Domingo, 15 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 3.812

Quarta-feira, 2 de março de 2016 - Migalhas nº 3.812 - Fechamento às 10h37.

 

"A consciência é o último ramo da alma que floresce ; só dá frutos tardios."

Joaquim Nabuco

(Clique aqui)

Hermenêutica

O CNJ diz que se pronunciará sobre a data de vigência do novo CPC no final da noite de amanhã, por meio de sessão plenária virtual criada especialmente para este fim. (Compartilhe)

Ai, ai, ai...

O pronunciamento do CNJ, com todo o respeito, será mais uma opinião, a somar com aquelas que se dão pelos bares da vida. Aliás, por isso mesmo, sugerimos aos conselheiros que mudem a sessão de virtual para real e já indicamos o Bar Brasília como ótimo local (chope gelado e petiscos na medida). Era só o que faltava... CNJ fazendo hermenêutica de texto legal. Não vá, sapateiro, além do sapato, ensina o sábio ditado. (Compartilhe)

#ficaadica

Seria bom rever, de vez em quando, as lições de Carlos Maximiliano no seu clássico "Hermenêutica e Aplicação do Direito". Mal não faz. E acerca da biografia do ilustre jurista gaúcho, veja, ainda neste informativo, breves notas.

Cunha

O ministro Teori negou pedido de Eduardo Cunha para adiar o julgamento do recebimento ou não da denúncia oferecida pela PGR que o acusa de receber US$ 5 mi em propina de contratos da Petrobras. Com isso, o Supremo deve decidir hoje se abre ação penal. Ontem, nos últimos minutos do dia, por 11 a 10, o Conselho de Ética da Câmara abriu processo contra Cunha, que pode descambar em cassação do mandato.

Limite salarial

No melhor estilo Eduardo Cunha, há quem diga que ele está pressionando a seu modo o Judiciário com objetivo de ver-se livre hoje à tarde. E, de fato, S. Exa. deixou na berlinda juízes e promotores de Justiça ao manter a prioridade na apreciação do PL 3.123. O PL, de autoria do Executivo, estabelece que a soma dos recebimentos (incluídos aí os penduricalhos como auxílio-moradia) dos funcionários públicos (neste rol estão juízes e promotores) não pode ultrapassar o salário do ministro do Supremo. Afora isso, o subsídio dos desembargadores de TJs estaria limitado a 95% do valor percebido pelos integrantes do STF.

Direto das Memórias

"Num bar de Ribeirão Preto vi com meus olhos esta passagem..." Era uma agradável tarde de outono. O amado Diretor deste rotativo encontrou-se, por acaso, com o saudoso jurista Saulo Ramos num charmoso estabelecimento da acalorada Califórnia Brasileira. Depois de agradável colóquio - e como era bom de prosa o ilustre brodosquiano -, ao se despedir, nosso amantíssimo líder comunicou ao doutor Saulo que não o qualificaria mais no informativo Migalhas como ex-ministro da Justiça, e sim como autor do "Código da Vida", tal a repercussão e sucesso da obra que havia lançado poucos meses antes. De pronto, com a ironia ferina que era sua marca registrada, Saulo Ramos respondeu : "Mesmo porque ministro da Justiça até o Renan Calheiros foi." Que falta, hoje em dia, sua iluminada presença nos faz... (Compartilhe)

Que pena !

Com todo o respeito ao ministro José Eduardo Cardozo, pior que sua saída nas circunstâncias que se deu, foi a anunciada baixa no ministério da Justiça : Juliana Pereira, secretária nacional do Consumidor, está deixando o cargo. Ela decidiu pedir demissão com a saída de Cardozo do comando da pasta. É, sem sombra de dúvida, a mais respeitada técnica do ramo no Brasil. Séria, dedicada, estudiosa, ela mudou o Direito do Consumidor no país. A efetividade do arcabouço legal de defesa do consumidor se deve, em grande medida, a sua atuação no MJ. A propósito, em nome do meio jurídico, mesmo sem mandato para isso, fazemos aqui o agradecimento público pelos serviços prestados ao país. Formada na Faculdade de Direito de Franca, Juliana Pereira foi levada ao MJ na gestão de Márcio Thomaz Bastos e ali, graças a um trabalho incomparável, manteve-se por 12 anos, sempre na área de Direitos do Consumidor. E foi mercê dessa profícua atuação, respeitada por todos os players do mercado, que se criou, especialmente para ela, a Secretaria Nacional do Consumidor, em 2012. Era a concretização de uma ideia plantada e germinada por quase uma década. Agora, sua repentina saída do ministério, assim como a também anunciada saída de Beto Vasconcelos, indicam que há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia. Uma pena para o país, que perde dois profissionais dedicados, e que, sobretudo, sabiam diferenciar o público do privado, princípio comezinho que hoje em dia anda tão esquecido. Como provavelmente não serão os únicos a sair, pedimos a gentileza de que o último a passar apague as luzes. (Compartilhe)

Porandubas políticas

Para Gaudêncio Torquato, um pepino espera o novo ministro da Justiça, Wellington César. Será tarefa difícil – para não dizer impossível – fazer qualquer controle sobre as investigações em curso, principalmente as que envolvem o ex-presidente Lula. (Clique aqui)

Rede Lula

A defesa de Lula está lançando um site (www.abemdaverdade.com.br) que terá todas as ações, cíveis e criminais, movidas por ele contra jornalistas ou personalidades que, segundo os advogados, ofenderam o ex-presidente. A página traz também todas as respostas jurídicas às várias investigações.

Uma década

Em março de 2006, estourava o escândalo do caseiro Francenildo. O caso era a gota d´água que faltava para derrubar o ministro Palocci da Fazenda. A propósito, em agosto de 2009, o STF, por 5 a 4 (clique aqui), rejeitava a denúncia contra o ex-ministro, depois de sustentação incomparável feita pelo advogado José Roberto Batochio. Mas voltando a 2006, o fato é que o cenário era mais ou menos o de agora : o país se achava numa grande delegacia de Polícia. De lá pra cá, acostumamo-nos a viver assim. A diferença de períodos, no entanto, é o que se vê na nota seguinte, que registra como era o momento econômico. Como irá se ver, o presidente Lula, com inegável prestígio interno e externo, conduzia a nau pátria em bonançoso oceano financeiro.

_____________

Há 10 anos - Migalhas 1.364 – 2 de março de 2006

Mercado

A melhora na nota do Brasil, anteontem, pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) levou a Bovespa a atingir ontem o patamar inédito de 39.177 pontos e manteve o risco-Brasil no menor nível histórico (215 pontos centesimais). A Bolsa subiu 1,47% e estabeleceu o 14 recorde em pontos do ano. O dólar caiu 1,03% e fechou na mínima do dia: R$ 2,116.

(Clique aqui)

_____________

Asas à imaginação

Há 10 anos, com o imprescindível apoio da OAB/SP, na época presidida por Luiz Flávio Borges D´Urso, e tendo como diretor o atual presidente Marcos da Costa (aproveitamos para deixar aqui penhoradamente registrados nossos agradecimentos), este nosso rotativo empreendeu um projeto nunca antes tentado e nem mesmo repetido : visitar mais de uma centena de cidades bandeirantes para ouvir advogados, promotores e juízes. O objetivo era buscar captar a real situação do Judiciário nas mais variadas localidades, mostrando isso a todo o meio jurídico. E foi o que se deu. Esquadrinhando o Estado de SP, percebemos que havia antigos problemas, mas também novas soluções. (Clique aqui)

Diagnóstico - 2006

O projeto narrado na migalha anterior foi despretensiosamente intitulado "dr. Pintassilgo", uma ave voando pelo Judiciário brasileiro. Depois de planar por dezenas de cidades paulistas, nosso onírico pássaro atravessou fronteiras, chegando a MG, RJ, PB e PE. Nas comarcas visitadas foram feitos vídeos de modo a sintetizar o que dito pelos operadores do Direito. (Clique aqui)

Uma década depois

E não é que, passados 10 anos, nossa ave, mais velha e mais gorducha, resolveu abandonar a confortável gaiola e alçar novos voos ?! Com efeito, nosso repórter alado pousou hoje no fórum da Lapa, que está chantado no tradicional bairro paulistano. Ali conversou com o presidente da subseção da OAB, Celso Gioia, com o juiz de Direito Julio Cesar Franco e com o promotor de Justiça Adriano Frugoli. Veja o que estes importantes protagonistas da Justiça na zona Oeste de SP têm a nos contar. (Clique aqui)

_____________

Arbitragem - Contrato de adesão - Relação de consumo

Cláusula arbitral compromissória já prevista em contrato de adesão tem eficácia se o consumidor vier a tomar a iniciativa do procedimento arbitral, ou se vier a ratificar posteriormente a sua instituição, no momento do litígio, confirmando a intenção da eleição de outrora. Com base neste princípio, o ministro Salomão apresentou voto conductore ontem, na 4ª turma do STJ, em notável caso sobre a validade de cláusula compromissória de arbitragem inserida em contrato de compra e venda de imóvel. (Clique aqui)

Multa anulada

O STF julgou procedente reclamação da OAB/MG e reverteu decisão que havia condenado uma advogada mineira a pagar multa por litigância de má-fé em recurso protelatório. Decisão monocrática é do ministro Gilmar Mendes. (Clique aqui)

Prisão - Quebra de sigilo

O vice-presidente do Facebook no Brasil, o argentino residente no Brasil Diego Dzoran, foi preso pela PF da Delegacia de Repressão Entorpecentes/SP ao desembarcar no aeroporto de Guarulhos/SP sob a ordem de prisão preventiva feita pelo juiz de Direito de Sergipe, Marcel Maia Montalvão. A prisão seria por descumprimento de quebra de sigilo de mensagens de WhatsApp em processo por tráfico de drogas. O aplicativo, pertencente ao Facebook, teria de liberar o conteúdo para ser usado no processo, mas a ordem judicial foi ignorada. Para o advogado Renato Opice Blum, do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados, a questão envolve novo cenário e exige que legisladores enfrentem o assunto com prioridade e profundidade. "É o cenário de colaboração mútua, entre autoridades, empresas e sociedade. Enquanto a legislação não evolui, tribunais procuram encontrar meios legais para a busca de dados que comprovem eventuais crimes."

_____________

Falecimento

Faleceu, nesta segunda-feira, o advogado e professor universitário Bruno Rodrigues de Almeida (OAB/RJ 154.610). Formado pela UERJ (Turma de 2002), era mestre em Direito Internacional e Integração Econômica e doutor em Direito Internacional pela mesma instituição. Era responsável pela disciplina de Direito Privado e chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Compartilhe)

Homenagem e preocupação

Em relato comovente, Carmen Tiburcio, professora da UERJ – que conviveu com Bruno desde a graduação até o pós-doutorado –, rendeu homenagem ao profissional, destacando sua "personalidade agregadora", "seriedade, inteligência e competência". Destacando que o falecimento ocorreu, aparentemente, em razão de complicações decorrentes do zika vírus, a advogada também fez um desabafo : "A epidemia causada pelo zika vírus parece preocupar mais à comunidade internacional do que aos nossos governantes, bem como os postos de saúde aos quais Bruno se dirigiu aparentemente não deram maior atenção ao caso pois o liberaram. (...) Não podemos nos calar em memória do Bruno e dos seus sonhos interrompidos. Sem dúvida, estamos vivendo um momento lamentável no nosso país, Estado e cidades (RJ e Niterói)." (Compartilhe)

_____________

Cheque sem fundo

Banco não pode ser responsabilizado por prejuízo a terceiro devido à devolução de cheque sem fundo de cliente. Entendimento é da 4ª turma do STJ. (Clique aqui)

Pensão por morte

Concessão de pensão por morte deve observar lei vigente à época do óbito. Assim entendeu a 2ª turma do STJ ao rejeitar pedido de viúvo que pretendia receber pensão em razão do falecimento de sua esposa, ocorrido em 89. (Clique aqui)

Dano à imagem

Rede de drogarias deve indenizar gerente que teve foto publicada em matéria jornalística sobre autuação por fiscais no estabelecimento por descumprimento de lei municipal sobre funcionamento no período noturno. A 3ª turma do TST negou recurso da empresa, mantendo a condenação por danos morais. (Clique aqui)

Golpe baixo

A RedeTV! terá que pagar mais de R$ 1,2 mi de indenização à Band por ter divulgado propaganda enganosa, na qual afirmava que sua programação diária tinha audiência superior à da concorrente. Para embasar a informação divulgada na campanha publicitária, em 2004, a RedeTV! teria manipulado dados do Ibope, o que motivou sua condenação em danos morais e materiais. A decisão é da 3ª turma do STJ, que negou provimento ao recurso da TV Ômega. (Clique aqui)

Acordos extrajudiciais - Amianto

É inválida a transação extrajudicial, com vistas a prevenir litígios com ex-empregado que trabalhou exposto ao amianto/asbesto, que contenha cláusula de renúncia expressa e irrevogável a qualquer outro direito, não se configurando ato jurídico perfeito, por envolver direito fundamental dirigido à integridade do trabalhador. A tese foi firmada pelo pleno do TRT da 6ª região em julgamento de incidente de uniformização de jurisprudência. (Clique aqui)

Orçamento de capital

A 2ª câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP anulou uma Assembleia Geral Extraordinária que decidiu aumentar o capital de uma empresa (sociedade anônima) e criar uma reserva de contingência com os lucros que deveriam ser repassados aos acionistas, sem a apresentação de um orçamento de capital. Segundo o desembargador Ramon Mateo Junior, "o direito à participação dos lucros dos sócios minoritários é inderrogável, de ordem pública, que somente pode ser relativizado por autorização legal, desde que presentes circunstâncias pertinentes e justificadas pela Companhia". O escritório BGR Advogados representa os acionistas minoritários no caso. (Clique aqui)

Capital estrangeiro

MP (714/16) aumenta de 20% para até 49% o limite de participação estrangeira nas concessões do setor aéreo. A medida, que foi publicada hoje no DOU, também extingue, a partir de 1º/1/17, o adicional de tarifa aeroportuária cobrada das empresas para compor o Fundo Nacional de Aviação Civil. A medida, dizem, livra a Gol da bancarrota.

Gastos no exterior

A alíquota do IR incidente sobre as remessas ao exterior feitas por pessoas físicas para cobrir gastos em viagens de turismo, negócios, serviços, treinamento ou missões oficiais caiu de 25% para 6%. A nova alíquota, que terá vigência até 31/12/19 e vale para gastos de até R$ 20 mil, está prevista na MP 716/16 publicada hoje no DOU.

Ilegitimidade passiva

O juiz do Trabalho Eliude dos Santos Oliveira, da 1ª vara de Caucaia/CE, acolheu preliminar de ilegitimidade passiva ad causam suscitada por uma empresa que figurava em reclamação trabalhista, e decretou sua exclusão do polo passivo da demanda, bem como a extinção do processo, sem resolução de mérito, nesse particular. No caso, a Energia Pecém era a dona de uma obra, que visava à construção de usina termoelétrica, tendo contratado uma empresa especializada para realizar os trabalhos, que por sua vez contratou outras. Alegou, assim, que não tinha vínculo com o reclamante. "O pacto negocial firmado entre a segunda reclamada (MABE) e a terceira parte promovida (Porto Pecém), dada a natureza e a finalidade do objeto pactuado, ou seja, construção da Usina Termoelétrica do Pecém, não pode derivar qualquer responsabilidade para a terceira promovida, visto que não se enquadram nas hipóteses previstas na súmula 331, tampouco nas exceções contidas na OJ-SDI-1 191, todas dos C.TST", ponderou o magistrado. Atuaram na causa os advogados Bruno Almeida e Pedro Fontenele, do escritório Albuquerque Pinto Advogados. (0001721-23.2013.5.07.0030)

_____________

  • STF - 2a Turma

CNJ - Férias de 60 dias - Proibição

A 2ª turma do STF negou MS contra ato do CNJ que considerou ilegal a fixação de férias de 60 dias para os servidores da Secretaria do TJ/MG. O colegiado seguiu o voto do relator, ministro Toffoli, concluindo que além de ter competência para controlar a atuação administrativa dos tribunais, o Conselho, ao afastar normas que dispunham sobre as férias, apenas aplicou entendimento pacificado pelo Supremo. (Clique aqui)

Órgãos autônomos - Aplicação de jurisprudência

Durante o julgamento do caso narrado na migalha anterior, o ministro Gilmar Mendes destacou : "Devemos simplesmente dizer que esses órgãos autônomos não têm competência para fazer esse controle ? (...) Podemos fazer uma abordagem para dizer o seguinte : tendo uma jurisprudência clara, vamos exigir que o tema seja judicializado ? A decisão do CNJ, na verdade, espelha o entendimento já adotado pelo Supremo Tribunal Federal. Em casos tais, por exemplo, órgãos com essa autonomia, estão apenas aplicando a jurisprudência, entendimento já pacífico. Quando se tratar de aplicar normas neste sentido, estes órgãos poderão fazê-lo. Esse há de ser o encaminhamento. Esse é um tema difícil." (Compartilhe)

"Estado dentro do Estado"

Ainda no caso acima, a ministra Cármen Lúcia comentou, ao seguir o ministro Toffoli : "Em um trabalho, eu indagava um outro dado, que nós no Supremo ainda não tivemos a oportunidade de analisar - é que há duas mãos aqui. É que há um número enorme de entidades e órgãos que podem fazer análises e eventualmente deixar de aplicar, afastando como se fez aqui, no caso do CNJ. Mas a questão é que temos um número enorme de órgãos sem personalidade jurídica e entidades fazendo normas paralelas ao Poder Legislativo. Eu sei que um guarda pode me parar na rua e dizer ´com base na resolução do Conatran´, ele vai e faz, e eu não sei quem compõe o Conatran, e isso diz respeito à minha liberdade... E depois o próprio Conatran um dia diz que não vai mais aplicar porque é inconstitucional. Ou seja, nós temos hoje um Estado dentro do Estado." (Compartilhe)

Burocracia

Ao analisar um embargo em ARE (741.426) que tratava de parcelamento de débito tributário, o ministro Toffoli destacou a dificuldade do cidadão em acessar dados pessoais na RF : "Eu determino oficiar a Receita. O advogado falou da dificuldade em obter informações na Receita e nós sabemos que isso existe mesmo. Eu fui advogado-Geral da União e mesmo ali, internamente, é difícil obter informações. Eu sei a dificuldade que é obter uma certidão. Às vezes se pede um horário na repartição e marca para dali seis meses, sete meses, um ano para receber o cidadão. Oficie-se a Receita para saber qual é a situação jurídica deste parcelamento. (...) Essas burocracias que o Brasil não aceita mais. Se não fosse o conhecimento da realidade, eu não estaria transformando em diligência. Mas a verdade é essa : o cidadão tem dificuldade de acesso junto às repartições públicas, inclusive as federais, para obter informações sobre si mesmo. A Receita não tem só direitos, ela tem deveres com o cidadão." O voto-vista foi seguido pelo colegiado, vencido o relator, ministro Teori. (Compartilhe)

Contribuinte

A Comissão da Desburocratização, do Senado, deliberou no sentido de formar um Código de Defesa do Contribuinte, como informou o ministro Toffoli, que a integra, "tamanha a dificuldade". Na semana passada, foi encaminhado PL para uniformizar o cadastro de todas as pessoas jurídicas no âmbito nacional.

Eficiência

O presidente Toffoli, ao chamar para julgamento na 2ª turma do STF uma lista do ministro Celso de Mello, soltou : "Ministro Celso trabalha muito, 51 feitos !" Ao que o decano respondeu : "Antes da entrada em vigor do novo Código de Processo Civil..."

_____________

  • Novo CPC

É hora de pôr em prática

O novo CPC vai trazer com certeza uma série de mudanças que buscam conferir uma nova dinâmica para os processualistas pátrios. Com o intuito de discuti-las, Migalhas realiza o evento "Novo CPC", dia 4 de abril, no Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej, das 9 às 18h. Garanta já seu lugar ! As vagas são limitadas. (Clique aqui)

"23 migalhas sobre o novo Processo Civil"

No segundo capítulo da série destinada a esmigalhar os mais diferentes aspectos do novo CPC, o advogado Eduardo Talamini (Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados) analisa o incidente de desconsideração de personalidade jurídica. (Clique aqui)

Sistemas jurídicos

O advogado Maurício de Albuquerque, do escritório Albuquerque Pinto Advogados, aborda a aproximação da civil law com a common law no novo CPC. (Clique aqui)

Novo CPC - STJ

O plenário do STJ se reunirá hoje, às 17h30, para discutir as recentes alterações promovidas no novo CPC. As modificações tratam do juízo de admissibilidade de recursos especiais e extraordinários, bem como da interposição de reclamações e agravos, e da ordem cronológica do julgamento de recursos.

Novo CPC - CNJ

O CNJ realizará audiência pública para ouvir juristas e acadêmicos, antes de definir a regulamentação de temas constantes do novo CPC. A decisão foi tomada ontem, após apresentação do relatório final das atividades do grupo de trabalho instituído para analisar o alcance das modificações trazidas pelo novo Código.

_____________

Gramatigalhas

A leitora Georgia Queirós envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"A frase ´Nunca jamais houve defensor da liberdade como este.´ está correta? A repetição de palavras com o mesmo significado não é considerada um equívoco? Obrigada."

Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a esse respeito, então clique aqui.

Manual de Redação Jurídica

Esta e outras dúvidas sobre a Língua Portuguesa são esclarecidas com didatismo na 5ª edição do "Manual de Redação Jurídica", de autoria do professor José Maria da Costa. A obra é atualizada pelo novo acordo ortográfico. Adquira seu indispensável exemplar. (Clique aqui)

_____________

Publicidade infantil

Fabricantes de refrigerantes e sucos artificiais vão parar de fazer publicidade de seus produtos direcionada para crianças até 12 anos. A decisão foi tomada em consenso pelos membros da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), que reúne as maiores marcas do mercado, como Coca-Cola, Pepsi e Ambev. A suspensão vai valer sempre que 35% do público que é alcançado por um programa tiver menos de 12 anos. Os fabricantes já vinham diminuindo as propagandas para menores, mas o compromisso de autorregulamentação é bem visto por entidades como o Instituto Alana, favorável ao fim da publicidade infantil.

Prova testemunhal

No exercício da profissão, juízes, procuradores, advogados e delegados estarão, direta ou indiretamente, compelidos a lidar com a prova testemunhal no processo penal brasileiro. No presente artigo, o jurista Tales Castelo Branco (Castelo Branco Advogados Associados) tece considerações acerca de primorosa obra de José Carlos G. Xavier de Aquino, intitulada "A prova testemunhal no processo penal brasileiro", a qual aborda sistemas penais, a teoria da pena e reflexões sobre o cárcere. "Podemos assegurar que estamos diante de livro não apenas para ser consultado, mas para ser inteiramente lido, na incessante busca de aprimoramento cultural." (Clique aqui)

Inovação em pauta

Diante da crise político-econômica e da promulgação da EC 85, esperava-se, segundo o advogado Maurício Brum Esteves, do escritório Silveiro Advogados, a inclusão da inovação na pauta do Brasil, o que, porém, não está ocorrendo. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Privacidade de dados

EUA e UE firmam acordo sobre transferência de dados de usuários entre empresas. (MI – clique aqui)

Poucas palavras

Conhecido por não questionar advogados durante audiências na Suprema Corte dos EUA, o juiz Clarence Thomas surpreendeu esta semana ao contestar uma advogada, quebrando silêncio de dez anos. (MI – clique aqui)

TSJ x Venezuela

Tribunal Supremo da Venezuela anula alguns poderes do Parlamento liderado pela oposição. A decisão provocou grande revolta e já se fala num golpe de Estado. (LA – clique aqui)

_____________

Repatriação – Evento

Quais os benefícios da lei que regulariza ativos no exterior ? Quais as questões penais e aplicação das regras contra a lavagem de dinheiro ? Essas são algumas das dúvidas que serão respondidas por renomados nomes do Direito no seminário "Repatriação de Recursos : Regras, Benefícios e Desafios da Regularização de Ativos". O evento ocorre no próximo dia 21 de março, no Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej. Não fique de fora ! Garanta seu lugar. (Clique aqui)

Contrate

Bem sabem os migalheiros que o trabalho diário da advocacia exige a colaboração de colegas em outras comarcas. Para fazer esta conexão no mundo jurídico, Migalhas criou a seção Correspondentes. Encontre um profissional em qualquer cidade do Brasil, agora com muito mais agilidade. É só clicar aqui.

Seja contratado

A seção Correspondentes é a ferramenta certa para quem procura estar no mercado de trabalho jurídico. Conheça e faça hoje mesmo o seu cadastro. Ao final do informativo, um mural destaca as cidades nas quais ainda não há ninguém cadastrado. Eis aí a oportunidade ! (Clique aqui)

10 lustros

A Advocacia Maciel tem a satisfação de informar que seu presidente, o sócio fundador José Alberto Couto Maciel, completa hoje 50 anos de inscrição nos quadros da OAB/DF.

_____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

Uma migalha da história

A propósito de Carlos Maximiliano, dia desses um redator desta folha estava conversando com um ilustre advogado gaúcho o qual contou que ex-ministro do STF seria da aprazível Santa Maria. Mas como ?, indagou nosso redator, se não é isso que consta nos anais da Corte. Todavia, depois de uma breve pesquisa, comprovou-se o acerto. Nascido em São Jerônimo/RS, Carlos Maximiliano perdeu o pai, que era farmacêutico, muito cedo. Sua mãe, Rita de Cássia, mudou-se então para Santa Maria, onde residiu até morrer, na esquina da rua Dr. Bozano com a Marquês do Herval. O irmão de Carlos Maximiliano, dr. Eduardo Maximiliano Pereira dos Santos, foi médico, professor de português e ciências naturais na então Escola Complementar de Santa Maria (Instituto de Educação "Olavo Bilac"). Mais tarde, com a infância difícil, Carlos Maximiliano vai para Porto Alegre estudar no Seminário Católico. Começa a dar aulas, ajudando a mãe e o irmão com o sustento da casa. Mesmo assim, consegue amealhar algum dinheiro para se matricular na Faculdade de Direito do Largo S. Francisco, fato ignorado na maioria de suas biografias. Em 1895, vemo-lo morando com o conterrâneo Alcides Castilho Maya na garoenta São Paulo, ambos acadêmicos das Arcadas. Em 1896, por questões financeiras, foi obrigado a voltar para Porto Alegre para sustentar a família. Alcides Maya também volta e passa a se dedicar ao jornalismo. Mesmo sem diploma, Carlos Maximiliano começa a advogar como rábula. E escolhe a cidade de Santa Maria para se estabelecer. Mas logo foi arrastado para a política. Em 1911 elegeu-se deputado. E de 1914 a 1918 foi ministro da Justiça de Wenceslau Braz. Nesse tempo, escreveu "Os Comentários à Constituição". Embora a biografia oficial do Supremo diga que ele colou grau em 1898, em Belo Horizonte, parece que a informação correta é outra. Nesse ano, ele teria transferido sua matrícula para Minas, mas só bem mais tarde, parece-nos, teria se formado. Com efeito, já era ministro da Justiça e deputado, quando colou grau em Direito, na antiga faculdade de Ouro Preto, a qual já tinha se transferido para Belo Horizonte. Ao que se percebe, ele ia a Minas Gerais apenas para os exames. Isso teria sido em 1915, quando tinha 42 anos. Informações a serem confirmadas (algum migalheiro nos ajuda ?). De 1918 a 1923 continuou como deputado. Mas como gostava mesmo era do estudo fecundo, retornou a Santa Maria para reiniciar os trabalhos em sua banca. Ali, na tranquilidade da cidade gaúcha, realizou sua obra prima, "Hermenêutica e Aplicação do Direito", a mesma que os conselheiros do CNJ em breve irão receber um exemplar para compulsar. Há certa dúvida quanto à data da 1ª edição. Acreditamos que foi em 1924, embora o Supremo e outras fontes biográficas digam que foi em 1925. Parece-nos impossível, porque o ilustre causídico gaúcho mencionado no início tem em suas mãos a rara 3ª edição da obra, autografada, mencionando a cidade Santa Maria, e é datada de novembro de 1924. Há na Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro, um exemplar de 1925, da editora gaúcha Barcellos, Bertaso & Cia, daí talvez o motivo de as biografias oficiais mencionarem a data como sendo da 1ª edição. Naquela época, como as edições era com pequena tiragem, queremos crer que foram feitos poucos exemplares, que rapidamente se esgotaram, de modo que as edições devam ter sido sucessivas. Enfim, em 1932 é convidado por Getúlio para ser consultor Jurídico do Ministério da Justiça. Em 1933, assume a Consultoria Geral da República. Em 1934, assume a cadeira no Supremo, aposentando-se em 1941, aos 68 anos. Faleceu quase 20 anos depois, aos 86 anos, em 2 de janeiro de 1960, no Rio de Janeiro. Teve quatro filhos : Fernando Maximiliano, que foi desembargador ; Alda, casada com Rodolfo Freudenfeld ; Elda ; e a caçula Carmen, casada com Antonio Garcia Miranda Neto. (Compartilhe)

Baú migalheiro

Há 50 anos, no dia 2 de março de 1966, o deputado Adauto Cardoso foi eleito e assumiu a presidência da Câmara dos Deputados com mandato até 1967. (Compartilhe)

Sorteio

Migalhas sorteia a 2ª edição da obra "Arbitration Law of Brazil: Practice and Procedure" (Juris), de Joaquim de Paiva Muniz, do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados ; e Ana Tereza Palhares Basilio, da banca Basilio Advogados. O livro é uma homenagem aos 20 anos da lei de arbitragem. Concorra ao exemplar, um presentão do advogado Joaquim de Paiva Muniz. (Clique aqui)

Lançamento (Compartilhe)

Acaba de ser lançada pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais, a 6ª edição do livro "Manual de Processo Penal", de André Nicolitt. (Clique aqui)

Migalhíssimas (Compartilhe)

No dia 7/3, em SP, José Ricardo dos Santos Luz Jr., sócio da Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, irá palestrar no seminário "BCReport : Riscos e Oportunidades Brasil e China". O painel do advogado abordará "O debate da retomada da economia. A importância do Brasil e da China" com foco na retomada da economia. As inscrições são gratuitas e limitadas até o dia 4/3 e podem ser feitas por e-mail. É necessário colocar nome completo, instituição ou empresa que representa e cargo. (Clique aqui)

Antonio Tovo, do escritório Tovo Advogados, proferirá aula magna no Curso de Direito da URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai, campus Frederico Westphalen/RS, dia 11/3, sobre o tema "Questões Penais Contemporâneas". (Clique aqui)

No dia 11/3, das 9 às 11h, o escritório Bichara Advogados realiza a manhã de debates "Aspectos Práticos do Novo Código de Processo Civil", em SP. Informações por e-mail. (Clique aqui)

Thomas Felsberg, sócio fundador do Felsberg Advogados, participa da mesa redonda "Recuperação Extrajudicial" dia 31/3, das 14h30 às 18h, em SP. (Clique aqui)

A exposição do artista Romero Britto, aberta no dia 3/12 em Ribeirão Preto/SP, na matriz do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, chega ao final amanhã. A visitação é gratuita.

A JBS foi reconhecida com o prêmio Latin American Counsel Awards, na categoria Litigation Team of the Year. O prêmio global foi criado em 2007 para reconhecer o trabalho realizado por advogados e equipes jurídicas corporativas, que se destacam por atuarem além das exigências habituais da profissão e da posição que ocupam. A equipe da JBS foi representada pela diretora Jurídica de Contencioso Geral, Renata Quartim Barbosa.

Mulheres

Pesquisadoras diagnosticaram uma baixa participação feminina nos espaços de divulgação científica e política do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e, como ação inicial de uma campanha mais ampla com o objetivo de estimular as mulheres a participarem mais do Instituto, um Boletim totalmente produzido por elas acaba de ser publicado. Indulto, audiências de custódia e crimes sexuais são alguns dos temas apresentados na edição de março, que é totalmente aberta ao público. Confira. (Clique aqui)

Cláusula arbitral e novo CPC

A advogada Ana Flávia Magno Sandoval, do escritório Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law, e professora do curso "As Novas Disposições do Novo Código de Processo Civil", da Escola Nacional de Direito, participou no dia 29 (p.p) do evento "O Novo CPC e seus impactos nos Negócios", que aconteceu em SP. A respeito da temática apresentada para discussão, que diz respeito às cláusulas contratuais de arbitragem no novo CPC, a advogada redigiu o seguinte artigo : a cláusula arbitral e as normas do novo CPC. (Clique aqui)

Programa de atualização

O Sistema de Educação Continuada a Distância - Secad segue com inscrições abertas para o "Programa de Atualização em Direito Processual Civil", desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Processual (clique aqui). Aproveitando a temática, deguste o início do artigo "O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas do Novo Código de Processo Civil", de autoria de Aluisio Gonçalves de Castro Mendes e Sofia Temer, que pode ser adquirido a partir do programa. (Clique aqui)

Contratos e Tributação

Estão abertas as inscrições para o curso de curta duração "Contratos e Tributação", com início em abril na sede do CEU-IICS Escola de Direito. Em razão da complexidade do sistema tributário brasileiro, os tributos são, sem sombra de dúvida, parte importante na formação de preço dos negócios empresariais, os quais são refletidos nos contratos celebrados pelas empresas. Conhecer o impacto dos tributos nos contratos, bem como a rotina fiscal de cada um deles, proporciona a necessária segurança para a elaboração de suas cláusulas. Este curso visa discutir os reflexos tributários dos principais contratos comerciais, além de relacioná-los à implementação de planejamento tributário. (Clique aqui)

Arbitragem

O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e a Universidade Positivo realizam o "VIII Curitiba Pre-Moot", em Curitiba, dias 4 e 5/3. Trata-se de uma das principais preparatórias voltadas a universitários que participarão da Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, reconhecida competição internacional de arbitragem comercial, realizada no final de março em Viena e também em Hong Kong, na sua versão oriental, o Vis East Moot. Durante o evento, já tradicionalmente organizado pela instituição, os alunos de Direito são expostos a casos hipotéticos com os quais realizam simulações de arbitragem em inglês, sendo pontuados de acordo com seus argumentos e sua oratória.

Fiscalização Federal

A Intelecto Soluções Inteligentes está com inscrições abertas para o curso de capacitação online "Como Receber a Fiscalização Federal". (Clique aqui)

Inglês

A Target English, Inglês Instrumental convida para a palestra "Labor Law- Dicas de inglês para a área trabalhista !", ministrada por Débora Moral Queiros, advogada e fundadora da escola, dia 8/3, das 19 às 20h (rua Piaui, 292 – Higienópolis, SP). A palestra não tem custos, participe ! Confirmar presença até o dia 7/3, por e-mail. (Clique aqui)

Direito do Trabalho

O curso de especialização em "Direito do Trabalho", da PUC-SP, propicia aos participantes um estudo aprofundado da área e enfoca as disciplinas básicas e as novas questões que caracterizam as relações trabalhistas. (Clique aqui)

Cursos

A Sodepe Brasil realiza, dia 9/3, em SP, no Hotel Tulip Inn Paulista Convention, os cursos "Holding Familiar e seus Aspectos Societários, Tributários das Holdings e o Planejamento Sucessório" (clique aqui), e "Lei de locações urbanas e a prática em negócios e litígios". Concorra a vagas-cortesia. (Clique aqui)

IFRS/CPC

Para oferecer aos participantes uma visão atualizada das normas internacionais de contabilidade, a FocoFiscal - Cursos e Capacitação realiza o curso online "Entendendo as Novas Práticas Contábeis (IFRS/CPC) : Aspectos Societários e contábeis para a compreensão da Lei 12.973/14". (Clique aqui)

Participe

Em SP, a AASP promove, nos dias 7, 8, 9, 14 e 15/3, o curso "O Novo Código de Processo Civil" (clique aqui) ; e, nos dias 8, 10, 15 e 17/3, "Revisão de Direito Civil : Aspectos Práticos e Atuais". Inscreva-se. (Clique aqui)

Imposto de Renda

De 8/3 a 19/4, a Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT, com o objetivo de preparar o profissional que atua na área de IR, promove o "Curso Avançado de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Compliance Day

Com temas relevantes de compliance, a LEC - Legal, Etthics & Compliance realiza no dia 31/3, em Brasília, o curso "Compliance Day". Participe. (Clique aqui)

Pós-graduação

A EPD - Escola Paulista de Direito está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação. Descontos de até 20% até dia 13/3, acesse o site e conheça os cursos. (Clique aqui)

Propriedade Intelectual

Estão abertas as inscrições para o curso "Direito da Propriedade Intelectual", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade do Centro, às terças e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30. (Clique aqui)

Novo CPC

Hoje, períodos matinal e vespertino, acontece a aula 13 da 2ª edição do curso "As Novas Disposições do Novo Código de Processo Civil". Nesta aula serão analisadas a Tutela da Evidência, a Formação, a Suspensão e a Extinção do Processo, bem como o Procedimento Comum, a Petição Inicial, a Improcedência Liminar do Pedido, e a Audiência de Conciliação ou de Mediação. O curso é promovido pela AFMS Eventos, em parceria com a Instituição Escola Nacional de Direito. Garanta sua vaga ! As inscrições podem ser feitas por e-mail (clique aqui), telefone (11) 2503-0976 ou pelo site da instituição. (Clique aqui)

Premiados

Sorteio – Lauda legal : Juliana Rodrigues Vieira Lazarini, advogada em Arapongas/PR, faturou o livro "Teoria Geral do Novo Processo Civil" (Malheiros Editores Ltda. - 263p.), de Cândido Rangel Dinamarco e Bruno Vasconcelos Carrilho Lopes, do escritório Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O ganhador da obra "Direito Societário - Estudos e Pareceres" (Quartier Latin – 774p.), de Nelson Eizirik, do escritório Carvalhosa e Eizirik Advogados, é Valdemar Martins Neto Mendonça, de Santa Cruz do Rio Pardo/SP. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/Barra de São Miguel
AL/Campo Grande
BA/Iguaí
GO/Barro Alto
MG/Carmo de Minas
MG/Passabém
MG/Pavão
PI/Marcolândia
PR/Sengés
SP/Barrinha
TO/Conceição do Tocantins

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Trump And Clinton Feast As 12 States Vote"

The Washington Post - EUA

"The front-runners sprint ahead"

Le Monde - França

"Réfugiés: la Grèce au bord du chaos"

Le Figaro - França

"Réforme du Code du travail: Valls organise la retraite"

El País – Espanha

"Sánchez obliga a Podemos a escoger entre él o Rajoy"

Público - Portugal

"Passos remete para Marcelo solução de eventual crise política"

The Guardian - Inglaterra

"Failure to tackle refugee crisis risks disaster, Europe warned"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Empreiteira diz que pagou despesa na eleição de Dilma"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Andrade Gutierrez diz ter pago R$ 6 mi para caixa 2 de Dilma"

O Globo - Rio de Janeiro

"Novo ministro da Justiça não agrada a aliados de Lula"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Minas lidera casos de dengue no sudeste"

Correio Braziliense - Brasília

"Teto salarial causa corrida de PMs do DF à aposentadoria"

Gazeta do Povo - Paraná

"Andrade Gutierrez diz que pagou contas da campanha de Dilma"

Zero Hora - Porto Alegre

"Stones / O show do ano"

O Povo - Ceará

"Número de quedas de energia aumenta 46% no Ceará"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Empreiteira pagou dívida de campanha de Dilma"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· JBS
· MercadoLivre
· Souza Cruz
· Bradesco S/A
· Cosan
· Google

Escritórios :

· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Talon Advogados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Fernandes Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zillo Martini & Fonseca – Advogados
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· ASBZ Advogados

· Ayres Ribeiro Advogados

· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci & Höfling Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bento, Muniz & Monteiro Advocacia
· BGR Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão – Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti – Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Dalle & Rands Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches, Turkienicz, Amendola, Waisberg e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Elton Fernandes Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Farina, Sampaio, Suleibe e Giraldes Sociedade de Advogados
· Faucz Santos Picussa & Advogados Associados
· Favetti Sociedade de Advogados
· FCSC Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Ferraz de Camargo Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Galvão Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão – Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· Greco Filho Sociedade de Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Justino de Oliveira Advogados
· Katzwinkel & Advogados Associados

· Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados
· Kfouri Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados

· Küster Machado – Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· LTSA Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Bastos Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Nomura Riva Bressanim e Yoo Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Olimpio e Puccia - Advogados Associados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo & Pires Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schechtmann & Bechara Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Simões Caseiro Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza Cescon Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· Robert Half
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sistema de Educação Continuada a Distância - Secad
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Estudos de Direito Público – CEDP
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais – CORI/MG
· Damásio Educacional
· Digesto
· DocWise
· Editora Del Rey
· Editora Lex
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV Direito SP
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Victor Nunes Leal – IVNL
· Intelecto Editora
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· LEC - Legal, Ethics & Compliance

· Legal Business Assessoria Jurídica

· LegalManager
· Leilão Vip
· Lexnews Data Mining
· Lex Plena
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· Pezco Microanalysis
· ProJuris - Software Jurídico
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas