Quinta-feira, 19 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 2.803

Sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 - Migalhas nº 2.803 - Fechamento às 10h06.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador :

  • Arraes Editores

(Clique aqui)

_________________
_____________

"Perigos são os que esconde a meia publicidade, timorata e intermitente, de semi-revelações e semi-reservas, de arremetidas e recuadas alternativas, que enfraquece os seus instrumentos, desacreditando-os."

Rui Barbosa
(Clique aqui)

CNJ

Vergonhoso o que se deu ontem no CNJ. Depois de se reunirem a portas fechadas, durante quatro horas, os conselheiros que questionavam as compras milionárias do CNJ saíram pianinhos. O que terá amansado as feras ? só Deus e Peluso sabem (se é que não são a mesma pessoa). O fato é que ficou feio demais deixar tudo mais esconso do que já estava. Para o conselheiro Gilberto Martins, então, nem se fala. Ele teria levantado suspeitas sobre as compras publicamente (falou em vícios insanáveis) e, à sorrelfa, aceitou placidamente as explicações. O que nos parece é que o ministro Peluso fez como aquele chefe de família, que põe os filhos no quarto e só o mostrar da correia, seguido de um "estamos entendidos ?" fulmina qualquer questionamento da prole. Outra não é a leitura do Estadão, para quem Peluso "enquadra colegas e obtém apoio para licitação milionária no CNJ". Para nós, reles migalheiros do povo, fica a lacônica nota emitida pelo Conselho, segundo a qual os membros do CNJ "declaram não ter dúvidas em relação à legalidade e/ou regularidade do processo licitatório". No entanto, respeitando entendimentos contrários, se há algo para ser explicado (e eles não ficaram quatro horas juntos porque se amam), por que não fazer isso publicamente ? O ministro Peluso pode ser acusado de muita coisa, como, por exemplo, de ser autoritário (consequência, talvez, da autoridade moral granjeada). Mas não pode ser, e nunca foi, acusado de ser ímprobo, pois tem em seu currículo extenso rol de provas que desmentem qualquer nesga acusatória. Então, por que S. Exa. não expõe a público todas as respostas aos questionamentos apresentados ? Tememos - e é a coisa à socapa que nos provoca este sentimento nefando - que existam mais coisas entre o CNJ e a Terra do que sonha nossa vã tecnologia.

____________

Rio de Janeiro de outrora

Tragédias como esta que aconteceu no Rio de Janeiro nos remetem, inexoravelmente, a tempos passados. A um Rio que não volta mais. E não é que nesta madrugada nos chega uma missiva, remetida por um migalheiro, que sintetiza o que queríamos dizer. Ouçamos o distinto senhor :

"Senhor Diretor,

Peço desculpas se ocupo vosso tempo e o dos leitores com divagações deste provecto e solitário carioca, que vive em sua vetusta morada aos pés da Rua do Jogo da Bola, no castigado centro do Rio de Janeiro.

Contemplando as mazelas que afligem esta urbe moderna, fico saudoso do tempo em que nossos avós, os sinhozinhos e as nhanhãs de outrora, passeavam despreocupados, com seus tílburis, pelas ruas da Corte, sem jamais imaginar que seus descendentes sofreriam com bueiros a explodir, arranha-céus a desmoronar e helicópteros a perturbar seu sono.

Quando falo nisso, meus sobrinhos dizem que estou a romantizar o passado, que a cidade antiga, com suas vielas infectas e suas epidemias de febre amarela, estava longe de ser um paraíso, mas essa nostalgia do que não vivi insiste em habitar minha cachola, talvez perturbada pelo incessante funk que meu jovem vizinho insiste em ensinar para todos os moradores do Morro da Conceição.

De uns tempos para cá, dei para imaginar que as tragédias que se abatem sobre esta cidade são vinganças que o passado fica a engendrar, em represália aos maus-tratos que o progresso causou à memória desta terra.

Assim, passei a ver a tragédia do Bateau Mouche como uma resposta do Deus Netuno aos muitos aterros que avançaram sobre seus domínios. A explosão de um prédio na Praça Tiradentes, como uma retaliação arquitetada por Clio, a musa da História, diante de um contrassenso : como é que a cidade ergue, no meio de uma praça dedicada ao Mártir da Inconfidência, uma estátua de Dom Pedro Primeiro, um neto daquela desassisada rainha que foi a algoz do nosso herói?

Tudo isso me vem à baila quando penso na tragédia mais recente da cidade, que pôs abaixo três prédios da Rua Treze de Maio. A Treze de Maio, que já se chamou Rua da Guarda Velha, porque ali o velho Gomes Freire havia estabelecido um corpo de guarda para conter a algazarra dos escravos que vinham buscar água no Chafariz da Carioca... A Treze de Maio, que já abrigou o Teatro Lírico, onde brilharam Caruso, Sarah Bernhardt e Duse, e onde Toscanini pela primeira vez regeu uma orquestra... A Treze de Maio, que deveria ser tão cara para os jornalistas, pois ali ficava o prédio neogótico da Imprensa Nacional, ali Irineu Marinho fundou O Globo, e Chateaubriand instalou num certo momento seu império.

E não deixa de ser irônico o fato de que um dos edifícios destruídos agora fica na pequena Rua Manuel de Carvalho, cujo nome homenageia um dos mestres da engenharia brasileira, auxiliar de Paulo de Frontin na epopeia de construção da Avenida Central.

Recuo mais no tempo e me recordo que, ocupando o leito da atual Treze de Maio, havia uma lagoa, a de Santo Antônio. E, voltando à conspiratória teoria da Vingança da História, fico a imaginar se não haveria nessa tragédia uma revanche tardia dos sapos da antiga lagoa. Afinal, os sapos, barbudos ou não, podem causar muitos estragos...

Atenciosamente,

Tertuliano Vahia Monteiro de Sá e Benevides"

____________

Prazos

O TJ/RJ suspendeu os prazos processuais em causas com participação de advogados prejudicados pela queda dos edifícios. (Clique aqui)

Denúncia

Os jornais informam que os juízes Federais Moacir Ferreira Ramos, Solange Salgado e Charles Moraes, ex-presidentes da Associação dos Juízes Federais da 1ª região, foram denunciados sob acusação de amortizar empréstimos pessoais com recursos da venda "irregular" (eufemismo dos matutinos) de sala comercial da associação.

Stand by

Peluso suspendeu liminarmente a nomeação da juíza do Trabalho Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa para o cargo de juíza do TRT da 15ª região. O pedido foi feito pela Anamatra em nome do juiz Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo que teria sido preterido. A entidade alega que o magistrado deveria ser nomeado pois figurou por três vezes consecutivas em lista tríplice de merecimento. Peluso observou que periculum in mora  é evidente, "tendo em vista que a nomeação de Maria Inês foi publicada no DOU na quarta-feira, 25, e a cerimônia de posse ocorreria ontem". (Clique aqui)

Otium cum dignitate

O direito de férias pelo juiz é adquirido após um ano na magistratura. Foi o que disse o CNJ (e nem se espera outra coisa), ao negar pedido de providências da Associação dos Magistrados do Estado de GO para que o TJ goiano reconhecesse o lapso de seis meses para a aquisição do direito ao gozo de férias pelos juízes no primeiro ano de exercício da judicatura. (Clique aqui)

Exame de Ordem

Desembargadora Federal Maria do Carmo Cardoso, do TRF da 1ª região, cassa liminar que havia determinado a reaplicação das provas prático-profissionais do V Exame de Ordem para candidatos reprovados nas áreas de Direito Penal e Constitucional. (Clique aqui)

Controle

Grupo mexicano Telmex será o controlador da Net.

Nota fiscal

A Secretaria de Finanças do Município de SP determinou o travamento do sistema da nota fiscal eletrônica quando o contribuinte está em débito com o erário. Ao conceder liminar em MS contra a medida, determinando que a administração libere a emissão de notas fiscais por empresa inadimplente com o ISS, o juiz de Direito Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera, da 9ª vara da Fazenda Pública de SP, consignou que "a Administração possui meios eficazes de cobrança do tributo, mormente execução fiscal". O escritório Freire e Advogados Associados patrocinou a causa. (Clique aqui)

Penhora

O TRF da 3ª região impediu a penhora de dividendos dos acionistas de uma empresa de capital aberto do setor de calçados para garantia de uma execução fiscal. Segundo a desembargadora Regina Helena Costa, o Fisco precisa ter uma "justificativa plausível" para pedir a troca do bem. Para o advogado da empresa, Rogério Pires da Silva, do escritório Boccuzzi Advogados Associados, a penhora de dividendos prejudica o mercado de ações. Para ele, os investidores ficam inseguros e a substituição traria um problema de caixa na empresa, que estaria obrigada a quitar um débito com um dinheiro que já havia prometido. As informações são do jornal Valor Econômico.

Comunicação

O MPF/PE ajuizou ação na JF para anular uma norma da Anatel que possibilita às prestadoras de serviços de comunicação multimídia a cobrança integral das assinaturas mensais, mesmo nos casos de interrupção ou degradação da qualidade do serviço. De acordo com a norma, as prestadoras podem cobrar a mensalidade dos consumidores integralmente, sem desconto proporcional quando o serviço deixar de ser prestado por motivo de caso fortuito ou força maior. Para o MPF, se o consumidor deixa de ter acesso aos serviços, também deve ser dispensado da obrigação de pagar as assinaturas mensais, proporcionalmente ao período em que houve a interrupção. (Clique aqui)

Educação

CNJ elaborará norma para padronizar execução de medidas socioeducativas. A proposta, segundo o Conselho, poderá reforçar as medidas estabelecidas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, instituído pela lei 12.594/12. (Clique aqui)

___________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará, a partir de segunda-feira, com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

____________

Advogado é condenado por reter documentos

Um advogado fez o acompanhamento de cliente na delegacia de Polícia e obteve autorização para ficar com seus documentos pessoais para pedir a liberdade provisória. No entanto, não houve acerto quanto aos honorários. Diante disso, cliente e familiares passaram a procurar o causídico para que fizesse a restituição dos documentos que estavam em seu poder. De acordo com os autos, o profissional se recusava a efetuar a restituição dos documentos mencionados, fazendo-o apenas depois da instauração de inquérito policial. Por isso, a 2ª câmara Criminal do TJ/PR manteve sentença que condenou o advogado por reter indevidamente os documentos, aplicando-lhe a pena de 2 anos de reclusão e 10 dias-multa. A pena foi substituída por duas restritivas de direitos : prestação de serviços à comunidade pelo período da pena privativa de liberdade e uma prestação pecuniária no valor de 1 salário-mínimo. (Clique aqui)

Caçador de recompensa

Ofício enviado ao secretário estadual de Segurança Pública de SP pede a fixação de recompensa a quem fornecer informações válidas para a localização e prisão do ex-PM Mizael Bispo dos Santos e Evandro Bezerra Silva, que estão foragidos e são acusados da morte da advogada Mércia Nakashima. O promotor de Justiça Rodrigo Merli Antunes, autor do pedido e que ofereceu denúncia contra os acusados, defende que a medida "se justifica pela notoriedade do delito em termos nacionais, pelo tempo prolongado de fuga dos acusados, pela dificuldade da Divisão de Capturas em dar cumprimento aos mandados de prisão expedidos, bem como pela necessidade de se incentivar a população em geral a dar notícias sobre o paradeiro dos criminosos, estes sabidamente auxiliados por terceiros". (Clique aqui)

Amicus curiae

O MDA - Movimento de Defesa da Advocacia ingressa com pedido para atuar como amicus curie na reclamação que questiona decisão de desembargadora do TRF da 3ª região, a qual determinou que o promotor permaneça sentado "ombro a ombro" com o juiz. Para a entidade, a procedência da reclamação é "manifesta", pois não há "fundamento constitucional que justifique o tratamento desproporcional entre MP, advogados e defensores públicos". (Clique aqui)

Conciliar

Um dos pioneiros nas iniciativas de conciliação, TJ/RJ realiza hoje um mutirão de conciliação envolvendo processos de várias empresas. Chama a atenção o profissionalismo adotado pela Corte. Nada, porém, que justifique centenas de milhares no holerite de quem quer que seja, que fique bem claro. (Clique aqui)

Migas

1 - TJ/SP - Faculdade deve obedecer limite previsto em lei ao estipular valor de diploma. (Clique aqui)

2 - TJ/RS - Empresa tem direito de negar crédito a consumidor. (Clique aqui)

3 - Justiça de SP derruba liminar que liberava da obrigatoriedade de pagar o IPVA. (Clique aqui)

Sigilo fiscal

A advogada Ana Flávia Magno Sandoval, da Advocacia Sandoval Filho, discorre sobre o direito ao sigilo fiscal e os abusos cometidos pelo Fisco. (Clique aqui)

República provincial

Citando o livro de Francisco de Paula Sena Rebouças, desembargador paulista aposentado, Gilberto de Mello Kujawski critica o descompasso do Brasil na harmonia entre o sucesso econômico e a política. "Não conseguimos superar nosso obscurantismo político e cultural que nos isola no mais atrasado dos provincianismos, e imprime ao élan modernizante da nossa República, desde que foi proclamada, a feição caricata de uma ´República provincial´, inimiga da abertura do espírito e do cosmopolitismo enriquecedor". (Clique aqui)

____________

  • Migalhas mundo

Rede social

Twitter vai bloquear conteúdos publicados no microblog em países que exigirem a censura. (MI - clique aqui)

Fraude

Americana é condenada por se casar com três brasileiros que buscavam visto de residência permanente nos EUA. (MI - clique aqui)

MKT

Os benefícios de usar em seu site respostas automáticas parecem bom demais para ser verdade, especialmente pelo investimento mínimo que eles exigem. O Law Firm Marketing do MI de hoje traz dicas de como evitar que suas respostas automáticas sejam ignoradas. (MI - clique aqui)

Estas e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Piratas

Na guerra contra a pirataria, o governo argentino bloqueou seriados do famoso site americano Cuevana. (LA - clique aqui)

Aborto

Em meio a fortes debates, o governo da Espanha vai mudar a lei de interrupção voluntária da gravidez. (LA - clique aqui)

____________

Novos sócios

O escritório Mundie e Advogados conta com dois novos sócios : Patrícia Nakahara, na área Societária, e Marco Gasparetti, no Contencioso e Arbitragem.

TJ/SP

A semana termina com o site do TJ/SP funcionando como antes. Ave, Ivan !

____________

Novo Fomentador

Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito :

  • Arraes Editores

(Clique aqui)

A Arraes Editores tem por objetivo a edição de obras de valor científico e cultural nas áreas da Filosofia e do Direito, mantendo como princípios norteadores de todas as suas ações o estabelecimento de uma relação ética e transparente com os autores, instituições de ensino superior, mercado editorial e, sobretudo, com os leitores. O forte diferencial em sua atuação é que as publicações e edições são totalmente voltadas para obras criteriosamente selecionadas, buscando-se sempre a excelência e qualidade na concepção dos projetos gráficos, com a aplicação das mais modernas técnicas de diagramação e impressão. Clique aqui e conheça o novo Fomentador de Migalhas.

Obras de peso

Além de fomentar Migalhas, a Arraes Editores passa, a partir de hoje, a integrar também a coluna Lauda Legal. Em breve, obras da Arraes Editores serão objeto de resenhas.

____________

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em Ribeirão Preto/SP. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. O leitor premiado, hoje, é Raniel Nascimento que comenta o artigo sobre o templo religioso inaugurado em Guarulhos/SP. (Clique aqui)

Circus

Hoje, Adauto Suannes apresenta a crônica intitulada "The king can do no wrong". (Clique aqui)

Semanário

Com a rotina profissional acelerada durante a semana, nem sempre há tempo para aquela leitura que exige mais profundidade. Portanto, aproveite o fim de semana para colocar o conteúdo em dia.

Artigos da semana – clique aqui.

Colunas da semana – clique aqui.

Falecimento

Faleceu ontem, em Recife/PE, aos 92 anos, o ministro aposentado do STF Djaci Alves Falcão. Natural de Monteiro/PB, Falcão foi nomeado ministro do STF em decreto datado de 1º de fevereiro de 1967 e assumiu a presidência do Supremo em fevereiro de 1975. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 63 anos, no dia 27 de janeiro de 1949, o STF, dando provimento a um recurso de HC originário do Estado de Pernambuco, fulminou de inconstitucionalidade o art. 88, § 1º, da Constituição do mesmo Estado que dava ao TJ competência, mediante solicitação do governador, de indicar um juiz para os casos de crime de gravidade ou repercussão excepcional, a cujo respeito deveria proceder a inquérito, formação de culpa e julgamento, se fosse o caso. Teve o Tribunal esse dispositivo como contrário ao preceito do art. 141, §§ 26 e 27, da Constituição Federal, que vedam foro privilegiado e juízes ou tribunais de exceção.

Sorteio

Com o livro "O Direito e os Direitos – Elementos para uma Crítica do Direito Contemporâneo" (Fórum – 164p.), de Clèmerson Merlin Clève, sócio da banca Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados, pretendeu-se modestamente dialogar com as teorias em voga na circunstância, procurando identificar o lugar epistêmico do saber jurídico e compreender o fenômeno jurídico de modo a realçar a sua dignidade política. Um exemplar foi doado pelo autor. (Clique aqui)

Direto da redação : Nosso muito obrigado ao respeitado advogado Clèmerson Merlin Clève, pelo exemplar da obra que nos foi enviado. Já está em destaque no acervo migalheiro.

Lançamentos

No próximo dia 31, o professor Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, consultor do escritório Mattos Muriel Kestener Advogados, lança um conjunto de três obras do "Curso de Direito Comercial", tendo contado em dois volumes com a coautoria de Rachel Sztajn e de Alexandre Demetrius Pereira. O evento será no auditório Steffi e Max Perlman - Campus Insper (rua Quatá, 300, SP), a partir das 18h30. (Clique aqui)

Acontece no dia 2/3 o lançamento da obra "O Futuro do Processo Civil no Brasil", coordenada por Fernando Rossi, Glauco Gumerato, Luiz Eduardo Mourão, Jefferson Guedes, Lúcio Delfino, e que tem a coautoria de Mirna Cianci. O evento será na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073, SP), das 18h30 às 21h30. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Gilberto Couto e a equipe de advogados trabalhistas do escritório Covac – Sociedade de Advogados coordenarão o workshop "As Mudanças na Legislação Trabalhista", no dia 30/1, no RJ. (Clique aqui)

No próximo dia 31, o advogado Miguel Reale Júnior participa do Ato Público "Advogados em defesa do CNJ", que ocorrerá às 14h, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília.

Direito Comercial

As inscrições para o "2º Congresso Brasileiro de Direito Comercial", que será realizado nos dias 23 e 24/3, na AASP, já estão abertas. As vagas são limitadas e estão concorridíssimas. Compõem a comissão organizadora : Ana Frazão (Universidade de Brasília), Fábio Ulhoa Coelho (PUC/SP), Francisco Satiro de Souza Jr. (USP e FGV), Jairo Saddi (Insper Instituto de Ensino e Pesquisa), Paula Andrea Forgioni (USP), Rodrigo R. Monteiro de Castro (IDSA - Instituto de Direito Societário Aplicado) e Sérgio Campinho (UERJ). Para garantir um lugar, acesse o site do Congresso. (Clique aqui)

Certidão

A Editora Lex promove a palestra "Nova Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT" no dia 30/1, em SP. (Clique aqui)

Eventos

Concorra a vagas-cortesia para os cursos promovidos pela Central Prática Educação Corporativa : "Remuneração e Estruturação Societária em Sociedades de Advogados" (clique aqui), no dia 3/2, e "Atuação do INSS nas Ações Regressivas" (clique aqui), no dia 16/2, ambos em SP.

Família

O curso "Processo Civil Aplicado ao Direito de Família", realizado pela EPD - Escola Paulista de Direito, acontece de 6/2 a 9/2, em SP. (Clique aqui)

Comunicação

De 7 a 16/2, acontece o curso "As Técnicas da Comunicação Aplicadas à Atividade Advocatícia" realizado pela AASP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Criminais

O IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais promove, no dia 15/2, a Mesa de Estudos e Debates "Facções Prisionais e Economias Criminais", em SP. (Clique aqui)

Cursos

Confira abaixo os cursos promovidos pela FISCOSoft Editora, em SP, e concorra a vagas-cortesia :

4 e 11/2 - "Créditos de PIS, COFINS, IPI e ICMS/SP - Apuração e apropriação" (Clique aqui)
7/2 - "Contabilidade e Tributação da Construção Civil"
(Clique aqui)
9/2 - "Classificação Fiscal de Mercadorias e os Impactos no SPED e na NF-e"
(Clique aqui)

Dia de sorte

Evento : Tiago Batista da Silva faturou a vaga-cortesia oferecida pela FISCOSoft Editora para o curso prático "EFD - PIS/COFINS - Lucro Real e Presumido", no dia 31/1, em SP. (Clique aqui)

Evento : Os ganhadores das vagas-cortesia oferecidas pela Sodepe Brasil são :

Mário Inácio Ferreira Filho, advogado do escritório Inácio Ferreira Advogados – "Substituição Tributária do ICMS – SP", no dia 31/1, em SP (clique aqui)
Lia Mara Orlando – "Holding Familiar & Proteção dos Bens - A Importância de conhecer suas vantagens", no dia 31/1, em SP
(clique aqui)

Lauda Legal : O título "Aspectos Jurídicos da Inseminação Artificial Heteróloga" (Fórum - 128p.), de Eliane Oliveira Barros, vai para Juventina Luiza Lamounier, advogada em Goiânia/GO. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Donizeti Pires, da Metalúrgica Schioppa Ltda., de São Paulo/SP, faturou a obra "Magistratura e Ministério Público – Direito do Consumidor" (Método – 304p.), coordenada por Cleber Masson e de autoria de Rafael Simonetti Bueno da Silva. (Clique aqui)

____________

Bom fim de semana !

____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Coribe
BA/Glória
BA/Igaporã
CE/Macaraú
MA/Araioses
MG/Conceição da Aparecida
MG/Estrela do Sul
MG/Leme do Prado
MG/Martinho Campos
PE/Custódia
RN/Lajes
RO/Machadinho
RS/Cerro Largo
SC/Pilar do Sul
SE/Carira
SP/Junqueira
SP/Taquarituba

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"As Tensions Rise, Egypt Bars Exit of Six Americans"

The Washington Post - EUA

"Defense budget a target for cuts"

Le Monde - França

"Le programme Hollande marque par l´empreinte de la crise financière"

Corriere Della Sera - Itália

"Così cambia il valore della laurea"

Le Figaro - França

"Hollande: la hausse d´impôts pour programme"

Clarín - Argentina

"Boudou ya habla de otra reforma a la Constitución"

Público - Portugal

"Guerra entre Impresa e Ongoing leva à demissão de ex-espião"

El País - Espanha

"Los verificadores piden a los etarras que no porten pistolas"

Die Welt - Alemanha

"Iran will Europa den Ölhahn zudrehen"

The Guardian - Inglaterra

"BBC boss to quit after eight years in television’s top job"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Desabamento no Rio mata 5 e 21 estão desaparecidos"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Reforma pode ter derrubado prédios no Rio; mortos são 5"

O Globo - Rio de Janeiro

"Nova tragédia, velhos erros"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Escombros e mortes no Rio"

Correio Braziliense - Brasília

"Rio de angústias..."

Gazeta do Povo - Paraná

"Programa para desburocratizar as ações do governo esbarra na burocracia"

Zero Hora - Porto Alegre

"Vazamento mobiliza operação no Litoral"

O Povo - Ceará

"Praia de Iracema: PM garante segurança e Pré-Carnaval é mantido"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"É imposto demais e benefício de menos"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Telefônica
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Scarponi Advogados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados 
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão – Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks & Machado Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados – Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados

_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial 
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software – Themis
· BHS Eventos Jurídicos e Consultoria
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS)
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros 
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus – CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT – Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· JEM Consultoria
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo 
· Page Personnel
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas