Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 3.209

Quinta-feira, 19 de setembro de 2013 - Migalhas nº 3.209 - Fechamento às 9h58.

 

"A primeira lição de moral política, que convém dar ao povo, é que a justiça abstrai das pessoas, e paira, independente, sobre as mais altas, como sobre as mais humildes individualidades."

Rui Barbosa

(Clique aqui)

Decisão

Do alfa ao ômega, melhor dizendo do novato ao decano, seis ministros votaram pelo cabimento dos infringentes. A propósito, veja o voto conductore que abriu a divergência, do ministro Luís Roberto Barroso (clique aqui), e o voto que pôs termo à discussão, do ministro Celso de Mello (clique aqui).

Citação

Em seu substancioso voto, o ministro Celso de Mello fez menção ao entendimento do respeitado doutrinador Fernando da Costa Tourinho Filho, divulgado com exclusividade pelo site Migalhas, segundo o qual não se exigiria, para os infringentes, o mínimo de quatro votos divergentes. Para Tourinho Filho, bastaria apenas um (clique aqui). Com sua característica lhaneza tatuiense, Celso de Mello disse não concordar com tal posição.

Pimba na gorduchinha

Mostrando que não se pode crucificar o ministro Celso de Mello, João Bosco Rabello observa no Broadcast Político da Agência Estado (clique aqui), cujo fomento jurídico é de responsabilidade do Migalhas, que o ministro era "apenas o batedor do último pênalti".

Cristo errado

No mesmo Broadcast Político (clique aqui), Felipe Recondo assina coluna apontando o maniqueísmo que tomou conta das opiniões. Para uns, o Supremo acertou. Para outros, errou. Segundo Felipe Recondo, melhor seria dizer : "o tribunal errou porque votou contra minha opinião ; os ministros acertaram porque pensam como eu". No vasto rol de palpiteiros de ocasião, o colunista conta que há os que afirmam, quando concordam com uma decisão, que o julgamento do Supremo foi técnico. Mas se discordam, a decisão foi política. Felipe Recondo observa ainda que o ministro Celso de Mello fez uma escolha e expressou, com a liberdade que a Constituição garante ao magistrado, a sua convicção. "O Brasil não ficou melhor nem pior por causa do resultado do julgamento de quarta-feira." Por fim, ele assinala que depois de 24 anos de Supremo, Celso de Mello aproxima-se da aposentadoria sendo acusado de algo que não fez : promover a impunidade. "O estímulo à sua crucificação, provocado por uns, é a promoção da autofagia, da intolerância."

Opinião

Para um douto migalheiro, o julgamento do mensalão tem mostrado que as pessoas não se contentam em divergir, o que seria perfeitamente legítimo e, mais do que isso, desejável. O problema é que muitos sentem a necessidade de desqualificar moralmente aquele que pensa diferente. Cinco ministros pensam de uma forma, enquanto seis de outra, sem que isso signifique que uns estão certos e os outros errados. O fato é que para fins de decisão, prevalece o voto da maioria. Podendo, inclusive, estes que compõem a maioria, estar errados, e numa próxima vez rever o posicionamento, porque não lhes é vedado mudar de opinião. E isso não é vexatório. Com efeito, diz o povo que não é vergonha mudar de opinião ; vergonha é não ter opinião para mudar. A democracia, incluindo aí a opinião que se pode ter sobre tudo, é bela por propiciar a convivência harmoniosa dos contrários, a interação pacífica dos opostos. Se não houvesse a democracia, fatalmente descambaríamos, com espírito maniqueísta, para uma sangrenta luta do bem contra o mal, ou para uma guerra bárbara de mouros contra cristãos.

BSB-MIA

Joaquim Barbosa ficou visivelmente descontente com o resultado da votação dos infringentes. Aliás, S. Exa., de supetão, resolveu antecipar para segunda-feira, 23, a próxima sessão do CNJ, que aconteceria na terça. Os servidores tiveram que correr para intimar novamente os interessados. Dizem que, logo depois da sessão, JB partirá para sua residência da Flórida. A conferir, JJ 8042 – 22h56.

Prazos

STF também definiu prazo em dobro (30 dias) para interposição dos infringentes. (Clique aqui)

Fiat lux, fiat Fux

Fux será o relator dos infringentes. A distribuição eletrônica do recurso interposto pelo advogado Arnaldo Malheiros Filho, que defende os interesses de Delúbio Soares, coube ao ministro, de modo que S. Exa. estará prevento para os eventuais outros infringentes. (Clique aqui)

Migalhas dos Leitores – A vitória tem muitos pais

"Tão logo publicado o acórdão que julgou o mensalão, o advogado Arnaldo Malheiros Filho opôs e interpôs, respectivamente, embargos declaratórios e infringentes. Quanto a estes, foi o único. Sua atitude, além de prudente (o STF poderia tirar da manga um caráter protelatório nos embargos de declaração), foi acertada, também, porque forçou a antecipação da discussão do tema, deixando menos tempo para que ministros fossem pressionados. Não obstante, vários defensores no mesmo caso não viram problema em dar declarações públicas criticando o colega. Se os embargos não fossem processados, seria derrota de quem os interpôs. Como foram admitidos, a vitória será de todos, inclusive dos que publicamente o criticaram. Para coleguinhas ´companheiros´, só parafraseando Adoniran Barbosa : ´bom de briga é aquele que fica de fora´." Alexandre Thiollier – escritório Thiollier e Advogados

Repercussão

Decisão do STF na "boca" dos jornais brasileiros. (Clique aqui)

Tempus fugit

No Processômetro migalheiro, que registra o tempo das ações, a AP 470, vulgo mensalão, está tramitando há 5 anos, 10 meses, 6 dias : www.processometro.com.br

Migalhas dos Leitores – Justiça e o povo

"Quem quiser fazer Justiça

Não deve dar bola ao povo

Celso de Mello fez isso

E eu de cá me comovo:

Conseguiu tirar a gema

Sem trincar sequer o ovo !" Zé Preá

_____________

Direito de resposta

Plenário do Senado aprova o PLS 141/11, que disciplina o exercício do direito de resposta por matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação. Proposta segue para a Câmara. (Clique aqui)

Direito de ataque

STJD desclassifica Associação Atlética Aparecidense, de GO, da série D do Campeonato Brasileiro após massagista da equipe fazer as vezes de goleiro e impedir gol que classificaria o Tupi, de MG, para as quartas de final. Veja o lance. (Clique aqui)

Lascou-se

Extinta ação de homem que comprou vaga em concurso e queria dinheiro de volta por esquema não ter sido concluído. A desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, da 3ª câmara Cível do TJ/GO, ressaltou que ele "não teria sido enganado se também não tivesse a intenção de fraudar a administração pública com a ´compra´ da vaga". (Clique aqui)

Precedente

É de autoria do ex-governador Octavio Mangabeira a clássica frase : "pense num absurdo, na Bahia tem precedente". Mas não é da Bahia que vem um precedente ao absurdo narrado na migalha anterior. Sem prejuízo de haver algo análogo no Estado de Jorge Amado, os antigos moradores da paulista Franca, cidade dos ares finos e das montanhas aprazíveis, narram a verídica história segundo a qual, nos anos 70, um jovem abastado comprou de um viajante uma máquina de fazer dinheiro. O cacheiro fez a demonstração, colocando papel numa ponta e soltando dinheiro na outra. Fechado o negócio, o jovem francano, provavelmente em devaneios afortunados, levou o milagroso aparelho para casa. Foi aí que percebeu a esparrela em que caiu. Não satisfeito, em vez de vexar-se, acionou a polícia para ir atrás do vendedor da máquina de fazer dinheiro.

Chevron

Tribunal Internacional de Justiça decide que petroleira americana Chevron não é responsável por demandas ambientais coletivas no Equador. Na última terça-feira, a Corte de Haia emitiu sentença parcial afirmando que os acordos do governo equatoriano, firmados em 1995 e 1998, eximiram a petroleira de responsabilidades. A empresa, que iniciou suas atividades no país latino-americano em 1964, é acusada de contaminar 480 mil hectares da Amazônia do norte do Equador. A ação de arbitragem internacional foi ajuizada pela Chevron em 2009, sob o argumento de que o Equador teria violado suas obrigações previstas nos acordos. A complexa disputa chegou ao Brasil em maio de 2012, quando o STJ recebeu pedido de homologação de sentença estrangeira depois que a petroleira foi condenada no Equador a pagar US$ 18,2 bi. (Clique aqui)

Voto secreto

CCJ do Senado aprova a PEC 43/13, que extingue o voto secreto em todas as deliberações do Legislativo. (Clique aqui)

Publicação de peso

A InBook Editora, em parceria com o portal Migalhas, está lapidando um sofisticado projeto editorial que reunirá destacadas bancas do mercado jurídico. Valorosos nomes já integram o projeto, entre eles o de CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados. (Clique aqui)

Na prática

Tem dúvidas de como negociar, contratar ou regularizar a situação dos trabalhadores domésticos ? O seminário "Aspectos Práticos das alterações na legislação dos Domésticos", realizado por Migalhas, esclarece a questão e fomenta o debate sobre a EC 72/13. O evento acontece dia 23/9, no hotel Golden Tulip Belas Artes, em SP. Vagas limitadas. Participe. (Clique aqui)

ABC do CDC

"Será que agora acaba o ´contrabando´ existente no sistema legislativo brasileiro ?". Esta é a questão levantada pelo desembargador aposentado Rizzatto Nunes a respeito da decisão de que as MPs só poderão tratar do seu assunto principal e não mais de temas acessórios. (Clique aqui)

Compulsória

Pego pela inexorável compulsória, ministro Castro Meira despede-se hoje do STJ. Para sua vaga na 2ª turma (Direito Público) deverá remover-se a ministra Assusete Magalhães, atualmente na 6ª turma (Direito Penal).

Nomeação

Rodrigo Janot designa Ela Wiecko Volkmer de Castilho para o cargo de vice-procuradora-Geral da República e Eugênio José Guilherme de Aragão para vice-procurador-Geral Eleitoral.

Migas

1 - STJ - Servidora da Justiça que publicou informação inverídica de que Estado do PR havia sido condenado por litigância de má-fé não responderá por danos morais. (Clique aqui)

2 - STF - OAB requer agilidade em RExt sobre honorários de sucumbência fixados em sentença. (Clique aqui)

3 - STJ - Pai que entrega veículo a filho menor de idade não pode ser condenado por homicídio culposo. (Clique aqui)

4 - TJ/DF - Mercado Livre não é responsável por fraude em pagamento de produto. (Clique aqui)

5 - TJ/DF - Demora para autorizar procedimento médico de urgência gera danos morais. (Clique aqui)

"Desaposentadoria em foco"

O advogado Marcos Henrique Feitosa Maciel, do escritório Martorelli Advogados, faz considerações sobre a desaposentadoria e destaca que, apesar de novo entendimento do STJ sobre o tema - no sentido de conceder a aposentados o direito de desaposentar-se -, a palavra final será dada pelo STF quando da apreciação definitiva do RExt 381.367. (Clique aqui)

Stock options

As advogadas Aline de Barros Franco Rodrigues e Maria Carolina La Motta Araujo Aniz, do escritório Almeida Advogados, abordam as vantagens e desvantagens da política de remuneração via stock option. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Síria

A possibilidade de uma intervenção dos EUA na Síria, motivada por possível uso de armas químicas por parte do governo sírio, é comentada pelo advogado Sacha Calmon, do escritório Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados. (Clique aqui)

Cassação

Comissão do Senado italiano aprova cassação do ex-premiê Silvio Berlusconi, por quinze votos a um. Essa votação antecede uma mais ampla, prevista para outubro, no plenário da mesma Casa. (MI – clique aqui)

Supersalários

SEC propõe regras para exigir que empresas divulguem a diferença salarial entre diretor-presidente e seus funcionários, na tentativa de inibir o pagamento de supersalários. (MI – clique aqui)

Estímulos monetários

Fed decide manter política de compra de ativos que injeta US$ 85 bi mensais na economia ianque. (MI – clique aqui)

_____________

Defensoria

Comissão especial da Câmara aprova contratação de defensores públicos. PEC 247/13 fixa prazo de oito anos para que União e Estados garantam a presença de defensores em todas as seções da JF e fóruns da Justiça estadual. Texto será analisado pelo plenário.

Publicidade infantil

CCJ da Câmara vai analisar PL 5.921/01, que altera o CDC para considerar abusiva "a publicidade que seja capaz de induzir a criança a desrespeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família e que estimule o consumo excessivo".

Lauda Legal

O cancelamento da viagem de Dilma aos EUA, o impasse das negociações de paz na Síria, a existência ou não das condições para concessão de asilo ao senador boliviano Pinto Molina. Notícias quentes dos últimos dias, todas remetem aos conceitos e princípios trabalhados na obra "Curso de Direito Internacional Público" (7ª edição – 592p.), de autoria do professor Sidney Guerra, publicada pela Editora Saraiva. É mais uma resenha de Roberta Resende seguida de nosso tradicional sorteio. (Clique aqui)

Mercado de Trabalho

Confira as melhores oportunidades do meio jurídico com as vagas de emprego oferecidas pela Michael Page (clique aqui) na seção Mercado de Trabalho (clique aqui).

TCU

No dia 26/9, a Comissão de Direito Administrativo e Controle da Administração Pública da OAB/DF reunirá grandes nomes do mundo jurídico no evento "Debates sobre Contraditório e Ampla Defesa no Tribunal de Contas da União e Responsabilização da Pessoa Jurídica", no auditório do TCU, em Brasília/DF. (Clique aqui)

Negociação

O escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados assessorou o Grupo Aegon na reorganização societária e na elaboração de acordos correlatos para a expansão dos seus serviços e produtos no Brasil. A operação se deu por meio da criação da Mongeral Aegon Investimentos e de uma joint venture com a Data A (empresa de consultoria e gestão previdenciária). Atuaram no projeto as advogadas Anna Tavares de Mello, Carolina Secches e Luciana Vianna Pereira.

Migalhas dos leitores – "Novo nome"

"O que nos traz, a todos, enorme alegria é saber que o escritório do insigne Manuel Alceu Affonso Ferreira muda na forma, para continuar igual no conteúdo : uma tremenda equipe, coordenada por esse ourives do Direito, incansável defensor das liberdades, que tem sempre não só a visão da árvore, mas também a da floresta. Uma coisa enciclopédica. Viva o "Affonso Ferreira Advogados" (clique aqui), herdeiro, portador e disseminador das qualidades inerentes aos seus integrantes." Rodrigo Lins e Silva Candido de Oliveira

Dois lustros

Hoje, a unidade da paulista Campinas do Demarest Advogados comemora uma década com coquetel para clientes e parceiros. No ano da comemoração, a sócia Edimara Wieczorek, diz que a meta é crescer cerca de 15%.

TJ/BA

Os advogados Pedro Barachisio Lisbôa, Custódio Lacerda Brito e Roberto Maynard Frank foram escolhidos ontem para compor a lista tríplice de candidatos que disputam a vaga de desembargador do TJ/BA pelo Quinto constitucional.

TJ/PE

O magistrado André Guimarães tomou posse, na última terça-feira, como desembargador do TJ/PE.

Fachadas

A cor verde da fachada do escritório de Rio Bonito/RJ combina com a área arborizada localizada atrás da banca. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 176 anos, no dia 19 de setembro de 1837, morreu, no RJ, Antônio Luís Pereira da Cunha, marquês de Inhambupe, nascido na BA, a 6 de abril de 1760. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, entrou para magistratura, sendo juiz-de-fora em Torres Vedras e Juiz da Casa de Suplicação de Lisboa. Voltando para o Brasil, foi desembargador da Relação da BA, deputado, senador e várias vezes ministro de Estado. Era presidente do Senado quando faleceu.

Sorteio

A obra "Justiça Consensual" (Del Rey – 319p.), de Rosimeire Ventura Leite, analisa a Justiça consensual no processo penal brasileiro e tem como marco o embate entre eficiência e garantias. Um exemplar foi doado pela editora. Participe. (Clique aqui)

Lançamento

Hoje, a Editora Arraes Editores lança as obras "A Corrupção Política e o Estado Democrático de Direito" e o volume 5 de "O Debate entre John Rawls e Jurgen Habermas sobre a Concepção de Justiça", ambas de Fabiano Ferreira Furlan. O evento será em BH, na Livraria Leitura Pátio Savassi, das 19 às 21h30. (Clique aqui)

Migalhíssimas

O escritório Azevedo Sette Advogados realiza o seminário "Infraestrutura : análise setorial e novas oportunidades", hoje, em SP. (Clique aqui)

Hoje e amanhã, Paulo Osternack Amaral, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, proferirá a palestra "Arbitragem e o Estado", durante o "49º Curso de Atualização Jurídica - Encontro Estadual de Procuradores do Estado", no Guarujá/SP.

José Mauro Decoussau Machado, do escritório Pinheiro Neto Advogados, dará aula no curso de pós-graduação em "Propriedade Intelectual", da Escola Superior da Advocacia, dia 21/9.

Dias 24 e 25/9, Fabiana Fittipaldi Morade Dantas, do escritório AIDAR SBZ Advogados, falará sobre "Labor Compliance", durante o evento "Senior Leadership Meeting", promovido para executivos da empresa ADP, em Washington DC.

No dia 26/9, Lucas Kurtz, do escritório Manhães Moreira Advogados Associados, estará presente na Duke University para falar aos estudantes do MBA "Direito e Negócios" sobre sua atuação profissional no Brasil, aquisições e fusões, e dará dicas sobre como se comunicar bem em inglês com advogados e clientes que não são falantes nativos da língua.

Cúpula

A Thomson Reuters – Accelus promove o "1st Annual Latin American Regulatory Summit", dias 4 e 5/11, no Hotel Unique, em SP. (Clique aqui)

Saúde

O curso "Judicialização da saúde no Brasil", realizado pelo IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito, acontece dia 21/9. Faça sua inscrição utilizando o cupom "migalheiro" e ganhe 10% de desconto. (Clique aqui)

Peticionamento

De 25 a 27/9, acontece o curso "Certificação digital e peticionamento eletrônico no PJE-JT", realizado pela AASP, em SP. (Clique aqui)

Prevenção

A Sodepe Brasil realiza o curso "Fator Acidentário de Prevenção - FAP", dia 30/9, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Obras

Acontece no dia 3/10 o simpósio "Licitações para Obras e Serviços de Engenharia", realizado pela Editora NDJ, em Brasília/DF. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Erro médico

Concorra à vaga-cortesia para o seminário "Erro médico e suas consequências jurídicas", realizado pela Central Prática Educação Corporativa, dia 9/10, em SP. (Clique aqui)

Eventos

Inscreva-se e concorra às vagas-cortesia oferecidas pela Thomson Reuters – FISCOSoft para os cursos :

26/9 - "Siscoserv e a tributação do comércio internacional de serviços - Desafios para 2013", no RJ. (Clique aqui)
28/9 – "SPED Fiscal - Prática (Pacote Excelência)", em SP.
(Clique aqui)

Agraciados

Evento : Cícero Rafael do Nascimento Rocha é o felizardo que vai participar do curso "Retenções na fonte nos serviços prestados ou tomados por pessoas jurídicas (ISS, IRRF, PCC e INSS)", dia 23/9, em SP. A vaga-cortesia foi oferecida pela Sodepe Brasil. (Clique aqui)

Evento : A ganhadora da vaga-cortesia oferecida pela Editora NDJ para o simpósio "RDC - Regime Diferenciado de Contratações Públicas", dia 23/9, no RJ, é Daniele de Oliveira Nunes. (Clique aqui)

Eventos : As sortudas que ganharam as vagas-cortesia oferecidas pela AASP, em SP, são :

Ana Cláudia Maniezzo - "Defesas no processo civil : aspectos práticos", de 23 a 26/9. (Clique aqui)
Renata Fernandes Saragiotto - "Indenizações : temas atuais e práticos", dia 23/9.
(Clique aqui)
Nathália Ferreira - "O dever de informar ao COAF e as regras de Compliance previstas na lei de lavagem de dinheiro", dia 23/9.
(Clique aqui)

Lauda Legal : Rossana Luzzi, do Banrisul, de Porto Alegre/RS, ganhou o título "Direito e Literatura – Da realidade da ficção à ficção da realidade" (Atlas - 231p.), organizado por Lenio Streck e André Karam Trindade. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O sortudo que receberá a obra "Tribunais Híbridos e Justiça Internacional Penal" (Arraes Editores – 302p.), de Renata Mantovani de Lima, é Éder Leandro Aparecido Rossignolo Domingos, de Cravinhos/SP. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Camilo Castelo Branco

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AM/Lábrea
BA/Araças
BA/São Francisco do Conde
CE/Araripe
GO/Itapirapuã
MA/Poção de Pedras
MG/São Francisco
PB/São José de Piranhas
PB/Taperoá
PE/Ilha de Itamaracá
PI/Isaías Coelho
PR/Campina da Lagoa
SP/Espírito Santo do Turvo
SP/Igaraçu do Tietê
SP/Lourdes

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"In surprise move, fed is to maintain pace of stimulus"

The Washington Post - EUA

"Mental-health warnings about Alexis ignored"

Le Monde - França

"Polémique fiscale 32 milliards de manque à gagner sur la TVA"

Corriere Della Sera - Itália

"Berlusconi ataca ma salva il governo"

Le Figaro - França

"Hollande-Ayrault : le couac fiscal"

Clarín - Argentina

"La crisis educativa ´es desde 1810´, dijo el ministro Sileoni"

El País – Espanha

"El nuevo Código Penal combatirá la piratería con fuertes penas de cárcel"

Público - Portugal

"Ameaça da Standard & Poor´s deixa mais longe o regresso aos mercados"

Die Welt - Alemanha

"Deutsche Wirtschaft wächst 2014 deutlich"

The Guardian - Inglaterra

"Where are the Lib Dems´ women"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"STF abre novo julgamento do mensalão e final vai para 2014"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Supremo decide julgar de novo parte dos crimes do mensalão"

O Globo - Rio de Janeiro

"STF mantém impunidade de mensaleiros até 2014"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Prorrogação"

Correio Braziliense - Brasília

"Aos vencedores, a pizza"

Gazeta do Povo - Paraná

"Condenados à liberdade por tempo indeterminado"

Zero Hora - Porto Alegre

"Mensalão, o retorno"

O Povo - Ceará

"12 condenados ganham nova chance de defesa"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Família vendeu menina 2 vezes"

____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Cosan
· Google
· Souza Cruz
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

 · Limongi Sociedade de Advogados
 
· Lins Cattoni Advogados
 · Lobo & de Rizzo Advogados
 · Lobo & Ibeas Advogados
 · Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
 · Lourival J. Santos – Advogados
 · Luchesi Advogados
 · Luchione Advogados
 · Luiz Leonardos Advogados 
 · Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
 · Machado Associados Advogados e Consultores
 · Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
 · Malheiros Filho, Rahal e Meggiolaro - Advogados
 · Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
 · Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
 · Manhães Moreira Advogados Associados
 · Marcelo Leonardo Advogados Associados
 · Marcelo Tostes Advogados
 · Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
 · Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
 · Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
 · Maronna, Stein & Mendes Advogados
 · Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
 · Martinelli Advocacia Empresarial
 · Martorelli Advogados
 · Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
 · Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
 · Mattos Muriel Kestener Advogados
 · Mauro Caramico Advogados
 · Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
 · Medeiros Advogados
 · Medina Osório Advogados
 · Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
 · Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
 · Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
 · Miguel Silva & Yamashita Advogados
 · Mitico Advogados
 · Moraes Pitombo Advogados
 · Moro e Scalamandré Advocacia
 · Motta, Fernandes Rocha - Advogados
 · Mundie e Advogados
 · Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
 · Muylaert, Livingston e Kok Advogados
 · Negromonte & Prado Advogados
 · Nelio Machado Advogados
 · Nery Advogados
 · Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
 · Novaes e Roselli Advogados
 · Ohno e Oshikiri Advogados
 · Oliveira Matos Advogados
 · Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
 · Osorio e Maya Ferreira Advogados
 · Orlando Vaz Advogados Associados
 · Pacífico, Advogados Associados
 · Palhares Advogados Associados
 · Palma e Alonso Sociedade de Advogados
 · Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
 · Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
 · Paulo Sergio João Advogados
 · Pedroso Advogados Associados
 · Peixoto E Cury Advogados
 · Penteado Mendonça Advocacia
 · Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
 · Pestana e Villasbôas Arruda Advogados 
 · Petraroli Advogados Associados
 · Piauhylino Monteiro Sociedade de Advogados
 · Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
 · Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados 
 · Pinheiro Neto Advogados
 · Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
 · Pires & Gonçalves - Advogados Associados
 · PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
 · Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
 · Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
 · Porpino Nunes Advogados Associados
 · Portugal Ribeiro & Navarro Prado Advogados
 · Proença Fernandes Advogados
 · Queiroz Cavalcanti Advocacia
 · Queiroz e Lautenschläger Advogados
 · Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
 · Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
 · Ráo, Pacheco & Pires Advogados
 · Rayes Advogados Associados
 · Rayes & Fagundes Advogados Associados
 · Reale e Moreira Porto Advogados Associados
 · Reis & Lundgren Advogados
 · Resina & Marcon Advogados Associados
 · Ribeiro & Cortez Advogados
 · Roberto Algranti Advogados Associados
 · Robortella Advogados
 · Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
 · Rocha, Calderon e Advogados Associados
 · Rocha e Barcellos Advogados
 · Rocha, Marinho e Sales Advogados
 · Rodrigues Jr. Advogados
 · Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados    
 · Ronaldo Martins & Advogados
 · Roncato Advogados
 · Rosas Advogados
 · Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
 · Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
 · Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
 · Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
 · Saeki Advogados
 · Salusse Marangoni Advogados
 · Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
 · Santoro Fonseca Advogados Associados
 · Schreiber Domingues Cintra Tavares Terra Lins e Silva Advogados
 · Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
 · Sevilha, Arruda Advogados
 · Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
 · Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
 · Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
 · Silveiro Advogados
 · Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados 
 · Siqueira Castro Advogados
 · Soares de Oliveira Advogados Associados
 · Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
 · Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados 
 · Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
 · Soussumi Advogados
 · Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
 · Stelo Advogados Associados S/S
 · Stüssi-Neves e Advogados
 · Suchodolski Advogados Associados
 · Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
 · Tauil & Chequer Advogados
 · Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
 · Teixeira Fortes Advogados Associados
 · Teixeira, Martins & Advogados 
 · Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados
 · Tess Advogados
 · Timoner e Novaes Advogados
 · Thiollier e Advogados
 · Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
 · Tofic e Fingermann Advogados
 · Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
 · Tolentino Advogados
 · Toron, Torihara e Szafir Advogados
 · Tortoro & Toller Advogados
 · TozziniFreire Advogados
 · Trench, Rossi e Watanabe Advogados
 · Trigueiro Fontes Advogados
 · Tucci Advogados Associados
 · Ulisses Sousa Advogados Associados
 · Vaiano Ferrara Advogados
 · Valença Advogados
 · Valmir Pontes, Licurgo e Teles Advogados
 · Vanuza Sampaio Advogados Associados
 · Veirano Advogados
 · Velloza & Girotto Advogados Associados
 · Vilardi & Advogados Associados
 · Vilhena Silva Sociedade de Advogados
 · Wald e Associados Advogados
 · Walney Abreu Advogados Associados
 · Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
 · Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
 · Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
 · Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
 · Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
 · A. Lopes Muniz Advogados Associados
 · A. S. Azevedo Advogados Associados
 · Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
 · Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
 · Advocacia Bettiol S/C
 · Advocacia Celso Botelho de Moraes
 · Advocacia Criminal Leônidas Scholz
 · Advocacia Daniela Teixeira
 · Advocacia e Consultoria Rodrigo da Cunha Pereira
 · Advocacia Fernando Rudge Leite
 · Advocacia Gonçalves Coelho
 · Advocacia Hamilton de Oliveira
 · Advocacia Maciel
 · Advocacia Mariz de Oliveira
 · Advocacia Portugal Gouvêa
 · Advocacia Salomone
 · Advocacia Sandoval Filho
 · Advocacia Velloso
 
·
Affonso Ferreira Advogados
 · AIDAR SBZ Advogados
 · Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
 · Albino Advogados Associados
 · Albuquerque Pinto Advogados
 · Alino & Roberto e Advogados
 · Almeida Advogados
 · Almeida Alvarenga e Advogados Associados
 · Almeida Camargo Advogados
 · Almeida Guilherme Advogados Associados
 · Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
 · Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
 · Amaral Gurgel Advogados
 · Américo Angélico Sociedade de Advogados
 · Andrade & Fichtner Advogados
 · Angélico Advogados
 · Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
 · Approbato Machado Advogados
 · Araújo e Policastro Advogados
 · Araujo Silva, Prado Lopes Advogados
 · Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
 · Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
 · Arruda Dias Lemos Advogados
 · Arthur Lavigne Advogados Associados
 · Arystóbulo Freitas Sociedade de Advogados 
 · Átila Machado & Advogados
 · Ayres Ribeiro Advogados 
 · Azevedo Sette Advogados
 · Barcellos Tucunduva Advogados
 · Barioni e Carvalho – Advogados
 · Barreto Advogados & Consultores Associados
 · Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
 · Barros Carvalho Advogados Associados
 · Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
 · Barros Ribeiro Advogados Associados
 · Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
 · Basilio Advogados
 · Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
 · Bergamini Advogados Associados
 · Bianchini Advogados
 · Biazzo Simon Advogados
 · Bichara, Barata & Costa Advogados
 · Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
 · Boccuzzi Advogados Associados
 · Bosisio Advogados
 · Bottini & Tamasauskas Advogados
 · Braga & Moreno Consultores e Advogados
 · Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
 · Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
 · Brasil Salomão e Matthes Advocacia
 · Bueno Barbosa Advogados Associados
 · Cabral Advogados Associados
 · Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
 · Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
 · Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
 · Cammarosano Advogados Associados
 · Candelaria e Advogados Associados
 · Candido de Oliveira - Advogados
 · Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
 · Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
 · Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
 · Carvalhosa e Eizirik Advogados
 · Castier & Abelha Advogados
 · Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
 · Cassuli Advogados Associados
 · Castellar Guimarães Advogados Associados 
 · Castelo Branco Advogados Associados
 · Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
 · Catta Preta Leal Advogados
 · Cerdeira Advogados e Consultores Legais
 · Cesar Asfor Rocha Advogados
 · Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
 · Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
 · Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
 · Chiaparini e Bastos Advogados
 · Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
 · Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
 · Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
 · Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
 · CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
 · Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
 · Coelho & Ancelmo Advogados
 · Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
 · Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
 · Correia da Silva Advogados
 · Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
 · Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
 · Cotrim Advogados Associados
 · Covac – Sociedade de Advogados
 · da Fonte, Advogados
 · Daniel Advogados
 · Dannemann Siemsen Advogados
 · Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
 · David Rechulski, Advogados
 · DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
 · Décio Freire e Associados
 · Decoussau Tilkian Advogados
 · Deda & Gordilho Advogados Associados
 · Demarest Advogados
 · De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
 · Dias Carneiro, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
 · Dias de Souza Advogados Associados S/C
 · Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
 · Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
 · Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
 · Edgard Leite Advogados Associados
 · Emsenhuber Advogados Associados
 · Ernesto Borges Advogados
 · Erik Bezerra Advogados
 · Escritório de Advogados Aroldo Limonge
 · Escritório Professor René Dotti
 · Espinela, Graça e Belmonte Advogados
 · Fachin Advogados Associados
 · Faragone Advogados Associados
 · Felsberg e Pedretti Advogados e Consultores Legais
 · Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
 · Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
 · Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
 · Ferreira e Chagas Advogados
 · Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
 · Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
 · Fialdini Advogados
 · Fialdini, Amary e Zakka Advogados
 · Figueiredo & Ranña Advogados Associados
 · Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
 · Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
 · França Ribeiro Advocacia
 · Franceschini e Miranda - Advogados
 · Freire e Advogados Associados
 · Fulan e Gonçalves Advogados Associados
 · Gaia Silva Gaede & Associados
 · Galera Mari Advogados Associados
 · Gama Malcher Consultores Associados
 · Gamil Föppel Advogados Associados
 · Garcia & Keener Advogados
 · Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
 · Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
 · Glézio Rocha Advogados Associados
 · Gonçalves, Arruda & Aragão – Sociedade de Advogados
 · Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
 · Guerra Advogados Associados
 · Guimarães Levinsohn Advogados Associados
 · Gustavo Tepedino Advogados
 · Gutierrez Advocacia
 · Harada Advogados Associados
 · Homero Costa Advogados
 · Ibaneis Advocacia e Consultoria
 · Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
 · JBM Advogados
 · José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
 · José Roberto Batochio Advogados
 · Joyce Roysen Advogados
 · Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
 · Katzwinkel & Advogados Associados
 · Kincaid | Mendes Vianna Advogados
 · Knopfelmacher Advogados
 · Küster Machado – Advogados Associados
 · L. Farina Advogados
 · Laura Figueiredo Advogados Associados 
 · Law & Liberatore Advogados
 · Lefosse Advogados
 · Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
 · Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
 · Lemos e Associados Advocacia
 · Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
 · Licastro Sociedade de Advogados
 · Licks Advogados
 · Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
 · Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Digital Lex
· Direito GV
· DocWise
· Editora Arraes Editores
· Editora Atlas
· Editora Elsevier – Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/DF
· IBMEC/MG
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IMIA - Instituto Metodológico de Informação e Aprendizagem
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo – IHGSP
· Instituto Ling
· Judiciale
· Kurier Tecnologia
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· OfficeTotal Shop
· Pezco Microanalysis
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede Juris
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English, Inglês Instrumental
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters – FISCOSoft
· Thomson Reuters – selo editorial Revista dos Tribunais
· TOP PRIME
· TOTVS
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· Winner Idiomas
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Jurimetria – ABJ
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus – CEDJ
· CEU-IICS Escola de Direito
· Digesto
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas