Sábado, 16 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 3.307

Terça-feira, 11 de fevereiro de 2014 - Migalhas nº 3.307 - Fechamento às 10h15.

"No fundo das causas mais desinteressadas há sempre interesses."

Rui Barbosa
(Clique aqui)

Acesso à Justiça é populismo ?

Dizem os jornais que ontem, em sessão administrativa do CNJ, o ministro JB teria criticado decisão do ministro Lewandowski que deferiu liminar para que uma advogada cega pudesse peticionar em papel, até que os sites do Judiciário se tornem acessíveis em relação ao PJe. Segundo os informes, JB teria dito que se tratava de um "exemplo" de "populismo judiciário". A advogada, que ontem foi homenageada pelo Conselho Federal da OAB, tinha protocolado um pedido ao CNJ para poder peticionar em papel. JB indeferiu. Na ocasião, o ministro tapou os olhos para o problema da causídica, dizendo que ela poderia pedir auxílio a terceiros, como se alguém gostasse de ficar dependendo dos outros. A advogada gravou um vídeo no qual afirma que o ministro não aplicou a CF e ainda questionou : "Não será ele o cego ?". Confira. (Clique aqui)

Por falar em PJe...

Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia. Vejamos. No final do ano, o CNJ decidiu enfiar goela abaixo dos Estados o uso do PJe (clique aqui). Como estamos a tratar de um programa de computador, coisa ordinária hoje em dia, a pergunta que se faz é : trata-se da melhor ferramenta hoje do mercado ? A resposta, de longe, é não. Mas há mais. Existem diferenças entre Estados que já têm programas eficientes que não conseguem integrar a base de dados com o tal PJe, afora as inúmeras ocorrências como a narrada acima. Isso para não falar que a banda larga no Brasil infelizmente ainda não é regra. Por que, então, essa pressão toda ? Difícil saber. Outra coisa inexplicável é o fato de que, no CNJ, o Comitê Gestor de Desenvolvimento do PJe tem dois juízes auxiliares sendo re-requisitados desde 2009. Com efeito, o juiz de Direito Marivaldo Dantas Araújo, do RN, e o juiz Federal Paulo Cristóvão de Araújo Filho, do RS, são as sumidades no assunto. E embora o regimento interno do CNJ proíba a requisição por mais de dois anos e permita apenas uma recondução, lá estão eles na segunda recondução (art. 6º, § 2º). O próprio ministro JB concordou que há infração ao regimento. No entanto, mandou às favas o regimento alegando ser imprescindível a presença dos referidos doutores (clique aqui). Convenhamos, o apanágio da imprescindibilidade não se presta no caso, muito menos para justificar a infração ao regimento. Aliás, fosse um desembargador a não observar um regimento interno de uma Corte, e lá no mesmo CNJ seria exemplarmente punido. Ademais, a alternância de pessoas a cuidar do tema evitaria essa paixão que passou a envolver a questão. Por fim, achar que não há pessoas capazes de trazer novas luzes, com igual ou maior conhecimento, é uma ofensa à inteligência alheia. Parafraseando Hamlet, há mais coisas entre o PJe e o CNJ do que sonha essa vã tipografia.

Novo CPC

Plenário da Câmara prossegue hoje a votação dos destaques ao novo CPC (PL 8.046/10). O primeiro a ser apreciado é o que proíbe a penhora de contas bancárias e de investimentos por meio de liminar (clique aqui).

Em briga de marido e mulher...

A 3ª seção do STJ julgará reclamação feita por um advogado contra decisão que rejeitou queixa-crime apresentada por ele em desfavor de sua ex-esposa e a advogada dela, pela suposta prática do crime de calúnia. (Clique aqui)

Click

A professora de Letras da PUC-Rio Rosa Marina de Brito Meyer, que clicou, postou e ironizou em sua página do Facebook um passageiro por usar camiseta regata e bermuda no Aeroporto Santos Dumont, foi pega de surpresa. O "Mr. Rodoviária", como batizou o passageiro, é, além de sócio de um escritório de advocacia, procurador-adjunto da prefeitura de Nova Serrana/MG. Por essa ela não esperava ! Processo à vista. (Clique aqui)

Superfantástico

Está bombando na rede o vídeo "Direito é Mágico, Fazer Direito é Bem Mais Divertido !!!". Nele, os alunos da Faculdade Leão Sampaio, do CE, fazem paródia do "Balão Mágico" para promover o curso de Direito de uma maneira, digamos, pouco convencional. Confira ! (Clique aqui)

Presente ?

A partir de hoje a abertura da sala de julgamentos da 4ª turma do STJ para advogados que farão pedidos de sustentação oral e de preferência ocorrerá mais cedo, às 13h15. Mas a norma que parecer ser boa causou descontentamento entre os causídicos brasilienses, pois não serão aceitos pedidos feitos por estagiários e quando as requisições forem feitas pela internet o advogado deverá estar presente no início da sessão. (Clique aqui)

Por aí

A revista Época conta que a advogada Claudia Vilaça (OAB/SP 98.205) é uma referência no fisiculturismo natural. Veja o blog da doutora, formada no Largo S. Francisco (Turma de 1984). (Clique aqui)

Novela em Migalhas

Mais do que descobrir o autor do bilhete com os versinhos, importava a Adelaide conhecer as próprias origens. Estava na hora de dar um basta nas recitações genealógicas de seu pai, "bravos paulistas", "mineiros nobres", "gente de bem" escandidos a torto e a direito. Aquele discurso decorado não a convencia mais ! A menina está determinada a sacudir os galhos da própria árvore genealógica e ver o que lhe cai ao colo. Vejamos nós também, companheiro leitor, ao final do informativo. (Clique aqui)

Fatalidade

Triste notícia vem do Estado capixaba. O estagiário do fórum de Piúma/ES, Guilherme Nunes Moreira, 20 anos, morreu, na última quinta-feira, após passar mal enquanto trabalhava em uma audiência. A suspeita é de dengue hemorrágica.

Parricídio

A ex-estudante de Direito Érika Passarelli foi condenada a 17 anos de prisão por planejar a morte do pai. A decisão foi anunciada pelo juiz de Direito Antônio Francisco Gonçalves, hoje às 2h49, no fórum Edmundo Lins, em Itabirito/MG. Em agosto de 2010, o pai foi encontrado morto dentro de um carro. Ele seria estelionatário e teria planejado um golpe contra seguradoras. A filha seria a beneficiária. O plano dos dois seria forjar a morte dele e dividir o dinheiro, mas uma briga teria levado Érika a transformar a ficção em realidade.

Remoção

O juiz de Direito Fernando Cordioli Garcia, que atuava em Otacílio Costa/SC, escapou da aposentadoria compulsória e foi removido para Sombrio/SC. Ele foi acusado de diversas condutas em desacordo com sua função, entre elas a de se reunir com vereadores em um domingo à noite para debater a instauração de processo de cassação do prefeito de Otacílio Costa. O Tribunal Pleno do TJ/SC concluiu que as infrações cometidas pelo juiz se devem à "sua pouca idade e inexperiência na função judicante, aliada às particularidades de sua comarca de atuação". (Clique aqui)

Concurso

CNJ proíbe acumulação de pontos para concurso de cartório. Liminar suspendeu a eficácia dos dispositivos dos editais de concursos promovidos pelos TJs do PR e do DF, que permitiam a acumulação. (Clique aqui)

Teto

Interinos responsáveis pelas serventias extrajudiciais declaradas vagas em GO que não se adequarem ao teto remuneratório máximo dos servidores públicos deverão ser substituídos. Determinação é da corregedoria-Geral de Justiça do Estado. (Clique aqui)

Cartório

A Corregedoria Geral de Justiça de PE determinou a perda do comando do 5º Cartório de Notas da Capital pela família do tabelião Arnaldo Maciel. Segundo o Jornal do Commercio, a decisão teve como base um processo administrativo que apurou irregularidades no recolhimento de duas taxas impostas pelo TJ. O cartório teria deixado de recolhê-las de forma reiterada, em um valor que chegaria a R$ 1,5 mi. Sobre a arrecadação do cartório, só no primeiro semestre de 2013 soma-se R$ 1.904.833,54.

Migas

1 - TJ/RJ - Quatro milicianos da "Liga da Justiça" são condenados. (Clique aqui)

2 - MPF - ????? Parquet pede que Globo elabore campanha sobre direito das mulheres e que altere o BBB para atender às finalidades constitucionais da comunicação social. (Clique aqui)

3 - CNJ – Corregedoria vai monitorar processos contra o prefeito de Coari/AM, acusado de exploração sexual de vulneráveis. (Clique aqui)

4 - JF/MA - Estado do MA deve separar presos provisórios dos definitivos no prazo de 30 dias. (Clique aqui)

"Violência e o sistema prisional"

Para o advogado Luiz Flávio Filizzola D´Urso, do escritório D´Urso e Borges Advogados Associados, o sistema prisional não deve ser lembrado apenas quando crimes rumorosos acontecem. "Enquanto este assunto for marginalizado, não for tratado adequadamente pelas autoridades, e não for colocado em pauta pela sociedade, continuaremos a sofrer com essa violência." (Clique aqui)

Lei anticorrupção - I

Em vigor desde 29/1, a lei anticorrupção é tema de análise de Rafael Federici, do escritório Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados. O causídico deslinda o alcance do texto normativo e suas especificidades. (Clique aqui)

Lei anticorrupção - II

A nova lei tem gerado expectativas quanto à sua efetividade. Para a advogada Jane Resina F. de Oliveira, do escritório Resina & Marcon Advogados Associados, não adianta a norma se não há regulamentação, fiscalização e a consequente punição dos envolvidos. (Clique aqui)

Empreendedorismo

Com foco na criação de novos empreendimentos, Leonardo Theon de Moraes, do escritório Mussi, Sandri & Pimenta Advogados, enumera ações que ainda não saíram do papel, mas que visam à desburocratização do processo e merecem atenção do investidor. (Clique aqui)

Mercado jurídico

Trabalhando em sinergia há 10 anos, os escritórios Dias Carneiro Advogados e Arystóbulo Freitas Sociedade de Advogados formalizam a união consolidando o projeto de um escritório full service, de peso e importância, que proporcionará ao mercado, parceiros e clientes atuação com excelência nas principais áreas do Direito Empresarial. A banca, que tem no rol de sócios nomes de peso como Andre de Melo Ribeiro, Antonio Amendola, Arystóbulo de Oliveira Freitas, Bruno Kurzweil de Oliveira, Eduardo Turkienicz, Henrique Dias Carneiro, Joel Luis Thomaz Bastos, Monica Fernandes do Carmo, Ricardo Brito Costa, Ricardo de Paula Alves, Ricardo Sanches e Thiago Vallandro Flores, passa agora a ser nomeada Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Naked

Uma juíza sênior de Sarajevo, na Bósnia, foi destituída do cargo após fazer exercícios e tomar banho de sol nua em sua sala no prédio da Suprema Corte. A juíza disse que chegou cedo, trancou sua sala e ficou como veio ao mundo. Ela não esperava que no edifício do outro lado da rua, onde funciona a Câmara Municipal, houvesse alguém. Enfim, é coisa que não se explica sem a imagem. Portanto, após tirar as crianças da sala, veja as cenas. (MI - clique aqui)

Coca-Cola

Espanha investiga a Coca-Cola por evasão fiscal. (LA – clique aqui)

No ar

Latam abre processo de intercâmbio de slots no aeroporto de Guarulhos/SP para companhia Sky Airlines. (LA – clique aqui)

_____________

Contrate

Bem sabem os migalheiros que o trabalho diário da advocacia exige a colaboração de colegas em outras comarcas. Para fazer esta conexão no mundo jurídico que Migalhas criou a seção Correspondentes. Encontre um profissional em qualquer cidade do Brasil, agora com muito mais agilidade. É só clicar aqui.

Seja contratado

A seção Correspondentes é a ferramenta certa para quem procura estar no mercado de trabalho jurídico. Conheça e faça hoje mesmo o seu cadastro. Ao final do informativo, um mural destaca as cidades nas quais ainda não há ninguém cadastrado. Eis aí a oportunidade ! (Clique aqui)

Piso salarial

OAB/PR estabelece piso ético para advogado iniciante no valor de R$ 2.800. (Clique aqui)

Concurso

TRT da 14ª região recebe inscrições, até 11/3, para concurso público de juiz do Trabalho substituto. A remuneração é de R$ 23.997,19. Confira. (Clique aqui)

Trabalhista

O advogado Cássio Ramos Báfero, do Contencioso Trabalhista do escritório Demarest Advogados, foi nomeado para a Comissão de Direito Processual do Trabalho da OAB/SP, para o biênio 2014/15.

_____________

Nomes de peso

A partir de amanhã Migalhas contará com mais um Apoiador de peso !

Clique aqui.

_____________

Lauda Legal

Peguem seus ingressos e dirijam-se à sala de projeção, que o filme – ou melhor, os filmes – vão começar. A partir de comentários a películas conhecidas, 11 diferentes autores discutem temas caros à ciência jurídica. Vejam a resenha de Roberta Resende para a obra "Direito e Cinema" (205p.), coordenada por José Luiz Quadros de Magalhães e Juliano Napoleão Barros e trazida a lume pela Editora Arraes Editores, que ofereceu um exemplar para sorteio. (Clique aqui)

Fachadas

A fachada do escritório de Fortaleza/CE destaca-se pela área arborizada. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 133 anos, no dia 11 de fevereiro de 1881, foi assinado convênio, entre o Brasil e Portugal, para permutação de fundos, por via do Correio, e sua conversão em vales postais.

Sorteio

A obra "Violência Doméstica" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais – 5ª edição - 303p.), de Rogério Sanches Cunha e Ronaldo Batista Pinto, procura discutir a lei Maria da Penha (11.340/06). O exemplar foi doado pelo autor Ronaldo Batista Pinto. (Clique aqui)

Lançamentos

A Editora Manole acaba de lançar a 5ª edição da "Constituição Federal Interpretada", organizada por Antônio Cláudio da Costa Machado. O livro traz seleção de questões dos mais recentes exames de Ordem e dos principais concursos públicos para a magistratura. (Clique aqui)

O escritório Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados lança o "Guide to regulation of the electricity sector in Brasil", guia para estrangeiros entenderem o setor elétrico do Brasil. Interessados podem enviar e-mail para a banca. (Clique aqui)

O Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP lança no próximo dia 13 a obra "O Direito à Luz do Racionalismo Crítico", volume que traz textos de autoria do filósofo alemão Hans Albert, traduzidos por Gunther Maluschker, da Universidade de Fortaleza. O evento será em Brasília, na sede do IDP (SGAS, quadra 607, módulo 49), às 20h. (Clique aqui)

Acaba de ser lançado o livro "1.580 Questões para Exame Oral", de autoria do professor Vitor Frederico Kümpel. O título inclui questões do 8º Concurso de Delegações de registradores e notários de São Paulo.

Migalhíssimas

A Advocacia Sandoval Filho promove amanhã a palestra gratuita "Atualizações do novo Código de Processo Civil", durante o "Ciclo de Palestras 2014". As inscrições devem ser feitas pelo site. As vagas são limitadas. (Clique aqui)

Antonio Carlos de Oliveira Freitas e Ellen Carolina Silva, do escritório Luchesi Advogados, serão palestrantes do evento "Os 20 anos da lei da Cédula de Produto Rural (CPR) : Aspectos polêmicos e perspectivas", que acontece de 17 a 20/3, na AASP. (Clique aqui)

Luiz Navarro, do escritório Veirano Advogados, será um dos palestrantes do "1º Curso de Compliance – A nova lei Anticorrupção e seus efeitos práticos", no dia 20/2, em SP.

O curso de pós-graduação "Processo Penal e Garantias Fundamentais", realizado pela ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional, no RJ, está com matrículas abertas até dia 14/2. O curso tem a coordenação do professor Geraldo Prado, coordenação adjunta do professor Leonardo Costa de Paula, do escritório Gamil Föppel Advogados Associados, e Antônio Pedro Melchior. Migalheiro tem desconto na taxa de matrícula. Para visualizar o cartaz, clique aqui. Informações por e-mail (clique aqui).

Aulas inaugurais

O programa de pós-graduação lato sensu da Direito GV (GVlaw) promove aulas especiais de recepção das novas turmas dos cursos de pós-graduação, das 19h30 às 21h30. Hoje, será a vez dos alunos do pós-GVlaw Direito Empresarial e Direito Tributário. Amanhã, aulas inaugurais das turmas de Direito Societário, Direito dos Contratos e Propriedade Intelectual e Novos Negócios. E, para terminar, na quinta, dia 13, serão recebidas em aulas especiais as novas turmas de Direito Econômico, Direito Administrativo, Direito da Infraestrutura, Direito Imobiliário, Direito Penal Econômico e Processo Civil.

Direito Constitucional

No dia 13/2, às 20h30, o Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP receberá o jurista português Carlos Blanco de Morais, vice-presidente do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas e professor catedrático de Direito Constitucional da Universidade de Lisboa, para realização da palestra "Notas sobre a efetivação do Direito Constitucional à saúde no Brasil e em Portugal". (Clique aqui)

Programe-se

Participe e concorra às vagas-cortesia oferecidas pela Sodepe Brasil para os cursos "Gestão Fiscal & Financeira do Contas a Pagar - Aspectos Legais e Operacionais" (clique aqui), dia 17/2 ; e " Retenções na Fonte nos Serviços Prestados ou Tomados por Pessoas Jurídicas (ISS, IRRF, PCC e INSS)" (clique aqui), dia 20/2, ambos em SP.

Governança corporativa

A FGV DIREITO RIO promove a conferência "Governança Corporativa e as Novas Leis Antilavagem de Dinheiro e Anticorrupção", no próximo dia 19, às 9h, na FGV. Entre outros, o evento contará com a presença do ministro do STJ Sidnei Beneti, do professor Klaus J. Hopt, do Max Planck Institute for Comparative and International Private Law, e do diretor jurídico da Federação Brasileira de Bancos Antonio Carlos Negrão. (Clique aqui)

Inscrições

O Grupo de Estudos Avançados do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais está com inscrições abertas. (Clique aqui)

Especialização

A partir de 2014, os cursos de pós-graduação lato sensu da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo passam a ser oferecidos no sistema de módulos. A nova proposta atende às necessidades dos estudantes que buscam mais flexibilidade nos cursos, que agora podem ser realizados em blocos independentes. As inscrições podem ser feitas até o dia 21/2. (Clique aqui)

Teoria Geral

O Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET está com inscrições abertas para o curso "Teoria Geral do Direito". (Clique aqui)

Processo penal

Hoje, o IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros realiza a palestra "O novo Processo Penal Brasileiro : Tópicos Polêmicos", no RJ. (Clique aqui)

Pós-graduação

A EPD - Escola Paulista de Direito está com inscrições abertas para a pós-graduação em Direito. Condições especiais com desconto de 20% de 10/2 a 15/3. (Clique aqui)

Peticionamento

O curso "Certificação digital e Peticionamento Eletrônico na prática", realizado pela Editora Lex, acontece dia 17/2, em SP. (Clique aqui)

Participe

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Editora NDJ para os cursos : "Treinamento sobre pregão eletrônico e capacitação técnica do pregoeiro eletrônico" (clique aqui), dia 20/2 ; e "Licitações e contratações sustentáveis" (clique aqui), dia 28/2, ambos em SP.

Previdenciário

No dia 21/2, a EPDS - Escola Paulista de Direito Social realiza o curso de extensão "Regras de transição de cálculo de benefício previdenciário", em SP. (Clique aqui)

E-Social

Concorra a uma vaga-cortesia para o seminário "E-Social - Estratégias de adequação", que será realizado pela Central Prática Educação Corporativa, dia 24/2, em SP. (Clique aqui)

Sociedade limitada

Em SP, de 24 a 27/2, a AASP promove o curso "Dissolução de sociedade limitada e apuração de haveres de sócios". Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Compliance

No dia 25/2, o Forum Cebefi realiza o "Curso sobre compliance jurídico - Ferramenta estratégica de Governança Corporativa", em SP. (Clique aqui)

Planejamento

A FocoFiscal Cursos e Capacitação promove o curso "Gestão estratégica de tributos e o planejamento tributário", dia 16/5, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

OAB

A Peak Cursos está com inscrições abertas para o curso on-line "Preparatório para o Exame OAB 1ª Fase". (Clique aqui)

Participe

Confira os cursos promovidos pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, e concorra a vagas-cortesia :

"Contabilidade Imobiliária e de Construtoras - Aspectos relevantes e modelagem", dias 20 e 21/2, em SP. (Clique aqui)
"MP 627 e as novas formas de apuração do lucro real, presumido e arbitrado", dia 24/2, na BA.
(Clique aqui)
"Análise gerencial de balanços", dia 27/2, em SP.
(Clique aqui)

Contemplados

Evento : O ganhador da vaga-cortesia, oferecida pela FocoFiscal Cursos e Capacitação, para o curso on-line "Escrituração Contábil Digital e Fiscal : novas regras trazidas pela MP 627/13 e IN´s 1.420/13 e 1.422/13" é Pedro Caetano da Silva Filho. (Clique aqui)

Sorteio de obra : A obra "O Princípio da Legalidade e o Direito Penal Econômico" (Del Rey – 197p.), do advogado Gustavo Henrique de Souza e Silva, do escritório José Anchieta da Silva Advocacia – JASA, vai para Samile de Jesus Silva de Lima, de Feira de Santana/BA. (Clique aqui)

_____________

§§§ Novela em Migalhas §§§

Capítulo – VI

Adelaide descobre suas origens

O curitibano Frederico há muito tempo, e sem o querer, já sabia que a pretendida fidalguia do Major Damásio não passava de fumo, que só existia em sua cabeça, fatuidade que se lhe encasquetara nos miolos e aderira a eles por modo tal, que com o andar dos tempos se transformara em conscienciosa e profunda convicção. É que o assunto era de fato comentado pelas ruas de S. Paulo, e vez ou outra o jovem escutava :

– Oh ! muito bem ! está otimamente arranjado. O Major é excelente pessoa ; só tem o defeito de ser muito tolo, a alardear fumaças de branquidade e fidalguia que nunca teve ; mas lá isso é uma sandice, que a ninguém prejudica...

– Como ! – exclamou o rapaz muito surpreendido da primeira vez que o ouviu. – Pois ele não é mesmo branco e fidalgo, como diz ?

– Aqui em S. Paulo todos sabem que ele é filho de um cigano e de uma índia guarani, que foi peão ou domador de burros, e que se casou com uma mulata da casa de um figurão, que foi quem o fez gente, e que teve dela uma filha, que... essa, sim, é fazenda fina...

E por aí afora.

Com a reviravolta causada pelos versinhos, Frederico teve a oportunidade pela qual tanto ansiava, de poder tratar o assunto livremente com Adelaide, que em um surto de cólera veio procurá-lo :

– Ah ! minha senhora, não há motivo para se afligir tanto – consolava-a Frederico, tentando ainda um esforço para atenuar o efeito do golpe que acabava de fulminar a vaidade da moça – O nascimento nobre ou obscuro é coisa que nada significa em nosso país. Se formos apurar a geração de muita gente graúda que por aí anda blasonando fidalguia, há de se ver que os troncos de que descendem não são em nada melhores do que o da patroa. Em nossa terra é uma sandice querer a gente gloriar-se de ser descendente de ilustres avós ; é como dizia um velho tio meu : – no Brasil ninguém pode gabar-se de que entre seus avós não haja algum que não tenha puxado flecha ou tocado marimba. O talento, a bondade, e principalmente a riqueza, é que dão importância às pessoas. A patroa, além de rica, é boa, pura e bela como um anjo, e por isso há de sempre ocupar na sociedade uma posição brilhante...

– Brilhante !... Ah ! sim ! servindo de chacota ao povo e de joguete aos estudantes !...

Ditas essas palavras, Adelaide retirou-se bruscamente, deixando Frederico entregue à mais ansiosa inquietação. Resoluta, a moça foi procurar Laurinda, escrava da casa :

– Pois escuta, Laurinda ; eu já ouvi dizer que papai é filho de um cigano, e que a defunta mamãe foi forra na pia.

– E sinhazinha que importa com isso agora ?... Deixa a boca do mundo falar. Sinhô é rico, não é assim ? Sinhazinha é bonita, prendada, e eu não vejo aí na cidade moça nenhuma que lhe chegue aos pés. Tira isso da imaginação, sinhazinha.

Adelaide tinha espírito atilado ; compreendeu perfeitamente as respostas evasivas e o riso ligeiramente sardônico da velha escrava ; para ela não existia mais dúvida alguma ; o que o povo assoalhava a respeito de sua ascendência era a pura verdade. Encolhendo as asas, desistiu da vingança prometida a seu pai.

– Há males que vêm para o bem – disse ela um dia ingenuamente a Frederico.

– É verdade ; mas a que vem isso agora ? – perguntou este.

– Pois não compreende ?...

– Não.

– No tempo em que eu me julgava fidalga, lhe queria bem, é verdade ; mas tinha não sei que receio ou vergonha de lhe falar nisso. E era bem infeliz, porque julgava que estava condenada a casar-me com quem meu pai quisesse, estudante de Direito, doutor advogado ou fidalgo. Isso para mim era um suplício, se bem que não deixasse de divertir-me à custa dessa gente que se reunia aqui em casa. Hoje não ; sou outra ; já sei quem sou. O senhor me entende, creio eu.

– Oh ! sim, sim, creio que sim ! – exclamou o mancebo em uma efusão de júbilo que mal podia comprimir. Se não estou enganado no modo de entender suas palavras, minha querida patroa, sou a criatura mais feliz deste mundo.

– Não se engana ; é isso mesmo que o senhor pensa – respondeu Adelaide.

Neste momento ela ia se retirar do colóquio, mas Frederico a deteve, e, travando-lhe da mão, beijou-a com ardor.

– Oh ! mil graças ! – dizia o mancebo, apertando com indizível emoção entre suas a mão que Adelaide lhe abandonava. – Mil graças !... Não faz ideia do quanto me torna feliz.

Depois desta singela e ingênua declaração de amor, feita por meias palavras, os dois jovens se entregaram sem constrangimento à expansão de um sentimento que, de dia em dia, se tornava mais íntimo e extremoso, conquanto procurassem cuidadosamente ocultá-lo aos olhos do Major, que, entretanto, não era muito perspicaz para surpreender os segredos do coração.

O Major, ora trancado em seu gabinete, ora na quinta dirigindo o trabalho dos escravos, parecia esquecido que tinha em casa uma filha de dezesseis anos em companhia de um bem apessoado rapaz de dezenove a vinte, e ou porque tivesse nela absoluta e cega confiança, ou porque não compreendesse quão melindroso e frágil vaso é a honestidade de uma donzela, não nutria a menor apreensão. A velha escrava Laurinda, a única que talvez já maliciava alguma coisa a respeito das relações entre os dois jovens, nenhum interesse nem obrigação tinha de embaraçá-las... Debaixo de tão felizes auspícios e com tantas facilidades, os amores de Adelaide e Frederico deram em resultado o que deixo o leitor adivinhar.

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AC/Assis Brasil
BA/Belmonte
BA/Ibirapuã
BA/Itaguaçu da Bahia
BA/Licínio de Almeida
BA/Prado
GO/Bonfinópolis
GO/Campos Belos
GO/Vianópolis
MG/Cachoeira Dourada
MG/Itamarandiba
MG/Monte Alegre de Minas
MG/Papagaios
MG/Santana de Cataguases
MG/Três Marias
PA/Aurora do Pará
PA/Cumaru do Norte
PA/Primavera
PE/Bonito
PE/Tuparetama
PR/Jundiaí do Sul
RN/Ipanguaçu
RS/Nova Petrópolis
SP/Elias Fausto
SP/Santa Maria da Serra
TO/Colméia
TO/Natividade

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Further Delays for Employers in Health Law"

The Washington Post - EUA

"Employers get new reprieve from health law"

Le Monde - França

"Immigration: le refus suisse bouscule l´Europe"

Corriere Della Sera - Itália

"Napolitano: nessun complotto"

Le Figaro - França

"Immigration: l´avertissement suísse avant les européennes"

Clarín - Argentina

"Quince provincias quieren un tope del 25% en los salarios"

El País - Espanha

"El fiscal pedirá hasta 19 años para Urdangarin y exculpará a la Infanta"

Público - Portugal

"Governo volta a colocar em cima da mesa a venda da TAP em bolsa"

Die Welt - Alemanha

"ADAC: Totalschaden für die Glaubwürdigkeit"

The Guardian - Inglaterra

"PM: stop flooding blame game"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Cinegrafista ferido por rojão morre; suspeito é identificado"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"País tem 1ª morte por ataque de manifestante em protesto"

O Globo - Rio de Janeiro

"Vítima do radicalismo"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Santiago morreu. E agora Brasil?"

Correio Braziliense - Brasília

"Black Blood"

Gazeta do Povo - Paraná

"Sete cidades do Paraná racionam água; lavouras ficam ameaçadas"

Zero Hora - Porto Alegre

"Rodoviários prometem voltar ao trabalho hoje"

O Povo - Ceará

"Seis assaltos a ônibus por dia"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Água vai subir 8,75% no dia 20 de março"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour
· Cosan
· Google
· Souza Cruz

Escritórios :

· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados

· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Delmanto Advocacia Criminal
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Tuma Advogados Associados
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Glézio Rocha Advogados Associados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Aragão – Sociedade de Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licastro Sociedade de Advogados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Visnevski Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Negromonte & Prado Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilson Theodoro Advogado & Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palhares Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piauhylino Monteiro Sociedade de Advogados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pires & Chaves Alves Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Terra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia e Consultoria Rodrigo da Cunha Pereira
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados

· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araujo Silva, Prado Lopes Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Sociedade de Advogados
· Átila Machado & Advogados
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Collucci Advogados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata & Costa Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carla Rahal Advogados Associados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier & Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· Finch Soluções
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/DF
· IBMEC/MG
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Criminologia e Política Criminal – ICPC
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Etthics & Compliance
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Peak Cursos
· Pezco Microanalysis
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English, Inglês Instrumental
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· upLexis
· VCA - Escola de Negócios
· VFK Cursos Jurídicos
· Winner Idiomas
· 4Legal
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Jurimetria – ABJ
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus – CEDJ
· Digesto
· Digital Lex
· Direito GV
· DocWise
· Editora Arraes Editores
· Editora Atlas
· Editora Elsevier – Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas