por atos de improbidade administrativa virou PL. (Clique aqui)

14 - O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, empossou no cargo de membro efetivo do TSE o ministro Carlos Ayres Britto, em substituição ao ministro Gilmar Mendes, que retornou ao STF. (Clique aqui)

15 - O Senado dos EUA chegou a um acordo que abre caminho para a aprovação de uma lei que pode legalizar a situação de milhões de imigrantes no país. (Clique aqui)

_________

UJPD

Ao abordar o tema a competência das Unidades de Julgamento de Pequenos Débitos, o migalheiro Adermir Ramos da Silva Filho mostra que a falta de liberdade do administrador público é a garantia da liberdade do cidadão. Confira a íntegra dos comentários, clique aqui.

Movimento

O advogado Carlos Pompermaier é o novo diretor jurídico da Nokia do Brasil.

Nas artes

Na última quarta-feira, durante animado jantar no Piantella, em Brasília, os presentes foram brindados com um cantor inusitado : o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro (Cacai). Os presentes garantem : como advogado é um ótimo cantor, e como cantor é um ótimo advogado.

Informe

A PUC/RJ informa que está oferecendo vagas para ingresso por transferência externa e/ou como portador de diploma de nível superior para o 2º semestre para o curso de Direito. Informações pelos telefones (21) 3527.1336 ou 1337.

De volta aos bancos

Giba Um, colunista paulistano, fala que bacharéis em Direito organizam um movimento nacional contra o exame da OAB, alegando que é inconstitucional. Pelo visto, precisam mesmo estudar mais.

Pré-eleições

Marco Aurélio, presidente do TSE, abre hoje, às 9h, em Brasília, o encontro entre os diretores de informática dos TREs.

OAB/MG

Acontecerá no dia 17 a instalação e posse da "Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB/MG".

Posse

Hoje, a Presidente do TRF da 1ª Região, Assusete Magalhães, empossará Renata Mesquita Ribeiro Moreno no cargo de Juíza Federal Substituta.

Passeio virtual

Aproveite o fim de semana e passeie pelos comentários deixados pelos doutos migalheiros na seção "Migalhas dos leitores". Confira os diversos temas em discussão. Clique aqui, leia e mande sua migalha.

A novela das prévias

O deputado federal Nelson Bornier pediu ontem ao STF que determine a suspensão da convenção do PMDB marcada para amanhã, em Brasília.

Denúncia

Os 40 denunciados no inquérito do mensalão, da Procuradoria-Geral da República, já começaram a ser notificados pelo STF. Um dos primeiros foi o ex-ministro Luiz Gushiken, que recebeu esta semana a intimação para que apresente a defesa prévia.

Pandemônio

O JB de hoje ressuscita Fernanda Karina (não se lembram ?, a secretária de Marcos Valério) comentando que Silvinho teria mentido na CPI. Sabendo da esfarelada situação, por que Migalhas traz essa informação ? Simplesmente para comentar que a crise, que envolveu tantos e tão novos nomes (combinados com antigos), criou uma confusão na imagem popular. Como bem explicou Gaudêncio Torquato, na Porandubas Políticas desta semana, "as massas têm dificuldade de assimilar o imbróglio que envolve o sistema político – imaginam, até, que ladrões e corruptos tramam contra Lula." (Clique aqui)

Haja tolerância

Lula assina artigo hoje publicado em O Globo e arremata o texto falando sobre o encontro em Viena, e dizendo que não imagina lugar mais apropriado para as "regiões [Europa e América Latina] renovarem seu compromisso coletivo com um mundo mais justo e solidário, fundado no diálogo, na diversidade e na tolerância".

Horizonte

Depois de Morales, as Chavez para uma união da América do Sul estão indo pela Latrina.

Cartoon

No cartoon desta semana o migalheiro Adauto Suannes diverte-nos com a piada que se tornou a política nacional. Para rir, clique aqui.

A decisão boliviana aos olhos dos migalheiros

Para o advogado Mauricio Gomm Ferreira dos Santos, a decisão do governo boliviano de nacionalizar as companhias estrangeiras de gás causará não apenas insegurança econômica, mas também insegurança jurídica. Clique aqui e veja o porquê.

Em defesa da Petrobras, Américo Chaves (do escritório Américo Chaves e Associados Advogados) fala que o que ocorreu foi esbulho possessório. Clique aqui.

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome de uma das migalheiras : Roberta Reis Alves, bibliotecária do escritório Daniel Advogados.

FOTOMIGA

Na edição de hoje, a seção FOTOMIGA traz duas novidades: as fotos da homenagem do Conselho Diretor da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo ao advogado Ruy Homem de Mello Lacerda, ex-Presidente e ex-Conselheiro da Entidade, dia 10/5; e os melhores momentos do "II Fórum Nacional de Cultura e Cidadania Corporativa", evento que a CULTCORP - Cultura Corporativa realizou dia 8/5. Clique aqui.

Migalhas dos leitores – Agora é que são elas

"SAPIENTIA FEMINA BELLO VIR

Duas flores das mais belas

enfeitando a Excelsa Corte

desde o sul ao extremo norte

todo mundo olha pra elas

abram portas e janelas

para entrar o novo clima

Deus olhando lá de cima

o saber destas donzelas

e esperando muito delas

o povão todo se anima."

Ontõe Gago - Ipu/CE

___________

dr. Pintassilgo

Vôo 63 - Guarujá

  • Número de processos do Fórum de Guarujá - Feitos em andamento

Feitos Cíveis - 19.820 (17,49%)
Feitos da Jurisdição Criminal Comum - 4.632 (4,09%)
Feitos do Júri (após Pronúncia) - 145 (0,13%)
Feitos da Execução Criminal - 294 (0,26%)
Feitos do Juizado Especial Criminal - 679 (0,60%)
Feitos da Infância e Juventude - 832 (0,73%)
Feitos da Execução Fiscal - 80.110 (70,71%)
Feitos do Juizado Especial Cível - 6.779 (5,98%)

Total - 113.291 processos

___________

Baú Migalheiro

Há 58 anos, no dia 12 de maio de 1948, falece, na Capital Federal, o advogado Dr. Nilo Carneiro Leão de Vasconcelos, antigo 1º secretário e 1º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, representante de seu Estado natal, o Ceará, no Conselho Federal da Ordem dos Advogados, e fundador da Revista de Crítica Judiciária.

_______________

Coleção Códigos 2006

A editora Manole gentilmente ofereceu a obra de peso "Constituição Federal - Códigos 5 em 1" (2258 p.), coordenada por Luísa Lima, para ser sorteada entre os migalheiros. Esta obra traz os principais diplomas legais brasileiros: a CF, os Códigos Civil e de Processo Civil, Penal e de Processo Penal, além de uma vasta Legislação Complementar. Clique aqui para participar do sorteio.

Teoria

Clique aqui e concorra ao sorteio da obra "Teoria Pura do Direito" (160 p.), que foi escrita por Hans Kelsen, traduzida por J. Cretella Jr. e Agnes Cretella, gentilmente oferecida pela editora RT - Revista dos Tribunais.  Não perca tempo!

Seja um migalheiro esperto...

...e inscreva-se para concorrer a uma vaga-cortesia para a palestra "Direito do Terceiro Setor", a ser realizada dia 18/5, em SP, pela Link Up Educação e Treinamentos LTDA. Clique aqui. Mas corra! Hoje é o último dia. 

Ganhe

Uma vaga-cortesia para o seminário "ISO 27001 - Segurança da Informação", que acontece dia 23/5, em SP. Nesse evento da InterNews será mostrado porque essa certificação será um importante diferencial para os negócios da sua empresa. Clique aqui.

Bioética, Biotecnologia e Biodireito

A comissão de Bioética, Biotecnologia e Biodireito da OAB/SP, presidida por Erickson Marques, do escritório Demarest e Almeida Advogados, promove dia 19/5, em SP, o seminário de Biodireito: "A repartição de benefícios no acesso aos recursos genéticos", que terá a participação de outro membro do escritório, Claúdio Mattos. Clique aqui.

Agronegócio no Brasil

Conheça um dos segmentos brasileiros mais competitiveis no mundo durante a conferência que a ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional irá realizar dia 25/5, em SP. Participe deste evento e venha conhecer as novas formas de financiamento da produção e saiba como elas podem revolucionar esse mercado. Clique aqui.

Guarde seus livros com cuidado

Orientar os profissionais de como deve ser feita a organização e a administração de uma biblioteca jurídica, usando conceitos básicos e fundamentais é o objetivo do curso "Organizando Bibliotecas Jurídicas", que o IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos irá realizar dia 27/5, em SP. Clique aqui.

No PR

Acontece dias 25 e 26/5, em Londrina, o "I Encontro Estadual de Advogados Iniciantes do Paraná e II Encontro de Jovens Advogados de Londrina", realizado pela OAB/PR. Saiba tudo sobre o evento. Clique aqui.

Láurea

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, recebeu ontem, no Salão Nobre do TRT/2ª, a comenda da Ordem do Mérito Judiciário no Grau de Grã-Cruz. Criada em 2002, a medalha tem por finalidade agraciar personalidades ou instituições que tenham se destacado em quaisquer dos ramos do Direito, bem como em outra atividade sócio-cultural. Clique aqui

Participação

O advogado Joaquim de Paiva Muniz, do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, participa no dia 13/5 do ciclo de palestras "As recentes alterações no Código de Processo Civil", promovido pelo Departamento de Direito da PUC-RJ.

Dr. Eduardo Talamini, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, ministrará palestra sobre a Lei 11.280/2006 (alterações no CPC), dia 17/5, durante o simpósio sobre a reforma do CPC, na PUC/RS, em Porto Alegre.

O jurista Miguel Reale Jr., do escritório Reale Advogados Associados, falará sobre A Revolução no Cumprimento da Lei, durante o XVIII Fórum Nacional promovido pelo INAE – Instituto Nacional de Altos Estudos, que acontece segunda-feira, no RJ. Informações (21) 2507-7212.

_________

Faltam poucos dias...

...para o "VI Congresso brasileiro de direito do Estado", que acontece de 17 a 19/5, em Salvador/BA, sob a coordenação científica do professor Paulo Modesto, e participações de peso como a do dr. Luís Roberto Barroso, do escritório Luís Roberto Barroso & Associados. Conheça a agenda completa. Clique aqui.

...para a conferência do IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento sobre Comércio Internacional e Desenvolvimento, que será realizada dias 22 e 23/5, em SP, para discutir os rumos do comércio internacional, a inserção do Brasil neste cenário e o papel da OMC para o fomento do desenvolvimento. Clique aqui.

__________

$$$

Confira os dois seminários de peso sobre moedas e investimentos que o escritório Miguel Silva Associados preparou:

Dias 16/5 e 3/6, em SP, "Usgaap – Conversão de Balanço em Moeda Estrangeira - Procedimentos Práticos". Clique aqui.

Dia 19/5, em SP, "Investimentos Estrangeiros no Brasil - Prática direcionada à Legislação cambial, Direito Societário - Sócios e Dirigentes Estrangeiros, Legislação de Imigração e Direito Tributário". Clique aqui.

___________

Sexta feira premiada - I

Alberto Matias Morim, da CREFISA

Octavio Augustus Cordeiro, do Itaú

Ana Elisa Brant De Carvalho Arbex, do escritório Biazzo Simon Advogados

Silvia Regina Destro Pereira Dias, da Porto Seguro Seguros

José Antonio Pontes Cardoso, da Tecnart Ind. e Com. Ltda

Foram os migalheiros premiados com uma vaga-cortesia cada para a 5ª edição do Seminário Ética e Transparência na Atividade Seguradora, que acontece dia 16/5, em SP. Clique aqui.

Sexta feira premiada - II

Marcus Vinicius Iatskiv, de Guarapuava/PR, participou e ganhou. Ele será presenteado com o livro "Servidores Públicos Federais" (218 p.), escrito por Leandro Cadenas Prado, gentilmente oferecido pela editora Impetus. Parabéns!

Liga Jurídica

Confira os resultados da 2ª rodada da Liga Jurídica 2006 – modalidade Campo. Clique aqui.

___________

____________________

“Outono”

Godofredo Rangel

Mãe querida! pensando em ti, eu procuro neste momento, suprimir a distância que nos separa.

Não é só meu pensamento que te envio, e sim também todo o meu coração túrgido de saudades. Na calada da noite, quando o espírito do crente se recolhe para rezar, eu evoco a tua imagem e ante ela concentro-me em adoração.

Quando os anos devastadores nos calcinaram na alma a fé, ainda fica esta religião humana e consoladora: nossa mãe.

Primeiro volvemo-nos para o futuro ansiando a felicidade luminosa que as religiões prometeram.

Depois, a porta de bronze do futuro cerra-se pesadamente e volvemo-nos para o passado...

E a sede mística de nosso amor é como o filho pródigo que torna ao lar, depois de haver errado em terras desconhecidas.

Quanto mais os anos te alquebram o corpo e branqueiam teus cabelos, uma auréola mais bela vejo resplandecer sobre a tua cabeça.

Nas horas tácitas da treva e do recolhimento, murmuro ainda, como em pequenino, as palavras das preces que me ensinavas, mas dirijo-as a ti e as acho mais doces. E imploro-te: Faz-me bom, faz-me forte, puro e justo...

Transfunde-me toda a beleza de tua alma clara, como me transfundias teu sangue, quando eu vivia em tuas entranhas, esclarece-me na dúvida; ampara-me no desfalecimento; exalta-me na humilhação; sacia minha fome e sede de bondade e de justiça...

Sei que tudo vês... por que não há momento em que eu não sinta teu pensamento próximo de mim, acompanhando-me como um anjo custódio.

Neste mesmo instante, na soledade da noite, ouço um batido suave, junto, bem junto de mim...

E não necessito de interrogar a sombra, porque adivinho que é palpitar do teu coração, que vela por mim.

Sei que tudo podes... Diz-me o coração que na fragilidade de tua velhice tens o atributo de onipotência.

Nos momentos em que a luta pela vida exige de nós toda a energia de pensamento e de ação, sinto-me homem, mas se penso em ti, toda essa máscula energia se dissolve, e sinto-me débil, infante, e desejaria reclinar-me em teu regaço, pedindo o teu amparo.

Tua lembrança é, assim, para teu filho, um retrocesso ao passado, ao tempo em que o ajudavas a preparar as lições. Lembra-te? acariciando-me a cabeça, mostrava-me as letras e me ensinavas a ler.

E como sinto até hoje as saudades que na escola me pungiam, a repetir as frases que aprendera! Parece-me ainda ouvir a inflexão com que dizias a resposta dura da formiga : Cantavas no verão? pois bem! dança agora! E a fábula não me instruiu. Eu achava a cigarra uma doudazinha infeliz. Mas era desinteressada e sublime. Revelou-me o amor ao ideal. Preferi ser a cigarra descuidosa, e por isso, na correnteza dos anos, sobre a aspereza da vida, ergui a tenda do meu sonho, do ideal de beleza e de bondade, que teu coração simbolizava tão bem!

Quanto mais os anos passam, santa mãe, mais desejaríamos viver, se possível fosse, não do presente para o futuro, mas sim do presente para o passado.

Se esta fosse a trajetória do declínio da vida, todos nos tornaríamos justos e creríamos no céu...

De homens far-nos-íamos adolescentes, e, depois, crianças.

De perversos recomeçaríamos a ser bons: de culpados, inocentes; tornar-nos-íamos todos, afinal, perfeitos.

Assim invertida a existência, remontando a sua fonte, não nos esperaria um céu mais belo, e não haveria morte mais suave que perdermos a luz da consciência nos braços de nossas mães.

Mas força é prosseguir na nota dolorosa que o destino nos traçou... e tanto ele sabia, esse destino, que a trajetória era amarga, que pôs de atalaia em cada berço, um coração de mãe, que protegesse e alentasse as almas de partida para a vida...

Assim a restea guiadora da luz de um farol, no píncaro de um alcantil, acompanhando o trajeto das viajeiras naus no oceano duvidoso.

E desse alento e proteção nunca prescindimos. E é por isso que, após tantos anos volvidos no roteiro da existência, ainda meu pensamento se ajoelha e dirigi-te sua súplica: Faze de minha fraqueza força, de minha humildade elevação; sê o pão de amor e de verdade para meu espírito faminto; sê agasalho de meu desconforto, a aurora de meu crepúsculo.

Faze-me bom de tua bondade, puro da tua pureza.

Alimenta minha alma com as tuas perfeições, como me alimentaste um dia o corpo, com o leite de teu seio... Meu estio passou. Já as cinzas do poente turvam a limpidez do dia; o horizonte esfuma-se, o desalento quebra a alma...

Mãe querida, ouve esta prece do outono, e, através da distância, estende as mãos imaculadas sobre a cabeça de teu filho e abençoa-o!

__________

Migalheiro, claro

Godofredo Rangel, contemporâneo de Monteiro Lobato na Faculdade de Direito do Largo de S. Francisco, tem também um quê de Migalhas. Na fantasia deste poderoso rotativo, o saudoso juiz de Direito do TJ/MG é também um migalheiro. E o é, por meio de sua bisneta, a migalheira Moema Rangel Drummond de Menezes.

___________________

Bom fim de semana !

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Bush Is Pressed Over New Report on Surveillance"

The Washington Post - EUA

"Both Parties Decry Extent of NSA Program"

Le Monde – França

"Affaire Clearstream : le juge Van Ruymbeke contraint de se défendre"

Corriere Della Sera – Itália

"Le telefonate di milioni di americani spiate dalla Nsa, la ..."

Le Figaro - França

"De nouvelles révélations replacent Chirac et Villepin au centre de l’affaire Clearstream"

Clarín - Argentina

"Primera cita por las papeleras en La Haya: 8 de junio"

Público – Portugal

"Selos: dirigentes da Afinsa e da Fórum Filatélico começaram a ser ouvidos pelo tribunal"

El País – Espanha

"El Gobierno estudia crear un fondo de ayuda a los afectados por la estafa filatélica"

Frankenpost Zeitung – Alemanha

"Kokain-Affäre: Fendrich probt trotzdem auf der Luisenburg"

The Guardian – Inglaterra

"Assisted dying bill to split Lords"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Evo acusa Petrobrás de contrabando e sonegação"

Jornal do Brasil – Rio de Janeiro

"Silvinho mentiu"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Morales acusa Petrobras e ataca o Brasil"

O Globo - Rio de Janeiro

"Morales radicaliza contra o Brasil e preocupa Lula"

Estado de Minas – Minas Gerais

"Morales acusa Petrobras de ação ilegal na Bolívia"

Correio Braziliense – Brasília

"Morales afronta o Brasil. Lula silencia"

O Estado do Paraná - Paraná

"Morales decide radicalizar contra o Brasil e a Petrobras"

Zero Hora - Porto Alegre

"Morales ataca o Brasil, descarta indenização e ironiza venda do Acre"

Jornal do Commercio – Pernambuco

"Morales diz que a Petrobras é ilegal"

___________

Apoiadores :

· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos Advogados
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pasqualin Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun e Advogados Associados
· Preto Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes, Sevilha e Buranello Advogados
· Reale Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Salles Freire e Advogados Associados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stuber - Advogados Associados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados
· Thiollier Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Abreu Sampaio Advocacia
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Buccioli e Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgar Guimarães & Advogados Associados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Pinheiro - Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lessi e Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão - Consultores e Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Ribeiro - Advogados
· Miguel Silva Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados

_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· Femag Ind. e Comércio de Pastas para Arquivamento LTDA EPP
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Ling
· InterNews Com.Emp. e Editora
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· Link Up Educação e Treinamentos LTDA
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo de Petróleo e Gás
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Prima Cursos Preparatórios
· PUC-SP/COGEAE
· R2 Learning
· RCD Cursos Jurídicos
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· SaraivaJur
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Aurum Software
· BCS Informática e Associados
· Caldas Law Studies Center
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
_____

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas