Domingo, 20 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 1.518

Terça-feira, 17 de outubro de 2006 - Migalhas nº 1.518 - Fechamento às 11h.


"Em todo decurso da vida ninguém deve afastar-se da reta da consciência nem sequer uma unha, por pouco que seja."

Cícero

Latinório

Na coluna desta semana apresentamos os "Adjetivos da primeira classe" na língua do grande orador romano Marco Túlio Cícero (106-43 a.C). Não cabule esta aula, clique aqui.

Além das fronteiras

Sempre com novos e interessantes aspectos do mundo jurídico, hoje temos o prazer de apresentar aos leitores um artigo de autoria da advogada Flávia C. de C. M. Amaral - do escritório Dannemann Siemsen Advogados - explicando aos interessados em franchising os cuidados que as franquias brasileiras devem ter na hora de expandir sua rede para o exterior. Clique aqui e aprenda. 

Retrato

Um ilustre migalheiro viu ontem à noite quando o amplo salão da livraria Saraiva no Shopping Eldorado, em SP, transformou-se - como num passe de mágica - nos chãos de pedra do Páteo das Arcadas da Velha e Sempre Nova (agora inda restaurada) Academia do Largo São Francisco. Eram muitas gerações de antigos acadêmicos, reunidos por ocasião do lançamento do livro "ARCADAS NO TEMPO DA DITADURA". Coletânea de crônicas, tendo como cenário a Faculdade de Direito, o livro conta a história dos acontecimentos ocorridos entre os duros anos de 1964 e 1977. Ali estavam grande parte dos 55 ilustres autores e outros festejados personagens da comunidade jurídica. Entre os muitos, Celso Limongi, Sidnei Beneti, José Carlos Dias, Arnaldo Malheiros Filho, Belisário dos Santos Filho, Aloysio Nunes Ferreira Filho, Luiz Antonio Marrey, Dirceu Cintra, Antonio Claret Maciel Santos, Walter Piva e José Ignacio Botelho de Mesquita.

Camarote

O PDT optou pela neutralidade no segundo turno da eleição presidencial.

$$$

Uma modificação proposta pela Anatel poderá aumentar custos de telefonia para empresas que adotam planos corporativos. A Anatel revê a regra que determina a forma como as operadoras pagam o uso das redes concorrentes. Até a nova resolução, em julho, uma operadora pagava à outra apenas se usasse mais a rede da concorrente - quando seu assinante telefona para um número da outra marca, por exemplo - do que o contrário. Com a nova regra, chamada de full billing, toda a vez que uma operadora usa a rede de outra haverá o pagamento.

Carnaval tributário

Preocupado com a repercussão negativa do projeto de lei que altera a base de cálculo do IPTU, o prefeito de SP já começa o que pode se transformar numa verdadeira uma lambança tributária, aceitando ´fatiar´ o projeto, que, além de alterar a base de cálculo do IPTU, prevê uma espécie de arrastão fiscal, com a ampliação da base de cobrança do ISS e mudanças em outros tributos.

Corte e corte

De acordo com recentes decisões anunciadas, os Tribunais Superiores têm analisado a questão da incidência ou não de ICMS no leasing internacional. Tendo em vista que este ambiente virtual é o local apropriado, no qual as idéias encontram terreno fértil para criar, recriar e até engordar - tal o viço da pastagem - não é de se estranhar que o tema seja - aqui - novamente abatido. E quem se ocupa hoje desse mister, desossando o assunto com maestria, é o advogado Fernando Dantas Casillo Gonçalves, do Departamento Jurídico do Grupo Bertin. Clique aqui e veja o artigo hoje publicado em Migalhas.

Não é privilégio tupiniquim

A advogada americana Lynne Stewart, de 67 anos, foi condenada ontem por um tribunal federal em NY a 28 meses de prisão por passar mensagens de um cliente preso por terrorismo, o xeque egípcio Omar Abdel-Rahman, a seus seguidores no Oriente Médio.

Usuário de dependente

A problemática da especificação entre dependentes ou usuários de entorpecentes é abordada hoje em brilhante e curto texto assinado pelo promotor de Justiça aposentado e pró-Reitor Comunitário da Unorp - Centro Universitário de Norte Paulista, dr. Eudes Quintino de Oliveira Júnior. (Clique aqui)

Gringos

A penitenciária de Itaí/SP, município na região de Avaré (ou "Grande Avaré", como dizem os avareenses), abrigará apenas presos estrangeiros. O Estado de SP abriga 920 presos estrangeiros, dos quais 730 homens e 190 mulheres. Apenas os homens serão levados para Itaí - 25 já estão na unidade.

Telefone-sem-fio ?

Novas informações surgem sobre o acidente com o avião da Gol. Segundo os informes, os pilotos do Legacy conseguiram se comunicar com os controladores de vôo do Cindacta-1 (Brasília) quatro minutos antes do ponto em que deveriam mudar de altitude. No diálogo, o comandante do Legacy, Joe Lepore, pergunta à torre, em inglês: - Confirme se posso descer ou se mantenho a altitude. Como restavam 30 milhas (55 Km) até o ponto em que o Legacy deveria, obrigatoriamente, baixar de 37 mil para 36 mil pés, a resposta do controlador de vôo foi : - Ok. Mantenha.

Migas

1 - Sem aviso prévio, corte de energia por falta de pagamento é ilegal, decide o STJ. (Clique aqui)

2 - CNJ regulamentará concursos para a magistratura em todo o país. (Clique aqui)

3 - Para o STJ, incitação pela internet ao plantio de maconha é competência da Justiça Estadual. (Clique aqui)

4 - Volkswagen condenada por confinar operário em "cemitério". (Clique aqui)

5 - CNJ decide que os cursos promovidos pelas escolas de magistratura contam para o cômputo dos três anos de atividade jurídica como requisito no ingresso da carreira. (Clique aqui)

6 - Informativo da OAB/PR nº 128. (Clique aqui)

7 - OAB divulga calendário com datas de eleições nas Seccionais. (Clique aqui)

8 - TJ/MG divulga lista dos aprovados na prova escrita para concurso de juiz. (Clique aqui)

9 - Firma brasileira pára apuração no Equador. Consórcio E-Vote, encarregado de transmitir dados, não entrega resultados no prazo e desaparece após governo romper contrato. (Clique aqui)

10 - Coréia do Norte diz que sanções da ONU são ´declaração de guerra´. (Clique aqui)

Diagnóstico

A Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça apresentará hoje, às 10h, o Diagnóstico do Ministério Público dos Estados. A cerimônia contará com a participação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, do secretário da Reforma do Judiciário, Pierpaolo Bottini, do presidente da Conamp, José Carlos Cosenzo, do presidente do CNPG, Pedro Steil, e do subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Sérgio Renault, e da coordenadora do Estudo, professora Maria Tereza Sadeck. Clique aqui.

Migalhas dos leitores - Juiz afastado

"A arbitrariedade, tão prejudicial à Justiça, finalmente recebe punição (Migalhas 1.516 - 13/10/06 - "Migalhas dos leitores - Juiz afastado"). Parabéns ao CNJ e a todos nós, advogados e cidadãos, que precisamos de uma Justiça eficaz, cuja enorme responsabilidade de ser a guardiã do nosso Estado Democrático de Direito, não pode prescindir de um controle externo da sociedade. Abraços," Sergei Cobra Arbex - Conselheiro da OAB/SP

Plim plim

Pegando carona na onda das novelas globais (é comum ouvir o chavão "eu adoro as novelas do Manoel Carlos", argh!), o jornal Folha de S. Paulo conta que o juiz Gustavo Santini Teodoro, da 23ª Vara Cível de SP, entendeu que uma escola tem o direito de recusar a matrícula de uma criança deficiente. No dramalhão global, a personagem vivida pela insossa Regina Duarte passa pela mesma situação, tentando colocar a "filha" numa escola regular. Atenção afoitos critiqueiros ! Não se está questionando o caso, nem o pedido, nem a decisão. O que se questiona é o fato de o teledrama pautar a vida das pessoas. Ninguém duvide ! Vai surgir um projeto de Lei sobre o assunto nos próximos dias.

CDC e Bancos

A decisão do STF sobre a aplicação do CDC às instituições financeiras não esgota a discussão sobre em quais circunstâncias há evidente relação de consumo. Discutindo o tema, Felipe Monteiro de Albuquerque - do escritório Martorelli e Gouveia Advogados. Clique aqui para ler este artigo.

Questão postal

Em tempos que a privatização virou tema de campanha, Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos, sócio Diretor da banca Almeida Camargo Advogados, envia uma coletânea de textos sobre a questão da privatização dos correios que foi discutida em 2006. Vale a pena conferir, clique aqui.

Novo endereço

O escritório paulistano Olavo Drummond Advogados & Consultores tem novo endereço na Capital. A advogada Ana Drummond Corrêa, filha e sócia do muito saudoso titular da banca, acaba de transferir as instalações de Higienópolis para o Itaim Bibi, onde manterá a atuação nas áreas cível e empresarial. O novo endereço é na rua Iguatemi, 252 - conjuntos  116 e 117 - Itaim Bibi. CEP: 01451-010 - São Paulo - SP. Telefone: (11) 3078-2029.

Prestação de Serviços

Confira no Mural Migalhas, ao fim do informativo, as cidades onde há hoje busca por Correspondente. Cadastre-se e preste valorosos serviços. Clique aqui.

Sueto

O STJ terá expediente normal no dia 1º de novembro. Excepcionalmente este ano, o feriado, que é estabelecido na Lei 5.010/66 e previsto no Regimento Interno do Tribunal, foi transferido para o dia 3/11, sexta-feira. O feriado de 2 de novembro, Dia de Finados, fica mantido. Mesmo porque só faltava a Corte querer alterar, em vida, o dia dos mortos.

  • Lei 5.010.66

Art. 62. Além dos fixados em lei, serão feriados na Justiça Federal, inclusive nos Tribunais Superiores:

I - os dias compreendidos entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, inclusive;

II - os dias da Semana Santa, compreendidos entre a quarta-feira e o Domingo de Páscoa;

III - os dias de segunda e terça-feira de Carnaval;

IV - os dias 11 de agosto e 1° e 2 de novembro.

Feriável ?

Com base na Migalha anterior, um grupo de redatores aventou a possibilidade de sugerir uma mudança no Regimento Interno de Migalhas (RIM), pedindo a inclusão de feriados no calendário migalheiro. Mas com um vento, a insinuação rapidamente se dissipou. Afinal de contas, eles sabem de suas importâncias no cenário nacional, e por isso não se arriscariam a ficar um dia sem trabalhar. Aqui todo dia é branco na folinha, inclusive o domingo.

_______________

__________

Crítica da crítica

Ontem, na migalha intitulada "Eleições 2006", fazíamos desapaixonada leitura do que acreditávamos ver. Deixando de lado as gafes ortográficas, cujos responsáveis já foram exemplarmente punidos, tentávamos explicar que as armas usadas pelos candidatos eram semelhantes. De um lado, a revista CartaCapital criticando a Globo por ter sido parcial na cobertura sobre as investigações do dossiê e, de outro, a revista Veja criticando o ministro da Justiça também pela parcialidade na divulgação das investigações do mesmo dossiê. Alguns leitores, compreensivelmente obnubilados pelo calor do momento, talvez tenham visto apenas um lado na crítica, e por isso mandaram missivas à Redação. Uns diziam que estávamos defendendo o ministro da Justiça, outros que estávamos defendendo a Rede Globo. Trocando em migalhas, um verdadeiro samba do crioulo-doido.

Editorial

Migalhas quer aqui, mais uma vez, reafirmar que não tem motivação partidária. Somos, evidentemente, opinantes. Os redatores do informativo não têm sangue de ortópteros. Quando critica "A", quando critica "B", é o mais puro exercício do direito de opinar. Opinião clara, evidente, jogada na vista dos leitores, sem meias palavras, sem a tentativa ingênua de querer ludibriar leitores do cabedal que, por ventura do destino, conseguimos agremiar.

Isso, entretanto, não nos tira o apanágio de sermos, como de fato somos, isentos de ânimo nessa disputa eleitoral. Se não fossemos, diríamos sem refolhos. Falaríamos na lata. O fato é que no jogo eleitoral, Migalhas não tem a mínima unha sequer de inclinação sectária. No site Migalhas, na seção de cartas, democraticamente os leitores se digladiam entre um lado e outro. Tal ânimo nunca pairou pelo informativo, mesmo porque não é o local apropriado. O informativo é jurídico e assim vai continuar sendo. De novo, isso não quer dizer que sejamos apolíticos, mesmo porque seria uma estultice. Mas Migalhas é, indiscutivelmente, apartidário.

Sendo assim, temos liberdade para andar lá e cá, criticar isso e aquilo. E os leitores, no exercício do espírito democrático de nossa linha editorial, podem concordar ou não, expressando também suas opiniões no espaço que é aberto a todos, indistintamente. 

Num texto ontem publicado, o constitucionalista Ronaldo Poletti clamava por democracia. Era, para nós, o sinal de que nem tudo está perdido. No texto, o autor diz não aceitar mais "as desigualdades sociais e econômicas, nem a demagogia que delas se apropria para enganar o povo trabalhador com promessas medíocres de distribuição de renda...". Repetindo, "promessas medíocres de distribuição de renda".

Num país como o nosso, com tantas desigualdades, com imensa pobreza, é natural que tenha de existir um programa assistencial. Um não, vários. Mas isso não pode ser motivo de glória. Glória seria a possibilidade de o beneficiário desse momentâneo assistencialismo lobrigar sua ascensão.

Quando um candidato se gaba de seu "Bolsa Família", e o outro diz que vai ainda melhorá-lo, achamos (na nossa opinião) que isso é o exercício da demagogia; a demagogia que subestima o amor-próprio das pessoas que se valem - infelizmente e por pura necessidade - desse instrumento de política pública.

Nesse contexto, quem compulsar os jornais hoje verá que só se fala de dossiê. É claro que este assunto tem importância (política e policial), mas não podemos, nas vésperas das eleições para a presidência da República, nos dar ao luxo de ficar só nisso. Ou podemos ?

_________

_______________

Falecimento

Faleceu, aos 63 anos, na madrugada do último domingo o advogado Valdomir Mandaliti, ex-presidente da Subsecção de Bauru. Era formado pela Faculdade de Direito de Bauru (Turma 1969).

Falecimento e missa

Faleceu dia 12, aos 65 anos, Dr. Wilton Osorio Meia Costa. Promotor de Justiça aposentado, residia em Araçatuba. Casado com d. Dora Lucia Trindade Meira Costa, deixa os filhos Wilton Junior, Gustavo, Maria Cecília, Guilherme e Lucas. Deixa ainda cinco netos. O enterro realizou-se no cemitério local. A missa de sétimo dia será celebrada amanhã, dia 18, às 19h30, na Igreja da Imaculada Conceição, na avenida Brigadeiro Luís Antonio, 2.071

Baú migalheiro

Há 157 anos, no dia 17 de outubro de 1849, é nomeado presidente do Supremo Tribunal de Justiça o ministro Francisco de Paula Pereira Duarte, em substituição do ministro José Bernardo de Figueiredo, aposentado em 1842. Faleceu em 15 de junho de 1855.

Transporte Aéreo

Migalhas apresenta hoje o sorteio da obra "Responsabilidade Civil no Transporte Aéreo" (522 p.), de autoria de Marco Fábio Morsello, que esclarece dúvidas sobre a responsabilidade do preposto, infra-estrutura aeronáutica, contratos de transporte aéreo de passageiros, bagagens e mercadorias, abalroamento aéreo, code-sharing, causas que exoneram, atenuam ou agravam a responsabilidade do transportador aéreo, responsabilidade perante terceiros na superfície e do fabricante-construtor de aeronaves. A obra foi gentilmente oferecida pela Editor Atlas. Não perca! Clique aqui.

Concorra...

ao sorteio da obra "Comentários sobre a Introdução do Projeto de Lei de Concorrência Brasileiro" (Ed. Armazém de Idéias - 95 p.), de autoria de Jayme Vita Roso. Não perca a chance de concorrer. Serão 5 sorteados ! Clique aqui.

Lançamento

Acontece hoje o lançamento do livro "O Direito Desportivo e a Imagem do Atleta", de autoria de Felipe Ezabella. O evento será a partir das 19h, no Bar Martins (Rua Henrique Martins, 483 - Jardim Paulista - São Paulo, em frente ao Hotel Unique). Compareça!

Direito previdenciário

Os benefícios da lei 8.213/91 serão esmiuçados no curso de Extensão em Direito Previdenciário organizado pela EPDS - Escola Paulista de Direito Social a partir do dia 18/10. Clique aqui, confira a programação completa e saiba como participar.

Regulação da Saúde Privada

O advento do estado regulador e a responsabilidade civil das agências reguladoras são alguns dos temas que serão abordados no seminário "Regulação da Saúde Privada no Brasil", que será realizado pelo CEPAD - Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito no dia 26/10, no RJ. Concorra a uma vaga-cortesia e saiba mais informações, clicando aqui.

STF

O IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos realiza no dia 28/10, em SP, o curso "Pesquisa de Jurisprudência e Andamento Processual no STF". Clique aqui, confira a programação completa e concorra a uma vaga-cortesia.

Dano moral

Clique aqui e participe do seminário "Direitos Autorais e Direitos da Personalidade" e aprenda como evitar as condenações em indenização por dano moral. O evento acontece dia 26/10, em SP, e é promovido pela ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional. Atenção: a empresa oferece uma vaga-cortesia para os migalheiros.

Fale sem medo!

Aprenda a falar em público com desenvoltura usando técnicas eficazes de apresentação com o curso "Comunicação e Expressão Verbal - Falar para liderar" que a Link Up Educação e Treinamentos LTDA oferece a partir do dia 24/10, em SP. Clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Nossa língua portuguesa

A partir do dia 23/10, o IPOJUR - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Ciências Políticas e Jurídicas promove o "Curso de Língua Portuguesa para Brasileiros". Participe, mais informações clique aqui ou ligue (11)3225-9622.

Terceirização e as leis trabalhistas

O FORUM CEBEFI realiza no dia 23/10, em SP, o seminário "Terceirização e as Leis Trabalhistas". Clique aqui, participe e inscreva-se para concorrer a uma vaga-cortesia

Cálculo Trabalhista

O curso "Cálculo Trabalhista", que será realizado pelo Núcleo Mascaro, em SP, no dia 21/10, pretende orientar o participante para os conhecimentos básicos destinados ao domínio da matéria e também sua operacionalização nos processos de execução na Justiça do Trabalho e no âmbito interno de empresas, para fins preventivos e contenciosos. Clique aqui e saiba como participar!

Penal

A Central Prática Consultoria e Treinamento realiza no dia 27/10, em SP, o curso "Prática penal com ênfase nos crimes contra a ordem tributária". Não deixe de participar. Clique aqui para concorrer a uma vaga-cortesia.

Segurança digital

No dia 26/10, em SP, a InterNews apresenta o seminário "Segurança Digital: políticas corporativas para utilização de e-mail e internet". Clique aqui para mais informações e inscreva-se para concorre a uma vaga-cortesia.

Lei de falências

A recuperação extrajudicial e judicial e a falência são os temas que serão abordados no curso "Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas", que a AASP - Associação dos Advogados de São Paulo realiza no dia 25/10, em Ribeirão Preto - SP. Clique aqui e confira a programação.

"Abertura de Capital"

Saiba tudo sobre o mercado acionário, a turbulência desse setor e como as empresas "recém-chegadas" estão ganhando em valor e liquidez. Clique aqui e saiba como participar do treinamento realizado pela CULTCORP - Cultura Corporativa, dia 24/10, em SP.

Migalhíssimas

Gustavo de Freitas Morais e Joaquim Eugenio Goulart, sócios do escritório Dannemann Siemsen Advogados, estarão presentes no American Intellectual Property Law Association (AIPLA). Gustavo de Freitas Morais será um dos convidados no encontro do Comitê da América Latina, que discutirá a situação atual dos acordos de marcas e patentes no Mercosul, no dia 19, às 15h30. O evento acontece de 19 a 21 de outubro, no Marriott Warman Park Hotel, em Washington, D.C, Estados Unidos. Mais informações, clique aqui.

Fábio Chong de Lima, associado do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, será palestrante na "Comissão Trabalhista e de Gestão Empresarial: reunião mensal", organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil. O causídico palestrará sobre "Assédio Moral nas Relações do Trabalho", abordando o conceito de assédio moral e a respectiva previsão legal. O evento acontece em 19/10, das 16h às 18h, na Sede Social (Av. Paulista, 475 - 13º andar - São Paulo).

Hoje, o sócio-fundador do Veirano Advogados, Ronaldo Veirano, participa da reunião mensal do Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia (CEAE), em SP. No encontro, que começará às 19h, o advogado apresentará o modelo de gestão de pessoas adotado pelo escritório para os associados do CEAE. Pelo terceiro ano consecutivo, o Veirano foi citado entre as 100 melhores empresas para trabalhar, ficando entra as 10 melhores para mulher trabalhar, segundo pesquisa elaborada pelo Great Place to Work Institute.

As PPPs serão discutidas hoje durante o segundo dia do "Seminário Nacional de Ajustes entre os Setores Público e Privado". O advogado Gustavo Eugenio Maciel Rocha, do escritório Azevedo Sette Advogados, proferirá palestra sobre o assunto no Auditório do Plenário do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Ganhadores

A sortuda que faturou a vaga-cortesia para o curso "A Defesa da Empresa na Licitação - Processos Administrativos e Judiciais" foi a advogada da Sabesp, Terezinha Pedroso Michelin. O evento, organizado pela Central Prática Consultoria e Treinamento, acontece dia 19/10 em SP. Participe, clique aqui.

Deborah Cristina Benites Soares, assistente jurídica da TAM, foi a migalheira sorteada para participar do "Seminário - Basiléia II: Desafios para a Implementação das Novas Regulamentações", promovido pela InterNews dia 20/10, em SP. Clique aqui e confira. 

Dia 19/10, o FORUM CEBEFI promove em SP o Seminário "Alienação Fiduciária em Garantia Instrumento Jurídico Moderno para a Constituição de Garantias Contratuais" (clique aqui) e quem faturou a disputada vaga-cortesia para prestigiar o evento foi Ricardo Alves da Silva, advogado da Roche. Parabéns

A migalheira Veridiana Moreira Police de Campos, advogada do escritório Moraes Salles, Finocchio e Ustra Advogados Associados, de Campinas/SP, foi contemplada com um exemplar da obra "Jurisdição e Competência da Justiça do Trabalho", coordenada por Francisco Rossal de Araújo e gentilmente oferecida pela Editora LTr. Parabéns!

____________

Mural Migalhas

Cidades onde há busca por Correspondente:

CE/Aurora
GO/Alto Paraíso de Goiás
MG/Divinópolis
PR/Wenceslau Braz
RN/Pendências
SP/Águas da Prata
SP/Juquiá
SP/Pompéia
SP/São Sebastião da Grama
SP/Valparaíso

Caso você seja de alguma destas cidades e deseje se cadastrar como correspondente para prestar serviços, clique aqui.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Wal-Mart Said to Be Acquiring Chain in China"

The Washington Post - EUA

"Sectarian Warfare Forces Iraqi Families to Flee"

Le Monde - França

"Alliot-Marie souhaite que "la lumière soit rapidement faite" sur l´affaire Clearstream"

Corriere Della Sera - Itália

"Autostrade, sì di Prodi agli spagnoli"

Le Figaro - França

"Collision mortelle entre deux métros à Rome"

Clarín - Argentina

"Duro revés para Chávez en las Naciones Unidas"

Público - Portugal

"Governo Regional dos Açores recusa-se a aplicar taxas de internamento"

El País - Espanha

"Al menos dos muertos y 50 heridos graves en un choque de metros en el centro de Roma"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Geheimnisse um Hallen-Zukunft"

The Guardian - Inglaterra

"Terror suspects on the run"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Para CPI, dinheiro do dossiê tem origem ´criminosa´"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"PDT frustra Alckmin e fica neutro"

O Globo - Rio de Janeiro

"Presidente de CPI: dinheiro de dossiê tem origem criminosa"

O Estado de Minas - Minas Gerais

"Oposição vai ao TSE contra a operação abafa-dossiê"

Correio Braziliense - Brasília

"Oposição acusa PF de fazer operação-abafa"

O Estado do Paraná - Paraná

"PT-PR apóia Requião. Requião não apóia Lula"

Zero Hora - Rio Grande do Sul

"Germano Rigotto prepara transição e anuncia contenção de gastos"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Desconto em folha facilita casa própria"

___________

Apoiadores :

· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Vigna Advogados Associados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Grassano & Associados
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Albino Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Buccioli e Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Camargo & Pereira Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgar Guimarães & Advogados Associados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Höfling, Kawasaki, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Jorge Lobo Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Miguel Silva Associados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos Advogados
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Paradeda, Castro, Duarte e Martins Advogados
· Pasqualin Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun e Advogados Associados
· Preto Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes & Sevilha Advogados
· Reale Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rebello e Bernardo Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Salles Freire e Advogados Associados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados

__________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· InterNews Com.Emp. e Editora
· IPEJUR - Instituto De Pesquisas E Estudos Jurídicos
· IPOJUR - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Ciências Políticas e Jurídicas
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· Link Up Educação e Treinamentos LTDA
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Prima Cursos Preparatórios
· R2 Learning
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Tedesco Tecnologia
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Aurum Software
· BCS Informática e Associados
· Bookseller Editora e Distribuidora
· Canal Executivo Organização de Eventos LTDA
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CEPAD - Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· Diex Cursos Avançados S/A.
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fórum Livre
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Hera Corporativa Consultoria Empresarial LTDA
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto Ling
· Intellectus

_____

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas