Sábado, 24 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 2.648

Quinta-feira, 9 de junho de 2011 - Migalhas nº 2.648 - Fechamento às 11h11.

"A anistia não é nem uma apologia nem uma transação. A anistia é o olvido, é a paz."

Rui Barbosa
(Clique aqui)

"Se não, não - Se sim, talvez"

Sem entrar no mérito, mas recordando a anistia que o Brasil concedeu a seus militares, o advogado Luís Roberto Barroso, nosso Neymar do Direito Constitucional, brilhou ontem na tribuna do STF. Entre os argumentos, trazia alguns de ordem moral. Lembrou, como o fez seu parelho Rui, que um deles "é a paz".

Barroso é, e foi grande na defesa de Battisti ; sentiu a maior glória do advogado que luta pela liberdade : chegar no cárcere com o alvará de soltura.

Mas não foi fácil. E não o foi desde que entrou na arena. Mas deixemos de lado o que se deu antes, e comentemos diretamente o que aconteceu ontem. E deixemos também, num veículo de informação jurídica como este, a questão do mérito político, ou seja, não nos interessa saber se a decisão do presidente Lula foi a melhor ou não para o Brasil. Feita a distinção necessária, vejamos o caso juridicamente.

Primeiro, julgou-se a reclamação do governo italiano, que questionava o fato de o presidente da República ter descumprido decisão do STF. Não sem muitos e acalorados debates, os ministros (Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Marco Aurélio) entenderam, na preliminar, que não havia legitimidade ativa do Estado estrangeiro, porque o procedimento de extradição não é um processo na acepção completa do termo, sem lide, sem pretensão resistida. Ficaram vencidos os ministros Gilmar Mendes, Ellen Gracie e Cezar Peluso.

Fulminada a questão, o STF passou a decidir acerca do pedido de soltura feito por Barroso. Aliás, pedido que data do início de janeiro e só agora veio a plenário (e a culpa pela demora do Judiciário, dizem, é dos advogados...). Pedido, ainda, que poderia, e deveria ter sido concedido pelo ministro de plantão, sem prejuízo do caso ter ido a plenário. Em todo caso, ao começar o julgamento desta segunda parte, o ministro Gilmar Mendes protagonizou uma cena insólita. Passou a ler seu voto no sentido de que independentemente do não conhecimento da reclamação italiana, a questão deveria ser julgada, ou seja, eles deveriam analisar o mérito do ato presidencial. Em verdade, descontente com o que o STF decidiu quando autorizou o presidente da República a extraditar ou não Battisti (desde que observados os tratados e as leis pertinentes), o ministro Gilmar Mendes quis julgar a questão já julgada.

Seus pares, visivelmente descontentes com a arengada, eram, a todo momento, provocados com chamamentos por vezes desairosos. Numa das ocasiões, ao se referir ao ministro Fux repetidas vezes, levou "um golpe de jiu-jítsu". Com efeito, ao ter seu nome mencionado não poucas vezes, Fux disse que estava ouvindo o colega atentamente, e esperava que quando fosse sua vez de falar tivesse por parte do ministro Mendes o mesmo tratamento. Como se vê, os ânimos não eram dos mais calmos.

Enfim, terminado o voto, uma verdadeira cantilena, o ministro Gilmar Mendes, sem provocação alguma, decidia por despachar (talvez ele mesmo fosse fazer o trâmite aduaneiro) o italiano.

Agindo com a prudência, calma e inteligência constitucional que dele se espera, o Supremo não compactuou com tal arbitrariedade, determinando a soltura imediata de Battisti, que há quatro anos estava preso.

O ministro Carlos Britto, observando que no caso da extradição a última palavra é do presidente da República, citou passagem do advogado Manuel Alceu Affonso Ferreira que, ainda nos bancos da PUC, mas já demonstrando o brilho que o colocaria no sobranceiro da advocacia, ao ser arguido pelo professor sobre o aparente conflito entre o STF e o presidente da República, saiu-se com esta : se não, não ; se sim, talvez. Ou seja, se o STF diz não à extradição, é não. De outra monta, se diz sim, é talvez, porque a decisão depende do chefe de Estado.

Enfim, o fato é que entre mortos e feridos salvaram-se todos. Quanto ao ministro Gilmar Mendes, este deu a entender que se o entendimento dele não prevalecesse, o STF se transformaria numa casa literária, poética e recreativa. Nesse caso, é forçoso convir que o ministro não tem aptidão para nenhuma das características elencadas. Seria o caso, então, de pendurar a chuteira ?

(Clique aqui)

_____________

BRF Foods

O relator no Cade do processo que julga a fusão da Sadia com a Perdigão, Carlos Ragazzo, votou contra a união das duas empresas. O julgamento foi interrompido com um pedido de vista do conselheiro Ricardo Ruiz, que prometeu concluir o voto na próxima sessão, no dia 15, mas já deu indicações que poderá seguir o relator. Para o Ragazzo, a fusão será prejudicial ao consumidor porque causará uma concentração de mercado muito grande. (Clique aqui)

Quem fiscaliza o fiscalizador ?

O Estadão de hoje conta-nos um absurdo : integrantes do CNJ valeram-se de seus cargos para conseguir passaportes diplomáticos para si e para familiares. Dos 15 componentes do CNJ, oito teriam conseguido o benefício com o argumento de que seria do interesse nacional. (Clique aqui)

ABC do CDC

Dinheiro manchado é produto impróprio ao uso e consumo ? Essa questão é respondida pelo desembargador paulista Rizzatto Nunes, na coluna de hoje. Ele mostra que a determinação do BC de recolhimento da nota para análise e reembolso ao portador somente depois de verificação viola o CDC. (Clique aqui)

CPC

Em artigo do Correio Braziliense, o professor José Ignacio Botelho de Mesquita qualifica como uma falácia o argumento de que a reforma do CPC irá propiciar maior celeridade à Justiça. (Clique aqui)

Havana

O juiz Federal Renato Martins Prates, da 8ª vara Federal de BH, julgou favorável o pedido de registro definitivo para a tradicional cachaça Havana, produzida em Salinas, no norte de Minas Gerais. A disputa dos herdeiros do mítico Anísio Santiago com a Havana Club Holding S/A, do rum Havana Club, já dura 10 anos. Na decisão, o juiz deferiu o pedido da Havana (Indústria e Comércio de Aguardente Menago), autora da ação, e declarou a nulidade do ato administrativo do INPI, que em 31/1/01, indeferiu o registro da marca nominativa Havana para a cachaça mineira, criada por Anísio em 1943. O juiz também concedeu antecipação de tutela e deu prazo de 30 dias para o INPI fazer o registro. (Clique aqui)

Ilha Porchat

A Justiça Federal condenou o vetusto Ilha Porchat Clube a demolir parte de sua sede social erguida na ilha homônima, em São Vicente/SP. A juíza Federal Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, titular da 4ª vara Federal de Santos, aceitou os argumentos da municipalidade e da união considerando que a ampliação do clube foi feita sem base legal, invadindo faixa de areia da Praia do Itararé. (Clique aqui)

Condenação

O diretor e ator Wolf Maya, da TV Globo, foi condenado pelo crime de injúria com conotação racial contra um técnico de iluminação que trabalhou em uma de suas peças. A sentença é do juiz de Direito Abelardo de Azevedo Silveira, da 2ª vara Criminal de Campinas/SP. (Clique aqui)

Juros

Copom eleva a taxa básica de juros para 12,25% ao ano.

Liberdade

A 5ª turma do STJ cassou decisão do TJ/SP que havia determinado a prisão preventiva do acusado da morte de um dos herdeiros da fabricante de purificadores de água Europa. Em decisão unânime, os ministros entenderam que não existe motivo para o réu ficar preso antes da conclusão do processo e concederam o HC. A propósito do patrono do réu, guardem seu nome. É um dos advogados mais brilhantes da nova geração : Fábio Tofic. (Clique aqui)

Migas

1 - STF - Pauta de julgamentos previstos para a sessão plenária de hoje, 9. (Clique aqui)

2 - TST - SDI-1 decide que juiz de Direito pode substituir parcela única de indenização por pensão mensal. (Clique aqui)

3 - TJ/RS - Mãe não é responsabilizada por evasão escolar da filha. (Clique aqui)

4 - TJ/CE - Universidade Estadual do Ceará deve indenizar aluna que cursou mestrado não reconhecido pelo MEC. (Clique aqui)

5 - TJ/PE - MercadoLivre.com é condenado a pagar por danos moral e material sofridos por consumidor. (Clique aqui)

6 - Resolução 544/11, do TJ/SP, redistribui os feitos criminais referentes à lei 9.099/95 da comarca de Araras/SP para vara do Juizado Especial Cível e Criminal. (Clique aqui)

7 - Contran publica resolução que proíbe instalação de farol xênon em veículo após fabricação. (Clique aqui)

Remição

O promotor de Justiça Renato Marcão, do MP/SP, avalia o PL 7.824/10, que trata da remição de pena pelo estudo e pelo trabalho, sob a perspectiva de acumulação dos casos de remição e do abatimento do dias remidos. Ele também desaprova a emenda sugerida pela Câmara que proíbe a remição aos condenados por crimes hediondos ou equiparados, porquanto "desatende por completo o ideal ressocializador e esbarra em inconstitucionalidade". (Clique aqui)

Astreintes

Ao discutir o cumprimento das decisões judiciais, o desembargador Antonio Pessoa Cardoso, do TJ/BA, observa que a multa contra a pessoa jurídica de direito público não causa efeito algum, salvo o de diminuir o dinheiro público. Por isso, ele sugere que a penalidade seja direcionada ao agente político ou administrador, único responsável pelo retardamento da eficácia judicial e único capaz de efetivar o cumprimento da obrigação imposta. (Clique aqui)

Embriaguez

O advogado Leonardo Costa de Paula, do escritório Gamil Föppel Advogados Associados, estuda a necessidade de contrapor as manifestações oficiais dos órgãos que compõem o aparato repressivo penal estatal no que concerne ao tipo penal de embriaguez ao volante. (Clique aqui)

Clamor

Vai reclamar para quem ? E para que reclamar se nada vai acontecer ? Essas são as questões que costuram a crônica do migalheiro Edson Vidigal. Para o autor, diante da letargia do governo e autoridades, resta-nos a opressão, principalmente, a opressão do desrespeito aos nossos direitos de cidadania. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Battisti no mundo

Veja a repercussão da decisão do STF no mundo. E mais : Itália anuncia que levará o caso à Corte de Haia. (MI - clique aqui)

Flexível

Um número crescente de advogados explora a possibilidade de desempenhar parte de sua carga de trabalho a distância, como do Tahiti ou do Caribe, tentando exercer a advocacia de uma forma mais flexível, confortável e agradável. O site Lawjobs dá algumas dicas. (MI - clique aqui)

Irã

A prêmio Nobel da Paz de 2003, a advogada iraniana Shirin Ebadi, fez um apelo para que os advogados brasileiros enviem cartas à Embaixada do Irã, pedindo a liberdade dos advogados presos naquele país. (Clique aqui)

Cadê ?

O Paraguai vai pedir colaboração jurídica ao Canadá para recuperar US$ 13 mi desviados dos aposentados de Itaipu. (LA - clique aqui)

!!!!!!!!!!!!

O governo da Bolívia publicou lei que legaliza carros sem documentos. (LA - clique aqui)

_____________

Portal

O Supremo criou o Portal de Atendimento STF. Lá estão agrupadas informações sobre peticionamento eletrônico, sistema push para o acompanhamento de processos, pesquisa de jurisprudência, solicitação de certidões, serviço de carga programada, solicitação de cópias de autos de processos por e-mail, forma de pagamento de custas processuais e também o guia do advogado. (Clique aqui)

Cargos

Senado aprova criação de cinco cargos de desembargador no TJ/DF.

Fachadas

Pedras rústicas e assimétricas decoram a base das paredes salmão do escritório de Santos/SP. A seção Fachadas celebra a diversidade arquitetônica das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. Para visualizar os detalhes ampliados, deslize o mouse sobre a imagem. (Clique aqui)

Lauda Legal

Dentre os benefícios oferecidos pela Previdência Social aos seus segurados destaca-se a aposentadoria, instituto que permite a realização do sonho do ócio remunerado. Entretanto, decorrido pouco tempo de sua concessão, muitos dos aposentados voltam ao mercado de trabalho, requerendo o que a jurisprudência passou a denominar desaposentação. Sob o título "Desaposentação e o Instituto da ´Transformação´ de Benefícios Previdenciários do Regime Geral de Previdência Social" (172p.), o autor Hermes Arrais Alencar explora o tema, para demonstrar que sob a mesma rubrica estão sendo examinadas situações distintas. Clique aqui para ler a resenha preparada por Roberta Resende e participe de nosso tradicional sorteio. O presente é uma oferta da Editora Conceito Editorial.

Lançamento

Hoje, em SP, acontece o lançamento da obra "Machado de Assis por dentro", de autoria do jornalista Gilberto de Mello Kujawski. O livro mergulha na alma do grande autor de Capitu e revela as semelhanças e diferenças dos valores que nortearam a vida e a ficção machadiana. O evento acontece a partir das 19h, na Livraria da Vila da Alameda Lorena. (Clique aqui)

Goffredianamente

Aproxima-se a "II Semana Goffrediana", a homenagem anual deste vibrante matutino ao mestre Goffredo da Silva Telles Junior. Enquanto ela não chega, os migalheiros podem conferir no site especialmente dedicado à semana uma seleção de imagens históricas do Professor. É possível, também, ouvir o mestre. Acesse : www.semanagoffrediana.com.br

Os Legais

Um dia perfeito de trabalho para Os Legais. (Clique aqui)

De olho

Fique de olho nas oportunidades de emprego que a Page Personnel, a Santivo Consultores e a Michael Page International oferecem na seção Olho Mágico. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 375 anos, no dia 9 de junho de 1636, o Capitão-mor Camarão, incumbido pelo Conde de Bagnuoli de devastar o território ocupado pelos holandeses, saiu do acampamento de Porto Calvo, em marcha para Pernambuco, com uma coluna de 400 homens, composta principalmente de índios. Bateu-se com inimigo em Goiana (11 de agosto) e Terra Nova (21 e 22 de agosto), e esteve de volta a 26 de setembro.

Sorteio

A 3ª edição da obra "Código Penal Comentado" (Malheiros Editores Ltda. – 840p.), de Maximiliano Roberto Ernesto Führer e Maximilianus Cláudio Américo Führer, apresenta anotações históricas e inclui as correntes jurisprudenciais e a principal legislação correlata. Participe e concorra a um exemplar, presente da editora. (Clique aqui)

Sorteio II

No título "A Teia do Crime Organizado" (Conceito Editorial – 292p.), o autor José Ivan Schelavin demonstra ao leitor um retrato verdadeiro dos fenômenos criminógenos que avançam sobre esferas de poder paralelo. Concorra a um exemplar, brinde da editora. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, Pinheiro Neto Advogados e a Bolsa de Valores de Londres realizam um seminário no auditório da banca em SP, com a presença do Lord Mayor da City Londres, Michael Bear. Participarão deste evento empresas interessadas em serem listadas na Bolsa de Londres, seja no mercado principal ou no AIM - Alternative Investments Market.

Luiz Fernando Paiva, do escritório Pinheiro Neto Advogados, participa hoje do Congresso Internacional de Direito Societário. No evento ele será moderador do Painel 5, cujos temas são (i) a responsabilidade societária da empresa em recuperação judicial e (ii) empresa estatal e deveres fiduciários. O congresso é promovido pelo INRE - Instituto Nacional de Recuperação Empresarial. (Clique aqui)

Patricia Peck Pinheiro, do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, coordenará, no dia 29/6, o treinamento "Processo Eletrônico". Informações : (11) 2678-0188.

Preparatório

Concorra a vagas-cortesia para o "Curso preparatório para exame de proficiência em língua estrangeira para o curso de mestrado e/ou doutorado em Direito", que a TradJuris promove a partir do dia 15/6. (Clique aqui)

Matrículas

A Rede de Ensino LFG lança campanha inédita de descontos. O aluno que se matricular em um dos cursos preparatórios para concurso público ou pós-graduação até o dia 15/6 terá 50% de desconto no valor da primeira mensalidade. (Clique aqui)

Ciências criminais

De 23 a 26/8, o IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais realiza o "17º Seminário Internacional de Ciências Criminais", em SP. (Clique aqui)

CPP

A reforma do CPP será o tema da "Caravana Jurídica do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros e Faculdade Nacional de Direito - UFRJ". O evento será no dia 14/6, às 9h, no auditório da UFRJ. Informações : (21) 2252-4538 ou clique aqui.

Pós-graduação

O Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP está oferecendo desconto de 20% nas matrículas e nas parcelas dos cursos de pós-graduação para as inscrições efetuadas até 15/6. As vagas são limitadas. (Clique aqui)

Trabalhista

De 16 a 18/6, o INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado realiza o "Curso de Cálculos Trabalhistas – Prática e Atualidades", em Foz do Iguaçu/PR. (Clique aqui)

Licitações

A Editora Lex realiza, no dia 16/6, o curso "Procedimentos Administrativos e Judiciais nas Licitações", em SP. (Clique aqui)

Planejamento

O curso "Gestão de Planejamento Tributário", preparado pela Central Prática Educação Corporativa, acontece no dia 17/6, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Contratos

O Forum Cebefi realiza, no dia 21/6, o "Curso sobre Gestão Jurídica de Contratos de Trabalho, Fora do Âmbito da CLT - Terceirização, Trabalho Temporário, Estágios e aprendizado", em SP. (Clique aqui)

Eventos

No dia 21/6, a FISCOSoft Editora realiza o curso prático "SPED Contábil e FCont" (clique aqui), e, no dia 27/6, "CIAP - Controle de Créditos de ICMS do Ativo Permanente", ambos em SP (clique aqui). Concorra a vagas-cortesia.

Básico

A Sodepe Brasil oferece vagas-cortesia para dois eventos : "Curso Básico de ICMS/IPI/ISS", no dia 27/6 (clique aqui), e "Holding Familiar - A importância de conhecer suas vantagens", no dia 30/6 (clique aqui), ambos em SP.

Fusões e aquisições

No dia 29/6, a ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária promove o seminário "Reorganização Societária, Planejamento Tributário, Sucessão Patrimonial e Processos M&A (Fusões e Aquisições)", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Civil

O Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ oferece o curso de pós-graduação lato sensu em "Direito Processual Civil com ênfase em Processo Empresarial". (Clique aqui)

Jornada

Nos dias 13 e 14/6 acontecerá a segunda jornada dedicada ao filósofo Antonio Negri, um dos principais nomes do debate político-filosófico contemporâneo. O evento "Jornadas Negri" será realizado no auditório FB8 do Departamento de Direito da PUC-Rio. (Clique aqui)

Homenagem

O professor Iran Siqueira Lima, presidente da FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, será homenageado com o prêmio "Os Bem Sucedidos", realizado pela revista "Banco Hoje", na categoria "Educação e Pesquisa". A solenidade da entrega dos diplomas será realizada na primeira quinzena de agosto.

Iluminuras

O programa desta semana mostra a biblioteca pessoal da juíza de Direito Elisabeth Amarante, titular do TJ/DF. No quadro Encontro com Autor, o entrevistado será o advogado Júlio César de Oliveira. Ele irá comentar sobre seu livro : "Ação Regressiva". O Iluminuras vai ao ar sexta-feira, às 8h30, sábado, às 12h, e segunda-feira, às 18h, na TV Justiça.

Cursos

Concorra a vagas-cortesia para os cursos promovidos pela AASP :

16/6 - "Temas de Direito Civil Constitucional" (Clique aqui)
20/6 - "Cadastro Positivo de Bons Pagadores"
(Clique aqui)
27 e 28/6 - "Aspectos Materiais e Processuais do Dano Moral"
(Clique aqui)

Prêmios

Evento : Allan Gil Nunes de Oliveira e Helio Tadashi Yamanaka são os contemplados com as vagas-cortesia para o seminário "Saúde e Segurança no Trabalho em Usinas do Setor Sucroalcooleiro", que a Central Prática Educação Corporativa realiza no dia 14/6, em SP. (Clique aqui)

Evento : A vaga-cortesia para o curso prático "Classificação Fiscal de Mercadorias", que a FISCOSoft Editora promove, no dia 11/6, vai para Vilma Silva, da Fabrinox Indústria e Comércio Ltda. (Clique aqui)

Evento : A ganhadora da vaga-cortesia para o curso "Nota Fiscal Eletrônica - NF-e (ICMS) - Aspectos práticos e teóricos da emissão" promovido pela FISCOSoft Editora, no dia 13/6, em SP, é Lanna Saleh de Mello, do escritório Correia da Silva Advogados. (Clique aqui)

Evento : Kelly da Silva Franz Barone, advogada do Banco Safra, e Ronaldo Santurbano Júnior são os ganhadores das vagas-cortesia para o curso "Garantias Contratuais", que a AASP realiza de 13 a 16/6. (Clique aqui)

Evento : Leonardo Abad Ferreira é o ganhador da vaga-cortesia que a AASP oferece para o curso "Lei Pelé - Análise das Recentes Alterações - lei 12.395/2011", que acontece de 13 a 21/6. (Clique aqui)

Lauda Legal : A premiada com a obra "O Futuro do Direito Comercial" (Saraiva - 249p.), de Fábio Ulhoa Coelho, é Karine Aparecida de Oliveira Dias Vitoy, advogada do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, de Goiânia/GO. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Tainá Alves, de Uberlândia/MG, ganhou o livro "Investigação Criminal Defensiva" (RT – Revista dos Tribunais – 191p.), de André Augusto Mendes Machado, sócio da banca Saad Gimenes Advogados Associados. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Malhada
MA/Timbiras
MG/Nova Resende
MT/Canabrava do Norte
PE/Aliança
PR/Andirá
RR/Caracaraí
SP/São Bento do Sapucaí
SP/Taquarituba

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Where Growth and Dysfunction Have No Boundaries"

The Washington Post - EUA

"Files in leak case are pulled"

Le Monde - França

"La guérrilha judiciaire reprend au sein de la famille Bettencourt"

Corriere Della Sera - Itália

"II Fisco roa alenta la presa"

Le Figaro - França

"Alerte sur la dette des Etats-Unis"

Clarín - Argentina

"El Gobierno admite que a las Madres les dio $765 millones"

Público - Portugal

"Banco de Portugal fiscalizado nos últimos dias por peritos do FMI"

El País - Espanha

"Zapatero pide a Rajoy que no aliente dudas sobre la solvencia de España"

Die Welt - Alemanha

"EHEC: Hoffnung für schwer kranke Patienten"

The Guardian - Inglaterra

"Pressure grows on Met to expand hacking inquiry"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Supremo mantém Battisti no Brasil e manda soltá-lo"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Apertem o cinto: a história sumiu!"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Dilma demitiu Palocci na hora certa, diz Lula"

O Globo - Rio de Janeiro

"PMs se unem a bombeiros para pressionar por reajuste"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Começar de novo"

Correio Braziliense - Brasília

"Economia ajuda Dilma a espantar a crise"

Gazeta do Povo - Paraná

"Com nomeação de Gleisi, Dilma impõe seu estilo no governo"

Zero Hora - Porto Alegre

"STF solta Battisti e desagrada à Itália"

O Povo - Ceará

"Metade dos municípios do Ceará tem apenas 3 PMs"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Dilma busca recomeço"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Ediberto Diamantino Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Amary Zakka Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gomes & Hoffmann, Bellucci e Piva Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Lumbrales & Associados Sociedade de Advogados, R.L.
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Maués Trindade Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Paulo Sergio João Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araujo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados – Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sartori, Gonzalez & Sampaio Sociedade de Advogados
· Scarponi Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Azevedo Sodré Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Colonhese Sociedade Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Décio Freire e Associados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial
· Instituto Ling
· Lex Mercator International Education
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· Penso Tecnologia
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· Serdon Recortes
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Cidade de São Paulo – UNICID
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· Westchester Financial Group
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software – Themis
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEPAD – Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Pesquisas e Estudos Jurídicos de Mato Grosso do Sul – CEPEJUS
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo Educacional Damásio de Jesus – CEDJ
· Direito GV
· e-finanças FIA – Fundação Instituto de Administração
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT – Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas