Domingo, 20 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 3.018

Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012 - Migalhas nº 3.018 - Fechamento às 10h40.

"O amor é a primeira condição da felicidade do homem."

Camilo Castelo Branco
(Clique aqui)

Novidade

O amor à língua, o didatismo e a clareza já conhecidos dos leitores das imprescindíveis colunas do Gramatigalhas, agora em formato impresso, em obra cujo objetivo é ser guia no dia a dia de todos os usuários do idioma português, mas que aos operadores do Direito será verdadeiro instrumento de trabalho. Rui Barbosa já dizia que "sendo a língua o veículo das ideias, quando não for bebida na veia mais limpa, mais cristalina, mais estreme, não verterá estreme, cristalino, límpido o pensamento de quem a utiliza". Pois é com muito orgulho que apresentamos aos leitores uma das fontes mais limpas, mais cristalinas e mais estremes da língua portuguesa: a Editora Migalhas tem a honra de apresentar o "Manual de Redação Jurídica", de autoria de José Maria da Costa. Considerando que a partir de 1º de janeiro de 2013 é obrigatório escrever em conformidade com o Acordo Ortográfico, e que o Manual já está atualizado pelas novas regras, o livro já nasce como peça essencial para os leitores ávidos por escrever e falar corretamente. (Clique aqui)

_____________

Gramatigalhas

Três leitores enviam à seção Gramatigalhas suas dúvidas sobre a concordância do verbo ser:

O leitor Daniel Xavier Lafaete assim se manifesta:

"a) ´Hoje é 30 de novembro´; b) ´Hoje são 30 de novembro´. Existe alguma explicação sucinta a respeito desses dois tipos de utilização de expressão gramatical?"

Em seguida, assim é o texto de Rosana Queiroz:

"Tenho dúvida quanto às seguintes construções: 1. O prazo máximo é de 3 meses; ou 2. O prazo máximo são 3 meses? Obrigada."

E de Alexandre de Macedo Marques vem a seguinte consulta:

"Para dirimir de vez as minhas dúvidas, pergunto ao dr. José Maria da Costa: Qual a maneira correta da famosa boutade do filósofo Jean Paul Sartre: ´O inferno são os outros´ ou ´O inferno é os outros´? A questão voltou ao meu espírito ao ler ontem o poema de Fernando Pessoa (heterônimo Alberto Caeiro) ´O guardador de Rebanhos´. A certa altura escreve o poeta ´Sou um guardador de rebanhos, / O rebanho é meus pensamentos...´ Grato."

Se você também quer saber o que pensa a esse respeito o dr. José Maria da Costa, então clique aqui.

_____________

Mensalão, reta final

- Ministro Celso de Mello decidirá hoje se João Paulo Cunha, Valdemar Costa Neto e Pedro Henry perdem seus mandatos de deputados Federais imediatamente após a conclusão do julgamento, sem deliberação da Câmara. O decano já deu indícios de que votará com o relator, ministro JB, que votou pelas cassações.

- O presidente da Câmara, Marco Maia, já afirmou que não cumprirá eventual decisão do Supremo pela cassação dos mandatos porque defende que a prerrogativa de perda de mandato é da Casa Legislativa.

- Com relação a José Borba, prefeito da cidade de Jandaia do Sul/PR, há, até agora, consenso no Supremo no sentido de que a perda do cargo deve ocorrer de forma automática, depois do trânsito em julgado da decisão.

Prisão incabível

Na opinião do advogado Leonardo Isaac Yarochewsky, do escritório Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados, a insistência do procurador-Geral da República em requerer a prisão dos condenados da AP 470 antes do trânsito em julgado não pode e não deve prosperar posto que, segundo a CF, "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória (art. 5º, LVII)". (Clique aqui)

Porandubas políticas

"A fala de Marcos Valério entra no fosso das dúvidas porque ocorreu depois da condenação. Ou seja, chegou com atraso". Veja as análises de Gaudêncio Torquato. (Clique aqui)

Novela em Migalhas

Se na família consanguínea Diogo não achou apoio para seus dias na prisão, encontrou-o, contudo, na pessoa da dedicada filha do dono da hospedaria, cujos desvelos terminaram por significar mais do que mero auxílio, preenchendo todo o vazio em que se lançara o moço. Ao final do capítulo de hoje, você saberá qual foi o resultado do júri que Diogo enfrentou. Vejamos, logo mais, o veredito. (Clique aqui)

12 do 12 de 12

O dia de hoje é carregado de simbologia. Pelo mundo afora, muitas são as sugestões, esperanças e votos de felicidade que animam as pessoas nesta data tão especial.

Direto da Redação

Para festejar o 12/12/12, até a redação deste nosso poderoso rotativo da mídia jurídica se enfeitou. Mas o motivo aqui é outro, é que nosso amado Diretor, intimorato líder da imprensa livre deste país, escolheu justamente este dia para entregar seu coração para a pessoa amada. Logo depois das núpcias de nosso amantíssimo chefe, eles embarcam no Air Migalhas One com destino ignorado. E quando a potente aeronave decolar, os milhares de funcionários desta casa irão polvilhar os céus com pétalas de rosas pelas sacadas dos inúmeros edifícios de nosso parque gráfico. É, afinal de contas, primavera.

Disputa

A 4ª turma do STJ adiou para fevereiro de 2013 a decisão sobre a disputa judicial entre a Graal, empresa da família Gradin, e a Kieppe, da família Odebrecht, por ações da Odbinv — controladora da Odebrecht. O julgamento do caso teve início ontem, quando a ministra Maria Isabel Gallotti admitiu recurso da Kieppe, afirmando que a disputa pelas ações deve ser resolvida na Justiça, e não por meio de arbitragem. Depois do voto da ministra, o ministro Luis Felipe Salomão pediu vista do processo. (Clique aqui)

"Natureza diversa"

Juiz que atuou em ação civil pública pode atuar em ação penal sobre mesmo caso. A decisão é da 5ª turma do STJ. (Clique aqui)

Censura

STJ manteve indenização a ser paga pela União ao matutino Tribuna da Imprensa por censura durante ditadura militar. (Clique aqui)

Adiado

CNJ confirma liminar adiando para 1º de fevereiro de 2013 a implantação do processo eletrônico em SP. Com a decisão, o Tribunal fica obrigado a receber, até a data estabelecida, as peças iniciais também em meio físico. (Clique aqui)

Ação e reação

TRF da 4ª região condena União a indenizar homossexual por ter colocado em seu certificado de isenção do serviço militar que era moralmente incapaz para ingressar no Exército em razão de sua orientação sexual. (Clique aqui)

Ação e reação – II

Juízo de Porto Alegre/RS concede a uma filha homossexual o direito de visitar a mãe, já idosa, sem a presença dos irmãos. Após revelar sua opção sexual à família, ela passou a sofrer humilhações por parte dos irmãos toda vez que visitava a genitora. (Clique aqui)

Promoção

O CNJ ratificou liminar que suspendeu a promoção por antiguidade e merecimento de magistrados para 16 cargos pelo TRF da 2ª região. Um candidato não promovido pelo Tribunal alegou irregularidades no processo de promoção. O Conselho entendeu que, de fato, houve inobservância de critérios objetivos que justificassem os atos de promoção dos juízes. (Clique aqui)

TRF da 3ª região

Por maioria dos votos, plenário do CNJ confirma decisão do TRF da 3ª região de anular provas de sentenças cíveis e criminais que foram realizadas em março dentro do "16º Concurso Público para provimento de cargos de juiz Federal substituto". O resultado das novas provas – que foram realizadas em novembro - foram divulgados na semana passada. (Clique aqui)

PUC/SP

O juiz de Direito Anderson Cortez Mendes, da 4ª vara cível de SP, concedeu liminar que destitui do cargo de reitora da PUC/SP a professora Anna Maria Marques Cintra até decisão final do Conselho Universitário, prevista para hoje. Apesar de ter ficado em terceiro lugar em uma eleição entre alunos, funcionários e professores feita em agosto, Anna Cintra foi nomeada reitora por dom Odilo Scherer, arcebispo de SP e grão-chanceler da universidade. Alunos protestam para que o cardeal mantenha como reitor Dirceu de Mello, vencedor da eleição.

Ditadura

TRF da 3ª região adia, após pedido de vista do desembargador Nelton dos Santos, decisão sobre abertura de ação penal contra o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra e o delegado Dirceu Gravina pelo desaparecimento do sindicalista Aluízio Palhano, em 1971. Em maio, a JF negou pedido do MP para abrir processo criminal contra Ustra e Gravina.

Cachoeira

O desembargador Federal Tourinho Neto, do TRF da 1ª região, concedeu liberdade a Carlinhos Cachoeira. Segundo o magistrado, não há motivo para mantê-lo preso, uma vez que a execução provisória da pena, pela 11ª seção Judiciária de Goiás, foi inconstitucional. (Clique aqui)

Migas

1 - STJ - Troca de sobrenome de advogado invalida intimação. (Clique aqui)

2 - TJ/SP - Vizinha de clube é condenada por interromper festa de debutante. (Clique aqui)

3 - TJ/MG - Noiva será indenizada por queda de luz em hotel. (Clique aqui)

4 - TJ/MS - Regra excepcional permite peticionamento físico na Justiça de MS. (Clique aqui)

5 - DF - Confissão de dívida não precisa descrever origem do débito para garantir a eficácia executiva. (Clique aqui)

6 - MJ - Avon é notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor por omitir informações em comunicado de recall. (Clique aqui)

7 - MPT aciona a USP por dispensas irregulares de funcionários aposentados que continuavam na ativa. (Clique aqui)

Privacidade digital

Segundo o promotor de Justiça aposentado Eudes Quintino de Oliveira Júnior, estamos vivendo a era "homo digitas", na qual muitos de nós armazenamos dados e informações da vida profissional e pessoal em aparelhos digitais. Nesse contexto, ele afirma que é de se lamentar a ínfima quantidade da pena a ser aplicada pela recém-sancionada lei contra crimes cibernéticos. (Clique aqui)

Detração penal

Sobre a recente alteração no CPP, introduzida pela lei 12.736/12, a partir da qual cumpre ao juiz que proferir a sentença condenatória também determinar a detração da pena, o promotor de Justiça Ronaldo Batista Pinto alerta que, a despeito da procedência dos argumentos que justificaram a inovação legislativa, há que se apontar a perplexidade que sua aplicação prática acarretará. (Clique aqui)

Impostos

Para o advogado Flavio Antunes, do escritório Flavio Antunes, Sociedade de Advogados, a lei 12.741/12, que determina que os tributos incidentes sobre os produtos e serviços devem ser explicitados na nota fiscal, veio com 24 anos de atraso, pois a CF, no seu artigo 150, § 5º, "foi quem determinou que os consumidores seriam informados acerca dos impostos que incidiriam sobre mercadorias e serviços, mas isto até agora não vinha se aplicando, ante a ausência de lei nesse sentido". Para Antunes, "embora a lei seja um avanço, ela falha ao não incluir os gastos estimados com IR e Contribuição Social Sobre o Lucro, em razão de veto presidencial à lei, tributos estes que têm alíquotas de 15% e 9%, respectivamente".

_____________

  • Migalhas mundo

Reparação

Rádio australiana doará aproximadamente US$ 525 mil de lucros de publicidade para a família da enfermeira que tirou a própria vida após ter caído em "pegadinha" e fornecido informações sobre o estado de saúde da duquesa Kate Middleton. (MI – clique aqui)

Acordo

HSBC pagará multa de US$ 1,9 bi para autoridades americanas por falhas na fiscalização contra lavagem de dinheiro no México. (MI – clique aqui)

Casamento homoafetivo

Governo britânico propõe legalização do casamento entre pessoas de mesmo sexo a partir de 2014. (MI – clique aqui)

Estas e outras notícias no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Casamento homoafetivo - II

Deputados uruguaios aprovaram o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. (LA – clique aqui)

_____________

Conciliar

Acordos firmados durante a "7ª Semana Nacional da Conciliação" do CNJ ultrapassam R$ 700 milhões. Segundo levantamento, foram 349.544 audiências realizadas no período, que resultaram em um total de 174.790 acordos. (Clique aqui)

Poder de investigação

Plenário do CNMP se manifesta contra a PEC 37, que confere à polícia a exclusividade de investigações judiciárias. (Clique aqui)

TRT da 11ª região

O plenário do CNJ determinou a continuidade das investigações para apurar supostas irregularidades da desembargadora Valdenyra Farias Thomé, vice-presidente do TRT da 11ª região, no exercício da presidência daquele tribunal.

TJ/TO

O plenário do CNJ decidiu manter o afastamento do desembargador do TJ/TO Bernardino Lima Luz. O magistrado responde a processo administrativo disciplinar no Conselho por suposta participação na ocupação irregular da Fazenda Nova Jerusalém, em Natividade/TO. Com a decisão, o Conselho autorizou a realização imediata de eleição para a presidência do tribunal, que havia sido suspensa por liminar na última semana.

TJ/ES

Por maioria de votos, o plenário do CNJ absolveu ontem o juiz de Direito Arthur José Neiva de Almeida, revogando a punição de censura aplicada pelo TJ/ES em processo administrativo disciplinar. O magistrado fora punido porque teria descumprido a decisão em agravo de instrumento concedido pela segunda instância em processo sob a responsabilidade dele. (Clique aqui)

MP/RJ

MP fluminense define os três nomes que vão compor a lista tríplice para o cargo de procurador-Geral de Justiça para o biênio 2013/15. São eles : Marfan Martins Vieira, com 429 votos, Antonio José Campos Moreira, com 397 votos, e Leila Machado Costa, com 203 votos.

Cidadão paulistano

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, recebeu ontem o título de cidadão paulistano, concedido durante sessão solene da Câmara Municipal de SP, realizada na sede da seccional paulista da Ordem.

_____________

§§§ Novela em Migalhas §§§

  • Capítulo - XV

Pouco tempo depois, um criado de seu pai trouxe-lhe um almoço acompanhado de um bilhete de sua mãe, em que mostrava desespero e preocupação. Disse que aquela primeira refeição havia conseguido remeter-lhe sem que o pai soubesse, mas que não garantia poder fazê-lo todos os dias. Que teria sido melhor que Diogo tivesse morrido ao nascer, a viver vida tão miserável.

Devolveu a refeição ao criado e ordenou-lhe que não voltasse mais à prisão:

– Diga a minha mãe que de hoje em diante não tenho mais família e que me encontro alojado e feliz com minha sorte.

As palavras de Diogo trouxeram à mãe a certeza de que estava privado da razão.

Em seguida à saída do criado, entrou a senhorita Ana, com os braços abertos e os olhos cobertos de lágrimas.

– Aqui se alguém deve chorar sou eu, Ana, e apenas lágrimas de gratidão pela bondade e dedicação com que tenho sido agraciado por si e seu pai. E por falar nele, teve algum perigo? Alguém o perseguiu?

– Está bem, e não, senhor, ninguém o incomodou. Gostaria de ter vindo vê-lo, mas eu não deixei.

– Preciso de mais um favor seu, Ana. Preciso que me compre uma banca, uma cadeira, tinteiro e papel. E estendeu-lhe o último dinheiro que lhe restava.

E assim seguiram-se os dias de prisão de Diogo Siqueira, que aguardou imperturbável a chegada do dia do julgamento. Alojou-se no banco dos homicidas sem advogado ou testemunhas de defesa. À inquirição respondeu com o mesmo ânimo que havia demonstrado ao juiz, no calor do crime. Instado a apresentar a causa do homicídio, fê-lo com lealdade, sem, contudo, citar o nome de Bárbara de Magalhães. Quando a acusação o fez, ergueu-se de golpe e exclamou:

– Qual o propósito de trazer a esse antro de infâmia e sangue o nome de uma mulher? Que miserável acusador é esse que não é capaz, com a confissão do réu, de sustentar a necessidade da condenação sem enlamear a reputação de uma moça? A minha acusação eu a fiz.

Diante do burburinho causado pela apaixonada intervenção o juiz impôs-lhe silêncio para em seguida sentenciar-lhe à morte na forca.

Ana, a filha do estalajadeiro, que como sempre estava por perto, pôs-se a chorar.

– Ides ter um belo espetáculo, senhores. Apenas para essa pobre mulher meu suplício não será um passatempo.

Recolhido a seu cárcere, Diogo foi orientado a apelar da sentença dentro do prazo legal, ao que respondeu negativamente, que estava contente da sua sorte. O único pedido foi ver Ana, que no entanto não pôde vir, tal o desespero em que se encontrava. Explicou-lhe o amigo dono da hospedaria que a filha pedia que lhe matassem antes de ver o amigo na forca. Aguda foi então a dor do acadêmico, que nesse momento entendeu que a menina amava-lhe até o extremo de morrer. Pensou em Bárbara já não mais como a amada, mas como espécie de anjo redimido, e em Ana como símbolo de dor, tortura, martírio. A primeira, morrendo amada; a segunda, agonizando sem nunca ter tido esperança de ouvir de seus lábios a palavra amor. E chorou então o estudante de ferro.

– Cuide de sua filha, meu bom amigo João, e deixe-me aqui. Essa pobre nasceu sob minha má estrela e não há o que faça que possa me salvar. Salve-a, por favor.

De volta a casa, João Aroeira achou a filha em estado deplorável, aparentando demência. Daquele dia em diante transferiu a outrem o encargo de fazer as visitas à prisão. Tiveram fim, então, os momentos de conforto do estudante. Ana visitara-o diariamente ao longo de sete meses, fazendo-lhe companhia e adoçando-lhe os momentos.

_____________

Mural

Quando precisar de um prestador de serviços jurídicos noutro canto do país, não pense duas vezes : busque na seção Correspondentes. São colaboradores de qualquer lugar do Brasil, na velocidade de um clique. Comprove você mesmo como é simples, rápido e eficiente. Ah, e existe um diferencial : ele é, como você, um migalheiro. (Clique aqui)

Correspondentes

Seja você também um Correspondente. Preste serviços jurídicos em sua cidade e amplie seus contatos. Para se cadastrar agora mesmo, clique aqui.

Lauda Legal

Forte na relação entre a ordem jurídica interna e os tratados de direitos humanos, a obra "Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado" (2ª edição – 604p.), de autoria de Luciano Alves Rossato, Paulo Eduardo Lépore e Rogério Sanches Cunha analisa cada um dos artigos da lei 8.069/90, ressaltando, nas análises, os princípios em que se fundamenta o sistema. Clique aqui para ler a resenha de Roberta Resende e evoque a sorte : a Editora RT - Revista dos Tribunais quer presentear um leitor de Migalhas afeto ao tema.

Business

O escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados prestou consultoria jurídica à multinacional de origem norueguesa Yara International ASA no processo de aquisição do negócio de Fertilizantes da Bunge Brasil, incluindo unidades de mistura, armazéns e marcas, por US$ 750 mi. A transação está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores do Brasil. A equipe foi liderada por Nazir Takieddine e contou com a colaboração de Bruno Von Dreifus e Felipe Katlauskas Calil.

Direito de brincar

A banca mineira Décio Freire e Associados lança a campanha "Direito de Brincar", uma arrecadação de brinquedos para doação a Instituições Filantrópicas das cidades onde o escritório tem unidade.

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em Guará/SP. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

_____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará, a partir de amanhã, com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

_____________

Baú migalheiro

Há 154 anos, no dia 12 de dezembro de 1858, ficou constituído, sob a presidência do Visconde de Abaetê (com a pasta da Marinha), um Ministério conservador, de que eram membros : Sales Tôrres Homem (Fazenda), Sérgio de Macedo (Império), Nabuco (Justiça), Paranhos (Estrangeiros) e Manuel Felizardo (Guerra). Com este Ministério, discriminaram-se novamente os dois partidos, conservador e liberal, confundidos desde que Paraná iniciou a política de conciliação (6 de setembro de 1853), observada pelos seguintes Gabinetes (Caxias e Olinda). O Ministério Abaetê encontrou grande oposição na Câmara dos Deputados, sendo ardentemente combatido o Ministro da Fazenda, esforçado defensor da centralização econômica. Não tendo obtido do Imperador o adiamento das Câmaras, o Ministério demitiu-se, sucedendo-lhe o de 10 de agosto de 1859 (Ferraz).

Sorteio

A obra "Advocacia – Inexistência de Relação de Consumo" (Fórum – 2ª edição – 112p.), de Gisela Gondin Ramos, é a próxima a ser sorteada. Participe e concorra ao exemplar, brinde da editora. (Clique aqui)

Lançamentos

Acontece hoje o lançamento do livro "Gaudêncio Torquato – Acadêmico, Jornalista, Consultor Político e de Comunicação", organizado por Adolpho Queiroz e Margarida M. Krohling Kunsch. O evento será na Sede da Intercom (rua Joaquim Antunes, 715, SP), a partir das 18h.

A Editora Noeses lança, hoje, o volume II do livro "Processo Tributário Analítico", coordenado por Paulo Cesar Conrado. O evento será na sede da editora (rua Bahia, 1.282, SP), às 19h. (Clique aqui)

No próximo dia 18, a advogada Andréa Mascitto, do escritório Pinheiro Neto Advogados, lança a obra "Consequências Jurídico-Tributárias do Desvio das Receitas de Contribuições". O evento será na biblioteca da banca (rua Hungria, 1.100, SP), das 18h30 às 21h. (Clique aqui)

A Editora Foco lança a obra "Como Gabaritar – Português para Concursos – 1ª edição – 2013 – 2.000 Questões Comentadas", de Eloy Gustavo de Souza, Fernanda Franco, Henrique Subi e Magally Dato. O livro apresenta questões das principais bancas examinadoras. (Clique aqui)

Lançamentos Migalhas

A Editoria Migalhas lança o brilhante livro "Piero Calamandrei – vida e obra – contribuição para o estudo do processo civil", do professor José Rogério Cruz e Tucci. A obra brinda os leitores com um texto que ultrapassa o relato biográfico de um personagem ímpar do Direito Processual Civil, para imortalizar o jurista de Florença como verdadeiro mestre da vida. (Clique aqui)

"Migalhas de Camilo Castelo Branco" é mais uma lançamento da Editora Migalhas. Uma compilação de quase 1.000 frases retiradas das obras do consagrado autor, que permitem aos leitores ter contato com a escrita ultrarromântica, sagaz, sensível e irônica dos textos camilianos. (Clique aqui)

Outro lançamento da Editora Migalhas é a obra "O Poder Judiciário Brasileiro a partir da Independência", do ilustre jurista Ovídio Rocha Barros Sandoval. O trabalho percorre os conceitos que envolvem o Poder Judiciário da Independência até a vigente Constituição Federal, consagrando os princípios gerais do Direito. (Clique aqui)

A Editora Migalhas acaba de lançar a obra "Porandubas Políticas", do jornalista e consultor político Gaudêncio Torquato. Agora em forma editorial, o livro apresenta pequenos roteiros de marketing político e governamental, pinça relatos de autores, reproduz curiosas narrativas regionais recolhidas em obras esparsas e registra, por fim, historietas lendárias ocorridas em outros tempos no cenário político brasileiro. (Clique aqui)

Migalhíssima

Amanhã, às 14h, o tributarista Marcelo Salomão, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, participará do "IX Congresso Nacional de Estudos Tributários", promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Na ocasião, o advogado tratará da problemática do ICMS quanto a antecipação na aquisição de mercadorias de outros Estados. O evento acontece de hoje a 14/12, em SP. (Clique aqui)

Acertando suas contas

A ação de encerramento da Campanha Nacional do programa "Acertando suas Contas", criado e realizado pela Boa Vista Serviços S/A, que aconteceu no Memorial da América Latina, em SP, bateu recordes este ano. Os resultados gerais do programa ficaram acima das expectativas : 500 empresas e bancos participantes, 420 mil famílias foram atendidas e orientadas, com distribuição de 500 mil cartilhas do orçamento doméstico e promoção de 130 mil renegociações de dívidas, número oito vezes superior ao total de 2011. (Clique aqui)

Inscrições abertas

Além do vestibular tradicional, que aconteceu neste último domingo, o Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP oferece outras modalidades de ingresso para o curso de graduação em Direito, sendo elas : vestibular agendado, segunda graduação ou, ainda, por transferência. (Clique aqui)

Concurso cultural

A Faculdade de Direito da EPD - Escola Paulista de Direito e a Central de Intercâmbio promovem um concurso cultural até 20/1/2013. O prêmio será 1 curso de idioma em UK + 50% de bolsa de estudo para graduação na Faculdade de Direito EPD. Para participar, o interessado deverá responder a pergunta "que valores um advogado agrega para a sociedade brasileira ?" com até 300 caracteres. (Clique aqui)

Segurança

O IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais promove a mesa de estudos e debates "A crise na Segurança Pública, o enfrentamento da violência e o combate às organizações criminosas no marco do Estado Democrático de Direito", no dia 18/12, em SP. (Clique aqui)

Processual Civil

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em "Direito Processual Civil" do Instituto de Direito da PUC-Rio, que será realizado aos sábados, das 8h30 às 18h30, no campus da Gávea. (Clique aqui)

Mestrado

A Direito GV realiza no dia 18/12, das 8h30 às 10h30, café da manhã para promover o mestrado profissional em Direito, com a participação do professor Mario Engler, coordenador do programa. A palestra é gratuita. (Clique aqui)

Viva

Lauda Legal : "O direito de não produzir prova contra si mesmo" (Saraiva - 2ª edição – 517p.), de Maria Elizabeth Queijo, vai para José Francisco Botelho e Silva, advogado em Conceição da Aparecida/MG. (Clique aqui)

Sorteio de obra : A premiada com o título "Decisões Inconstitucionais no Controle de Constitucionalidade" (Arraes Editores – 187p.), do autor Carlos Henrique de Morais Bomfim Junior, é Adriana Santana Vieira dos Santos, de Salvador/BA. (Clique aqui)

_____________

Boas-festas

Migalhas agradece e retribui os carinhosos votos de boas-festas recebidos de : Jorge Lauro Celidonio, do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados ; Luiz Fernando do Vale de Almeida Guilherme, do escritório Almeida Guilherme Advogados Associados ; Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados ; Araújo e Policastro Advogados ; Escritório Professor René Dotti ; Américo Angélico Sociedade de Advogados ; Angélico Advogados ; Vito A. Boccuzzi Neto, do jurídico do Banco do Brasil ; Rodrigo de Moraes Salles, da BRIX Energia e Futuros S.A. ; Débora Calabró, do jurídico do Grupo Time 4 fun ; Bitelli Advogados ; Editora Casa Nova ; Editora Novo Século ; JP Gráfica Rio ; Albino Rodrigues ; Andréa Ueda ; Carolina Medeiros ; Claudia Picolo ; Edcarlos Alves Lima ; Ednaldo Gamboa ; Leduar Eduardo dos Reis ; Luiz Daniel Felippe ; Maria Luiza Pinheiro Ferreira ; Moacyr Simioni Filho ; Mônica Mara Sacilotto ; Rosangela Dantas Lima ; Tamara Carvalho.

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Andaraí
BA/Cansancão
BA/Catu
BA/Monte Santo
GO/Cavalcante
GO/Vianópolis
MT/Nova Maringá
MT/Nova Monte Verde
MT/Santa Carmem
MT/Tesouro
PA/Jacareacanga
PA/Limoeiro do Ajuru
PA/Magalhães Barata
PA/Marapanim
PA/Melgaço
PA/Muaná
PA/Nova Esperança do Piriá
PA/Nova Ipixuna
PA/Oeiras do Pará
PA/Palestina do Pará
PA/Piçarra
PA/Placas
PA/Ponta de Pedras
PA/Porto de Moz
PA/Quatipuru
PA/Santa Cruz do Arari
PA/Santa Maria das Barreiras
PB/Prata
PE/Barreiros
PE/Itaquitinga
PI/Simplício Mendes
PR/Primeiro de Maio
PR/São Mateus do Sul
RN/Lajes
SC/Rio Negrinho
SP/Campos Novos Paulista
SP/Cândido Rodrigues
SP/Canitar
SP/Cássia dos Coqueiros
SP/Cristais Paulista
SP/Cruzália
SP/Dirce Reis
SP/Divinolândia
SP/Echaporã
SP/Embaúba
SP/Espirito Santo do Turvo
SP/Estrela do Norte
SP/Euclides da Cunha Paulista
SP/Fernando Prestes
SP/Fernão
SP/Gastão Vidigal
SP/Glicério
SP/Holambra
SP/Holambra II
SP/Iacanga
SP/Iacri
SP/Iaras
SP/Icém
SP/Ilha Comprida
SP/Jaborandi
SP/Jeriquara
SP/Joanópolis
SP/João Ramalho
SP/Júlio Mesquita
SP/Jumirim
SP/Juquitiba
SP/Lagoinha
SP/Morungaba
TO/Itacajá

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Obama says U.S. Will Recognize Rebels in Syria"

The Washington Post - EUA

"Mich. enacts ´right to work´"

Le Monde - França

"Ile-de-France: le ´système Huchon´"

Corriere Della Sera - Itália

"Berlusconi-Merkel, nuovo caso"

Le Figaro - França

"2,5 milliards d´euros d´allocations non financées"

Clarín - Argentina

"Escândalo: absuelven a los 13 acusados por el caso Marita Verón"

El País – Espanha

"Gallardón acusa al sector judicial de defender solo sus intereses"

Público - Portugal

"Dívidas dos três maiores clubes já ultrapassam os 400 milhões de euros"

Die Welt - Alemanha

"SPD sperrt sich gegen niedrigere Steuern"

The Guardian - Inglaterra

"Ukip plans to derail PM over gay marriage"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"BB cobra ´pedágio´ de agências para o PT, afirma Valério"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Presidente do Supremo quer Lula investigado no mensalão"

O Globo - Rio de Janeiro

"Dilma reage a Marcos Valério e defende Lula"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Governo fica com até 78% do seu Natal"

Correio Braziliense - Brasília

"DF tem 17 cidades com terras ilegais"

Gazeta do Povo - Paraná

"Lula nega acusação de Valério, mas não convence oposição e STF"

Zero Hora - Porto Alegre

"Novas denúncias elevam a pressão contra Lula"

O Povo - Ceará

"Fortaleza | Passagem de ônibus: Prefeitura vai à Justiça para derrubar aumento"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Valério joga Lula no centro do mensalão"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour
· Souza Cruz

Escritórios :

· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Átila Machado & Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados

· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caiafa Advogados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalho, Fairbairn & Guidi Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Luca e Advogados Associados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Glézio Rocha Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Aragão – Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Kufa Sociedade de Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Laura Figueiredo Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Libertuci Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Leonardos Advogados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Sigliano Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pereira Neto | Macedo Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro & Navarro Prado Advogados
· Posocco & Associados – Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· R. S. Valverde Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Lins e Silva Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Valmir Pontes, Licurgo e Teles Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Jurimetria – ABJ
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus – CEDJ
· CEU-IICS Escola de Direito
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT – Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· ER Officer Gestão e Assessoria Paralegal
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Fence Consultoria Empresarial Ltda.
· FGV DIREITO RIO
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo – IHGSP
· Instituto Ling
· JEM Consultoria
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede Juris
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters – FISCOSoft
· TOP PRIME
· TradJuris
· Tupi Consultoria
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· Winner Idiomas
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas