Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 370

                               
                                    Migalhas
 

Quinta, 31 de janeiro de 2002 / nº 370 / fechamento às 7:42.

Notícia falsa

Há, para quem quiser ver, uma notícia no site do Consultor Jurídico, informando que :

"A fiel depositária de bens do Grupo Fazendas Reunidas Boi Gordo, Cláudia Zelenkova, foi presa na Chapada dos Guimarães/MT, na semana passada, por emitir vários cheques sem fundos. Os cheques serviriam para a contratação de serviços para a venda de duas mil cabeças de gado da Boi Gordo."

Segundo nossos informantes a notícia é totalmente falsa e faz parte de uma campanha da própria Boi Gordo para difamar a associação de credores, que é representada por Cláudia e, que pediu o arresto dos bens da empresa concordatária.

Inviolável

A OAB reagiu à proposta do Ministério da Justiça de submeter todos os advogados a revistas nos presídios quando forem visitar clientes. Os advogados até aceitam passar pelo detector de metais, mas rejeitam a hipótese de terem suas pastas revistadas.

Palavra do presidente

Segundo o presidente da OAB, Rubens Approbato, a pasta de um advogado deve ser considerada uma extensão de seu escritório e, portanto, é inviolável.

Indefiro I

O ministro Marco Aurélio de Mello, presidente do STF, manteve em liberdade os ex-dirigentes do Banco Nacional, rejeitando o recurso apresentado pela Procuradoria Geral da República contra o habeas corpus.

Indefiro II

O STF negou o pedido de duas liminares requeridas em Ações Ordinárias com Pedido de Tutela Antecipada (PET 2610 e PET 2611) ajuizadas pela Procuradoria Geral de MG, no último dia 22. As ações somente serão apreciadas pelo STF em fevereiro, após serem distribuídas aos seus respectivos relatores.

Defiro

O presidente do STF, ministro Marco Aurélio acolheu, ontem, o pedido do ex-diretor do banco Nacional Virgílio Veloso de permanecer em seu domicílio, na cidade de São Paulo, para atender às convocações da Justiça.

OAB contra o CDC

A OAB-SP iniciou ontem, durante ato público, a coleta de assinaturas contra a tentativa dos bancos de escapar do controle do CDC. A Ordem também divulgou uma Carta Aberta ao Consumidor.

Prestadora de serviços no Simples

As empresas prestadoras de serviços garantiram, ontem, o direito de optar pelo Simples. A Justiça julgou o agravo regimental impetrado pela Fesesp e concedeu liminar que garante às prestadoras o direito de optar por esse tipo de regime tributário em 2002.

Esclarecer

O presidente do STF, ministro Marco Aurélio, determinou ontem o envio à Advocacia-Geral da União o inteiro teor de uma petição (PET 2.600) do Estado do Rio, informando que a União está deixando de cumprir decisão da Corte Suprema.

Mudam-se os tempos

Advogado, economista e ex-militante da Vanguarda Popular Revolucionária, João Carlos Garcia assume, dia 6/2, a presidência do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul. Há 20 anos, jamais se imaginaria no cargo. Ele foi um dos 70 prisioneiros trocados pelo embaixador suíço Giovani Bucher, seqüestrado durante os anos de chumbo.

Auspicioso

Numa iniciativa inédita, a Rede Vida exibirá a partir de amanhã, sempre às sextas-feiras, programa destinado ao esclarecimento das atividades jurisdicionais prestadas pelo 1º Tribunal de Alçada Civil de SP. O objetivo é esclarecer à população o funcionamento do Judiciário, "incentivando a cidadania", segundo o presidente do tribunal, juiz Mário Álvares Lobo.

Dormindo com o inimigo

Os intervalos comerciais do Big Brother, que estreou nesta semana na Rede Globo, chamaram quase tanto a atenção quanto o próprio programa. Na primeira inserção publicitária, a rede Ponto Frio, um dos patrocinadores do programa, colocou no ar seu comercial estrelado pelos participantes da primeira edição da Casa dos Artistas.

Dicas para escrever

Natural de Cáceres/MT, o jornalista Eduardo Martins é autor do indispensável Manual de redação e estilo do jornal O Estado de S. Paulo. Veja as dicas do jornalista para o profissional do Direito escrever bem:

  • Verificar se o termo jurídico é absolutamente necessário. Se for, utilizar com palavras de uso cotidiano;

  • Estruturar o texto por ordem de importância;

  • Utilizar frases e parágrafos curtos;

  • Usar a ordem direta;

  • Ser conciso e objetivo;

  • Abusar da simplicidade;

  • Ser claro;

  • Prestar atenção à precisão vocabular.

 

Indique amigos !!!!!

Migalhas Cliping

O Estado de São Paulo - São Paulo

"Argentina cede a FMI e antecipa câmbio livre"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Dengue ultrapassa 10 mil casos"

Folha de São Paulo - São Paulo

"Guerra evita queda do PIB dos EUA"

O Globo - Rio de Janeiro

"Termina seqüestro de 120 dias e começa outro em SP"

O Estado de Minas - Belo Horizonte

"Uma empresa construída com dinheiro público"

O Correio Braziliense - Brasília

"ERRO MÉDICO MATA MULHER EM HOSPITAL DE TAGUATINGA"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Cássio anula multas"

Diário Catarinense - Florianópolis

‘NOVE DIAS PARA ADERIR AO PDI DO BESC"

Zero Hora - Porto Alegre

"Fórum começa hoje com apelo por paz"

A Tarde - Salvador

"Comércio pode suspender cartão de débito"

O Popular - Goiânia

"Cirurgião plástico goiano envolvido em outra morte"

O Povo - Fortaleza

"Água: 9,7%, ônibus: 9,08%"

Jornal do Commercio - Recife

"VERBA DA SEGURANÇA É GASTA COM SUPÉRFLUOS"

O Imparcial - São Luís

"CUIDADO!!! SUA CONTA DE ÁGUA PODE ESTAR ERRADA"

_______________***_______________                                                                                                                                                         

 

Migalhas

 

Mais informações, colaborações, críticas e sugestões :

maismigalhas@uol.com.br ou migalhas@globo.com

 

Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

cadastromigalhas@uol.com.br ou cadastromigalhas@globo.com

Fontes: Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de São Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.