Domingo, 20 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 417

                                     Migalhas  

Quarta, 17 abril de 2002 / nº 417 / fechamento às 6:41

"Serve-se à pátria com a mesma devoção nas opiniões mais contrárias, como se adora a Deus com o mesmo fervor nos cultos mais diferentes."

Rui Barbosa

Notícia do dia

Para evitar perdas de arrecadação com o atraso nas votações da CPMF, o governo vai aumentar o IOF.

Crise de instância

  • O juiz federal de TO, Alderico Rocha Santos, que determinou a prisão do ex-senador Jader Barbalho e a abertura dos documentos encontrados na empresa Lunus que Fernando Tourinho Neto, responsável pela derrubada das decisões, seja afastado da presidência do TRF.

O juiz de TO impetrou representação criminal alegando que Tourinho Neto por diversas vezes e em vários órgãos de imprensa, teria qualificado de esdrúxulas as decisões dele, ofendendo a sua honra.

O mandato de Tourinho Neto na presidência do TRF termina na sexta-feira.

Insider

O presidente da CVM, José Luiz Osório, acredita que em 15 dias estará concluída a identificação de todas as operações com ações do Banco do Brasil feitas dias antes do anúncio da venda de 16% da participação do governo na instituição.

Consummatum est

O TJ/SP declarou ontem a falência da Transbrasil.

Globo $$ BNDES

O MPF do Rio de Janeiro abriu uma investigação para analisar a ajuda do BNDES à Globocabo, fechada no início deste ano.

Itália

A Itália parou ontem, na maior greve geral dos últimos 20 anos, convocada pelas três centrais sindicais, em protesto contra a política social do governo de Silvio Berlusconi. O número de trabalhadores que cruzaram os braços pode chegar a 13 milhões.

Seguro-apagão

O Senado aprovou ontem a MP que criou o seguro-apagão. O PT já anunciou que vai questionar a cobrança. Alguns escritórios de advocacia também já estão com as petições engatilhadas.

Ampla perícia

A perícia contábil pode incluir operações de rolagem de dívida anteriores ao último contrato celebrado entre instituição financeira e cliente. Foi esse o entendimento do 1º TAC/SP.

Cheque devolvido irregularmente

O Banco do Brasil vai indenizar um cliente por ter devolvido os cheques do correntista, mesmo havendo saldo em sua conta corrente. A decisão é da 3a Turma do STJ. Segundo o cliente, o BB teria realizado uma aplicação financeira com o dinheiro disponível em sua conta corrente, sem sua autorização, e, por isso, quando os cheques entraram não havia saldo na conta.

ISS dos causídicos

A OAB/PR conseguiu liminar que impede a prefeitura de Curitiba de multar os advogados autônomos do município pela falta de recolhimento do ISS. A liminar também determina que a prefeitura continue a fornecer certidões negativas aos profissionais.

Idade diferencia salários

O TST suspendeu decisão do TRT/SP que havia anulado cláusula que fixou pisos salariais distintos em função da idade dos trabalhadores.

Fusão de Bancas

Dois tradicionais escritórios de advocacia de Porto Alegre/RS estão se unindo. Farah & Terra Machado e Teixeira, Ribeiro Advogados, ambos com 20 anos de atuação na área empresarial, estão se fundindo na Farah, Teixeira, Ribeiro e Terra Machado Advogados.

Tema no Plenário do STF amanhã

Editorial da Folha de S. Paulo, O Supremo e as alianças : "O Supremo Tribunal Federal (STF) tem amanhã a oportunidade de restaurar o "statu quo" do processo eleitoral brasileiro. A casa aprecia pedido de partidos políticos para que seja suspensa a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou a verticalização das coligações eleitorais."

Marta Suplicy pode usar bonequinhos

A prefeita de SP, Marta Suplicy, pode continuar a usar a publicidade oficial da prefeitura em que aparece um conjunto de bonequinhos. A decisão é do juiz da 3a Vara da Fazenda Pública de SP ao rejeitar pedido de liminar em uma ação popular.

Escarninho

Circula na Internet uma versão bem humorada daquela cantiga Teresinha de Jesus. É assim: "Roseana, de Jesus, de uma queda foi ao chão. Acudiram três cavalheiros, todos três, chapéu na mão. O primeiro foi seu pai, o segundo seu irmão. O terceiro foi aquele que assumiu a confusão".

Erros dos jornais

Estado de S. Paulo – Caderno de Economia

"TJ pede falência da Transbrasil, mas a companhia ainda resiste"

Folha de S. Paulo – Caderno Cotidiano

"Supremo libera FGTS para homem que perdeu casa

O STJ determinou que a Caixa Econômica Federal libere recursos do FGTS para um trabalhador de Santa Catarina que perdeu a casa em enchentes, em 1995. A decisão inédita abre precedente para que vítimas de enchentes possam reivindicar o mesmo direito."

Disputas de hoje

Em Brasília, às 14h, Bancos x CDC.

Em Portugal, às 17h, Brasil x Portugal.

Migalhas dos leitores

Veja Migalhas dos leitores logo após o Migalhas Cliping, ainda com a polêmica sobre O D. Simpsons no Brasil (D. = desenho). Os debates vêm sendo tão acirrados que já lembram até o homônimo caso "O.J. Simpson".

 Se você não viu as imagens do desenho, clique no site www.migalhas.com.br

__________***_________

Migalhas Cliping

The New York Times – EUA

"Near Visit’s End, Powell Dampens the Expectations"

Le Monde – França

"Vivendi : qui veut la chute de Jean-Marie Messier ?"

El País – Espanha

"Garzón pide datos al BBVA sobre Rodríguez Ponga"

Clarín – Argentina

"Marcha atrás com el decreto del corralito"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Governo elevará o IOF e outros impostos para compensar CPMF"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Governo vai aumentar impostos"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Imposto sobe para compensar CPMF"

O Estado de Minas - Belo Horizonte

"Governo aumenta impostos para compensar a CPMF"

O Correio Braziliense - Brasília

"Bate-boca põe a venda da Telebrás em xeque"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Malan anuncia alta de impostos"

Zero Hora - Porto Alegre

"Impostos consomem 32% da renda de porto-alegrenses"

A Tarde - Salvador

"Impostos sobem para compensar CPMF"

O Popular - Goiânia

"Moto faz metade das vítimas no trânsito"

Diário de Cuiabá - Cuiabá

"União suspende verba para 29 cidades em Mato Grosso"

Jornal do Commercio - Recife

"Imposto maior vai compensar a CPMF"

O Imparcial - São Luís

"Roseana antecipa depoimento"

________***________

Migalhas dos leitores

 

"Sobre o Migalhas de hoje (Migalhas nº 416 - 16/4/02 - Migalhas dos leitores), gostaria de lembrar que o maior valor a defender é a liberdade de expressão. O D. Simpsons faz crítica a uma situação real e trágica em que vivemos no Rio de Janeiro e em várias outras cidades do Brasil. Isso é inegável. Logo a crítica é válida, não importa a nacionalidade do crítico" Manoel Vargas - escritório Lobo & Ibeas

 

"Acabo de ler a transcrição da correspondência enviada pela leitora Paula (Migalhas nº 416 - 16/4/02 - Migalhas dos leitores) que trata do caso polêmico sobre O D. Simpsons no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro. Tenho verdadeiro horror ao nacionalismo irracional e míope. Não sou melhor nem pior por ser brasileiro. O D. Simpsons, não é de hoje, é irônico com todas as mazelas do ser humano, sejam americanos, brasileiros, russos, chineses, alemães... Seu sucesso, aliás, decorre exatamente dessa característica. A mesma série foi, em outros episódios, absolutamente sarcástica quando tratou da sociedade americana (consumista, materialista, fútil, superficial). O episódio que causou a polêmica trata, é bem verdade, de modo caricato a realidade de um país assolado pela miséria, pela violência e pela insegurança. Não vejo como poderíamos negar essa realidade, nem tampouco como poderíamos tirar o direito (sim, direito) de que qualquer pessoa possa criticar essa triste situação, seja ela brasileira, americana, japonesa... até argentina (desculpe-me, não resisti à ironia). Shakespeare diria: ´o que pode fazer um homem, senão rir?´. O direito de livre manifestação do pensamento é, segundo a Constituição Brasileira (sim, a brasileira), de todas as pessoas. A Constituição não disse ´a livre expressão acerca dos problemas brasileiros se restringe aos brasileiros...´ Preocupou-me na missiva transcrita, sobretudo, a generalização que a expressão ´arrogância norte-americana´ estimula nas pessoas. Os Estados Unidos da América do Norte são um país absolutamente heterogêneo, com pessoas de todas as raças, todos os credos, todas as idéias... Como poderíamos dizer ´os americanos são bons´ ou ´os americanos são maus´? Há americanos bons e ruins, brasileiros bons e ruins, seres humanos bons e ruins... Não confundamos os norte-americanos com o Governo dos Estados Unidos da América do Norte, assim como EU NÃO QUERO SER CONFUNDIDO COM O GOVERNO BRASILEIRO..." André Daibes - escritório Daibes, Aldred e Matos

 

"Gostaria de parabenizar a leitora Paula (Migalhas nº 416 - 16/4/02 - Migalhas dos leitores) pelo seu brilhantismo ao explanar suas indignações com os dizeres do tal casal Pio e Dri (Migalhas nº 415 - 15/4/02 - Migalhas dos leitores) ao concordar com as aberrações do D. Simpsons no Brasil. Realmente as inverdades lançadas a esmo no desenho somente denigrem a imagem do nosso país de maneira extremamente vexatória, o que não deve ser feito por ninguém e muito menos poderia ter ocorrido por uma produtora até então de renome internacional. Por fim, a leitora Paula realmente merece os cumprimentos pelo seu posicionamento claro e ao mesmo tempo repelidor do ´narcisismo norte-americano´" Fernão Pierri Dias Campos  - escritório Bizerra & Advogados Associados

 

"Acho absurda essa idéia, patriotismo barato! Com certeza a leitora Paula (Migalhas nº 416 - 16/4/02 - Migalhas dos leitores) não conhece o ótimo seriado ´Os Simpsons´ para criticar esse ´desenho muito ruim de um produtorzinho qualquer´! Caso ela não saiba, o seriado é uma crítica ao ideal de classe média norte-americano; nunca foi patriota e já fez críticas a povos de diversos países, como Austrália, Japão, Inglaterra etc. e que, mesmo assim, não ficaram indignados, já que sabem tanto dos seus erros quanto dos seus acertos. Nós sabemos das nossas mazelas, mas sabemos também que somos os melhores no tratamento da AIDS, no futebol (bem, mais ou menos...), na hospitalidade, e tantas outras qualidades que a pátria brasileira acumula. Não há motivo para tanta indignação e protestos por tão pouca coisa. Já imaginaram se Portugal movesse um processo por cada livro de piadas que citasse o Manuel e o Joaquim? Ou se os Judeus se indignassem com cada Sara e Jacó da ´lojinha´?" Mauro Cesar Terra Pinto - Bolsa de Valores de São Paulo

 

__________***_________

 

Migalhas   

Mais informações, colaborações e sugestões :

migalhas@migalhas.com.br ou maismigalhas@uol.com.br 

 

Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

cadastro@migalhas.com.br  ou cadastromigalhas@uol.com.br

 

Alguma migalha na íntegra ou notícias sobre temas atuais :

busca@migalhas.com.br

 

Ombudsman : ombudsman@migalhas.com.br

 

Site : www.migalhas.com.br

Fontes: Carta Capital, Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de São Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.