Quinta-feira, 17 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 3.023

Quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 - Migalhas nº 3.023 - Fechamento às 9h55.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador :

  • Proença Fernandes Advogados

(Clique aqui)

_________________
_____________

"Há um amor (...) que não é o amor da história, do romance e da epopeia. É amor refletido de mais alto amor, que almas adivinham e não entendem. É amor, prelúdio da bem-aventurança, e prelibação da ambrosia celestial."

Camilo Castelo Branco
(Clique aqui)

Novela em Migalhas

Desde o dia 21 de novembro p.p., quando anunciamos mais uma Novela em Migalhas, estamos acompanhando a história de Diogo Siqueira, filho do juiz de Direito de Vila Rica, e Bárbara, filha do inimigo do magistrado, Lourenço de Magalhães. Depois das inúmeras vicissitudes já narradas, é chegado o dia em que Diogo deixa a prisão e embarca no cais do Rio de Janeiro rumo ao degredo na Índia. Acompanhe-nos leitor, pois é o fim de nossa história. Saiba, logo mais, se nossos heróis conseguirão, afinal, unir-se. (Clique aqui)

Mensalão, ainda uma vez

José Dirceu, João Paulo Cunha, José Genoino, Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Henrique Pizzolato protocolaram petições no STF sustentando que o pedido de prisão imediata seja analisado pelo plenário da Corte, e não apenas pelo presidente e relator do processo, JB. (Clique aqui)

Porandubas políticas

A querela está no ar. Quem tem a prerrogativa de cassar mandatos de deputados ? A Câmara ou o STF ? Veja as análises de Gaudêncio Torquato. (Clique aqui)

Judiciário X Legislativo

Ao decidir, no caso do mensalão, que os parlamentares condenados perderão seus mandatos, o STF "usurpa uma competência do Legislativo" e provoca uma "crise desnecessária e imprópria". É o que pontua o respeitado advogado Ricardo Penteado, do escritório Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado – Advogados. O causídico acredita que o "comportamento sinuoso da jurisprudência do Supremo, que aparenta assumir as vontades políticas populares sem a devida legitimação representativa do voto, está a transformar em errático e inseguro o nosso País". (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - ??????

"Fui surpreendido outro dia pela minha vovozinha que me perguntou quantas pessoas o tal de Marcos Valério havia matado. Afinal, a condenação na AP 470 foi de 40 anos, mais multas etc.. Disse-lhe respeitosamente que o ´carequinha´ não havia assassinado ninguém. Ela me olhou de esguio e indagou : mas o miliciano que fuzilou com uma porrada de tiros aquela juíza no RJ não foi condenado a 21 anos ? Upa, vovó, não faz assim... Que vocabulário!" Alexandre Thiollier - escritório Thiollier e Advogados

_____________

Face

Curta a página de Migalhas no Facebook.

Clique aqui.

_____________

Parquet

Processos sobre o poder de investigação do MP estão na pauta de julgamentos previstos para a sessão plenária de hoje no STF. (Clique aqui)

TV Migalhas

Para fechar o ano, nosso repórter alado, dr. Pintassilgo, foi visitar a comarca de Guará/SP. Na pequena cidade, incrustada numa das regiões mais ricas do país (o pujante nordeste paulista), entrevistamos o promotor de Justiça, Renato Dias de Castro Freitas, o advogado Nélio Rejane Camargo e o juiz de Direito e migalheiro das antigas, amigo dileto desta Redação, Rodrigo Miguel Ferrari. Confira o vídeo. (Clique aqui)

Novo Apoiador

Situado em Brasília e fundado por profissionais com reconhecida experiência na advocacia contenciosa e na área acadêmica, Proença Fernandes Advogados atua nos Direitos Constitucional, Administrativo, Tributário e Civil. O escritório representa seus clientes perante a Justiça Federal, Tribunais Superiores, agências regulatórias, Ministério da Justiça e TCU, possuindo sólida reputação, dentre outros, nos segmentos de radiodifusão, TV por assinatura, construção civil e vigilância sanitária. Clique aqui e conheça o novo Apoiador de Migalhas.

Fidelidade

Empresas de setores de aviação civil, hotelaria, revenda de combustível, farmácias, bancos e comércio em geral foram notificadas pela Secretaria Nacional do Consumidor do MJ para prestar esclarecimentos sobre programas de recompensa e de fidelidade.

Desempenho

O MEC suspendeu o vestibular de 200 instituições de ensino superior que tiveram desempenho insatisfatório (nota menor de 3) no "Conceito Preliminar de Curso". A lista com os nomes das instituições e dos cursos com problemas foi divulgada no DOU de hoje. Nenhuma faculdade de Direito foi citada. Ufa !

_____________

Gramatigalhas

A leitora Maila de Castro Agostinho envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Prezados migalheiros, gostaria de saber qual a forma correta: coautor e coréu ou co-autor e co-réu?"

Se você também quer saber o que pensa a esse respeito o dr. José Maria da Costa, então clique aqui.

_____________

Lançamentos migalheiros

Aos amantes da Língua Portuguesa, o novo lançamento da Editora Migalhas : "Manual de Redação Jurídica", de autoria do professor José Maria da Costa. Atualizado pelo novo Acordo Ortográfico - obrigatório para os usuários do idioma português a partir de 2013 – o livro trata, com clareza e didatismo, de numerosas questões de linguagem, cujo emprego tem suscitado dúvidas. (Clique aqui)

A Editora Migalhas lança o brilhante livro "Piero Calamandrei – vida e obra – contribuição para o estudo do processo civil", do professor José Rogério Cruz e Tucci. A obra brinda os leitores com um texto que ultrapassa o relato biográfico de um personagem ímpar do Direito Processual Civil, para imortalizar o jurista de Florença como verdadeiro mestre da vida. (Clique aqui)

"Migalhas de Camilo Castelo Branco" é mais um lançamento da Editora Migalhas. Uma compilação de quase 1.000 frases retiradas das obras do consagrado autor, que permitem aos leitores ter contato com a escrita ultrarromântica, sagaz, sensível e irônica dos textos camilianos. (Clique aqui)

Outro lançamento da Editora Migalhas é a obra "O Poder Judiciário Brasileiro a partir da Independência", do ilustre jurista Ovídio Rocha Barros Sandoval. O trabalho percorre os conceitos que envolvem o Poder Judiciário da Independência até a vigente Constituição Federal, consagrando os princípios gerais do Direito. (Clique aqui)

A Editora Migalhas lança também a obra "Porandubas Políticas", do jornalista e consultor político Gaudêncio Torquato. Agora em forma editorial, o livro apresenta pequenos roteiros de marketing político e governamental, pinça relatos de autores, reproduz curiosas narrativas regionais recolhidas em obras esparsas e registra, por fim, historietas lendárias ocorridas em outros tempos no cenário político brasileiro. (Clique aqui)

STJ

Indicação do procurador de Justiça Sérgio Kukina para vaga de ministro do STJ é aprovada pelo Senado. (Clique aqui)

Quinto em baixa

O pleno do TJ/RJ rejeitou ontem a lista sêxtupla de nomes indicados pelo MP para vaga de desembargador. Somente dois candidatos obtiveram o número mínimo de votos para integrar a lista tríplice a ser formada pelo tribunal. (Clique aqui)

Assistência judiciária

A OAB/SP e a Defensoria Pública do Estado assinaram a renovação do convênio da assistência judiciária, pelo prazo de 9 meses, com repasse de 5% de aumento na tabela dos honorários devidos aos advogados conveniados. (Clique aqui)

Champagne

Foi outorgado ao CIVC - Comite Interprofessionel Du Vin De Champagne, pelo INPI, o registro da indicação geográfica Champagne. Assim, o nome champagne só poderá ser usado para designar os vinhos da famosa região francesa. Esse registro põe fim a uma velha questão comercial envolvendo o Brasil e a França. O CIVC foi representado por Luiz Leonardos & Cia.

Pedrosa não é Feitosa

Na última semana, a 3ª turma do STJ decidiu de maneira diferente dois casos envolvendo troca de nomes. Vejamos. Na primeira situação, a troca de sobrenome de advogado de "Pedrosa" por "Feitosa" invalidou uma intimação (clique aqui). Em outro caso, a mera substituição de "Campones" por "Camponêz" foi considerada irrelevante, não invalidando a intimação. (Clique aqui)

Dívida

Homem terá que indenizar ex-esposa por não pagar parcelas de imóvel após separação. A decisão é da 6ª câmara Cível do TJ/RS, tendo em vista o descumprimento da obrigação assumida por ele. (Clique aqui)

Créditos

Um fotógrafo contratado pelo Grêmio para produzir fotos da Copa Toyota de 1983 será indenizado pelo clube por não receber os créditos do material fotográfico reproduzido em DVD comemorativo lançado no ano de 2009. A decisão é da 3ª câmara de Direito Civil do TJ/SC. (Clique aqui)

União homoafetiva

Todos os cartórios do Estado de SP terão obrigatoriamente de habilitar, caso sejam instados a isso, homossexuais para o casamento civil. Isso porque foram publicadas as alterações nas normas de serviço da corregedoria-Geral da Justiça do Estado que aplicam ao casamento ou à conversão de união estável em casamento de pessoas do mesmo sexo as regras exigidas de heterossexuais. A medida entra em vigor em 60 dias.

Se beber, não dirija

Senado aprova PL (27/12) que prevê aumento da multa, além da apreensão da carteira, para quem dirigir sob efeito de bebida alcoólica. A proposta segue para sanção dilmal. (Clique aqui)

Banco Santos

Credores do Banco Santos endossaram a decisão do Comitê de Credores de rejeitar acordo do administrador da massa falida, Vanio Aguiar, no qual concedia um desconto de R$ 120 mi em dívida da Via Engenharia. O escritório Lobo & Ibeas Advogados, que assina a petição, representa os clientes titulares de 28% dos créditos quirografários do Banco. (Clique aqui)

Migas

1 - STF - Cancelamento de OAB de advogado sem prejuízo ao réu não anula processo. (Clique aqui)

2 - TST - Funcionária terceirizada de call center consegue vínculo com a Brasil Telecom. (Clique aqui)

3 - TRF da 1ª região - Drugstore e loja de conveniência não podem ser registradas no Conselho Regional de Farmácia. (Clique aqui)

4 - MG - Mulher que sofre de problemas cardíacos não poderá interromper gravidez. (Clique aqui)

5 - RJ - Assembleia Legislativa aprova PL que simplifica cálculo das custas judiciais. (Clique aqui)

O caso dos irmãos Naves e as comissões da verdade

Em artigo na Folha de S.Paulo de hoje, o advogado Rubens Naves (do escritório Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia) comenta a atualidade do caso da prisão de Joaquim Naves Rosa e Sebastião José Naves pelo suposto homicídio de Benedito Pereira Caetano. Sob torturas, os réus confessaram o assassinato de Benedito - que apareceria vivo 15 anos depois. De acordo com o articulista, "caracterizado por atuação criminosa sistemática por parte de agentes públicos, o caso dos irmãos Naves deve ser reconhecido como um episódio exemplar do exercício ditatorial do poder no período do Estado Novo." Para ele, o caso deixa lições : "sem uma política consistente, planejada e articulada de reparação e busca da verdade, não há garantias de um efetivo e duradouro Estado Democrático de Direito" ; e que "as comissões da verdade devem examinar não somente os interesses políticos, mas também os econômicos por trás das perseguições e das práticas de tortura durante o período analisado".

Irmãos Naves

Acerca do famigerado caso envolvendo os chamados Irmãos Naves, considerado um dos maiores erros Judiciários do país, confira matéria produzida por Migalhas, relatando os pormenores do processo, bem como trechos de filme, música e série baseados em livro escrito pelo advogado dos desditosos rapazes, João Alamy Filho. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Aborto

Irlanda discute direito ao aborto por indicação médica quando houver risco de morte à gestante. (MI – clique aqui)

Capricha !

Ex-funcionária do McDonadl´s será indenizada após ter sido demitida por caprichar em cobertura de sorvete McFlurry. (MI – clique aqui)

Estas e outras notícias no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Imprensa

Na Argentina, Justiça concede liminar ao grupo El Clarín contra a lei dos meios. (LA – clique aqui)

_____________

§§§ Novela em Migalhas §§§

  • Capítulo - XX

Por influência da família de sua mãe, D. Luísa Graciosa, Diogo recebeu ao embarcar dinheiro das mãos do capitão, o que aceitou e fez dividir com todos os demais companheiros de infeliz destino.

– Carece de juízo o senhor Diogo? – quis saber o comandante.

– Sim, pus-me a perder por amor da minha dignidade, senhor comandante. Quero agora ver a que extremo de infortúnio ela pode conduzir seus fiéis. A caridade só não me ofende quando parte do coração e não do dever.

– Foi sua mãe quem o remeteu, senhor.

– Não tenho mãe. O que prefere o senhor? Remeter a quantia de volta à senhora que o enviou ou distribuí-lo conforme meu pedido?

Neste momento, Diogo se virou para as montanhas que cercam a cidade maravilhosa, e divisou ao longe o convento onde morava sua amada. Lobrigou um vulto numa das janelas. Era Bárbara.

No dia anterior recebera ela o bilhete de despedida de Diogo, ao que reagira remetendo-lhe sua madeixa.

Ao cair do dia, a moça solicitou o sacramento dos que sentem que se despedem da vida, e mais tarde, amparada por sua criada, foi capaz de participar à missa e receber a santa comunhão. A madrugada passou-a toda ao lado de sua tia, a abadessa, que orava ininterruptamente, acompanhada pelo olhar resignado da sobrinha. Vez ou outra solicitou ir à janela que dava para o mar, onde já não sentia sequer a brisa marinha. Deu adeus a cada uma das irmãs da congregação e também nessa atividade demonstrou calma assustadora, embora tristeza infinita.

Quando enfim chegou a manhã, pôs-se a reler todas as missivas recebidas de Diogo Siqueira. Aquelas que haviam sido escritas quando o jovem ainda era um afortunado acadêmico levavam-na às lágrimas, tal a felicidade que evocavam. Mas em seguida apareciam aquelas que apenas tormentos expressavam, e seu trágico destino voltou-lhe à vista. Enfeixou as correspondências – cartas, bilhetes, rápidas linhas – e laçou-as com o raminho de flores murchas que Diogo arremessara-lhe à janela certa feita. Com o movimento, as últimas pétalas se soltaram, ao que a doce menina soluçou:

– Como a minha vida... está se desfazendo!

Entregou-as à criada, acompanhadas de um último desejo.

Alcançou então a amurada do mirante e pôs-se a acenar um lenço; foi nesse instante que Diogo, de sua embarcação, notou-a.

Mas instantaneamente o lenço cessou de se agitar e Diogo percebeu o desaparecimento de Bárbara.

Nos momentos que se seguiram, vários fatos se sucederam: o capitão do navio dirigiu-se a Diogo com o ar espantado e ao ver para onde seus olhos se dirigiam, perguntou-lhe sem maiores explicações se procurava sua amada no céu.

– No céu? Sim... é o céu que a deve receber!

Poucas horas mais tarde, Diogo notou uma pequena embarcação que se abeirava do casco daquela em que se encontrava. Era um estafeta, acompanhado de Ana, aquela que tanto cuidou dele. Quando conseguiram por fim perfilar-se, Diogo pôde reconhecer no pacote trazido pelo mensageiro o maço de cartas arrumado por Bárbara! E a encimar-lhe havia uma única que não a tinha escrito Diogo, mas ela mesma. Pôs-se imediatamente a lê-la:

"Se Deus não me confunde, quando leres esta carta, já estarei morta. Sei que deveria poupá-lo desta última dor, mas perdoe-me o fato de consolar-me tanto pelo simples fato de dirigir palavras a ti.

Aqui fui infeliz, mas espero-o no outro mundo!

Reli todas as suas cartas e pude notar, ainda uma vez, de que céu tão doce caímos! Neste momento em que lhe escrevo, você tomou lugar na nau dos degredados e eu caminho para a sepultura. Mas que importa morrer se esta vida não nos reservou mais esperanças?

Nasce a manhã, a última de meus dezoito anos...

Abençoado seja, Diogo."

Ao ler a última frase, virou-se Diogo para o almirante e pronunciou as seguintes palavras:

– Acabou-se tudo, senhor, estou pronto para a morte.

Ao que ouviu o capitão dizer que conhecia sua triste história, que sabia de seus penares. Que a força do amor que lhe nutria a "rapariga do convento" já havia ganho ares de notoriedade, e que não cessava de impressionar todos aqueles que se faziam ouvintes.

Só nesse instante percebeu que nos minutos que se seguiram à subida do capitão ao convés, outro fato havia sucedido: Ana, a doce menina que estava sempre a zelar por sua vida, por sua saúde, por sua sanidade, havia se juntado também à tripulação que faria a tormentosa viagem à Índia.

Assistindo aos acontecimentos, a rapariga passou a temer pelo suicídio de Diogo. Não lhe saía um só instante da companhia. O jovem deambulava pelo tombadilho, de um lado a outro, sem proferir palavra. No terceiro dia, contudo, caiu em febres. E foram nove dias a arder, nove dias em que Diogo mal abria os olhos, apenas delirava a repetir algumas das palavras da última missiva de sua amada: "De que céu tão doce caímos...", "caminho para a sepultura...", "aguardo-o no outro mundo..."

Ao romper do nono dia as febres cederam, todo o corpo parou. Ana ouviu-lhe o estertor e chamou o capitão, a quem incumbiu a sentença fatal:

– Está morto.

A menina debruçou-se sobre o corpo inerte e deu-lhe o primeiro e último beijo. Em seguida, assistiu o comandante em suas providências para lançar o corpo ao mar, sepultura que seria destinada àquele que lhe inspirara tanta afeição. Envolveu-se o corpo com um lençol, atou-lhe uma pedra às pernas, ergueram o morto por sobre a amurada. E antes mesmo que o baque do corpo n´água se pudesse ouvir, Ana pulou atrás.

Foram inúteis as tentativas de alguns marujos para salvá-la. O esforço que a jovem empreendia era, antes, para não se apartar do cadáver do amado.

No convés ficara o maço das correspondências, o que permitiu que essa história de amor infinito fosse contada ao migalheiros.

Fim

_____________

Amor de Perdição

Assim como a primeira Novela em Migalhas (clique aqui) que foi baseada na obra "Casa de Pensão", de Aluísio Azevedo, esta segunda trama migalheira é também baseada num clássico da literatura. E a fim de preservar o desfecho e reservar surpresa para os leitores, Migalhas tomou a liberdade de trocar os nomes dos personagens e situá-los em terras tupiniquins. Tiradas essas licenças migalheiras, a novela que acabamos de acompanhar é uma adaptação do romance "Amor de Perdição", de autoria do escritor português Camilo Castelo Branco, publicada pela primeira vez no ano de 1862 e até hoje muito lida e republicada, tanto cá como lá. Saiba mais sobre Camilo, a origem do romance que inspirou nossa novela e seu culto à língua portuguesa. (Clique aqui)

Migalhas de Camilo

Para arrematar a série de frases que encimam, há um mês, nosso vibrante matutino, preparamos um lançamento aos migalheiros. Com efeito, no ano em que comemoramos o sesquicentenário da publicação de "Amor de Perdição", temos o orgulho de apresentar mais um volume da série de aforismos de grandes autores. São chegadas as "Migalhas de Camilo Castelo Branco". (Clique aqui)

Lauda Legal

Os múltiplos contratos necessários à construção civil demandam um olhar acurado do jurista. Cientes da importância do tema no momento econômico vivido pelo país, os autores reunidos na coletânea "Construção Civil e Direito" (276p.), organizada pelo emérito professor da USP Luiz Olavo Baptista e pelo advogado Maurício Almeida Prado traçam os contornos jurídicos para o tema. Clique aqui para saber mais sobre a obra pela resenha de Roberta Resende e participe do sorteio de um exemplar, uma cortesia da Editora Lex.

Novo sócio

A partir de 2013, o escritório R. S. Valverde Advogados contará com o advogado Jefferson Cabral Elias em seu quadro de sócios. Especialista em Direito do Trabalho e em Gestão de Processos de Negócios, o advogado será responsável pela administração do escritório e atendimento a clientes.

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em Guará/SP. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 159 anos, no dia 19 de dezembro de 1853, tomou posse do cargo de presidente da província do Paraná Zacarias de Góis e Vasconcelos, que inaugurou a província criada pela lei 704, de 29 de agosto de 1853.

Sorteio

A obra "Ministério Público como Instituição Permanente Popular" (Arraes Editores – 266p.), de Charley Teixeira Chaves, traz novos horizonte e discussões sobre o Direito Processual Penal e o MP no Estado Democrático de Direito. Participe e concorra a um exemplar, oferta da editora. (Clique aqui)

Lançamentos

Amanhã, o juiz Federal piauiense Nazareno César Moreira Rêis lança a obra "Sentença Cível para Concursos da Magistratura". O evento será em Teresina/PI, no auditório da Oficina da Palavra (rua Benjamin Constant, 1.400), às 20h.

A Editora Forense acaba de lançar a 8ª edição de duas obras "Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente", de José de Farias Tavares ; e "A Lei do Inquilinato Comentada - Artigo por Artigo", de Sylvio Capanema de Souza.

Previdenciário

A "Especialização Profissional em Direito Previdenciário", promovida pela EPDS - Escola Paulista de Direito Social, acontece a partir do dia 16/2, em SP. Condição especial de pagamento pode ser obtido até amanhã. (Clique aqui)

Cortesia

Dias 10 e 11/1, a Thomson Reuters – FISCOSoft promove o curso "ICMS/SP - Substituição tributária de mercadorias e de serviço de transporte", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

INSS

Concorra a uma vaga-cortesia oferecida pela Central Prática Educação Corporativa para o seminário "Atuação do INSS nas ações regressivas", dia 16/1, em SP. (Clique aqui)

Prática Tributária

A ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária promove o "Curso de Prática Tributária", no dia 19/1, em SP. (Clique aqui)

Energia

O "12º Fórum Direito de Energia Elétrica", promovido pelo IBC - International Business Communications, acontece nos dias 30 e 31/1, em SP. (Clique aqui)

Pós-graduação

O programa de pós-graduação lato sensu da Direito GV está com inscrições abertas para o curso "Processo Civil". O objetivo do curso é proporcionar uma visão sólida e multifacetada da realidade jurídica e preparar o aluno para lidar com questões complexas, tanto no âmbito jurídico quanto extrajudicial de resolução de conflitos. O programa conta com disciplinas que analisam institutos de direito processual, a organização da justiça e o processo civil de interesse público, bem como módulos mais focados na prática do contencioso estratégico, técnicas contratuais e resolução de disputas, advocacia dos tribunais superiores e outros meios de solução de disputas, tais como arbitragem, mediação e negociação. (Clique aqui)

Prêmios

Lauda Legal : Flavia C. N. Perin, advogada em Lins/SP, faturou a obra "Princípios do Processo Civil – Noções Fundamentais" (Método - 176p.), de Bento Herculano Duarte e Zulmar Duarte de Oliveira Júnior. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O felizardo que receberá em casa o título "Migração de Trabalhadores para o Brasil" (Saraiva - 297p.), de Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho e Leandro Moreira Valente Barbas, é Praxedes Nogueira Neto, advogado em Birigui/SP. (Clique aqui)

_____________

Boas-festas

Migalhas agradece e retribui os carinhosos votos de boas-festas recebidos de : Professor Antonio Dimas ; desembargador Ruy Coppola ; Francisco Fraga ; Francisco Lima ; Marisa Helena Lello ; Renato Gaertner ; Ricardo Maia Pereira ; Núcleo de Estudos Fiscais ; AIDAR SBZ Advogados ; Aristides Junqueira Advogados Associados S/S ; Arruda Dias Lemos Advogados ; De Vivo, Whitaker e Castro Advogados ; Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados ; Emsenhuber Advogados Associados ; Valença Advogados ; Cunha Ferreira Sociedade de Advogados ; Freddo, Janduci, Theodoro Advogados ; Mannrich, Senra e Vasconcelos Advogados ; Stilben, Jardim & Garcia, Stabile Advogados Associados ; Patrícia Peck Pinheiro Advogados ; CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados ; Editora Noeses Ltda. ; EPDS - Escola Paulista de Direito Social ; Ivanete, do Forum Cebefi ; Karla Cristina Ikeda da Silva, do escritório Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri Advogados ; Daniela Teixeira, do escritório Teixeira De Villar Advogados ; Carlos Zanforlin, do escritório Advocacia Zanforlin ; Ricardo Estelles, do escritório Estelles Advogados Associados ; Thiago Silvestre, Abujamra & Silvestre Advogados ; Karen Christine Nalin Sinnema Brito, da London Marcas e Patentes S/S Ltda. ; J.S. Decol, da ÐECOL, J.S. Marketing & Copyright Worldwide ; Arlete Rodrigues e Lidiane Suman, do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ; Em Termos Comunicação.

_____________

Migalhas também é cultura !

Camilo Castelo Branco

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/Teotônio Vilela
AM/Ipixuna
BA/Vereda
GO/Água Limpa
GO/Itapaci
GO/Mozarlândia
MG/Camacho
PA/Canaã dos Carajás
PR/Mallet
PR/Santa Helena
RN/Montanhas
RR/Rorainópolis
RS/Butiá
SP/Marabá Paulista
TO/Arraias

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Benghazi Panel Strongly Assails State Dept. Role"

The Washington Post - EUA

"New blows to gun trade "

Le Monde - França

"Plaidoyer pour une mort douce"

Corriere Della Sera - Itália

"Berlusconi: rinviare le elezioni"

Le Figaro - França

"Euthanasie, suicide assiste: Hollande veut une loi"

Clarín - Argentina

"La Justicia ordenó reabrir la causa por el asesinato de Rucci"

El País – Espanha

"CiU y ERC inician la senda soberanista"

Público - Portugal

"Administradores da dona da Newshold ocupam cargos iguais em milhares de empresas no Panamá"

Die Welt - Alemanha

"Schwere Mängel bei der Energiewende"

The Guardian - Inglaterra

"Ministers ignoring fight against race discrimination – Lawrence"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"CPI do Cachoeira termina em acordo e sem indiciados"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"CPI do Cachoeira acaba sem indiciar ninguém"

O Globo - Rio de Janeiro

"A Guerra dos Royalties: Congresso se rebela e manobra contra STF"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Pesados e perigosos"

Correio Braziliense - Brasília

"Lei seca mais dura deve valer neste ano"

Gazeta do Povo - Paraná

"Por royalties, Congresso dribla o STF e corre para votar hoje 3 mil vetos"

Zero Hora - Porto Alegre

"Sem pardais, dobra número de acidentes em estradas estaduais"

O Povo - Ceará

"Em 2012: Número de homicídios cresce 40% em Fortaleza"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Otimismo com Geraldo"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Souza Cruz
· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Átila Machado & Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados

· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caiafa Advogados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalho, Fairbairn & Guidi Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Luca e Advogados Associados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Glézio Rocha Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Aragão – Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Kufa Sociedade de Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Laura Figueiredo Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Libertuci Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Leonardos Advogados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Sigliano Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pereira Neto | Macedo Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro & Navarro Prado Advogados
· Posocco & Associados – Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· R. S. Valverde Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Lins e Silva Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Valmir Pontes, Licurgo e Teles Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· VFK Cursos Jurídicos
· Winner Idiomas
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Jurimetria – ABJ
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus – CEDJ
· CEU-IICS Escola de Direito
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT – Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· ER Officer Gestão e Assessoria Paralegal
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo – IHGSP
· Instituto Ling
· JEM Consultoria
· JUSCREDI - Securitizadora de Créditos Judiciais
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede Juris
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters – FISCOSoft
· TOP PRIME
· TradJuris
· Tupi Consultoria
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas