Domingo, 13 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 394

                                       Migalhas  

Quarta, 13 de março de 2002 / nº 394 / fechamento às 6:41   

                Dedo do ilustre jurista

                Após o Migalhas Cliping, leia a íntegra da nota, provavelmente elaborada pelo jurista Saulo Ramos, em que Jorge Murad assume a paternidade do dinheiro encontrado na Lunus.

                Denúncia

                O ex-senador ACM afirma que "sempre" acreditou que o dinheiro encontrado na empresa da governadora Roseana Sarney fazia parte de um caixa extra-oficial para custear a campanha eleitoral do PFL. ACM diz que a situação é comum em campanhas eleitorais e conta que, em 94, testemunhou quando o então banqueiro José Eduardo Andrade Vieira, do Bamerindus, "disponibilizou" R$ 5 milhões para compor um caixa 2 da campanha de FHC.

                Aliança com Ciro

                Única ponte oficial que sobrou entre PFL e PSDB, o vice-presidente da República, Marco Maciel, transmitiu aos tucanos o seguinte recado dos pefelistas: a candidatura Roseana Sarney acabou e, se o PSDB não substituir o candidato José Serra, a tendência pefelista será buscar aliança com Ciro Gomes.

                Mas

                Ciro deu sinais de que deseja a união, mas, para isso acontecer, tanto ele como o PFL precisam engolir desaforos que trocaram. Exemplo: em 1999, Ciro disse que o cacique baiano Antonio Carlos Magalhães era "sujo que só pau de galinheiro". ACM rebateu: "Ciro é o próprio galinheiro".

                Interpelado

                A defesa do secretário-geral do PSDB, deputado federal Márcio Fortes, ingressou no protocolo do STJ, com um pedido de notificação judicial dirigido contra o governador Anthony Garotinho. O objetivo da medida é o de notificar o governador para que, num prazo de 48 horas, ele confirme ou não o teor de informações publicadas na grande imprensa. O governador fluminense teria responsabilizado Márcio Fortes pela existência ou a entrega de supostos dossiês em relação à governadora Roseana Sarney.

                Tendencioso

                Ontem, para fechar mais um longo massacre de Roseana Sarney, massacre que chegou perto de ridicularizar a "nova versão" do PFL para o dinheiro, o Jornal Nacional apresentou a pesquisa do Ibope. Ato contínuo à reportagem de 15 minutos malhando a governadora, a apresentadora do JN disse, anunciando a pesquisa Ibope: José Serra aparece em segundo e Roseana em terceiro.

                Emenda pior que o soneto

                João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, rebateu as críticas sobre o empréstimo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). "Acho que houve um erro na interpretação dessa operação," disse Marinho. Segundo ele, o BNDES vai participar dessa operação como sócio da Globo Cabo, que é uma empresa de capital aberto.

                Pronto para a guerra

                O PFL vai sentar em cima da emenda constitucional que permite a entrada de capital estrangeiro nas empresas de comunicação. Jorge Bornhausen, está tratando pessoalmente do assunto. Ele decidiu na noite de segunda que o relator da emenda, Romeu Tuma, vai ceder o posto. Em seu lugar, o partido pode colocar até alguém ligado à família Sarney.

                Bastante munição

                O PFL quer, com isso, mostrar à TV Globo, maior interessada na EC, que, se o governo tem nas mãos o BNDES e o BB, com quem a empresa estuda operações que aliviariam sua situação financeira, o partido ainda tem poder no Congresso para barrar projetos fundamentais para o grupo.

                Também com armas

                A TV Bandeirantes contratou um constitucionalista para analisar a mesma emenda do capital estrangeiro com lupa.

                Essa é boa

                Muito bom e engraçado o artigo do jornalista Clóvis Rossi no jornal Folha de S. Paulo, "Tirando o marido da sala" : "A renúncia de Jorge Murad, marido da governadora Roseana Sarney, ao cargo de super-gerente do governo do Maranhão leva todo o jeito de ser uma variante da piada do sofá, aquela em que o marido traído tira o sofá da sala ao constatar que nele se dera a traição."

                Neocolonialismo

                Quem está no maior agito na noite do RJ é George P. Bush, sobrinho do presidente dos EUA. A viagem foi recomendada por vovó, Barbara Bush, que veio no carnaval. Daqui a pouco, a família toda se muda para o Brasil, sai na Mangueira, mergulha no piscinão de Ramos.

                Na baía dos golfinhos

                Na semana santa FHC viajará para o arquipélago de Fernando de Noronha.

                SC

                O PT vai pedir à Justiça o afastamento da prefeita Angela Amin de Florianópolis/SC, por crime de responsabilidade, em função das ilegalidades cometidas na cobrança do IPTU 2002. Alegam que a prefeita emitiu cerca de 180 mil carnês de IPTU ilegalmente, com um aumento não autorizado pela Câmara.

                Domingo no parque

                O TRE/SP esclareceu ontem que Silvio Santos não é filiado a nenhum partido político. Esse fato elimina a hipótese de Silvio Santos ser lançado candidato à Presidência da República em um possível "Plano B" do PFL.

                Espiritualidade

                Artigo de hoje do Monge Beneditino Marcelo Barros no matutino goiano O Popular, "A fé e a política se casam" : "Pode não ser a maioria dos políticos, mas muitas pessoas ocupam prefeituras ou são deputados e vereadores, não motivadas apenas por dinheiro ou pela sede de poder e sim por vocação espiritual. Sentem o apelo de Deus que nos chama a transformar este mundo em uma terra de justiça e fraternidade."

                http://www.opopular.com.br/opiniao/artigo2.asp

                TSE 1

                O STF recebeu ontem ADIn contra a Resolução do TSE que determinou a verticalização das coligações partidárias para as eleições de 2002.

                TSE 2

                O Pleno do STJ escolheu o ministro Barros Monteiro para compor o TSE, em substituição ao ministro Garcia Vieira.

                TST

                O ministro Francisco Fausto Paula de Medeiros é o novo presidente do TST. Os eleitos tomam posse dia 10 de abril, para o período de 2002 a 2004. A eleição foi antecipada por causa da aposentadoria do ministro Almir Pazzianotto. O mandato do ministro acabaria em 31 de julho deste ano.

                Responsabilidade do Estado

                A Segunda Turma do STF decidiu que o Estado deve responder pelos atos supostamente ofensivos praticados por autoridade judiciária no exercício de suas funções. A ação de indenização por danos morais foi proposta contra um Juiz com base em termos usados numa decisão em uma ação popular e em discurso público. O STF entendeu que a ação deveria ter sido proposta somente contra o Estado.

                Mãe adotiva de resguardo

                A Universidade Federal de Pelotas deve conceder 120 dias de licença maternidade para uma servidora. Em dezembro de 2001, a servidora e o marido ganharam a guarda provisória de uma criança. A Universidade havia concedido licença maternidade de 90 dias. Por isso, a mãe adotiva entrou com um MS contra a Universidade para tentar ficar 120 dias sem trabalhar.

                Atenção !!!

                Justiça Federal pára por uma hora nesta quarta-feira. Os servidores da Justiça Federal em SP devem fazer paralisação de uma hora hoje. O protesto é uma retomada das mobilizações da campanha salarial dos servidores públicos federais para este ano. Os funcionários do TRF vão paralisar as atividades das 12h às 13h, com concentração em frente ao TRF.

                Foro mantido mesmo no contrato de adesão

                STJ considera que é válida cláusula de eleição de foro. A GM do Brasil conseguiu no STJ a garantia de que um processo movido pela concessionária Divese, do RN, tramite em São Caetano do Sul/SP. A decisão aplica-se ao caso específico, mas confirma a validade da cláusula contratual de eleição de foro, que aparece nos contratos de adesão fechados com as concessionárias que revendem veículos.

                Multa indevida gera indenização

                O recebimento de multa de trânsito sobre infração que não foi cometida pela pessoa é indenizável, mesmo que a medida só tenha causado dano moral. Esta foi a decisão do Primeiro TAC do Estado de SP.

                Ações em vista

                Estudo médico que será divulgado pela revista britânica "Tobacco Control" mostrará que a gigante do tabaco Philip Morris pode ter usado filtros defeituosos em seus cigarros, durante 40 anos.

                Artigo do dia

                É antológico o artigo de hoje do jornalista Elio Gaspari, "Mensagem de jk@peixevivo.gov para FFHH" : "Ferraste o Brasil durante sete anos. Como me disse o Camões, que nunca deixou de acompanhar as coisas d’além-mar, serviste a Labão, de olho em Rachel, serrana bela. Ele te deu Lia, déficit comercial, dívida, desemprego e um crescimento de menos de 1% na renda dos brasileiros. Isso eu fazia em três meses. Outro dia encontrei com o general Médici (creia, ele voltou a fumar). Continua reclamando porque construí Brasília, mas eu lhe respondo que as minhas comissões contratuais eram inferiores à da Ponte Rio-Niterói." http://oglobo.globo.com/colunas/gaspari.htm


                Pagando com produto

                A Ambev está propondo pagar com cerveja uma dívida de sentença a um dono de imóvel do Guarujá/SP. A cervejaria ofereceu 3.540 dúzias de garrafas de 600ml, avaliadas em quase R$ 22 mil, e que serão levadas a leilão. Em 1994, alto-falantes foram colocados num posto de publicidade da Brahma na Praia da Enseada, diante da janela do apartamento de um advogado, que ganhou a ação pelo transtorno causado.

                Comemoração

                O rabino Henry Sobel e a diretoria da CIP, Congregação Israelita Paulista, recebem o presidente FHC para um jantar beneficente, hoje, no Buffet França, como parte das comemorações dos 65 anos da instituição.

                Tentando aumentar o IBOPE

                Alexandre Frota acaba de ser contatado pelo SBT para voltar à Casa dos Artistas.

                 

                Indique amigos !

                __________***_________

                Migalhas Cliping

                The New York Times – EUA

                "U.N. Chief Tells Israel It Must End ‘Illegal Occupation’"

                Financial Times Americas – Inglaterra

                "Argentina fails to end IMF logjam"

                Le Monde – França

                "Chirac relance et muscle sa campagne à droite"

                El País – Espanha

                "Israel toma la ‘capital’ palestina en su mayor ofensiva militar en veinte años"

                Clarín – Argentina

                "Lanzan un plan para bajar los costos de salud"

                O Estado de São Paulo - São Paulo

                "Murad diz que dinheiro era de campanha e sai"

                Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

                "PFL prepara adeus a Roseana"

                Folha de São Paulo - São Paulo

                "Roseana cai a 15%; Serra sobe a 17%"

                O Globo - Rio de Janeiro

                "Marido de Roseana assume crimes para explicar dinheiro"

                O Estado de Minas - Belo Horizonte

                "Esquema revela ligação com Uruguai e Bolívia"

                O Correio Braziliense - Brasília

                "Candidatura de Roseana acabou"

                O Estado do Paraná - Curitiba

                "Marido de Roseana confessa: dinheiro era para a campanha"

                Diário Catarinense - Florianópolis

                "A nova versão do marido de Roseana"

                Zero Hora - Porto Alegre

                "Versão de Murad para dinheiro constrange PFL e ameaça Roseana"

                A Tarde - Salvador

                "Murad sai e Roseana cai nas pesquisas"

                O Popular - Goiânia

                "Roseana despenca e PFL pode recuar de candidatura"

                Diário de Cuiabá - Cuiabá

                "Multas por crime ambiental chegam a R$ 240 milhões"

                O Povo - Fortaleza

                "Gasolina – Vem aí mais um aumento"

                Jornal do Commercio - Recife

                "Roseana cai nas pesquisas e marido confessa culpa"

                O Imparcial - São Luís

                "A queda de Jorge"

                _______________***_______________    

                Nota de Jorge Murad na íntegra

                "Em atenção às notícias veiculadas pela imprensa nos últimos dias, a respeito da apreensão no meu escritório de significativo valor em dinheiro, e em respeito à opinião pública, venho esclarecer o seguinte:

                Como é do conhecimento de todos, a Governadora Roseana é pré-candidata à Presidência da República. Neste momento, vive o País uma campanha eleitoral de fato. Isto decorre da lei a filiação partidária um ano antes da eleição, pesquisas eleitorais cruciais à informação da opinião pública, depositadas em juízo cinco dias antes da divulgação desde 1º de janeiro de 2002; desincompatibilizações a partir de 5 de abril próximo. Mas tudo isto se submete à ficção de que a campanha eleitoral só se iniciaria em 6 de julho próximo. Tal fato social não se compreende na lei. A política é o mundo dos fatos reais; a essa realidade, a pré-campanha, não responde a lei. Agi só. Agi por determinação própria. Corri os riscos inerentes à realidade social do País. Assumo a responsabilidade da iniciativa e saio do Governo neste momento para evitar maior constrangimento a quem quer que seja.

                Assumo, repito, assumo a responsabilidade desse ato, o de ter buscado numerário para fazer face às despesas iniciais e inevitáveis desse momento de pré-campanha. Tal montante, imediatamente após ser recebido, e antes ainda de cumprir o fim a quem se destinava, foi apreendido, como é de conhecimento de todos. Quero consignar, profundamente consternado, que amigos das horas difíceis, resolveram interceder por mim, inclusive com exposição pública de versões não autorizadas, causando, nessas pessoas, um constrangimento desnecessário e pelo qual peço desculpas. A demora na explicação exata dos fatos deve-se única e exclusivamente a uma profunda e compreensível depressão a que fui submetido pela força dos acontecimentos e por saber que, involuntariamente, estava prejudicando um projeto nacional sério e viável. No foro apropriado, detalharei todas as circunstâncias de meu ato. Por imperativo da verdade submeto esses fatos à opinião pública, com sinceros pedidos de desculpas a todas as pessoas, inclusive à Governadora e ao seu Partido, mantendo a firme convicção de que nada fiz de ilegal".


                ________***______________                                                                                                                                      

                 Migalhas

                 

                Mais informações, colaborações, críticas e sugestões :

                maismigalhas@uol.com.br ou migalhas@globo.com

                 

                Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

                cadastromigalhas@uol.com.br ou cadastromigalhas@globo.com

                Fontes: Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de São Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.