Sábado, 14 de dezembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 372

                           
                                    Migalhas
 

Segunda, 4 de fevereiro de 2002 / nº 372 / fechamento às 7:35.

Assunto do dia

Como não podia ser diferente, o assunto do dia nos jornais é a libertação do publicitário Washington Olivetto.

Primeiro

Na sexta-feira a polícia prendeu 6 seqüestradores em Serra Negra/SP. A princípio, mesmo com provas de serem os seqüestradores, não queriam confessar. Depois de passarem a noite inteira sendo duramente interrogados no Deic, um dos seqüestradores resolveu colaborar.

O líder

O seqüestrador, Maurício Hernandez Norambuena, disse que ligaria para os cúmplices. Os policiais pretendiam rastrear o telefonema para localizar o cativeiro de Olivetto. Mas Norambuena impôs uma condição. Ligar de um telefone público escolhido por ele. E assim foi feito. O terrorista foi levado a um orelhão e de lá discou um número. Aos subordinados que guardavam o cativeiro, disse: "Fomos presos. Estamos bem. Soltem o cavalheiro."

Corrida

Depois do telefonema a polícia corria contra o tempo; temiam que os seqüestradores matassem o publicitário. De fato, os bandidos desligaram o sistema de circulação de ar. Aos gritos, o publicitário chamou a atenção dos vizinhos, que telefonaram para a polícia. Olivetto foi achado pelos policiais num cubículo no segundo andar do sobrado.

Não apenas 15 segundos

Durante os 53 dias que durou o seqüestro, as negociações com os criminosos foram realizadas por um representante da empresa inglesa de gerenciamento de riscos Control Risks, contratada pelo Loyds Bank, que tem uma apólice de Olivetto por seguro de saúde e contra seqüestros.

Criminoso

O chileno que planejou e liderou o seqüestro do publicitário Washington Olivetto, 50, é um dos criminosos mais procurados em seu país. Envolvido em tráfico de armas, atos terroristas e seqüestros, o líder tem duas condenações à prisão perpétua no Chile.

Silêncio

A pedido da família, a imprensa não deu notícias durante o seqüestro. Migalhas, apesar de atender um seleto público, atendeu o pedido dos familiares e também calou-se.

Atitude diferente

Diferentemente do caso da filha de Sílvio Santos, a Rede Globo também não fez qualquer grande notícia sobre o caso. Nem a capa da revista Época, onde foi estampada a foto de Olivetto, pode ser considerada um reportagem sobre o caso, pois no interior da revista havia apenas 4 linhas sobre seu seqüestro.

________________***_______________

Promotor réu

Os desembargadores do Órgão Especial do TJ/RJ decidem hoje se receberão a denúncia contra o promotor de Justiça Giuliano de Souza Rocha. Ele é acusado de estuprar uma defensora pública.

Absolvidos

A Justiça Federal absolveu os empreiteiros Fábio Monteiro de Barros Filho e José Eduardo Teixeira Ferraz, acusados pela Procuradoria da República de crime de desobediência. A sentença foi dada pelo juiz Casem Mazloum, da 1.ª Vara Criminal Federal.

Ajufe I

Os juízes federais estão preocupados com as conseqüências da argüição de inconstitucionalidade parcial da lei dos juizados especiais federais feita pelo procurador-geral de Justiça do Rio, José Muiños Piñeiro Filho. Para os magistrados, a iniciativa "pode enfraquecer os juizados". Por meio de nota, a Associação dos Juízes Federais "lamenta, contesta e discorda" da ação do procurador-geral.

Ajufe II

A Associação dos Juízes Federais do Brasil vai se mobilizar para que o governo federal crie uma Câmara de Gestão da Crise da Segurança Pública, nos moldes da adotada para impedir o apagão.

Modernização

O STF lança esta semana um serviço de WAP que permitirá consultar seu site pelo celular.

CPI

Uma CPI sobre a Segurança Pública do Estado de SP pode ser instaurada para apurar a existência da chamada "banda podre" na polícia paulista. O pedido de abertura da CPI foi protocolado na sexta-feira .


Escolhidos os relatores


Os ministros Carlos Velloso e Ilmar Galvão serão os relatores da Adin dos bancos e do pedido de habeas corpus dos ex-dirigentes do banco Nacional, respectivamente.

Língua

A Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios da OAB/SP condenou as declarações do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz. Em um discurso na cidade de Brazlândia, Roriz pediu uma salva de vaias a um "crioulo petista" e que as pessoas expulsassem de suas casas quem fosse seu adversário

Desculpas

No outro dia, o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, publicou nota nos jornais de Brasília pedindo desculpas a quem possa se considerar atingido com a expressão "crioulo petista", usada por ele durante o discurso.

Liminar na ADin

O Plenário do STF concedeu liminar na ADin (ADI 2545) que pretendia suspender dispositivos da Lei Federal 10.260/01, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Com essa decisão, as instituições de ensino beneficentes estão desobrigadas de investir em bolsas de estudo a alunos carentes em até 50% do que pagariam à Previdência Social. Essas entidades são isentas das contribuições ao INSS, conforme dispõe a CF, art. 195, parágrafo 7º.

Com amor mais sem paixão

Ao ser questionado por jornalistas durante o intervalo da sessão Plenária de Sexta-feira sobre o recurso do MP que considerou "teratológica" e "infeliz" a liminar concedida pelo STF aos ex-diretores do Banco Nacional, o presidente do STF, ministro Marco Aurélio, criticou o uso de adjetivos em petições e afirmou que o Judiciário não deve atuar de forma "apaixonada" nos julgamentos dos processos.

Isenção

O Plenário do STF reiterou o entendimento de que os Fundos de Pensão privada não devem ter imunidade tributária ao julgar uma série de Recursos Extraordinários.

Softwares não pagam ISS

Por serem considerados produtos e não necessitarem de suporte técnico, os programas de computadores não são submetidos à cobrança do ISS. Este entendimento foi firmado pela Primeira Turma do STJ em julgamento do recurso especial interposto pelo Município de São Paulo contra a empresa Axioma Informática Comércio e Serviços Ltda., cujo relator foi o ministro Garcia Vieira.

 Bilhete azul

A alta direção de Migalhas determinou na tarde da última sexta-feira dispensar todo o quadro de seu Departamento de Revisão.

Tenha uma proveitosa semana.

Migalhas Cliping

O Estado de São Paulo - São Paulo

"Duhalde ‘pesifica’ economia e adota livre flutuação"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Cinqüenta e três dias de horror"

Folha de São Paulo - São Paulo

"Argentina antecipa câmbio livre"

O Globo - Rio de Janeiro

"Olivetto foi localizado por acaso pela polícia"

O Estado de Minas - Belo Horizonte

"Arma de PMs presos matou Lins do Rêgo"

O Correio Braziliense - Brasília

"Argentina libera saques para as contas-salário"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Rejeição a Álvaro mela frente ampla de oposição"

Diário Catarinense - Florianópolis

"Duhalde flexibiliza os saques na Argentina"

Zero Hora - Porto Alegre

"Argentina libera câmbio e pede socorro ao FMI"

A Tarde - Salvador

"Crescimento do crime apressa medidas de combate à violência"

O Popular - Goiânia

"Polícia liberta Olivetto e prende 6 seqüestradores"

O Povo - Fortaleza

"Segurança pública – Governo tenta mais uma saída"

Jornal do Commercio - Recife

"Bando estrangeiro mantinha publicitário em seu poder"

O Imparcial - São Luís

"Meningite faz Segunda vítima no interior"

_______________***_______________                                                                                                                                                         

 

Migalhas

 

Mais informações, colaborações, críticas e sugestões :

maismigalhas@uol.com.br ou migalhas@globo.com

 

Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

cadastromigalhas@uol.com.br ou cadastromigalhas@globo.com

Fontes: Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de São Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.