Quinta-feira, 21 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 371

                             
                                    Migalhas
 

Sexta, 1 de fevereiro de 2002 / nº 371 / fechamento às 7:07.

"O Direito Quântico é o Direito Natural – não o Direito Natural doutrinário ou ideal, mas o Direito Natural da natureza, que é o Direito que flui das realidades bióticas e genéticas dos agrupamentos humanos; o Direito que simplesmente exprime o ‘sentimento’ e a verdadeira índole das coletividades em que vigora."

Professor Goffredo da Silva Telles Junior

 

Fugit irreparabile tempus

Lá se foi o primeiro mês de 2002.

Brasil 6 X 0 Bolívia

Sem o atacante Romário, mas com cinco gols de zagueiros, a seleção brasileira goleou a Bolívia ontem à noite, em Goiânia, por 6 a 0.

Fim das férias

Hoje começa o ano judiciário nos Tribunais do país.

STF

O STF realiza, às 14 horas, a primeira Sessão Plenária de 2002, abrindo os trabalhos do ano judiciário. No final da tarde serão distribuídos os processos com pedido de liminar.

STJ

O STJ retoma hoje o ritmo normal dos trabalhos com uma sessão às 14h da Corte Especial, principal órgão julgador do STJ. A partir da próxima semana, as seis Turmas de julgamento do STJ, integradas por cinco ministros cada uma, voltam a se reunir ordinariamente às terças e quintas-feiras.

TRF

Hoje às 14 horas será realizada a abertura do ano judiciário do TRF da 1ª Região. Estão confirmadas as presenças da primeira dama, Ruth Cardoso, e do advogado-geral da União, Gilmar Mendes.

Migalhas nas eleições 2002

Migalhas não tem nenhum vínculo partidário. Assim, estamos livres para criticar todos os candidatos, quando a matéria for afeta a este informativo.

Casca de ovo

Ontem, a candidata do PFL, Roseana - filha do - Sarney, no programa eleitoral gratuito, depois de escorregar por diversas vezes no vernáculo, narrou um história longa e complicada de um assassinato em São Luís. Segundo a governadora, ela resolveu o problema da seguinte maneira: "mandei prender todo mundo." (!)

Coronelismo

Como se não bastasse, narrou também uma fuga de um preso em um quartel. Roseana disse que descubriu quem havia facilitado a fuga. Foi simples, disse ela : "prendi todo mundo no quartel e disse a eles que só sairiam quando falassem." (!)

Um grande passo para humanidade

Ontem foi um dia importante em São Luís/MA. O astronauta americano Buzz Aldrin, 72 anos, segundo homem a pisar na lua, pisou em São Luís. Depois do desembarque, foi recebido pela governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões, e segue hoje para a cidade de Alcântara. Foi o primeiro astronauta a pisar em São Luís.

Caso Nacional

O MPF recorreu mais uma vez de decisão que soltou os ex-diretores do Banco Nacional. Dessa vez, o pedido foi dirigido ao relator da ação, que deverá ser sorteado hoje.

Liberados os fetiches

A Justiça do RJ decidiu liberar a venda da revista Playboy, que havia sido retirada de circulação. Em compensação, mandou apreender o livro CBF Nike dos deputados Aldo Rebelo e Sílvio Torres.

OAB entra com ADIn

O Conselho Federal da OAB ajuizou ontem uma ADIn – 2601-, com pedido de liminar, contra a aplicação da MP nº 8 e do Decreto nº 3995, ambos editados no dia 31.10.01 pelo vice-presidente Marco Maciel no exercício do cargo de presidente da República. A MP e o Decreto alteraram, cada qual, a Lei Nº 6385/76, que dispõe sobre o mercado de valores mobiliários e cria a CVM.

Vendedor de ilusões

Ao participar ontem da abertura oficial do I Fórum Mundial de Juízes, evento simultâneo ao II Fórum Social Mundial que ocorre na capital gaúcha, o presidente do STJ, ministro Paulo Costa Leite, afirmou : "Não adianta garantirmos à pessoa o direito de bater às portas do Judiciário, temos que garantir a ela que a decisão será colocada em prática em tempo razoável. Não podemos vender ilusões. A nossa grande preocupação hoje é com a morosidade".

Prefeito no cárcere

Está mantida a prisão do ex-prefeito de Guarujá/SP, Ruy Carlos Gonzalez, acusado de roubo, seqüestro, cárcere privado, resistência e formação de quadrilha. A decisão é do vice-presidente do STJ, ministro Nilson Naves, no exercício da Presidência, que negou, em liminar, o pedido de liberdade.

Brasil nos EUA

A noite brasileira do Fórum Econômico Mundial, será hoje, em Nova York. Os 120 líderes mundiais vão participar de um jantar, no Guggenheim Museum, exatamente onde está a exposição Brazil - Body and Soul, numa iniciativa da BrasilConnects.

Na sombra

Esteve ontem com FH, Jorge Serpa, advogado militante em costuras políticas. Para quem não sabe, Jorge Serpa é, há vários anos, o encarregado da Rede Globo para escolha dos ideais candidatos.

Censura

Um dia depois de assinar despacho classificando o programa "Big Brother Brasil", da Globo, como programa livre, o coordenador-geral de classificação do Ministério da Justiça, Mozart Rodrigues da Silva, negou a mesma indicação etária para "Maria Belém", novelinha infantil mexicana que o SBT deve colocar no ar em 25 de fevereiro. A lacrimosa novela, que irá substituir "Carinha de Anjo", foi classificada como imprópria para menores de 12 anos, inadequada para veiculação antes das 20h, por conter "violência moderada". O SBT, que pretende exibi-la por volta das 19h30, vai recorrer.

O cavaleiro da esperança

Hoje, faz 60 anos da morte de Olga Benário.

Migalha de utilidade pública

Recebemos um e-mail do Judiciário paulista, solicitando a publicação do seguinte comunicado: "Para compor a galeria dos antigos juízes de Direito da comarca de Franca (SP), a Diretoria daquele Fórum está tentando localizar um retrato ou fotografia do dr. Manuel Bento Guedes de Carvalho, que ali judicou nos anos de 1855 a 1859. Nascido em Santos (SP) em 1813, filho de Manuel Alves Guedes de Carvalho e formado nas Arcadas em 1839, o antigo magistrado da Franca do Imperador foi, antes disso, advogado e vereador (1841-45) em Santos. Conservador, foi deputado provincial por mais de um biênio. Seu filho, João Guedes de Carvalho, formou-se também em Direito em S.Paulo (1860) e, depois de ter sido promotor público em Iguape (SP), mudou-se para o Rio de Janeiro, onde abriu escritório de advocacia. Haverá, entre os leitores de "Migalhas", algum descendente do dr. Manuel Bento? Ou alguém que possa dar notícia de retrato seu?"

 

Bom fim de semana !

 

Migalhas Cliping

O Estado de São Paulo - São Paulo

"Indústrias indicam que economia será melhor no semestre"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Dengue já matou 13 no Rio"

Folha de São Paulo - São Paulo

"Renda do trabalho cai 8,9% em SP"

O Globo - Rio de Janeiro

"Documento liga prefeito assassinado a cativeiro"

O Estado de Minas - Belo Horizonte

"Suspeitos a caminho da cadeia"

O Correio Braziliense - Brasília

"Racionamento acaba este mês....mas a conta de luz vai aumentar"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Greca bate o pé : é candidato!"

Diário Catarinense - Florianópolis

"BC afasta presidente do BESC"

Zero Hora - Porto Alegre

"Chuvas causam estragos mas ajudam agricultura"

A Tarde - Salvador

"Fóruns mundiais pedem mais segurança"

O Popular - Goiânia

"Brasil 6 X 0 Bolívia ...E Romário nem fez falta"

Diário de Cuiabá - Cuiabá

"Documento propõe 13 medidas para o combate à dengue em MT"

O Povo - Fortaleza

"Consumidor prejudicado – Postos aumentam gasolina"

Jornal do Commercio - Recife

"Obra da BR-232 fica mais cara outra vez"

_______________***_______________                                                                                                                                                         

 

Migalhas

 

Mais informações, colaborações, críticas e sugestões :

maismigalhas@uol.com.br ou migalhas@globo.com

 

Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

cadastromigalhas@uol.com.br ou cadastromigalhas@globo.com

Fontes: Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de São Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.