Segunda-feira, 21 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 422

                                       Migalhas  

Quarta, 24 abril de 2002 / nº 422 / fechamento às 7:01

      Migalhas pelo Mundo

      • Israel decidiu retirar a permissão para uma missão da ONU ir ao campo de refugiados palestinos de Jenin investigar o que aconteceu durante a já encerrada ofensiva israelense, iniciada no dia 29/3.

      • O presidente Jacques Chirac anunciou ontem que não irá participar do tradicional debate do segundo turno das eleições presidenciais francesas com Le Pen.

      • Depois de 8 anos sem crimes, a pacata Patrocínio Paulista/SP teve seu primeiro homicídio registrado na noite de anteontem.

      • O papa João Paulo 2º disse ontem a líderes da Igreja Católica americana que a pedofilia é um crime que não tem lugar na igreja. (?) Veja a íntegra do discurso papal após o Migalhas Cliping.

      • Na Argentina, ou no que resta dela, o ministro da Economia, Jorge Remes Lenicov, pediu demissão do cargo em decorrência da rejeição parlamentar e popular de seu pacote econômico.

      • A queda de Remes Lenicov detonou uma crise política na Argentina, rumores de reforma ministerial e até de antecipação da eleição presidencial, marcada para o final de 2003. O ex-presidente Carlos Menem disse que está "sempre pronto, como um bom escoteiro".

      Remédio para o Brasil

      Elio Gaspari : "O que o Brasil precisa é de um Jean-Marie Le Pen. Precisa de uma direita que bote a cabeça para fora e vá ao povo pedir seu voto. Vencendo, governa. Perdendo, fica na oposição, coisa que Le Pen faz há décadas e voltará a fazer depois do segundo turno, no próximo dia 5. O êxito de Le Pen deveria colocar o PFL em brios. Lança um candidato, explicita seu discurso e conta os votos. Em vez disso, assiste-se a um contorcionismo que procura encaixar o candidato do ex-Partido Comunista Brasileiro na máquina da ex-Arena." http://oglobo.globo.com/colunas/gaspari.htm

      ???!!!???

      O presidente FHC criticou ambientalistas, juízes e promotores que estão impedindo a construção de usinas em alguns pontos do País. "O País tem fome de energia e tem fome de crescimento", disse o presidente durante cerimônia de assinatura de contratos de concessão de nove hidrelétricas, ao pedir que não paralisem o Brasil.

      Furtos da conurbação

      Interessadas em aumentar a arrecadação de ISS, algumas cidades da Grande SP estimulam a criação de empresas dentro dos limites de seus territórios sem que elas desenvolvam qualquer atividade econômica no município. Vêm criando verdadeiros paraísos fiscais.

      FEB

      O juiz federal da 16ª vara de BH, condenou o Ministério da Aeronáutica a indenizar a extinta Panair do Brasil pela ocupação de uma área adquirida em 1942 para a ampliação do aeroporto de Belém do PA. As ampliações foram autorizadas pelo governo Getúlio Vargas em 1941, por decreto, como parte da estratégia brasileira nas operações da 2ª Guerra Mundial.

      Indenização 1

      A 3a Câmara Cível do TAC/MG mandou uma empresa de ônibus indenizar um passageiro por danos materiais e morais. Ele teve sua bagagem extraviada quando viajava de BH para Teixeira de Freitas/BA.

      Indenização 2

      A 1a Câmara Cível do TAC/MG condenou a Credicard S.A. a indenizar um consumidor, pois a administradora havia enviado cartões não solicitados, cobrando as faturas e, pior, incluindo o nome do consumidor no cadastro de inadimplentes.

      OAB contra tudo

      O Conselho Federal da OAB aprovou ontem, em Maceió, a constituição de uma comissão nacional para apurar casos de corrupção. Os resultados do trabalho serão divulgados para a sociedade.

      PDV não restringe direitos

      A concessão de prêmio ao empregado que adere ao Programa de Demissão Voluntária não isenta a empresa de pagar os direitos não previstos na rescisão do contrato de trabalho. O entendimento foi firmado pelo TST.

      Liberados

      Os enfermeiros conseguiram manter no STJ o direito de trabalhar com acupuntura.

      Direito do consumidor

      O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça abriu processo administrativo contra a Goodyear do Brasil para apurar problemas em pneus vendidos pela empresa.

      Unindo as forças

      Os Ministros Miguel Reale Jr., da Justiça, e Alberto Cardoso, da Segurança Institucional, reuniram-se reservadamente para acertar um pacto de convivência entre as pastas, que tradicionalmente batem cabeça. Combinaram de tratar conjuntamente das medidas de prevenção da violência.

      Carapuça

      Atendendo pedidos de ____, vai aí Arnaldo Jabor, O chato é antes de tudo um forte : "Está tudo tão chato no Brasil, que vou escrever sobre os chatos. Você é chato? Nunca saberá. O chato não se sabe como tal, ou melhor, sabe sim, mas sempre tem a esperança de sair da categoria e ser aceito como não-chato. Por isso, chateia todo mundo."

      http://oglobo.globo.com/colunas/jabor.htm

      Coisas da vida...

      • O presidente FHC deve indicar hoje para o STF o advogado-geral da União, Gilmar Mendes. "Melhor constitucionalista brasileiro", como ele mesmo afirma. (v. Revista Época)

      • Caciques da ABL garantem que Paulo Coelho tem hoje 21 votos e é favorito para ocupar a cadeira que foi de Roberto Campos.

      __________***_________

      Migalhas Cliping

      The New York Times – EUA

      "Catholic Teachings Are Among Obstacles to Resolving Crisis"

      Financial Times Americas – Inglaterra

      "Argentine economy minister quits as crisis grows"

      Le Monde – França

      "Le sursaut des jeunes contre Le Pen"

      El País – Espanha

      "El fiscal acusa a Rodríguez Ponga de blanqueo de dinero en el ‘caso BBV’"

      Clarín – Argentina

      "Debaten un nuevo rumbo económico"

      O Estado de S. Paulo - São Paulo

      "Impasse argentino derruba ministro da Economia"

      Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

      "Favoritismo de Lula leva OT a pedir cautela a filiados"

      Folha de S. Paulo - São Paulo

      "Cai ministro da Economia argentino"

      O Globo - Rio de Janeiro

      "Argentina sem dinheiro e sem rumo perde três ministros"

      O Estado de Minas - Belo Horizonte

      "CPMF é prorrogada até 2004"

      O Correio Braziliense - Brasília

      "Sem rumo"

      O Estado do Paraná - Curitiba

      "Lula tem o dobro de Serra em duas novas pesquisas"

      Diário Catarinense - Florianópolis

      "Repúdio ao plano derruba ministro argentino"

      Zero Hora - Porto Alegre

      "Argentina em ebulição"

      A Tarde - Salvador

      "Campo de 300 índios invade sede da Funai em Eunápolis"

      O Popular - Goiânia

      "Deputados matam sessões e ainda ganham presença"

      Diário de Cuiabá - Cuiabá

      "US$ 253 mi do Prodeagro foram mal aplicados, aponta relatório"

      O Povo - Fortaleza

      "Polícia apreende R$ 54 mil falsos"

      Jornal do Commercio - Recife

      "Ibope dá vitória para Lula nos dois turnos"

      O Imparcial – São Luís

      "Polícia 5 x 12 Bandidos"

       __________***____________

      Discurso do papa

      "Caros irmãos,

      "Para começar, quero lhes assegurar que aprecio profundamente o esforço que vocês estão fazendo para me manter e manter a Santa Sé informados acerca da situação complexa e difícil que surgiu em seu países nos últimos meses. Tenho confiança em que as discussões mantidas aqui vão render muitos frutos para o bem dos católicos dos Estados Unidos. Vocês vieram à casa do sucessor de Pedro, cuja tarefa é confirmar a fé e o amor de seus irmãos e uni-los em torno de Cristo, a serviço do povo de Deus. A porta desta casa estará sempre aberta a vocês, e mais ainda quando suas comunidades estiverem sofrendo.

      "Como vocês, também eu me entristeço profundamente pelo fato de que padres e religiosos, cuja vocação é ajudar as pessoas a viver vidas santas aos olhos de Deus, tenham, eles próprios, tanto sofrimento a jovens e tanto escândalo. Devido ao grande mal causado por alguns padres e religiosos, a própria igreja está sendo vista com desconfiança, e muitos se ofendem com a maneira como se percebe que seus líderes agiram nesta questão. O abuso que provocou esta crise é errado, por qualquer critério usado, e é visto como crime pela sociedade, com razão; além disso, é um pecado hediondo aos olhos de Deus. Às vítimas e às famílias, estejam elas onde estiverem, expresso minha solidariedade e preocupação profundas.

      "É verdade que uma falta generalizada de conhecimento da natureza do problema e também, por vezes, o conselho de especialistas clínicos, levaram bispos a tomar decisões que os acontecimentos posteriores mostraram ser equivocadas. Hoje vocês estão trabalhando para fixar critérios mais confiáveis que garantam que tais erros não sejam repetidos. Ao mesmo tempo, embora reconheçamos quão indispensáveis são esses critérios, não podemos nos esquecer do poder da conversão cristã, da decisão radical de darmos as costas ao pecado e nos voltarmos a Deus, que alcança o âmago da alma de uma pessoa e pode operar transformações extraordinárias.

      "Tampouco devemos esquecer o enorme bem espiritual, humano e social que a grande maioria dos padres e religiosos nos Estados Unidos fizeram e continuam a fazer. A igreja católica em seu país sempre promoveu os valores humanos e cristãos com grande vigor e generosidade, de uma maneira que tem ajudado a consolidar tudo o que existe de nobre no povo americano.

      "Um grande obra de arte pode ser maculada, mas sua beleza permanecerá; e esta é uma verdade que será reconhecida por qualquer crítico dotado de honestidade intelectual. Às comunidades católicas nos Estados Unidos, a seus pastores e membros, aos religiosos, homens e mulheres, aos professores nas universidades e escolas católicas, aos missionários americanos em todas as partes do mundo, enviamos a gratidão sincera de toda a igreja católica e o agradecimento pessoal do bispo de Roma.

      "O abuso de crianças é um sintoma grave de uma crise que afeta não apenas a igreja, mas a sociedade como um todo. É uma crise profundamente arraigada de moralidade sexual, até mesmo de relacionamentos humanos, e suas vítimas principais são a família e as crianças. Ao tratar o problema do abuso com clareza e determinação, a igreja vai ajudar a sociedade a compreender e lidar com a crise em seu meio.

      "É preciso que fique absolutamente claro aos fiéis católicos e à comunidade mais ampla que os bispos e superiores se preocupam, sobretudo, com o bem espiritual das almas. As pessoas devem saber que não existe, no sacerdócio e na vida religiosa, lugar para aqueles que querem prejudicar os jovens. Elas precisam saber que bispos e padres vivem totalmente engajados com a plenitude da verdade católica em questões de moralidade sexual, uma verdade tão essencial para a renovação do sacerdócio e do episcopado quanto é para a renovação do casamento e da vida familiar.

      "Precisamos confiar que este momento de provação traga em seu bojo uma purificação da comunidade católica como um todo, purificação esta que é urgentemente necessária se a igreja quiser pregar com mais eficácia o Evangelho de Jesus Cristo, em toda sua força libertadora. Agora vocês precisam assegurar que, onde o pecado cresceu, a graça cresça ainda mais (Romanos, 5:20). Tanta dor, tanta tristeza precisam conduzir a um sacerdócio mais santo, a um episcopado e uma igreja mais santos.

      "Deus, e apenas Ele, é a fonte da santidade, e é sobretudo a Ele que devemos nos voltar em busca de perdão, da cura e da graça de que precisamos para fazer frente a este desafio com coragem intransigente e harmonia de objetivo. Como o bom pastor do Evangelho do domingo passado, os pastores devem caminhar entre seus sacerdotes e seu povo como homens que inspiram confiança profunda e os conduzam a águas tranqüilas (Salmos, 22:2).

      "Rogo ao Senhor que dê aos bispos dos Estados Unidos a força para erguer sua resposta à crise atual sobre os alicerces sólidos da fé e da genuína caridade pastoral para com as vítimas, e também para com os padres e toda a comunidade católica em seu país. E peço aos católicos que se mantenham próximos de seus padres e bispos e lhes apoiem com suas orações, neste momento difícil.

      "A paz do Cristo renascido esteja com vocês."

      ____***____

       

      Migalhas   

      Mais informações, colaborações e sugestões :

      migalhas@migalhas.com.br ou maismigalhas@uol.com.br 

       

      Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

      cadastro@migalhas.com.br  ou cadastromigalhas@uol.com.br

       

      Alguma migalha na íntegra ou notícias sobre temas atuais :

      busca@migalhas.com.br

       

      Ombudsman : ombudsman@migalhas.com.br

       

      Site : www.migalhas.com.br

      Fontes: Carta Capital, Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de São Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.