Terça-feira, 17 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 3.588

Quarta-feira, 1º de abril de 2015 - Migalhas nº 3.588 - Fechamento às 9h46.

"Há pequenas mentirinhas que, por serem muito repetidas, tomam o aspecto de grandes verdades."

Lima Barreto
(Clique aqui)

Rir é o melhor remédio

Homem não tem direito a indenização por ser vítima de brincadeira do programa Pânico na Band durante a Copa do Mundo de 2014. No quadro televisivo, os humoristas ofereciam doces para os torcedores argentinos, dando a entender ao telespectador a falsa ideia de que as guloseimas teriam sido produzidas com estrume bovino. O autor da ação, como já pode prever o migalheiro, saboreou a indigesta iguaria. Ao analisar o caso, o juiz de Direito Rodrigo Garcia Martinez, da 45ª vara Cível de SP, entendeu que não houve lesão a qualquer direito de personalidade do autor. A sentença do magistrado é verdadeira aula de como rir de si mesmo nas situações da vida :

"Quem não passou por uma situação vergonhosa e após certo tempo riu com ela mesma ? Certamente passou a contá-la até mesmo para desconhecidos ? Pois bem, ao certo que uns de imediato, outros mais tarde – tudo varia conforme a evolução do estado de espírito – mas, de qualquer forma, justamente a brincadeira e a gozação, ao final, acabam sendo o melhor instrumento da confraternização. (...) Por mais que o autor ainda não tenha amadurecido a ideia da brincadeira realizada pelo elenco do programa, creio que num futuro bem próximo estará rindo da situação vivenciada, relembrando-a com os amigos. Talvez, por ora, o momento seja de mágoa, mas, muitas vezes na vida, sem aprendermos a superá-la, não chegamos à paz de espírito. De toda forma, desejo muito sucesso ao demandante e um parabéns, que no seu devido tempo, saberá compreender o significado deste voto." (Clique aqui)

Dia da mentira

O popular "Dia da Mentira" não é uma invenção tupiniquim. Teria surgido na França, mas é uma tradição também na cultura britânica. A propósito, nos anos 80 a prestigiada publicação New Scientist fez uma reportagem falsa para divertir seus leitores. Era o boimate, "descoberta" de dois biólogos que teriam misturado células de um bovino com um tomateiro, permitindo que se sonhasse com uma árvore que desse um fruto parecido com um filé ao pomodoro. Mas não é que houve quem caísse na lorota ? Sim, e foi justo a revista Veja, importante hebdomadário brasileiro, que reproduziu a matéria como se verdade fosse. Confira essa amanhecida história, clique aqui.

Parece mentira, mas não é

Há 244 dias o STF e a sociedade aguardam que a presidente da República se digne a indicar um ministro do Supremo.

Maioridade

CCJ da Câmara aprova maioridade penal aos 16 anos. Oh !, exclama o leitor incauto. Os jornais estampam a notícia em letras garrafais, com ares de suma importância. Mal percebem que caem no jogo de alguns políticos. Vamos aos fatos. Essa ideia (da maioridade) não é nova, e não há fato novo (um crime clamoroso) que a tenha feito andar. Por que, então, desengavetou-se a proposta (cuja constitucionalidade é duvidosa) ? Porque, migalheiro, os caciques do Congresso sabem que o povo agora grita com baterias voltadas para o Executivo, mas o Legislativo, provavelmente, será a próxima vítima da ira popular. Para tentar passar, senão incólume, pelo menos um pouco ao largo da onda, os políticos resolvem pôr em pauta coisas que chamem a atenção. E, a julgar pela leitura dos jornais de hoje, a iniciativa foi bem sucedida. De modo que, acredite migalheiro, tudo não passa de jogo de cena para a mídia e, consequentemente, o leitor ver. (Compartilhe)

Menoridade

Se não ficou claro na nota anterior, repetimos : os políticos manobram a mídia com facilidade. Isso se dá nos dias de hoje, em grande parte, porque os matutinos foram, nos últimos tempos, trocando seus setoristas que cobrem o Congresso, colocando ali gente mais ágil, mais adaptada às novas mídias, mas que por outro lado não tem muita experiência e, sobretudo, malícia. Os jornais ficaram, assim, enxergando por olhos míopes. Veja-se, como exemplo, a especulação em torno dos nomes para o Supremo. Os que assinaram as matérias sobre o tema eram, quase todos, repórteres responsáveis pela cobertura do Congresso. Escreveram, então, o que lhes era dito por políticos. Ou seja, foram usados para queimar "candidatos" que não eram do interesse da politicalha. Como prova do afirmado, basta lançar os olhos nos jornais de hoje. De fato, como o caso da maioridade lhes ocupou o dia, não se lobriga uma vírgula sobre a vaga do Supremo. (Compartilhe)

Porandubas políticas

"A Semana Santa surge como um lenitivo para as dores de cabeça dos atores governativos." Na coluna de hoje, Gaudêncio Torquato faz uma leitura acerca das agruras sob as quais se encontra a presidente Dilma : nomeação de ministros, articulação com o Congresso, MPs polêmicas, pacote de ajuste fiscal... Santa semana ! (Clique aqui)

Quebras de sigilo

Há alguns dias Migalhas vem insistindo que estamos acompanhando diariamente, a conta-gotas, a quebra de sigilo dos clientes do HSBC na Suíça. Assiste-se a isso impassivelmente, como se fosse um BBB financeiro. Aliás, deve ter aqueles que até torcem (votariam, se possível fosse) para ver fulano e sicrano no paredão. Mas, a nosso ver, isso é bisbilhotice pura, para não falar em crime de quebra de sigilo. Dizer que se está divulgando isso por interesse público, é balela. Se houvesse, assim, nobres desideratos, os "donos" da informação teriam entregue os dados à Receita Federal do Brasil e teriam cobrado que ela confrontasse com as declarações, punindo os sonegadores e, sendo o caso, pedisse para que a PF investigasse a origem do dinheiro não declarado. Não faz isso porque o sentimento não é de altruísmo. Quer-se é audiência pessoal. Enfim, repetimos isso agora porque O Globo e a UOL mencionam hoje que "26 profissionais renomados do mundo do Direito estão na lista do HSBC". Há também dezenas de advogados mencionados. O que isso prova ? Absolutamente nada. Lançar os nomes no jornal só serve para misturar alhos com bugalhos. Veja-se o exemplo de um respeitado advogado paulistano, amigo desta redação, que teria enviado a´O Globo (mesmo sabendo que jornalista não é fiscal da Receita) a comprovação de que tudo o quanto foi "achado" ele teria legalmente declarado. Mesmo assim, mesmo tendo machadado a suspeita, foi citado na reportagem. Há, é verdade, a menção de que ele teria comprovado, mas mesmo assim fizeram questão de citá-lo. Afora isso, há vários valores de outros tantos advogados que estão muito aquém de seus patrimônios de modo que, ao colocá-los no rol, o que se faz é misturá-los com quem, de fato, deve explicações. Por tudo isso, querendo fazer bem ao país, repetimos que os "donos" da informação deveriam é entregar os dados à Receita e cobrar dela que faça seu serviço. (Compartilhe)

Operação Zelotes - Carf

Empresas, bancos, escritórios de advocacia e pelo menos 24 pessoas são suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção no âmbito do Carf. O grupo teria manipulado o trâmite de processos e o resultado de julgamentos para favorecer empresas autuadas pela RF mediante pagamento de propina. Deflagrada na semana passada, a operação Zelotes investiga a venda de decisões no Conselho e, até o momento, segundo a PF, se estende sob julgamentos suspeitos da ordem de R$ 19 bi. Entenda como funciona o esquema de indicações do Carf - apontado como facilitador das práticas criminosas - e o que já foi apurado até o momento. (Clique aqui)

_____________

Gramatigalhas

A leitora Vitória C. Araújo envia ao autor de Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Professor, a palavra fiscal é comum de dois gêneros? A palavra ´fiscala´ existe?"

Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa sobre essa questão, clique aqui.

Manual de Redação Jurídica

Dúvidas sobre a Língua Portuguesa são esclarecidas com didatismo na 5ª edição do "Manual de Redação Jurídica", de autoria do professor José Maria da Costa. A obra é atualizada pelo novo acordo ortográfico. Adquira seu indispensável exemplar. (Clique aqui)

_____________

Gato escaldado

A Anac recomendou às companhias aéreas brasileiras que mantenham, durante todo o voo, dois tripulantes na cabine de comando.

Assédio moral e sexual

A Corregedoria do TJ/RJ abriu sindicância para apurar denúncias de assédio moral e sexual supostamente praticadas por um juiz de Miracema/RJ contra servidores e estagiárias. De acordo com a CBN, as vítimas afirmam que o magistrado convidava as colegas de trabalho para sair, por meio do WhatsApp, além de fazer comentários impróprios sobre as roupas íntimas das subordinadas. Ele ainda é acusado, entre outras arbitrariedades, de jogar processos no chão, deixar servidores sem almoço e remover constantemente funcionários de sala ou de setor.

Cadeira cativa

O Estado do RJ e a Superintendência de Desportos do Rio deverão indenizar cinco donos de cadeiras cativas no Maracanã. Os autores foram impedidos de assistir ao amistoso Brasil e Inglaterra e aos jogos da Copa das Confederações, em 2013. Para a 16ª câmara Cível do TJ/RJ, o Estado violou o acordo com os autores, que lhe foram úteis quando da construção do estádio, "desfazendo a legítima expectativa de aqueles participarem de um dos maiores eventos já sediados pelo país". (Clique aqui)

Migas

1 - TST - Gestante que perdeu bebê no parto tem direito à estabilidade provisória. (Clique aqui)

2 - TRF da 1ª região - UnB não pode realizar descontos na aposentadoria de professora. (Clique aqui)

Catálogo de Escritórios

O Catálogo de Escritórios reúne as melhores bancas do país. Navegue pela seção e visite o Honda, Estevão Advogados, sediado em São Paulo/SP. (Clique aqui)

Valorização dos honorários

A subseção da OAB de Manhuaçu/MG lançou, na última sexta-feira, a campanha de valorização dos honorários advocatícios : "Advogado valorizado, cidadão respeitado". O presidente da subseção, Alex Barbosa de Matos, afirmou que os advogados devem receber honorários que dêem respaldo ao trabalho que exercem na sociedade, fazendo valer a sua essencialidade para o funcionamento da Justiça.

A propósito

A comarca de Manhuaçu foi, recentemente, cenário para reportagem do global Fantástico que narrava uma cobrança excessiva de honorários advocatícios em causas previdenciárias. No entanto, matéria deste rotativo conferiu alguns dados e constatou que a realidade era diferente da apresentada pelo programa. Relembre. (Clique aqui)

Atendimento digital

Provimento (2.251/15) do TJ/SP regulamenta a instalação das unidades digitais de atendimento judiciário, em locais estratégicos e em bairros, distritos e municípios distantes dos fóruns e juizados existentes. As unidades terão competência para a recepção e o processamento de alimentos "de balcão", pedidos da competência dos Juizados Informais de Conciliação, ações dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dos Juizados Especiais da Fazenda Pública, entre outros.

Postura

Em palestra na OAB/PB, o juiz de Direito Antônio Carneiro apontou a necessidade da humanização no atendimento do Judiciário e destacou a importância da postura do juiz durante a solução de conflitos. (Clique aqui)

Apenando

Câmara aprovou projeto (3.481/12) que amplia a punição para roubo de armas e explosão de caixas eletrônicos. Texto segue para o Senado.

"Retrocesso autoritário"

A recente proposta da Ajufe para acelerar o cumprimento de penas - sugerindo prisão após a condenação em 1ª instância, mesmo que o réu tenha direito de recorrer a Cortes Superiores -, motivou reação da AASP. Irresignado com a iniciativa, o presidente da entidade, Leonardo Sica, foi categórico : "é descabida e oportunista, um retrocesso autoritário". Segundo Sica, caso a proposta siga adiante ela representará a aniquilação de garantias individuais. "O esforço de gerações de brasileiros comprometidos com a democracia e o Estado de Direito serão desprezados."

_____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

Novo CPC - Revolução jurídica

Acerca do novo CPC, o advogado Tiago Asfor Rocha Lima (Rocha, Marinho e Sales Advogados) assevera : "A nova lei processual promoverá a maior revolução jurídica desta primeira metade do século XXI no Brasil." (Clique aqui)

Novo CPC - Ações coletivas

O advogado Douglas dos Santos Ribeiro, do escritório Pires & Gonçalves - Advogados Associados, discute se foi positivo ou não o veto presidencial ao artigo do novo CPC que permitia ao magistrado transformar ações individuais em demandas coletivas. (Clique aqui)

Novo CPC – Prepare-se

Aproxima-se a data do seminário "Novo CPC – Aspectos Práticos". O evento, que acontece dia 13 de abril, das 9 às 18h, no Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej, tem como objetivo preparar a comunidade jurídica para as inovações do Código. Inscreva-se ! (Clique aqui)

Basileia III - LCR

Em atenção ao cronograma para implementação da estrutura de capital e requerimentos de liquidez recomendados pelo Comitê de Basileia para Supervisão Bancária (Basileia III), o BC emitiu neste início de ano a resolução 4.401/15 e a circular 3.749/15 - que dispõem sobre composição, cálculo e prestação de informações do indicador de Liquidez de Curto Prazo. Os advogados José Luiz Homem de Mello e Alessandra Carolina Rossi Martins, do escritório Pinheiro Neto Advogados, elucidam questões atinentes aos normativos. (Clique aqui)

Direito Tributário

O causídico Lucas Amorim, da banca Marcelo Tostes Advogados, aborda a possibilidade de amortização, para fins fiscais, do ágio fundado em expectativa de rentabilidade futura, e as controvérsias acerca do aproveitamento do goodwill. (Clique aqui)

Águas vão rolar

Para o cronista migalheiro Edson Vidigal, "a crise destes tempos é mesmo política porque é de confiança, de falta de legitimidade". (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Investimentos – Médias empresas

Os advogados Paulo Eduardo Penna e Juliana Carvalho de Azevedo, do Lobo & Ibeas Advogados, discorrem sobre um novo tipo de investimento regulamentado no ano passado pela CVM : o Fundo de Ações – Mercado de Acesso. (MI – clique aqui)

Esta e outras notícias no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

_____________

Contrate

Bem sabem os migalheiros que o trabalho diário da advocacia exige a colaboração de colegas em outras comarcas. Para fazer esta conexão no mundo jurídico, Migalhas conta com a seção Correspondentes. Encontre um profissional em qualquer cidade do Brasil, agora com muito mais agilidade. (Clique aqui)

Seja contratado

A seção Correspondentes é a ferramenta certa para quem procura estar no mercado de trabalho jurídico. Conheça e faça hoje mesmo o seu cadastro. Ao final do informativo, um mural destaca as cidades nas quais ainda não há ninguém cadastrado. Eis aí a oportunidade ! (Clique aqui)

Reforço

O escritório Albuquerque Pinto Advogados, de Salvador, reforçou sua equipe com a contratação de três novas advogadas : Verena Roni (Cível Consultivo e Contencioso), Paula Rebecca Jorge e Silva (Contencioso) e Lanai Santana (Trabalhista).

Posse

No próximo dia 8, o desembargador Federal Marcelo Navarro tomará posse como novo presidente do TRF da 5ª região. A sessão solene será no pleno do Tribunal, às 17h. Na mesma ocasião, também serão empossados, como vice-presidente e corregedor, os desembargadores Federais Roberto Machado e Fernando Braga.

Balanço

Em março, mês que iniciou o outono e com ele a transição entre verão e o inverno, Migalhas sorteou 37 livros e 56 vagas-cortesia para eventos jurídicos. Foram 93 migalheiros que apreciaram os prêmios oferecidos pelos valorosos parceiros deste poderoso rotativo. (Clique aqui)

Parceiros

Prestamos aqui hoje nossa estima às editoras que fomentam a seção Lauda Legal : Atlas, Del Rey, Forense, Lex, Malheiros Editores Ltda., Manole, Método, NDJ, Noeses, Saraiva e Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais.

Chance

Para aumentar suas chances de ser premiado nas promoções de Migalhas, preencha todos os dados de seu cadastro e cruze os dedos. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 191 anos, no dia 1º de abril de 1824, tomou posse da presidência da província de SP Lucas Antônio Monteiro de Barros (depois Visconde de Congonhas do Campo), o primeiro presidente nomeado para aquela província. (Compartilhe)

Sorteio

A 3ª edição da obra "Reta Final OAB" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais – 621p.), coordenada por Marco Antonio Araujo Jr. e Darlan Barroso, reúne o conteúdo essencial das matérias exigidas na prova. A obra é gentileza da editora para sorteio. (Clique aqui)

Lançamentos (Compartilhe)

Com o objetivo de proporcionar conhecimento neste momento de transição, será lançado, em formato de bolso, o "Novo CPC Saraiva", contendo o índice sistemático da lei e os textos vetados. O lançamento é da Editora Saraiva.

Com importantes instruções sobre a 2ª fase do exame de Ordem, a Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais, lança a obra "Revisão e Treino 2ª fase OAB: Caderno de Direito Civil e Caderno de Direito Penal", organizada por Marco Antônio Araújo Júnior, Darlan Barroso e Marcelo Marineli.

Migalhíssimas (Compartilhe)

Wladimir Antonio Ribeiro, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, participará do "III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável", dia 9/4, em Brasília. O advogado participará da sala temática "Alternativas para o enfrentamento da crise hídrica e os desafios ambientais urbanos", na mesa "Manejo dos Resíduos Sólidos", que abordará a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Mariana Moura, do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, participará do "7º Simpósio – Sucessão de empresas familiares e Governança Corporativa", que acontece dia 9/4, em Curitiba. A advogada, que também integra a coordenação do comitê regional do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em Pernambuco, vai palestrar sobre o tema e levar o case pernambucano "Baterias Moura". O encontro acontece das 14 às 18h, na sede da Amcham.

"Os valores mobiliários o seu regime jurídico – Debêntures", "Regime jurídico-informacional dos emissores de valores mobiliários" e "Governança corporativa e conflitos de interesse", são os temas que os advogados Durval Soledade, Henrique Vergara e Luiz Leonardo Cantidiano, do escritório Motta, Fernandes Rocha - Advogados, vão abordar durante o curso "Mercado de Capitais", organizado pela OAB/RJ. O curso, com aulas às segundas e quartas, das 19 às 22h, vai até 1º/7, na ESA (av. Marechal Câmara, 150, 2º andar, Centro, RJ).

Para celebrar o recém-lançado Programa Alumni Mattos Filho, o escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados reuniu em SP ex-profissionais e sócios da banca em concorrido evento com a presença da cantora Céu. O programa tem o intuito de aproximar antigos colegas de escritório, compartilhar ideias, conquistas de experiências profissionais e, sobretudo, conhecimento, preservando a cumplicidade obtida durante o trabalho diário. (Clique aqui)

Consumidor

Nos dias 13, 15, 27 e 29/4, o Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a APAMAGIS e o CEBEPEJ promovem o curso "Ações coletivas em defesa do consumidor : A jurisprudência do STJ", em SP. O objetivo do evento é analisar a atual posição do STJ em matéria de ações coletivas, destacando temas polêmicos de importância para o consumidor, com análise e comentários de casos emblemáticos. (Clique aqui)

Imobiliário

No dia 14/4, nomes de peso estarão reunidos no evento "Summit Imobiliário Brasil 2015", realizado pelo Estadão. Na ocasião, serão debatidos os temas : "Perspectivas para o mercado" ; "Tendências Urbanísticas" ; "A visão dos Investidores" e "Conjuntura e Perspectivas nas diversas áreas de negócios". O evento acontece das 8 às 18h, no Grand Hyatt Hotel, em SP. Inscreva-se. As vagas são limitadas. (Clique aqui)

Processo seletivo

O Insper Instituto de Ensino e Pesquisa está na reta final do processo seletivo das turmas da pós-graduação. As inscrições vão até 18/4 e as aulas começam no dia 27/4. (Clique aqui)

Pós-graduação

O GVlaw, programa de pós-graduação lato sensu da FGV DIREITO SP, abre as inscrições para os cursos de pós-graduação de curta duração. Ao todo são 21 opções. (Clique aqui)

Legislação

A VCA LAW - Academia Jurídica promove o curso "Legislação fiscal para a área comercial", dia 7/4, em SP. (Clique aqui)

Perícia

Nos dias 14 e 15/4, a Editora Lex promove o curso "Prático de Perícia Judicial Trabalhista – Cálculos", em Curitiba. (Clique aqui)

Domésticos

A AASP oferece uma vaga-cortesia para o curso "Dois anos da Emenda Constitucional 72 e os direitos dos domésticos", que acontece dias 22 e 23/4, em SP. (Clique aqui)

PIS/COFINS

Concorra a uma vaga-cortesia oferecida pela FocoFiscal - Cursos e Capacitação para o curso "Atualização em PIS/COFINS : Alterações recentes na legislação e jurisprudência do CARF e Tribunais Superiores", que acontece dia 27/4, em SP. (Clique aqui)

Cortesias

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Editora NDJ para os cursos "Sistema de Controle Interno" (clique aqui), dia 14/4, em Campinas ; e "Convênios na Administração Pública com enfoque no Decreto 6.170/2007 e na Portaria Interministerial 507/2011" (clique aqui), dias 27 e 28/4, em SP.

Concorra

A Central Prática Educação Corporativa oferece vagas-cortesia para os seminários "Contratos imobiliários" (clique aqui), dia 14/4 ; e "Gestão de riscos acidentários : fatores críticos de sucesso" (clique aqui), dia 29/4, ambos em SP.

Participe

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, para os eventos "Retenções na Fonte - Serviços Prestados por Pessoas Jurídicas - ISS (município de São Paulo), INSS, IRRF, CSLL, PIS/PASEP E COFINS" (clique aqui), dias 16 e 17/4 ; e "Tributação do Lucro Real (Apuração do IRPJ e da CSLL com base na lei 12.973/14)" (clique aqui), dia 22/4, ambos em SP.

Holding familiar

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Campeões

Evento : Fabiana Apda Moreira Santos e Maria Helena de Carvalho são as sortudas que ganharam as vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa para o seminário "Remuneração e estruturação societária em sociedades de advogados", que acontece dia 14/4, em SP. (Clique aqui)

Eventos : Os premiados com as vagas-cortesia oferecidas pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, para os eventos em SP, são :

José Roberto Lima dos Santos - "Especialização em PIS e COFINS - Atualizado de acordo com a Lei 12.973/14 e Medida Provisória 668/15", de 6 a 9/4. (Clique aqui)
Roberta Ferreira da Silva - "Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e suas implicações na folha de pagamento", dia 7/4.
(Clique aqui)

Sorteio de obra – Lauda Legal : Antonio Vital Ramos de Vasconcelos, advogado em Brasília, é o ganhador do título "Temas Avançados de Direito" (Lei Nova - 252p.), coordenado por Rogerio Borba. (Clique aqui)

Sorteio de obra I : A obra "Serviços Públicos à Brasileira" (Saraiva - 304p.), de Regis da Silva Conrado, vai para Lucas Cavalcante Pinheiro, advogado em Eusébio/CE. (Clique aqui)

Sorteio de obra II : O ganhador da obra "A Remuneração do Particular na Execução de Atividades Públicas" (Gazeta Jurídica - 203p.), de Luiz Felipe Hadlich Miguel, é Rodrigo Antonio Nunes dos Santos, advogado em SP. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AC/Mâncio Lima
BA/Santana
CE/Cariús
GO/Mozarlândia
MA/São Francisco do Maranhão
MA/Tuntum
MG/Alpercata
MG/Jaíba
MG/Ponto Chique
PE/Alagoinha
PE/Bonito
PE/Maraial
PE/Palmeirina
SP/Alumínio

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Lufthansa says pilot reported deep depression"

The Washington Post - EUA

"Ex-dictator wins Nigerian election"

Le Monde - França

"Après la défaite, Valls garde le cap et renforce l´aide aux entreprises"

Corriere Della Sera - Itália

"Monti, si apre il caso Rai"

Le Figaro - França

"L´aveu de Valls: « Les impôts ont étouffé l´économie »"

Clarín - Argentina

"El paro por Ganancias tuvo un fuerte impacto"

El País – Espanha

"Presión sobre Rajoy para que haga cambios en la dirección del PP"

Público - Portugal

"Há 2302 utilizadores externos com acesso aos dados dos contribuintes"

Die Welt - Alemanha

"Gauck: Auch mit über 50 muss Karriere möglich sein"

The Guardian - Inglaterra

"Lib Dems seek US-style first amendment"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Levy faz acordo e Senado adia votação das dívidas"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Sabesp quer alta na conta de água acima do autorizado"

O Globo - Rio de Janeiro

"Contas do governo têm maior rombo desde 1997"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Metrô de BH anda para trás"

Correio Braziliense - Brasília

"Avança projeto que reduz maioridade penal para 16"

Gazeta do Povo - Paraná

"Ministro da Fazenda admite novo imposto para ajustar as contas"

Zero Hora - Porto Alegre

"Doleiro diz ter pago propina na porta de diretório do PT"

O Povo - Ceará

"Número de mortos cai pelo 2º mês seguido, mas já passa de mil"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"A rodovia-crúcis 232"

____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Cosan
· Google
· Souza Cruz
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Katzwinkel & Advogados Associados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados

· Küster Machado – Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· LL Advogados

· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins Bastos Advogados
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pires & Chaves Alves Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rodrigo Pimentel Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Serra, Fernandes & Volk Sociedade de Advogados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Simões Caseiro Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados

· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Ayres Ribeiro Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bertolucci & Ramos Gonçalves Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BM&A – Barbosa, Müssnich & Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Bragança Advocacia
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão – Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Corbo, Aguiar e Waise Advogados Associados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· D´Antino Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados

· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· EGB Advogados
· Elton Fernandes Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Furlanetto Bertogna - Sociedade de Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galdino, Coelho, Mendes, Carneiro Advogados (GCMC)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão – Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Guarnera Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Aracatu – Português para Estrangeiros Língua e Cultura Brasileira
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAD – Câmara de Arbitragem Digital
· CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Damásio Educacional
· Digesto
· DocWise
· Editora Atlas
· Editora Del Rey
· Editora Forense
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· ESG Corp
· ESMAFE/PR - Escola da Magistratura Federal do Paraná
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FGV DIREITO SP
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Digital - IBDDIG
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Maia Training
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Megaleilões
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· Pezco Microanalysis
· PKF NK Assessoria Contábil e Fiscal Ltda
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Tedesco Tecnologia
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VCA LAW - Academia Jurídica
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas