Sábado, 20 de julho de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 2.103

Terça-feira, 17 de março de 2009 - Migalhas nº 2.103 - Fechamento às 11h.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador :

  • Patricia Peck Pinheiro Advogados

(Clique aqui)

_________________
_____________

Espelho

Por acaso, surpreendo-me no espelho:
Quem é esse que me olha e é tão mais velho que eu? (...)
Parece meu velho pai - que já morreu! (...)
Nosso olhar duro interroga:
"O que fizeste de mim?" Eu pai? Tu é que me invadiste.
Lentamente, ruga a ruga... Que importa!
Eu sou ainda aquele mesmo menino teimoso de sempre
E os teus planos enfim lá se foram por terra,
Mas sei que vi, um dia - a longa, a inútil guerra!
Vi sorrir nesses cansados olhos um orgulho triste..."

Mário Quintana

Sadião

O noticiário fala da união entre Sadia e Perdigão.

Comunicação ilegal ?

A Anatel constatou que o Serpro faz a conexão de internet dos ministérios, das autarquias e dos órgãos públicos federais de Brasília sem ter licença para prestar o serviço.

NA REAL

Agências fazem projeções negativas sobre o PIB brasileiro enquanto Lula fala em crescimento. Afinal de contas, com quem está a Real razão ? Veja isso com os articulistas Francisco Petros e José Marcio Mendonça em mais uma Política & Economia NA REAL, cuja importância nestes tempos, essa sim, cresce a olhos vistos. (Clique aqui)

Inovar

A coluna Política & Economia NA REAL conta com o patrocínio do Banco Bradesco. 2000inove NA REAL. (Clique aqui)

Mercado securitário

No atual cenário de crise, as seguradoras têm recebido crescente número de solicitações para cotação de seguro de Directors and Officers (D&O), que tem por finalidade cobrir as perdas causadas aos acionistas pela má gestão administrativa dos executivos da empresa, bem como custos de serviços de advogados. Quem nos conta isso em detalhes é Silvânia Vieira, que integra a equipe de especialistas em relações de consumo e empresariais do escritório Penteado Mendonça Advocacia. Clique aqui para saber mais.

Novo Apoiador

Especializado em gestão de riscos e direito digital empresarial, com clientes no Brasil e no exterior, o escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados é membro do WorldWebLaw - Global IT Law Expertise at Local Rates. Como diferencial, possui uma equipe de advogados que entendem de tecnologia, com certificações que permitem realizar perícias técnicas e atuar em todos os ramos do direito que envolvam questões relacionadas à tecnologia, como uso de provas eletrônicas em processos trabalhistas, combate a fraude eletrônica, internet banking, computação forense, crimes eletrônicos, contratos de tecnologia, proteção de e-business, uso de mobile services, combate a cybersquatting, registro de patentes e marketing legal, entre outros. O novo apoiador de Migalhas apóia trabalhos de compliance e atendimento de melhores práticas das ISOs 27001, 27002, 18044. Clique aqui e faça um tour virtual pela diferenciada banca.

Senado

A bola da vez agora no Senado são as passagens aéreas pagas com o dinheiro público e usadas pelos parlamentares. Roseana Sarney está na mira, com tickets de várias pessoas no trecho São Luís a Brasília, durante o fim de semana de 6 a 8/3. De acordo com a própria senadora, é uma loucura a afirmação de que seriam as companheiras de carteado que teriam ido até ela no fim de semana, diante da impossibilidade de ela embarcar para o Maranhão. Amigas do pano verde ou não, o que chama a atenção é a arrogância dos parlamentares ao serem questionados. Na semana passada o presidente do Senado, Sarney pai, chegou a dizer que estavam usando a Casa como boi de piranha. Caso S. Exa. não saiba, o dinheiro é público, e por isso deve (!) ser pública a comprovação de gastos. Mas para mostrar que não estão sozinhos no barco, o senador Heráclito Fortes saiu em defesa. Em esdrúxula defesa, com argumentos fracos, Fortes ironizou dizendo que se for dar publicidade ao pagamento de passagens aéreas, muita gente seria comprometida, até mesmo jornalistas, e que por isso seria melhor fechar o Congresso. Diante dessa intimidação, vejamos como a grande mídia reage. Migalhas, de sua parte, garante peremptoriamente que aqui neste poderoso rotativo não pousou passagem aérea de nenhum parlamentar brasileiro.

A duras penas

Com evidente relutância, o Estadão de hoje elogia os resultados da visita de Lula a Obama. De acordo com os Mesquita, "não resta dúvida de que o extrovertido governante brasileiro teve sucesso nos seu esforço para introduzir um tom coloquial no encontro com o anfitrião, habitualmente cerebral e reservado".

1ª vara da saúde

As decisões judiciais que influem no setor de saúde - cada vez mais freqüentes -, e que obrigam os agentes (tanto público como privados) a serviços que normalmente não prestariam, vem causando incertezas. Quem diz isso é Felipe Hannickel Souza - do escritório Neumann, Salusse, Marangoni Advogados - que sugere a criação de varas e juizados especializados em saúde. De acordo com ele, isso pode, entre outros fatores, "trazer maior agilidade e segurança jurídica nas decisões e equidade e qualidade nos julgados pelo conhecimento técnico da matéria e das próprias práticas do mercado". (Clique aqui)

ADPF

Na Folha de S.Paulo, Marilena Lazzarini (Idec) e Rodrigo Terra (MP/RJ) são mordazes ao comentar a ADPF recentemente impetrada pelas instituições financeiras. A ação, em síntese, quer ver reconhecida a constitucionalidade dos planos econômicos, o que na prática isentaria os bancos de pagamento de eventuais correções nos valores depositados nas cadernetas de poupança naquele período. De acordo com os articulistas, "a Consif quer fazer o STF acreditar que o pagamento das perdas dos planos econômicos abalaria a estabilidade do sistema financeiro, em plena crise econômica". Para eles, ao negar a liminar, "felizmente o ministro relator Ricardo Lewandowski não caiu vítima do sofisma da ADPF".

Mexendo

Falando em poupança e rendimento, o governo estuda mais uma vez alterar o rendimento da caderneta de poupança, para evitar a migração de grandes aplicadores dos fundos de investimento, em busca de melhores rendimentos. (Clique aqui)

Por falar nelas...

...o TJ/MT decidiu que poupanças de planos econômicos devem ser reajustadas pelo IPC. (Clique aqui)

Catálogo Jurídico

Relacionando as melhores bancas de advocacia do país e do mundo, o Catálogo Jurídico de Escritórios do portal Migalhas é a ferramenta de networking eletrônico mais completa da web. Clique aqui para conhecer e aproveite para passear pela pujante Ribeirão Preto/SP e visitar a banca Bernardini Advogados - Advocacia e Consultoria Jurídica Empresarial.

Contrafação

TJ/RS dá provimento a apelo interposto pela Nestlé contra Elegê por uso de embalagem similar. Para o relator, Umberto Guaspari Sudbrack, têm razão a Nestlé quando discordou da decisão de 1° grau que considerou "aceitável a embalagem da ré porque haveria outras embalagens semelhantes àquela no mercado". "Ora, embora as embalagens das outras concorrentes possuam características que as diferenciam daquela da demandada e das autoras, não se poderia aceitar o argumento de que, havendo certa semelhança entre todas, inexistiria, por si só, concorrência desleal, ou melhor, pelo fato de outras empresas, em tese, exercerem concorrência desleal, a ré estaria eximida de qualquer responsabilidade nesse âmbito." Clique aqui e veja a decisão na íntegra.

Consumidor

Renata Vilhena Silva e Thiago Lopes de Amorim, do escritório Vilhena Silva Sociedade de Advogados, esclarecem no intróito de artigo hoje veiculado que nas comemorações do Dia do Consumidor é necessário refletir sobre as conquistas do direito consumerista a fim de constatar sua real aplicação no cotidiano do brasileiro. Acompanhemo-los. (Clique aqui)

Dano moral coletivo

Agências do BB que manipulavam o ponto, não permitindo que os horários de descanso e de trabalho dos seus funcionários fossem respeitados, são condenadas por "dano moral coletivo". O valor foi arbitrado em meio milhão de Reais, juntando as três agências envolvidas na causa. Na explicação para o quantum, o magistrado Marco Antonio Miranda Mendes, da 2ª vara do Trabalho de Dourados/MS, explicou que "fazendo um simples exercício de projeção geométrica, podemos constatar o dano moral à coletividade". Vejamos, migalheiros, o raciocínio de S. Exa : "Estimemos que cada agência possua 40 empregados. Que cada empregado em média tenha 8 familiares próximos. Que cada uma dessas pessoas tenha 2 amigos íntimos. Se cada bancário passasse sua insatisfação aos familiares e estes aos amigos, seria uma insatisfação de 4.080 pessoas." Clique aqui e veja a sentença que já nasce polêmica.

Teoria do Risco

A Texaco vai pagar R$ 4 milhões como indenização a dois trabalhadores, vítimas da explosão de um caminhão-tanque carregado. O acordo foi firmado na 1ª vara do Trabalho de Belém, e deverá ser pago até o dia 19. A explosão foi provocada pela queda de um raio (se bem que dizem que é impróprio falar em queda de raio), durante a descarga de combustível.

_____________

A física do susto

O espelho caiu da parede.
Caiu com ele o meu rosto.
Com o meu rosto a minha sede.
Com a minha sede meu desgosto.
O meu desgosto de olhar,
no espelho caído, o meu rosto.

Cassiano Ricardo

_____________

Espelho

Espelho, espelho nosso, existe algum informativo mais lírico do que o nosso ?

Às claras

Nas questões que envolvem a carga tributária e a arrecadação no Brasil, o principal ponto é o que trata da clareza no anúncio das despesas públicas. No popular, para onde vai o dinheiro dos impostos que pagamos ? A advogada Raquel Cavalcanti Ramos Machado comenta essa questão, mostrando a diferença entre o Orçamento de Lula e a peça orçamentária de Obama. (Clique aqui)

Lei e Ordem

Nos últimos tempos, temos visto várias decisões do STF que podem ser qualificadas como garantisdas. Professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da UFMG, Luís Augusto Sanzo Brodt diz que o objetivo a ser perseguido é um "garantismo conformado a nossa realidade, obediente à imposição constitucional, um garantismo à brasileira". (Clique aqui)

Aula nº 131

Você ainda não acessou a aula 131 de latim de Migalhas ? "Proh pudor !" Clique aqui e saiba o que significa esta e outras expressões.

STF

O Estadão de hoje comenta aquilo que já vinha sendo dito há algum tempo : que alguns ministros do STF querem regular o recebimento dos advogados. Uma das propostas na pauta seria a de que nenhum ministro receberia o patrono de uma parte senão na presença do defensor da outra ou, quando for o caso, do representante do MP. Não se sabe quem inventou isso, de achar que receber os dois é prova de imparcialidade. Mas isso é atitude em geral de magistrados novatos, inseguros, e preocupados "com o que vão pensar". Convenhamos, não condiz com a postura firme dos nobres ministros do Supremo. Juiz tem de receber as partes, dentro das possibilidades de horário, seja qual instância for.

Outros tempos

Migalhas se recorda de saudoso juiz de Direito do interior paulista que recebia, tanto em casa, como no fórum, fosse quem fosse, fosse que horas fosse. Em casa, dizia (e repetia inúmeras vezes) para que a pessoa fosse ao Fórum ou no dia seguinte (se à noite) ou na segunda-feira (se no fim de semana). No fórum, entre as audiências (que se davam pela manhã, para facilitar a vida dos causídicos que advogavam na grande cidade vizinha), ou à tarde, recebia todos e, calmamente e atenciosamente, os ouvia. Nunca isso foi motivo de suspeição. Ao contrário. Muito a contrário. Fica aqui a migalhesca lembrança com a inexorável saudade.

Dedicatória

Um querido migalheiro, o mais querido deles, diz que é sempre agradável quando este informativo é aberto com versos. E é por isso, para agradar os migalheiros e em especial o querido Professor Goffredo, que hoje nossas migalhas são permeadas de versos.

Lauda Legal

Voltemos nossos olhos, esta semana, para tema de grande importância nos dias que seguem. Nossa resenha semanal trata dos cuidados que o legislador brasileiro dedica ao meio ambiente, por absoluta necessidade de legar, às gerações vindouras, os recursos naturais de que precisam para viver bem. Clique aqui para ler o texto de Roberta Resende e conheça a obra "Direito Ambiental" (172p.), de autoria de Márcia Dieguez Leuzinger e Sandra Cureau. É mais um título da coleção Direito Ponto a Ponto, da Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico, que generosamente oferece um exemplar para sorteio entre os migalheiros.

Comemoração

O IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo completa 135 anos de sua fundação em 2009. Para marcar a data histórica, a entidade lança o projeto "IASP - Compromisso com a Justiça", composto por fóruns com debates de temas relevantes para a opinião pública brasileira. Clique aqui e saiba mais.

Efeméride

Ontem, foi comemorado o Dia do Ouvidor. (Clique aqui)

_____________

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?

Cecília Meirelles

_____________

Migas

1 - Para TRF da 1a região, é ilegal a cobrança compulsória de gorjeta pelos estabelecimentos comerciais. (Clique aqui)

2 - TJ/RS decide que pai biológico pode produzir provas de que filho mantém relação socioafetiva com pai registral. (Clique aqui)

3 - MPF emite parecer contra liberdade de Alexandre Nardoni e Anna Jatobá. (Clique aqui)

4 - Estado da Bahia paga R$ 2,7 milhões em precatório. (Clique aqui)

5 - CNJ e Abrinq terão acordo de cooperação para direitos da criança e do adolescente. (Clique aqui)

6 - Fabiana Zilles é a mais nova juíza auxiliar da presidência do CNJ. (Clique aqui)

7 - Isabel Dias Almeida é empossada como desembargador no TJ/RS. (Clique aqui)

8 - Em Patrocínio/MG, foi instalada a vara de Execuções Criminais, Execuções Fiscais e Cartas Precatórias Criminais. (Clique aqui)

Missa

Será realizada hoje em Curitiba/PR a missa de 7o dia em sufrágio da alma do advogado José Molteni Filho. Às 18h, na igreja S. Francisco de Paula (rua Desembargador Motta, 2.500).

Baú migalheiro

Há 56 anos, no dia 17 de março de 1953, foi decretada a Lei n. 1.824, que tornou segurados obrigatórios do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas os tratoristas e condutores de máquinas motorizadas, utilizadas em serviços de estradas, de aterro e desaterro, em zona urbana ou rural.

Nova Promoção - Homenagem a José Eduardo Soares de Melo

"A não-cumulatividade tributária : ICMS, IPI, ISS, PIS E COFINS" (Dialética - 224p.), "Curso de direito tributário" (Dialética - 608p.) e "ISS - Aspectos teóricos e práticos" (Dialética - 272p.) são as obras que têm a autoria do ilustre homenageado de hoje, o mestre e doutor em Direito, José Eduardo Soares de Melo. Clique aqui e participe. Você pode receber em sua casa uma das três obras do autor !

Sorteio

A disciplina das licitações e contratações administrativas é cada vez mais complexa. A obra "Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos" (Dialética - 944p.), de autoria de Marçal Justen Filho, sócio do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, que já está em sua 13a edição, apresenta solução para os problemas teóricos e práticos, acompanhada de farta indicação de jurisprudência dos tribunais superiores e do TCU. Clique aqui e concorra a um dos dois exemplares oferecidos gentilmente pelo autor. Boa sorte !

Repercussão Geral

Participe do sorteio da obra "Repercussão Geral no Recurso Extraordinário - origens e perspectivas" (Juruá - 164p.), de autoria de José Guilherme Berman, e concorra a um dos dois exemplares oferecidos pelo autor. (Clique aqui)

Lançamentos

Hoje, acontece em Belo Horizonte uma conferência na PUC de Betim com o presidente da OAB, Cézar Brito, que, na ocasião, lançará o livro "A Inviolabilidade do Direito de Defesa", editado pela Del Rey. Na palestra, Brito abordará o tema "Advocacia, ética e Direitos Sociais" e receberá o diploma de Mérito Educacional pela Escola Superior de Advocacia de Minas.

Acontece no próximo dia 19/3, o lançamento da obra "Direito do Trabalho" (272p.), de autoria do juiz do TRT da 2ª região, Rodrigo Schwarz. O evento de lançamento do título da Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico iniciará às 19h, na FNAC de Porto Alegre/RS (av. Diário de Notícias, 300, entrada G, nível Jockey - Barra Shopping Sul). (Clique aqui)

A Editora Quartier Latin do Brasil lançará no próximo dia 24/3 o livro "Direito Societário - Contemporâneo I". A obra é coordenada por Erasmo Valladão Azevedo e Novaes França, e tem entre os co-autores a advogada Evy Cynthia Marques, do escritório Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais. O evento acontecerá a partir das 19h, na Livraria FNAC, em São Paulo/SP (av. Paulista, 901). Clique aqui e confira mais informações.

No próximo dia 26/3, José Gregri lançará a obra "José Gregori - Os sonhos que alimentam a vida" (Jaboticaba - 432p.), livro em que expõe sua trajetória reconhecida como um dos maiores defensores da democracia e dos Direitos Humanos no Brasil e no exterior. O lançamento será na Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, São Paulo/SP), a partir das 18h30. Clique aqui e confira !

Migalhíssimas

Peter Dirk Siemsen, do Dannemann Siemsen Advogados, falará no painel "A Propriedade Intelectual no Esporte como Via de Desenvolvimento", durante o seminário de propriedade intelectual promovido pela Associação Interamericana de Propriedade Intelectual, a partir de hoje, em Quito, Equador.

Raquel Novais, do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, participará de painel sobre "Tributação de operações de M&A" do evento "Mergers and Aquisitions in Latin America: Trends and Challenges". Promovido pela International Bar Association - IBA, o evento ocorre de 18 a 20/3 em Bogotá, Colômbia. Clique aqui e saiba mais.

Luiz Felipe Centeno Ferraz, do Demarest e Almeida Advogados, fará apresentação no evento "Managing the Crisis: Brazilian and U.S. Cross-Border Tax Considerations", em NY, no dia 25/3. Informações e inscrições, clique aqui.

José Carlos Wahle e Eduardo Soto, do Veirano Advogados, estão entre os profissionais brasileiros reconhecidos como advogados líderes na área de Direito do Trabalho Empresarial no Brasil, pela edição 2009 do Guia Who´s Who Legal - Management Labour & Employment. Clique aqui e saiba mais.

Antonio Penteado Mendonça, do Penteado Mendonça Advocacia, é um dos palestrantes do "III Congresso Brasileiro de Direito de Seguros e Previdência", que acontece nos dias 20 e 21/3, em Curitiba/PR. Penteado Mendonça participa do 2º painel com o tema "Em busca da justiça tarifária - Perfil do seguro de automóvel. A técnica atuarial". Informações, clique aqui.

O Ibmec São Paulo realiza palestra sobre o tema "Crise econômica Atual : alternativas e oportunidades". O evento que contará com a presença do jurista Thomas Benes Felsberg, do escritório Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais, acontece no dia 19/3, em SP. Confira, clique aqui.

O escritório Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados organiza o curso "Retenções Tributárias - PIS - COFINS - CSLL - IRF - IRPJ - ISS - INSS" no dia 24/3, em SP. Confira a programação completa e faça sua inscrição, clique aqui.

Contratos empresariais

No dia 26/3, o seminário da IBC - International Business Communications terá como tema a elaboração e gestão de contratos empresariais. O evento, que chega à sua 3ª edição, será realizado em BH e terá palestras de executivos da CTBC Telecom, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Cemig, Vale, entre outros. Saiba mais, clique aqui.

Direitos da mulher

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza no dia 21/3 o "VIII Encontro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo sobre os Direitos da Mulher" coordenado pela professora Carmela Dell´Isola. Clique aqui e participe.

Especialização

A EPDS - Escola Paulista de Direito Social promove em SP, a partir do dia 21/3, o curso de especialização em "Direito Previdenciário". Não perca a oportunidade, clique aqui e confira a programação completa.

Inclusão digital

O Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV DIREITO RIO comemora o "Mês da Inclusão Digital" em evento gratuito que conta com palestra do diretor Ronaldo Lemos. O evento acontece hoje, no RJ, e visa discutir assuntos de interesse público relacionados à tecnologia e que têm mobilizado a atenção da sociedade e das autoridades.

ICMS

Concorra a uma vaga-cortesia para o curso "Substituição tributária do ICMS - Incluindo as Alterações das Leis n. 12.681/07 e 13.291/08" que a Sodepe Brasil realiza no dia 23/3, em SP. (clique aqui)

SPED fiscal

Discuta sobre "Nota fiscal eletrônica - SPED Fiscal" participando do curso que a Central Prática Consultoria e Treinamento promove em SP, no dia 24/3. Clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

GFIP/SEFIP

Acontece em SP o curso "GFIP/SEFIP versão 8.4 - Novas Regras de Preenchimento" promovido pela FISCOSoft Editora nos dias 30 e 31/3. Clique aqui para conferir e concorrer a uma vaga-cortesia.

Congresso

Entre os dias 19 e 21/3 acontece o "I Congresso Mineiro de Advogados Familiaristas" em BH. Clique aqui e confira a programação completa do evento que é organizado pelo IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família.

Poder público

O curso "O processo contra o poder público" é promovido pela AASP de 23 a 27/3 e conta com a participação do ministro Marco Aurélio. Clique aqui para concorrer a uma vaga-cortesia.

Processo Penal

O migalheiro Rômulo Moreira ministrará palestra sobre "Bases e Fundamentos para um Processo Penal Democrático" na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, hoje, em SP. Informações : (11) 2155-3737.

Política de preços

A docStyles acaba de anunciar uma reestruturação em sua política comercial (clique aqui). Decidiu estabelecer um piso de preços que "objetiva possibilitar a um maior número de profissionais a utilização dos seus estilos de diagramação de petições, contratos e os demais conteúdos do dia a dia do advogado", disse o designer Renan Yoshima. E com este fim, neste primeiro momento, já colocou em seu site de compras, à disposição da classe, os seus modelos e estilos em Word e PowerPoint (os mais procurados, tais como petições e contratos).

Pé-quente !

Evento : O advogado do escritório Villemor Amaral advogados Associados, Alexandre de Oliveira Calderano, faturou a vaga-cortesia para o curso "PER/DCOMP - Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação de Tributos Federais", que a FISCOSoft Editora realiza em SP, entre os dias 18 e 20/3. (Clique aqui)

Evento : Pedro Pereira Leite Junior, advogado da Century Consulting Ltda., é o felizardo ganhador da vaga-cortesia para o curso "Cobrança Indevida de ICMS para Transportes" que acontece no dia 19/3 e tem palestra do presidente e fundador do escritório de advocacia Grupo G Carvalho Advogados Associados, dr. Guilherme de Carvalho. Faça como ele, clique aqui e participe.

Promoção : Homenagem a Valerio de Oliveira Mazzuoli (clique aqui) :

Marcus Aurelio Garcia Zachariotto, advogado em Mogi Guaçu/SP, faturou a obra "Direito Internacional Público - Parte geral" (RT - 224p.)

O título "Curso de Direito Internacional Público" (RT - 974p.) saiu para Roberto Nakamashi, estagiário do escritório Higuchi Advogados Associados

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AM/Humaitá
BA/Barra da Estiva
BA/Gandu
BA/Utinga
CE/Pentecoste
GO/Planaltina
MA/Bom Jardim
MG/Bocaina de Minas
MG/Campanha
MG/Monte Azul
MS/Brasilândia
MT/Juara
PA/Tucumã
PR/Cantagalo
PR/Palmas

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Obama in Effort to Undo Bonuses at A.I.G."

The Washington Post - EUA

"Anger Over AIG Depletes Obama´s Political Capital"

Le Monde - França

"Banlieues: les tirs contre la police se multiplient"

Corriere Della Sera - Itália

"Le Assurde Proteste sulla Francia nella Nato"

Le Figaro - França

"Le patrimoine des Français a doublé en 30 ans"

Clarín - Argentina

"Macristas y el PJ disidente rechazan el anticipo electoral"

Público - Portugal

"Em Portugal há mais seguranças privados do que forças policiais"

El País - Espanha

"El PP asume que Camps no tiene facturas y se las exige a la tienda"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Brutaler Tresorknacker geht Polizei ins Netz"

The Guardian - Inglaterra

"Brown: I should have done more to prevent bank crisis"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Lula admite rever cálculo dos ganhos da poupança"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Governo quer mudar cálculo da poupança"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Obama quer vetar bônus milionário"

O Globo - Rio de Janeiro

"Em Nova York, Lula confirma que vai mexer na poupança"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Savassi vai ser nova outra vez"

Correio Braziliense - Brasília

"Senado faz a fortuna dos terceirizados "

O Estado do Paraná - Paraná

"De olho em 2010, Serra busca apoio no Paraná"

Zero Hora - Porto Alegre

"Ministério Público desmente ex-ouvidor sobre espionagem"

O Povo - Ceará

"Viroses lotam emergências"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins & Salvia Advogados
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Mirian Gontijo e Advogados Associados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Paradeda, Castro, Duarte e Martins Advogados
· Pasqualin Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Peduti Sociedade de Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires de Oliveira Dias, Zürcher e Ribeiro Filho | Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun, Indalecio e Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Robortella Advogados
· Rodrigues Coelho & Advogados Associados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tozzini Freire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Anna Luiza Ferreira
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alcoforado Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azevedo e Azevedo Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz e Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargos, Giostri Advogados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Cardoso e Guimarães Advogados Associados
· Carla Rahal Benedetti Sociedade de Advogados
· Carlos Roberto Schlesinger Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cerqueira Leite Advogados Associados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Cosso Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Crivelli Advogados Associados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro, e Gonçalves Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida, Sitzer e Gregolin Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advocacia CIES Natasja Deschoolmeester e Advogados Associados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Farina e Estanislau do Amaral Advogados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Corrêa da Silva e Advogados Associados
· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Gerson Boson e Alkmim Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda, Brasil & Serra - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Gregori Capano Advogados Associados
· Grupo G Carvalho Advogados Associados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Jorge Lobo Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Küster & Machado Advogados Associados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leoni Siqueira Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Munhoz Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva & Associados - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Marcelo Gir Gomes Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· PUC/RIO
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· Shelter Business Center
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Studio Fiscal - Planejamento Tributário
· Tedesco Tecnologia
· TOTVS - BCS Sisjuri
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ALB Consultoria Ltda
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALERTE - Automatização de Leitura e Recortes de Diários Oficiais
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software
· CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação do Mosteiro de São Bento
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· Destaque - Tecnologia Jurídica
· Diferenciall Tecnologia & Consultoria
· Direito GV
· DocStyles
· Editora Blucher
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora e Livraria Renovar
· Editora Fórum
· Editora Noeses Ltda.
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· e-Xyon Tecnologia em Gestão Jurídica
· FACAMP - Faculdades de Campinas
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Faculdades COC
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Genialis Software
· Goya Consultoria
· Griffon Serviços Associados
· Hera Corporativa Consultoria Empresarial LTDA
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· Ibmec São Paulo
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· INRE - Instituto Nacional de Recuperação Empresarial
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto Ling
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· Jorge Cerqueira Consultores Associados - Jcca
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· Lex Mercator International Education
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· MDE Training
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Premier Máxima Editora S/A
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas