Quinta-feira, 21 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 3.732

Sexta-feira, 30 de outubro de 2015 - Migalhas nº 3.732 - Fechamento às 9h11.

 

"Quando julgamos encontrar alguma coisa original, mais cedo ou mais tarde, descobrimos em suas costas a marca triste do papel carbono."

Paulo Bomfim

(Clique aqui)

"Copia e cola" - Advocacia

Depois de a magistratura levar um puxão de orelhas supremo por causa do questionável hábito do "copia e cola" em decisão, agora o alerta foi direcionado à advocacia. Segundo a 1ª turma de Ética Profissional do TED da OAB/SP, "advogado que copia petição de outrem, ipsis litteris, sem indicação da fonte e sem autorização, ainda que tácita ou decorrente de comportamentos concludentes, comete a infração ética prevista no art. 34, V, do CED e afronta princípios imemoriais do direito e da moral". (Clique aqui)

"Copia e cola" - Magistratura

A propósito do decisum "copia e cola", mencionado na migalha acima, ele se refere a um julgamento realizado esta semana na 2ª turma do STF, quando houve dois resultados, qual seja, um réu solto e uma lição : modelo "pré-pronto", com fórmulas vazias e fundamentação pa(o)rca gera a suspensão de prisão preventiva. (Clique aqui)

Aposentadoria compulsória

O procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que não fere o caráter nacional da magistratura e a isonomia o fato de toda a categoria não estar abrangida pela modificação que prevê a aposentadoria compulsória aos 75 anos, em vez de 70. A manifestação foi dada no MS 33.618, em tramitação no STF, impetrado por dois magistrados que pretendem permanecer no cargo até os 75 anos. Segundo Janot, existem peculiaridades inerentes aos cargos que compõem a carreira. (Clique aqui)

Vício de iniciativa

Na semana passada, vetando a lei que ampliava para todos os servidores a PEC dos 75, Dilma fulminou o sonho de muitos magistrados e servidores públicos que estavam se aproximando das sete décadas de vida e que queriam trabalhar por mais um lustro. (Clique aqui)

Depósitos judiciais

Ministro Teori suspende andamento de todos os processos em que se discute a constitucionalidade da lei mineira 21.720/15, que permite o uso pelo Estado de depósitos judiciais para o custeio de despesas públicas. O ministro considerou que a norma cria insegurança jurídica e risco para o direito de propriedade dos depositantes que litigam no TJ/MG. (Clique aqui)

Tunga no jurisdicionado – I

Ainda sobre o tema da migalha anterior, em agosto foi sancionada a LC 151/15, que autoriza os entes Federados a utilizar recursos de depósitos judiciais. No mesmo dia que a norma foi publicada no DOU, a AMB tratou de ajuizar ADIn no STF. Segundo a entidade, a utilização dos depósitos, sem garantia de imediata devolução, "configura empréstimo compulsório sem observar as exigências constitucionais". (Clique aqui)

Tunga no jurisdicionado – II

Senão pelos motivos expostos acima pela AMB, a referida norma é inconstitucional porque, como se diz, ninguém pode transferir mais direitos do que possui. Nesse sentido, não se pode autorizar o uso do depósito de dinheiro que não se tem. Aliás, é por isso mesmo que ele está depositado, porque há dúvida sobre sua titularidade. Fosse assim, o juiz do caso Eike deveria ser inocentado, pois usou bem de outrem como se seu fosse.

Ah, o verão !

A partir de 1º de dezembro, os causídicos do Espírito Santo estarão liberados do uso de terno e gravata para despachar e transitar nas dependências dos fóruns de todo o Estado. A liberação determinada pelo TJ vale até o fim do verão, 21 de março, mas não abrange a participação em audiências perante o 1º grau de jurisdição, bem como o exercício profissional perante a 2ª instância. Ou seja, não resolve muito. (Clique aqui)

Juros de mora – Precatório - Interstício entre cálculo e pagamento - Valor devido

O plenário do STF formou maioria ontem no sentido de que deve, sim, existir incidência dos juros de mora sobre obrigação da Fazenda Pública nos casos de requisição de pequeno valor, desde a data dos cálculos, até a efetiva expedição do precatório. A tese foi encabeçada pelo relator, ministro Marco Aurélio, para quem não há fundamento jurídico para afastar a incidência dos juros da mora durante o referido lapso temporal. "Enquanto persistir o quadro de inadimplemento do Estado hão de incidir os juros da mora." S. Exa. foi acompanhada por cinco colegas e o julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Toffoli. (Clique aqui)

"A mora recorre da demora"

Ao acompanhar o relator – autor da declaração que intitula esta migalha – o ministro Barroso fez questão de ressaltar que, caso se confirme o desprovimento do RExt em análise, o Supremo estará autorizando o pagamento, em 2015, de uma demanda que se iniciou em 2002. Para o ministro, isso é o reflexo da cultura de litígio do Estado, que atualmente é responsável por 1/3 dos processos judiciais do país. "A cultura vigente é a de se litigar por anos a fio mesmo quando a responsabilidade seja inequívoca. É mais difícil obter dispensa dos recursos do que recorrer." Para o ministro, é necessária a adoção de medida que incentive a mudança de comportamento "para a desjudicialização da vida". (Compartilhe)

Impeachment

Obedecendo o STF, Eduardo Cunha anunciou em plenário ontem que desistiu do rito que havia proposto para eventual processo de afastamento de Dilma. Voluntarioso, dá ares de que a decisão foi sponte sua. Então tá, então.

Projetos urbanos - Plano diretor

Plenário do STF decidiu ontem que os municípios e o DF podem legislar sobre projetos urbanos por meio de leis compatíveis com as diretrizes fixadas no plano diretor. A decisão foi proferida em julgamento de RExt com repercussão geral, cuja tese foi sugerida pelo ministro Toffoli que apresentou voto-vista. Confira a íntegra do voto de S. Exa. (Clique aqui)

Intimação a desoras

Imbróglio na PF. O filho do ex-presidente Lula foi intimado às 23h da última terça-feira, após voltar da festa de 70 anos do pai, para prestar depoimento na PF. Considerando inusitado o procedimento, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, cobrou esclarecimentos do diretor-geral da PF, Leandro Daiello.

Intimação cinematográfica

A propósito da intimação inusitada do filho de Lula (v. migalha anterior), lembramo-nos agora de um caso em que Rui Barbosa foi intimado de uma decisão da qual era advogado na porta do cinema que religiosamente frequentava. A Águia de Haia ficou uma arara com ex adverso, o imortal Rodrigo Octávio, a quem responsabilizou pelo ato. A propósito do caso, trata-se de uma arbitragem, talvez uma das primeiras no país, e que envolveu estância hidromineral de Lambari/MG. Reveja esse interessante caso. (Clique aqui)

Pe(r)dido de vista

Em nota, o ministro Lewandowski informou que as sessões de ontem e da próxima quinta-feira darão prioridade para processos com pedido de vista. O objetivo é zerar a lista de processos antigos que estão com julgamento suspenso por pedido de vista. Para a próxima semana, já estão pautados dez processos que aguardam a retomada do julgamento.

Streaming e direitos autorais - Audiência pública

A 2ª seção do STJ vai realizar audiência pública para discutir o emprego da tecnologia streaming na transmissão de músicas via internet e se, neste caso, é devida a cobrança de direitos autorais. O debate será em 14/12, a partir das 9h, na sala de sessões da 2ª seção do Tribunal, em Brasília, e vai subsidiar os ministros no julgamento do REsp 1.559.264, de relatoria do ministro Cueva.

Capitalização de juros – Audiência pública

Corte Especial do STJ realizará audiência pública para discutir o conceito jurídico de capitalização de juros proibida pela lei de usura, mas permitida pela MP 2.170/01 e pela lei 11.977/09, no âmbito do sistema financeiro da habitação, desde que expressamente pactuada. Debate, que será realizado em 29/2/16, irá subsidiar repetitivo no qual se discute se o que é proibido é apenas incidência de novos juros sobre juros vencidos e não pagos (anatocismo), ou se a lei também veda a técnica matemática de formação da taxa de juros do contrato por meio de juros compostos.

Uber

A desembargadora Marcia Ferreira Alvarenga, do TJ/RJ, negou provimento a agravo do município do RJ e manteve liminar da 6ª vara da Fazenda Pública, por meio da qual se proibiu a prática de medidas repressivas que restrinjam ou impossibilitem o livre exercício da atividade do Uber na cidade. Segundo a magistrada, "o serviço em questão vem sendo prestado há algum tempo sem graves danos sociais", devendo, por isso, ser indeferido o efeito suspensivo pleiteado. O Uber é representado pelo escritório Licks Advogados. (Clique aqui)

Garantia fiduciária

O TJ/AL anulou decisão da comarca de Coruripe, que havia determinado a alienação da Fazenda Guaxuma e da Usina Guaxuma, arroladas na massa falida do Grupo João Lyra e avaliadas em R$ 1 bilhão. Acolhendo os argumentos do Banco Industrial e Comercial S/A, o TJ entendeu que, ao serem gravados com garantia fiduciária, os bens deixaram de integrar a massa falida, estando afastados do processo falimentar. A instituição financeira foi representada na causa pelos advogados Djalma Silva Júnior e Carlos Souto, integrantes do escritório Sarmento e Silva Advogados Associados. (Clique aqui)

Investigação – McDonald´s

Em petição enviada ao MPF, o Sinthoresp solicitou abertura de inquérito para investigar o McDonald´s com relação ao comportamento fiscal, às atitudes frente à concorrência e o suposto desrespeito ao sistema de franquias. O sindicato também alertou o MPF sobre recente anúncio de venda das lojas da rede – para o qual o objetivo seria levantar dinheiro para remessa ao exterior. Nesse sentido, o Sinthoresp pediu a aplicação de medida judicial que impeça o feito, conforme a lei 12.270, que prevê o bloqueio temporário de remessa de royalties. O McDonald´s está sendo investigado pela Comissão Europeia e ao menos em seis países pela prática de elisão fiscal. No Brasil, há 192 execuções fiscais Federais, estaduais e municipais movidas em face da rede com relação à questão tributária econômica.

Lava Jato

Ex-deputado Pedro Corrêa é condenado a 20 anos de prisão na Lava Jato.

Lançamento

A InBook Editora, em parceria com o portal Migalhas, lança, no próximo dia 4/11, a terceira edição do livro "TOP LAWYERS". O coquetel será na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, em SP. Conheça os valorosos nomes que integram o projeto editorial. (Clique aqui)

Direto da Redação

O suntuoso prédio que abriga a redação deste nosso poderoso rotativo amanheceu hoje com uma nova circular emitida pela alta Direção. Conquanto estivessem todos ansiando pela folga na segunda-feira, a norma abolia o feriado. Assim, todos os funcionários desta casa irão trabalhar na segunda-feira, normalmente. Quem tiver suas orações a fazer em sufrágio dos que já se foram, terão tempo para isso, já que a ecumênica circular prevê cinco minutos para tal obséquio. A norma prevê, ainda, que sejam grosados os cascos dos muares responsáveis pela entrega diária deste informativo. Com isso, será impossível, sem a tropa dos infalíveis estafetas migalheiros, a entrega do matutino especificamente neste dia. Voltaremos na próxima terça-feira, com as ferraduras ajustadas.

_____________

Eleições na OAB

Os Estados do ES e de PE realizam as eleições no dia 19/11. Confira as chapas que estão na disputa :

ES - "Chapa 1 - A Voz do Advogado", presidente Homero Junger Mafra ; "Chapa 2 - Muda OAB – A Ordem é de Todos", presidente Santuzza da Costa Pereira ; e "Chapa 3 - Uma Nova Ordem", presidente José Carlos Rizk Filho. (Clique aqui)

PE - "Chapa 10 - A Ordem Avança", presidente Ronnie Duarte ; "Chapa 20 - Sim Para Nova Ordem", presidente Emerson Davis Leônidas ; e "Chapa 30 – É hora de Mudar", presidente Jefferson Calaça. (Clique aqui)

Eleições na OAB - Conheça os candidatos

http://www.migalhas.com.br/EleicoesOAB

_____________

Cassinos

O advogado Stanley Martins Frasão (Homero Costa Advogados) aborda a possibilidade de subsidiar o crescimento do país com novos investimentos, nacionais e internacionais, com a permissão de reabertura de cassinos. "O Brasil sem cassinos perde. Perde arrecadação, deixa de abrir vagas de emprego, reduz o turismo e incentiva que brasileiros turistas e nativos continuem jogando na Argentina, Paraguai, USA, Europa, Macau e mesmo em navios que cortam as águas internacionais." (Clique aqui)

Correção - Créditos trabalhistas

O advogado Ronan Leal Caldeira, do escritório GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados, analisa os diferentes aspectos que envolvem a questão da decisão do TST que alterou o índice de correção aplicado aos créditos trabalhistas, cujos efeitos estão suspensos por decisão do ministro Toffoli. (Clique aqui)

Paridade

O advogado Davi Pires Santana, da Advocacia Sandoval Filho, aborda o direito dos pensionistas de receber em paridade com os servidores públicos da ativa. (Clique aqui)

Mediação

O advogado Marcelo Mazzola, do escritório Dannemann Siemsen Advogados, publicou o artigo "Mediação e Direito Intertemporal: duas Leis em vacância e um convite à compatibilização", na prestigiosa Revista de Mediação e Arbitragem, do professor Arnold Wald, lançada na semana passada. (Clique aqui)

Pressão

Diretor acadêmico do IOB Concursos, Leonardo Pereira tece comparações sobre o quanto determinadas pressões podem ser suportadas, sem que o objeto analisado (materiais, preços, comportamento e psique) se deteriore. (Clique aqui)

Semanário migalheiro

Confira as matérias mais lidas nesta semana em Migalhas :

STF repreende "copia e cola" e suspende prisão preventiva com fundamentação genérica. (Clique aqui)

STF vai decidir se proibição de tatuagem para candidatos a cargo público é constitucional. (Clique aqui)

OAB pode, no caso de Dilma, assumir papel decisivo que teve no impeachment de Collor. (Clique aqui)

TST altera redação da súmula 392 e cancela duas OJs. (Clique aqui)

Facebook deve indenizar usuário avaliado no aplicativo Lulu. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Povoar o mundo

O Partido Comunista da China anunciou o fim da política do filho único, permitindo que agora cada casal tenha até dois filhos. No exato momento em que fechávamos esta edição, a população da China era de 1.376.338.515 almas. No momento em que lê esta nota, já deve ser um punhado a mais. Entre nascidos e mortos, a população aumenta 13 pessoas, por minuto. Ou seja, desde o começo da leitura desta nota, até este momento, já são aproximadamente cinco chineses a mais no mundo. Ops, seis. Ops, sete... (MI - clique aqui)

Frango

Corte Suprema do Chile confirma multa de US$ 60 mi contra as empresas do setor alimentício Agrosuper, Ariztía e Don Pollo por conluio no mercado de produção e comercialização de frango. (LA – clique aqui)

____________

Correspondentes

As oportunidades de trabalho estão fervilhando em todos os cantos do país. Confira as cidades solicitadas no mural e aproveite para se cadastrar como correspondente. (Clique aqui)

Ene Jurídico

Em formato inovador, evento realizado nesta semana pela Fundação Estudar promoveu o encontro entre escritórios e departamentos jurídicos com estudantes e recém-formados. Bate-papos e palestras com os líderes das empresas proporcionaram aprendizado e troca de interesses entre jovens talentos e seus futuros empregadores. (Clique aqui)

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do fim de semana, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ilustre ministro Celso de Mello, que assistirá no próximo domingo às comemorações de seu aniversário. (Compartilhe)

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. A leitora premiada hoje é Raquel Ferreira da Silva. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 57 anos, no dia 30 de outubro de 1958, o IAB conferiu a medalha "Teixeira de Freitas" ao ministro Nelson Hungria, sendo o homenageado saudado pelo presidente do Instituto, doutor Otto Gil, e pelo prof. Haroldo Valadão. (Compartilhe)

____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

Sorteio

A obra "Crime Tributário" (Malheiros Editores Ltda. – 4ª edição – 167p.), de Carlos Henrique Abrão, apresenta um estudo da norma penal tributária. Participe do sorteio e seja contemplado pelo autor. (Clique aqui)

Lançamento (Compartilhe)

Acontece, no próximo dia 12, o lançamento do livro "Um Plano de Ação para o Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura", de Walfrido Jorge Warde Júnior, do escritório Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados ; Gilberto Bercovici e José Francisco Siqueira Neto. O evento será em SP, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, a partir das 18h30. (Clique aqui)

Boletim

A Editora NDJ convida os estudiosos do Direito Administrativo a encaminhar artigos doutrinários para eventual publicação em seus periódicos : "BDA - Boletim de Direito Administrativo", "BLC - Boletim de Licitações e Contratos" e "BDM - Boletim de Direito Municipal". (Clique aqui)

Campanha

O escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados encerrou ontem a campanha "Crianças e livros, uma viagem fantástica". Foram arrecadados cerca de cem livros infantis entre os colaboradores do escritório. Todo o material será destinado para a Associação Reciclázaro.

Migalhíssimas (Compartilhe)

Hoje, às 18h30, Kiyoshi Harada, do escritório Harada Advogados Associados, profere a palestra "Aspectos controvertidos do ISS especialmente sobre o leasing", na Universidade Mackenzie.

Adriana Diogo de Ipanema Moreira, advogada do escritório Dannemann Siemsen Advogados, palestrará no "International Trademarks : Securing and Enforcing Clients´ Rights Abroad", promovido pela Beverly Hills Bar Association, no dia 5/11, em Los Angeles. O evento tem como objetivo apresentar os desafios encontrados para proteger os direitos marcários e as estratégias adotadas contra infrações. (Clique aqui)

Rafael Favetti e Alexandre Tostes, do escritório Favetti Sociedade de Advogados, são coordenadores do curso de extensão "Relações Governamentais", promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, em Brasília. As aulas acontecem de 5 a 7/11. (Clique aqui)

No dia 9/11, Daniela da Rocha Brandão, do escritório Barreto Advogados & Consultores Associados, fará parte da mesa debatedora do evento "Derechos sociales, reformas laborales en la EU y neoliberalismo", no RJ. As inscrições são gratuitas. (Clique aqui)

No dia 23/11, Elias Marques de Medeiros Neto, diretor jurídico na Cosan, palestra no café da manhã e painel de discussão "Os impactos do novo CPC na visão do departamento jurídico da empresa", em SP.

Nos dias 25 e 26/11, em SP, será realizado o evento "Estudos de casos práticos de Parcerias Público-Privadas no Brasil". Fernando Albino, do escritório Albino Advogados Associados, participará do painel sobre as "Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) - BH". (Clique aqui)

Vitor de Paula Ramos, do Silveiro Advogados, foi um dos 12 processualistas do país a participarem na condição de relator no último Fórum Permanente de Processualistas Civis, realizado em Curitiba, de 23 a 25/10. O evento tem o objetivo de aprovar enunciados interpretativos do novo CPC. O advogado liderou o grupo de Direito Probatório, que entrou para história do evento como aquele que mais aprovou enunciados sobre prova.

A advogada Su Jung Ko, sênior do escritório TozziniFreire Advogados, foi reconhecida pela Chambers & Partners com o prêmio "Future Leader" na categoria advogadas da América Latina. Ela representou o Brasil entre 14 finalistas de diversos países.

O advogado Ilan Leibel Swartzman, do departamento jurídico da Light, foi empossado membro efetivo do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros.

Constituição Democrática

Hoje, às 18h, na OAB/RJ, acontece a palestra de encerramento da "Semana Jurídica do Centro Acadêmico Luiz Carpenter (Direito UERJ)". Ingo Wolfgang Sarlet abordará os "26 anos de Constituição Democrática : Avanços e retrocessos na efetivação dos direitos fundamentais."

Estruturas e Operações Empresariais

O programa de pós-graduação lato sensu da FGV Direito SP (GVlaw) está com as inscrições abertas para a pós-graduação em "Estruturas e Operações Empresariais". O curso é voltado para advogados atuantes ou com experiência em estruturação e operações societárias, com o objetivo de desenvolver uma visão multidisciplinar e aplicada acerca de estruturas e operações empresariais complexas, considerando seus variados aspectos : societários, contratuais, tributários, contábeis e econômicos. (Clique aqui)

Direito Civil

No dia 7/11, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza o "I Encontro sobre Direito Civil", que terá como tema geral "Perspectivas da responsabilidade civil na pós-modernidade". O evento ocorre sob a coordenação da professora Débora Vanessa Caús Brandão, marcando a primeira mobilização para debater, formalmente, o Direito Civil em um modelo no qual os professores e alunos interagirão com os professores convidados. (Clique aqui)

Inglês

O curso "Inglês Jurídico dos Contratos (Corporate Law)", realizado pelo Forum Cebefi, acontece dias 6 e 7/11, em SP. (Clique aqui)

Novo CPC

Concorra a uma vaga-cortesia, oferecida pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, para o seminário "O novo CPC e seu impacto no Processo Tributário", que acontece dia 9/11, em SP. (Clique aqui)

Administrativo

De 12 a 14/11, a Editora Lex promove o curso "Processo Administrativo e Improbidade Administrativa", em Brasília. (Clique aqui)

Defesa da concorrência

O seminário "Os desafios da judicialização da defesa da concorrência, da regulação e do comércio internacional", que acontece dias 12 e 13/11, vai abordar, entre outras questões, a necessidade de especialização judicial para análise de casos sobre esses temas. O evento é realizado pelo Conselho Federal da OAB e pelo CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social. (Clique aqui)

Aposentadoria

No dia 19/11, o IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários realiza o curso "Prático de aposentadoria especial", em BH. (Clique aqui)

Online

Estão abertas as inscrições para o curso online "Atendendo a fiscalização Federal : Aprenda reduzir ou anular autos de infração", realizado pela Intelecto Soluções Inteligentes. (Clique aqui)

Concorra

A FocoFiscal - Cursos e Capacitação oferece uma vaga-cortesia para o curso "Retenção de Tributos pela Fonte Pagadora (INSS, IRRF, CSLL, PIS/PASEP, COFINS e ISSQN) - Em parceria com ABINEE", que acontece dia 25/11, em SP. (Clique aqui)

Cortesias

O curso "Planejamento tributário gerencial para 2016 - Recentes alterações que trouxeram impactos na escolha do regime fiscal" (clique aqui) acontece dia 9/11 ; e o seminário "Holding Familiar e seus Aspectos Societários, Tributários das Holdings e o Planejamento Sucessório" (clique aqui) acontece dia 10/11, ambos em SP. Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Sodepe Brasil.

Participe

A Editora NDJ oferece vagas-cortesia para os cursos "Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância" (clique aqui), dia 11/11, em Recife/PE ; e "Orçamento de Obras e Serviços de Engenharia" (clique aqui), dia 13/11, em SP.

Novo CPC

Já estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso "As Novas Disposições do Novo Código de Processo Civil", promovido pela AFMS Eventos. Nesta edição o curso está composto por 40 encontros, onde a cada aula serão analisados em média 25 dispositivos do novo CPC, sempre dando ênfase as inovações do novo texto legal, e as alterações normativas relacionadas aos Direitos e Garantias Fundamentais, Direito Constitucional, Direito Internacional, Direito Trabalhista e Previdenciário, Direito Tributário e Litigância em face das Fazendas Públicas. As aulas acontecerão as segundas e quartas-feiras, nos períodos matutino e vespertino. Garanta sua vaga ! (Clique aqui)

Processo seletivo

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está com inscrições abertas, até dia 30/11, para o processo seletivo de 2016. Os interessados poderão se inscrever pela internet. A prova será realizada dia 13/12. (Clique aqui)

Holding familiar

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Sexta-feira premiada

Sorteio – Lauda legal : O livro "Vinte Anos, Liberdade - Duas décadas de escritos sobre advocacia, prisão e liberdade" (Singular – 189p.), de Antonio Sergio Altieri de Moraes Pitombo, do escritório Moraes Pitombo Advogados, vai para Raquel dos Santos Monteiro, de São Luiz Gonzaga/RS. (Clique aqui)

Sorteio de obra : A sortuda que levará para a casa a obra "A informação na relação médico-paciente" (Saraiva – 280p.), de Gilberto Bergstein, é Denise Pinink Silva, advogada em Indaiatuba/SP. (Clique aqui)

_____________

Bom fim de semana prolongado a todos !

_____________

Migalhas também é cultura !

Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Nova Soure
CE/Pedra Branca
GO/Bom Jardim de Goiás
MG/Conceição do Rio Verde
MG/Olímpio Noronha
PA/Jacundá
PI/Simões
SC/São João do Itaperiú

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"China Approves Two-Child Policy to Help Economy"

The Washington Post - EUA

"The GOP race has a new look"

Le Monde - França

"Diesel: l´ Europe recule face aux lobbys"

Le Figaro - França

"Syrie: les grandes puissances négocient le sort d´ Assad"

Clarín - Argentina

"Cristina no mencionó a Scioli pero llamó a votar en defensa de su modelo"

El País – Espanha

"La mayoría de catalanes rechaza la declaración de independencia"

Público - Portugal

"Se o Governo durar só 11 dias, Parlamento ficará parado até Dezembro"

The Guardian - Inglaterra

"China abandons one-child policy"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Lula defende Levy e PT recua em crítica ao ajuste"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Lula diz sofrer ´pancadaria´ ; PF intima seu filho a depor"

O Globo - Rio de Janeiro

"PMDB propõe alternativa à política econômica de Dilma"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Alagamento é ameaça em 88 pontos de BH"

Correio Braziliense - Brasília

"PF intima filho de Lula. Juíza amplia a apuração"

Gazeta do Povo - Paraná

"Cortes no orçamento de 2016 ameaçam excluir 1 milhão de paranaenses do Bolsa Família"

Zero Hora - Porto Alegre

"A sombra da crise"

O Povo - Ceará

"Ônibus. R$2,75 – Passagem tem maior aumento em 12 anos"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Você é o fiscal"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Cosan
· Google
· Souza Cruz

Escritórios :

· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados

· Ayres Ribeiro Advogados

· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci & Höfling Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão – Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti – Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches, Turkienicz, Amendola, Waisberg e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Elton Fernandes Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Faucz Santos Picussa & Advogados Associados
· Favetti Sociedade de Advogados
· FCSC Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Ferraz de Camargo Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão – Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Greco Filho Sociedade de Advogados
· Guarnera Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hasson Sayeg e Novaes Advogados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Justino de Oliveira Advogados
· Katzwinkel & Advogados Associados

· Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados
· Kfouri Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados

· Küster Machado – Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· LL Advogados

· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· LTSA Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Bastos Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo & Pires Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rodrigo Pimentel Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schechtmann & Bechara Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Simões Caseiro Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza Cescon Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Talon Advogados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados

· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· AIDAR SBZ Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Alves Mota & Campos advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Ethics & Compliance

· Legal Business Assessoria Jurídica

· LegalManager
· Leilão Vip
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· Pezco Microanalysis
· PKF NK Assessoria Contábil e Fiscal Ltda
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sistema de Educação Continuada a Distância - Secad
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· Z3 Consulting
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Aracatu – Português para Estrangeiros Língua e Cultura Brasileira
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Cellera Comunicações
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Estudos de Direito Público – CEDP
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais – CORI/MG
· Damásio Educacional
· Digesto
· DocWise
· Editora Atlas
· Editora Del Rey
· Editora Forense
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV Direito SP
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Goya Consultoria
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAPE - Instituto dos Advogados Previdenciários - Conselho Federal
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas