Quinta-feira, 20 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 389

                                       Migalhas  

Quarta, 6 de março de 2002 / nº 389 / fechamento às 7:00                  

                  PFL x PSDB

                  Como você vai perceber no Migalhas Cliping, as manchetes dos principais jornais do país são as mesmas : "Roseana ameaça desistir se PFL não romper"

                  Já vi esse filme

                  O governador do RJ, Anthony Garotinho confirmou ontem que foi procurado "por uma pessoa do Rio" que lhe ofereceu um dossiê contra Roseana. Há dez dias, Garotinho revelou que "um político ligado ao governo federal" lhe ofereceu papéis com informações "explosivas" sobre a governadora.

                  %+#&%@

                  ACM chamou o ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, de "assaltante de bancos e de trem" e disse que ele "apoiou" a ação da PF. "Ele apoiou a violência", disse ACM, por telefone, se referindo à militância do ministro em grupos de esquerda contrários ao regime militar. "O regime militar, tão condenado, deixou vivo o Aloysio, que foi assaltante de bancos e de trem. Consequentemente não era tão violento assim", disse ACM.

                  Altruísta

                  O ministro da Justiça reagiu contra os ataques pefelistas à PF a mando de FHC. Mas FHC não gostou da expressão usada por Aloysio de que "enquanto eu for ministro da Justiça...". Para FHC ficou a impressão de que antes de Aloysio, e depois dele, a coisa corria e vai voltar a correr solta. Esperava que o ministro dissesse "neste governo".

                  Separação litigiosa

                  O senador José Sarney adiou para amanhã, após a reunião da Executiva do PFL, o discurso que faria hoje na tribuna do Senado. Dizem, em Brasília, que Sarney fará um discurso forte, e anunciará o seu rompimento definitivo com o Governo.

                  Brincando com coisa séria

                  O PFL voltou a exibir na TV os comerciais parodiando o "No Limite" da Globo. Na peça publicitária, um ator diz que Roseana tem carisma e experiência e precisa ser eliminada porque "vai ficar mais forte lá na frente". Para encerrar o reclame, o apresentador diz : "eleição é coisa séria" (sic)

                  Fim das férias

                  O jornalista Elio Gaspari está de volta, leia hoje seu imperdível artigo, Há um cheiro de México no ar : "Houve violação dos direitos do casal Murad-Sarney porque o material, apreendido por conta de um processo que corre em segredo de justiça, foi sorrateira e seletivamente divulgado." http://oglobo.globo.com/colunas/gaspari.htm

                  Fez as pazes com FHC

                  Editorial do Estadão , Duas unanimidades, "O seu cinismo não tem limites. Lula, que jamais ergueu a voz em defesa dos direitos civis do ex-secretário presidencial Eduardo Jorge - vítima de denúncias que se revelariam improcedentes, passadas aos jornais, sob a capa do anonimato, por procuradores federais afinados com o PT, para justificar a sua gana inquisitorial -, permite-se dizer que as acusações contra Roseana e o seu marido deveriam ter sido mantidas em sigilo enquanto não houvesse indícios de provas." http://www.estado.estadao.com.br/editorias/02/03/06/editoriais001.html

                  Armário cheio de esqueletos

                  Dizem por aí, que há mais coisas que o PFL e o alto-comando da candidatura de Roseana não gostariam de ver expostas. Por exemplo, uma empresa já fechada, chamada Credita Factoring.

                  _________________***________________

                  Alguma semelhança é mera coincidência

                  "Que polícia é essa que não me avisa de uma operação tão importante?" Foi assim que, em 1994, reagiu o bicheiro Castor de Andrade, ao ser surpreendido com ação policial, a mando do procurador Antônio Carlos Biscaia, que recolheu lista de políticos e policiais que recebiam propina do contraventor.

                  TSE

                  Editorial do matutino goiano O Popular, "A primazia da ética" : "Regras e normas podem ser ludibriadas, como tem acontecido no Brasil, basta compulsar a história das campanhas eleitorais para se constatar isto. A lisura do processo eleitoral exige, acima de tudo, que a ética prevaleça." http://www.opopular.com.br/opiniao/editorial.asp

                  Aço

                  O presidente norte-americano George W. Bush adotou uma das medidas mais amplas em duas décadas para proteger uma importante indústria americana. Ontem, ele instituiu tarifas de até 30% sobre quase todos os tipos de aço importado para os EUA da Europa, Ásia e América do Sul.

                  Insalubridade apenas para os ativos

                  A Primeira Turma do STF deferiu ontem, Recurso Extraordinário (RE 209218) ao Estado de SP, reiterando o entendimento já firmado pela jurisprudência da corte de que o adicional de insalubridade concedido aos policiais militares estaduais pela Lei Complementar 432/1985 não se estende aos inativos.

                  Mais uma contra os 35 pilas

                  O MS Coletivo que questiona o recadastramento e a substituição dos documentos de identificação profissional dos advogados será julgado pela Justiça Federal de Brasília. A decisão é da juíza da 14ª Vara Cível de SP. O MS foi ajuizado pela Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo.

                  Internação sem caução

                  A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei que proíbe a exigência de caução ou depósito de qualquer natureza, por parte dos hospitais e clínicas, nos casos de internação de pacientes beneficiários de planos e seguros privados de assistência à saúde.

                  Mais uma contra o aumento do FGTS

                  A juíza da 14ª Vara Federal de SP, isentou uma empresa de transporte rodoviário de cargas de recolher os tributos impostos nos artigos 1º e 2º da Lei Complementar nº 110 de 2001.
                  A lei institui multa de 50% para empresas que demitirem, sem justa causa. Anteriormente, a multa era de 40%. Também determina o acréscimo de 0,5% no recolhimento de FGTS.

                  Tensão no ar

                  A Associação dos Pilotos da Varig fará um protesto hoje, em SP, contra o que considera o "desmonte" da companhia aérea. Os pilotos reclamam que a empresa está sendo dividida em pedaços, com prejuízo para os trabalhadores. Esperamos que eles não resolvam fazer uma paralisação em pleno vôo.

                  A Rota na rota dos bandidos

                  Um tiroteio entre a polícia e um comboio formado por um ônibus, duas picapes e um carro, levando 15 supostos integrantes do PCC, terminou ontem com a morte de 12 bandidos, perto de Sorocaba/SP. Telefonemas grampeados entre presos e comparsas indicavam que o bando pretendia fazer um assalto ou resgatar detentos.

                  Recorde

                  O banco Itaú é o recordista da safra de balanços do setor financeiro, com lucro de R$ 2,389 bilhões em 2001, um crescimento de 29,8% em relação a 2000. O resultado bateu o do seu rival, o Bradesco, com R$ 2,17 bilhões.

                  Penhora admitida

                  A Terceira Turma do STJ manteve decisão da Justiça paulista permitindo a penhora da bilheteria do Metrô para o pagamento de indenização devida ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários de SP. O entendimento da Turma é de que não há proibição legal expressa à penhora sobre bilheteria de concessionária de serviço público, que não é pessoa jurídica de direito público.

                  Direito autoral

                  O autor de obra intelectual tem o direito de conservá-la inédita, e a ofensa a esse direito leva à indenização do dano moral sofrido. Este entendimento que reconhece o direito à reparação por dano moral ao autor que teve sua obra divulgada indevidamente foi reconhecido em decisão unânime tomada pela Quarta Turma do STJ.

                  Apesar de você

                  A Quarta Turma do STJ manteve decisão do TJ/RJ, que concedeu indenização por dano moral no valor de 500 salários mínimos ao cantor Chico Buarque de Hollanda e igual quantia à atriz Marieta Severo. Os dois artistas moveram ação contra a Bloch Editores S/A, por veicular reportagens nas revistas Manchete e Amiga alegando que o suposto pivô da separação do casal em 1997, após 30 anos de união, teria sido a cantora Daniela Mercury.

                  Memória

                  Há cinqüenta anos os advogados Heráclito Sobral Pinto e Adaucto Lucio Cardoso impetravam habeas corpus junto ao STF em favor de Carlos Lacerda, jornalista e diretor do vespertino "Tribuna da Imprensa". Esse é um dos muitos documentos de valor histórico que a Seção de Arquivo do STF mantém.

                  __________***_________

                  Migalhas Cliping

                  The New York Times – EUA

                  "Syria Chief Backs Saudi Peace plan as Mideast Boils"

                  Financial Times Americas – Inglaterra

                  "Argentina’s Senate approves 2002 budget"

                  Le Monde – França

                  "Schuller se retourne contre Chirac"

                  El País – Espanha

                  "Los jefes palestinos lanzan una ofensiva total contra Israel"

                  Clarín – Argentina

                  "Impulsan penas durísimas, pero el fútbol sigue"

                  O Estado de São Paulo - São Paulo

                  "Roseana ameaça desistir se PFL não romper"

                  Folha de São Paulo - São Paulo

                  "Roseana dá ultimato e pressiona PFL"

                  O Globo - Rio de Janeiro

                  "Roseana deixa candidatura se PFL não romper com FH"

                  O Estado de Minas - Belo Horizonte

                  "Roseana dá ultimato ao PFL"

                  O Correio Braziliense - Brasília

                  "Roseana tira o PFL do Governo"

                  O Estado do Paraná - Curitiba

                  "TSE baixa novo pacote eleitoral"

                  Diário Catarinense - Florianópolis

                  "Roseana ameaça largar candidatura"

                  Zero Hora - Porto Alegre

                  "Prefeitura define sambódromo no Porto Seco"

                  A Tarde - Salvador

                  "Roseana ameaça sair do páreo se PFL não romper"

                  O Popular - Goiânia

                  "Roseana ameaça largar candidatura"

                  Diário de Cuiabá - Cuiabá

                  "Novo tipo de vírus da dengue coloca autoridades em alerta"

                  O Povo - Fortaleza

                  "Polícia mata 12 e evita assalto"

                  Jornal do Commercio - Recife

                  "Polícia mata 12 em tiroteio com o PCC"

                  O Imparcial - São Luís

                  "PFL x PSDB"

                  _______________***_______________                                                                                                                                                         

                   Migalhas

                   

                  Mais informações, colaborações, críticas e sugestões :

                  maismigalhas@uol.com.br ou migalhas@globo.com

                   

                  Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

                  cadastromigalhas@uol.com.br ou cadastromigalhas@globo.com

                  Fontes: Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de São Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.