Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 4.335

Quinta-feira, 12 de abril de 2018 - Migalhas nº 4.335 - Fechamento às 10h15.

"Há um limite em que a razão deixa de ser razão, e a loucura ainda é razoável."

Carlos Drummond de Andrade

Notícia do dia

A epígrafe da edição de hoje seria mais ou menos assim: STF, por 6 a 5, nega conhecer HC de Palocci (clique aqui). O leitor entenderia e bola pra frente. Mas não foi isso que se deu ontem no Supremo. Acompanhe em Migalhas:

1 - Entrando mais uma para os anais das lambanças que o STF vem fazendo nos últimos tempos, primeiro passou-se a julgar uma preliminar. Em duas horas de arengada discussão, discutiu-se se o ministro Fachin poderia ter afetado ao plenário o HC. Disseram que sim. E vamos para o intervalo.

2 - Voltando à assentada, nova preliminar, qual seja, se será conhecido o HC, diante do fato de que houve modificação na situação do paciente, pois sobreveio a condenação enquanto sopitou o feito no Supremo. Foram mais três horas de retórica para entender que não poderia ser conhecido o HC. Terminou aí, certo? Errado.

3 - O ministro Fachin, que tinha feito longo voto, passou a explicar por que não concedia de ofício a ordem, expondo seus argumentos. Experiente, o ministro Marco Aurélio disse que era caso único na sua judicatura de um "indeferimento de ofício". Com efeito, se não se conhecia do HC, ou se concede de ofício ou fim de papo. Não caberia argumentar acerca de um impróprio "indeferimento de ofício".

4 - Mas como tudo que é ruim pode ser piorado, a ministra Cármen Lúcia passou a colher os votos acerca do tal "indeferimento". O ministro Marco Aurélio mais uma vez alertou para o absurdo, no que a sessão foi suspensa e será retomada hoje. Durma-se, amigo da lógica, com um barulho desses.

(Compartilhe)

_________________

A quem de direito

Essas trapalhadas todas envolvendo o Supremo, e quem vêm tisnando a imagem da Corte, tem nome. Aliás, dois nomes: Cármen e Lúcia. É a condução pusilânime dos trabalhos que cria essa barafunda.

4ª instância

Ao votar prejudicado o habeas de Palocci, o ministro Barroso criticou a ideia de o Supremo atuar como "4ª instância". Para o ministro, "a jurisdição constitucional não é feita para julgar HC". (Clique aqui)

Gilmar x MPF

Ontem, no julgamento do STF, o ministro Gilmar Mendes não poupou adjetivos, imputando até fato típico aos procuradores da República, dizendo que em alguns casos há evidente casos de corrupção. Falou, claro, de Marcelo Miller, seu personagem principal. Gilmar Mendes contou também um fato citado pela Folha de S.Paulo em 13 de maio de 2017, de que o advogado Rodrigo Castor de Mattos, irmão de um procurador da República da Lava Jato em Curitiba, Diogo Castor de Mattos, atuava no caso do publicitário João Santana na 13ª vara Federal de Curitiba.

Resposta

Ao final do julgamento, a procuradora da República, Raquel Dodge, disse que queria fazer esclarecimentos para o público:

  • Primeiro, disse que o caso de Miller está em avançada investigação, mas que não dizia mais porque estava em sigilo. Curioso isso, de o MPF vazar tudo quando quer, e quando se trata de um eventual mal feito interno ficar tudo sob sigilo. Ora, estamos a falar em coisas públicas e republicanas. De modo que, perdoe-nos doutora, mas se quiser esclarecer publicamente, que torne pública a investigação.
  • Segundo, sem dar nomes aos bois, mencionou o caso do procurador Angelo Goulart Villela. Ela disse que está apurando a conduta dele no âmbito do CNMP, o que é fato (mas inexplicavelmente só aconteceu no último dia 6 de março), e disse que havia ação de improbidade administrativa ajuizada desde meados do ano passado.
  • Por fim, acerca da "comunicação" feita pelo ministro Gilmar, citando a Folha de S.Paulo, ela disse que iria se inteirar do assunto.

_________________

"Eu já sabia"

Acerca do último caso, Migalhas gostaria de trazer ainda ao conhecimento dos ministros, e da ilustre procuradora da República, que em 11 de novembro de 2016, seis meses antes da menção da Folha de S.Paulo, publicamos reportagem contando que no andamento do processo de um dos réus constava o nome do procurador da República Diogo Castor, e como advogado seu irmão Rodrigo Castor. Este rotativo trouxe "prints" do andamento processual e as regras processuais que são claras no ponto em que é objetivamente vedada a atuação em mesmo feito de parente em até o terceiro grau. Isto é, se no Código Processual de Curitiba não for diferente, e nós não estamos sabendo. Reveja a matéria de 11 de novembro de 2016, quando pela primeira vez na imprensa o assunto veio à baila - clique aqui.

Esclarecimento

A nota migalheira feita naquele novembro de 2016, tinha o escopo de mostrar as eventuais irregularidades, para que fossem corrigidas. Assim, evitar-se-ia que em abril de 2018 a Lava Jato fosse obrigada a ouvir esse questionamento no plenário do STF. Se o parquet tivesse sido diligente, como imaginávamos que seria, teria imediatamente resolvido a questão. Mas não, foi deixando, deixando, e está aí a encrenca.

Advocacia

A propósito, não é só o MPF que deve esclarecimentos públicos. E a OAB? Houve até advogado preso, sem falar nos inúmeros citados aqui e acolá na Lava Jato (não nos referimos aos citados em atuação normal, falamos é dos citados em condutas criminosas). E o que fez a Ordem com estes advogados? Está apurando? Está analisando suas condutas? Depois das defesas legais, os extirpou da classe? Ou é casa de ferreiro, onde o espeto é de pau?

Danos

Grupo J&F ajuizou, nos EUA, ação indenizatória contra os escritórios que atuaram com ele na delação premiada, acusando as bancas de negligência e pedindo indenização por danos financeiros e à imagem. (Clique aqui)

Acidez de um lado, elegância do outro

Em resposta às críticas do ministro Gilmar sobre o STJ, o presidente da 3ª seção, ministro Rogerio Schietti, apresentou ontem dados da produtividade da seção e também das 5ª e 6ª turmas. E encerrou o esclarecimento afirmando que os ministros têm ciência das "dificuldades enfrentadas pelos milhares de magistrados do país, desde os que atuam em 1ª instância até os que ocupam a cúpula do Poder Judiciário, todos merecedores de nosso indispensável respeito e consideração". (Clique aqui)

STJ – Súmulas - Penal

  • Sobre majorante do tráfico transnacional de drogas. (Clique aqui)
  • Sobre situação de inaplicabilidade do princípio da insignificância. (Clique aqui)

STJ – Súmulas – Privado

  • Nova circunstância de ilicitude na recusa de cobertura securitária. (Clique aqui)
  • CDC não se aplica a contratos de planos de saúde de autogestão. (Clique aqui)

Discussão eletrônica

Ministra Nancy Andrighi – que sempre faz questão de sugerir alterações nos enunciados de súmulas – clamou ontem para que os gabinetes recebessem com antecedência as propostas de redações para estudar o texto do enunciado. A ministra sugeriu que a discussão e aprovação das súmulas seja na plataforma eletrônica – sugestão prontamente elogiada pelos ministros.

Aprimoramento

Após sugestão do ministro Salomão, da 2ª seção do STJ, o sistema de afetação eletrônica de recursos repetitivos trará campo para que os ministros se manifestem sobre a abrangência da afetação. Explicou Salomão aos colegas que, da forma atual, apenas com a concordância ou não da afetação, há o cerceamento na manifestação do votante – que pode querer opinar sobre a abrangência que acredita que deve ter o repetitivo. O ministro Sanseverino, presidente do colegiado, informou que o próximo recurso será analisado já com o sistema aperfeiçoado, ou "salomonizado".

FGTS

A remuneração das contas vinculadas ao FGTS tem disciplina própria, ditada por lei, que estabelece a TR como forma de atualização monetária, sendo vedado ao Judiciário substituir o mencionado índice. A tese foi fixada ontem em julgamento de repetitivo na 1ª seção do STJ. (Clique aqui)

FGTS – II

Ainda pende de julgamento no STF a ADIn ajuizada pelo PSOL em fevereiro de 2014, na qual sustenta-se que ao ser criada no início da década de 1990, a TR aproximava-se do índice inflacionário, mas, a partir de 1999, com a edição da resolução CMN 2.604/99, passou a sofrer uma defasagem, a ponto de em 2013 ter sido fixada em 0,1910%, enquanto o INPC e o IPCA-E foram, respectivamente, de 5,56% e 5,84%. Assim, de acordo com os cálculos apresentados na inicial, a TR teria acumulado perdas de 48,3% no período indicado, o que seria inconstitucional. O processo está concluso ao relator, ministro Barroso. (ADIn 5.090)

Núcleo de Prática Jurídica – Procuração - Dispensa

Núcleo de Prática Jurídica não se exime da apresentação de instrumento de mandato quando constituído pelo réu hipossuficiente. Contudo, a nomeação judicial de tal núcleo para patrocinar a defesa do réu dispensa a juntada de procuração, por não haver atuação provocada pelo assistido, mas sim exercício do múnus público por determinação judicial. Tal entendimento foi firmado ontem pela 3ª seção do STJ ao acolher, por unanimidade, embargos de divergência de relatoria do ministro Nefi Cordeiro. (Clique aqui)

Falta de fundamentação

A 6ª turma do STJ reconheceu a nulidade da prova colhida por meio de interceptação telefônica em um processo no qual oficiais de Justiça foram condenados por corrupção. Segundo o colegiado, a decisão que determinou a quebra do sigilo não demonstrou a imprescindibilidade da medida. Uma nova sentença deve ser prolatada no caso, com base nas provas remanescentes. Atuaram no caso as advogadas Cláudia Seixas e Flávia Goulart, do escritório Cláudia Seixas Sociedade de Advogados. (Clique aqui)

Veto

Cade indefere pedido da CSN de participar da assembleia geral ordinária das Usiminas, que irá eleger membros dos conselhos de administração e fiscal para o próximo biênio. De acordo com o Cade, a CSN é acionista minoritária da Usiminas, não podendo assim indicar membros para os conselhos e demais órgãos de gestão e fiscalização das usinas. (Clique aqui)

"Quadrilhão do MDB"

Juiz Federal Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª vara de Brasília, indeferiu pedido de prisões preventivas dos amigos de Temer, que na segunda tornaram-se réus suspeitos de integrarem o "Quadrilhão do MDB". Na decisão, o juiz apontou, respondendo argumentação da PGR, que não há como presumir que notícias no sentido de que Temer pretende candidatar-se à reeleição importe em risco de reiteração das condutas criminosas do grupo no controle central da máquina Federal. (Clique aqui)

Alckmin – Justiça Eleitoral

Ministra Nancy Andrighi determinou que a investigação contra Alckmin, que perdeu foro privilegiado, seja remetida à Justiça Eleitoral de SP. O envio do inquérito à instância eleitoral pode beneficiar o pindense, uma vez que as apurações na JE produzem penas mais brandas do que na esfera criminal. (Clique aqui)

E dá-lhe eleitoral

Aliás, só não vê quem não quer: tudo agora está sendo enviado para a Justiça Eleitoral. E a Justiça comum, assim fazendo, delegando sua competência, praticamente dá um atestado absolutório. Ou seja, se tudo ficar assim, Caixa 2 - seja lá de onde provém esse dinheiro - será um mero problema contábil na eleição. Ou alguém acha que os TREs vão "desdelegar" a competência destes barões da política? Pagando pra ver isso...

Nomeia quem pode

Com o empoderamento dos TREs, já há certo azáfama para as nomeações das Cortes onde há vaga. A caneta, em todos os casos, está com o presidente Michel Temer.

Reserva de plenário

Ministro Alexandre de Moraes cassou acórdão do TRT da 3ª região que afastou a aplicação da lei 8.987/95 sem respeitar a cláusula de reserva de plenário. No caso, o Tribunal considerou ilícita a terceirização de atividades pactuada por empresa com a Cemig. (Clique aqui)

Contribuição sindical

Ministro Lelio Bentes Corrêa, do TST, deferiu liminar para impedir que escritório de advocacia seja obrigado a pagar a contribuição sindical. A determinação foi proferida em tutela de urgência em ACP de sindicato, e mantida pelo TRT da 15ª região. No entanto, o ministro considerou que a ordem gerou "situação de difícil reversibilidade" ao impor "a imediata retenção e recolhimento da contribuição sindical sem garantia para a hipótese de sua reversão". (Clique aqui)

Cármen para presidente

Sexta-feira, 13. É neste dia que Cármen Lúcia assume a presidência da República. Mas, calma, é por pouco tempo. Não entendeu nada? (Clique aqui)

Representatividade feminina

"Não foi um ato de rebeldia, mas sim de protesto", afirmou a juíza do TJ/DF, Rejane Zenir Jungbluth Suxberger, sobre sua desfiliação da AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros após baixa representatividade feminina na programação do "XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados". Cerca de 20 magistradas também já deixaram a associação pelo mesmo motivo. (Clique aqui)

CNJ

Ministro Humberto Martins teve o nome confirmado pelo Senado para o cargo de corregedor nacional de Justiça (clique aqui), substituindo o ministro João Otávio de Noronha. Mas calma, só em agosto. O café mineiro ainda está quente. E, se bobear, ainda tem um pãozinho de queijo.

Isso é que honorários

O jornal Valor Econômico traz hoje matéria sobre o que de fato deve ser o maior honorário da história do país (coisa de mais de meio bilhão de Reais). Trata-se de ação da Copersucar, que tramitou por 20 anos, relativa ao crédito com o Instituto de Açúcar e Álcool, como indenização por congelamento de preços na década de 1980. As cooperativas foram representadas pelo ilustre apoiador deste informativo Dias de Souza Advogados Associados, capitaneado pelo renomado tributarista Hamilton Dias de Souza.

_________________

CPC na prática

O professor Elias Marques de Medeiros Neto aborda as recentes questões sobre o negócio processual atípico e o posicionamento do TST sobre o artigo 190 do CPC/15. (Clique aqui)

Tributação de indenizações

Na semana passada, a Receita Federal publicou a Solução de Consulta COSIT 21, esclarecendo seu entendimento acerca da tributação incidente sobre os valores auferidos a título de indenização destinados a reparar danos patrimoniais. Para os advogados Renato Caumo e Cristina Mari Funagoshi, associados do escritório Pinheiro Neto Advogados, "não se pode perder de vista que grande número de precedentes administrativos e judicial tratam os valores recebidos a título de indenização como ingresso de recursos não sujeitos à tributação em razão de representarem mera recomposição de patrimônio, não gerando qualquer acréscimo patrimonial". (Clique aqui)

STF e Lula

Muitas são as opiniões acerca do julgamento, pelo STF, do HC de Lula e a prisão em 2ª instância. Segundo Gustavo de Castro Afonso e Edson Smaniotto, sócios da banca Smaniotto, Castro & Barros Advogados, o julgamento "expõe o abismo que existe na Corte em relação aos seus membros, ganhando destaque a adoção de estratagemas jurídicos sem qualquer correspondência lógica". (Clique aqui)

"Eu, Daniel Blake"

O advogado João Lucas Miranda Versiani, do escritório Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados, mostra uma relação entre o premiado filme "Eu, Daniel Blake" e a previdência. (Clique aqui)

Impacto regulatório

Sócio fundador do escritório Correia da Silva Advogados, Rodrigo Alberto Correia da Silva analisa o impacto regulatório no Brasil. (Clique aqui)

Reforma trabalhista - Acordos coletivos

Maria Lucia Benhame, do escritório Benhame Sociedade de Advogados, em série de vídeos a respeito da reforma trabalhista, fala dos acordos coletivos, que agora podem ser efetuados entre as empresas e os sindicatos profissionais em matérias específicas. (Clique aqui)

_________________

  • Migalhas mundo

Hospedagem

Paris processa Airbnb por aluguéis sem permissão. (MI – clique aqui)

Mais um...

Ex-presidente da África do Sul, Jacob Zuma é acusado de corrupção. (MI – clique aqui)

_________________

WhatsApp Migalhas

Cadastre o número +55 16 98105-4010 e nos envie um whats.

Aguardamos seu contato!

_____________

Catálogo de Escritórios

A partir de hoje, o escritório FV Advogados passa a integrar o Catálogo de Escritórios Migalhas na cidade de Porto Alegre/RS. Conheça a banca gaúcha. (Clique aqui)

Mural

Migalheiro, não vá reclamar da sorte. Aí vai uma dica: ao final do informativo, a nota Mural Migalhas apresenta as cidades onde há demanda por prestadores de serviços jurídicos, mas onde ainda não temos correspondente cadastrado. A demanda de serviço se dá porque, ao procurar alguém nas referidas cidades, o departamento jurídico de empresas ou escritórios de advocacia acionam o serviço de Correspondentes Migalhas para que localize um prestador. Cadastre-se agora. (Clique aqui)

Promoção - Theotonio Negrão – Indique Amigos

Este poderoso rotativo presenteará seus leitores com os clássicos de Theotonio Negrão, ofertados pelos atualizadores José Roberto F. Gouvêa, Luis Guilherme A. Bondioli e João Francisco N. da Fonseca. Para participar do sorteio, basta indicar amigos para receber o informativo e você concorre automaticamente a um exemplar do "Código Civil e Legislação Civil em Vigor" (Saraiva – 36ª edição - 2.295p.). O indicado pelo sorteado também será premiado com um exemplar do "Código de Processo Civil e Legislação Processual em Vigor" (Saraiva – 49ª -2.319p.). Amigo é para essas coisas! Participe! (Clique aqui)

Migalhas na sua mão

Migalhas é fundamental para quem deseja estar sempre bem informado no mundo jurídico, então não perca mais tempo e receba o informativo diário na palma de sua mão, cadastrando-se no WhatsApp Migalhas. É fácil: basta clicar aqui e nos mandar um whats com a palavra "mig".

Mercado de Trabalho

Muitas oportunidades! Visite agora mesmo a seção Mercado de Trabalho e confira as vagas oferecidas. (Clique aqui)

Fachadas

O revestimento amadeirado traz harmonia ao ambiente do escritório de Teresina/PI, que é realçado pelas folhagens de seu jardim. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Novo sócio

Diante de demandas, não apenas por uma prática penal consultiva e preventiva, mas também pela defesa em inquéritos e ações penais de índole ambiental, tributária e consumerista, o escritório Bichara Advogados anuncia o início de sua atuação na área Penal Empresarial, contratando Moroni Costa como sócio para coordenar o novo setor. Moroni é mestre em Direito Penal pela USP, coautor do livro "Código Penal Interpretado – Artigo por artigo, parágrafo por parágrafo" e possui vasta experiência nas diversas áreas do Direito Penal, com destaque para sua atuação em casos de crimes ambientais e tributários, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e relacionados a licitações.

Novidade

Chega ao mercado o recém-inaugurado escritório boutique Caminati Bueno Advogados, voltado ao Direito Antitruste. A banca é liderada por Eduardo Caminati e Marcio Bueno.

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ministro aposentado do STF, Nelson Jobim, que assiste hoje às comemorações de seu aniversário. (Compartilhe)

Baú migalheiro

Há 176 anos, no dia 12 de abril de 1842, Manoel Pinto Ribeiro Pereira de Sampaio tomou posse no cargo de ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Em 1856 foi nomeado presidente da Corte. Faleceu em 27 de setembro de 1857, no Rio de Janeiro. (Compartilhe)

Sorteio

A obra coletiva "Autorregulação da Publicidade Infantil no Brasil e no Mundo" (Verbatim – 268p.), organizada por Isabella Henriques, diretora de Advocacy do Instituto Alana, e pelo jornalista Veet Vivarta, trata da regulação da comunicação comercial dirigida a crianças e adolescentes – sobretudos de produtos alimentícios ultraprocessados – e às maneiras de tornar as regras já existentes mais eficazes. Três migalheiros serão premiados pelos organizadores. (Clique aqui)

Direto da Redação: Aos organizadores, nosso muito obrigado pelo exemplar que engrandece a biblioteca desta Redação.

Lançamento

Acontece, no próximo dia 23, o lançamento do livro "Direito Civil – Diálogos entre a Doutrina e a Jurisprudência" (Atlas), coordenado pelo ministro Luis Felipe Salomão e pelo professor Flávio Tartuce. O evento será em SP, na AASP, das 20 às 22h. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, às 18h30, João Vieira Neto, sócio do escritório João Vieira Neto Advocacia Criminal e presidente da Comissão de Direito Penal da OAB/PE, participa, na condição de debatedor, do evento "Crimes Previdenciários", em Recife. (Clique aqui)

Do escritório Felsberg Advogados, o sócio Maurício Pepe De Lion e os advogados Tamara Gustinelli e Caio Guimarães participam hoje, em SP, do "Grupo Jurídico de Bibliotecários do Estado de São Paulo". (Clique aqui)

Amanhã, às 10h, Pierpaolo Cruz Bottini, da banca Bottini & Tamasauskas Advogados, participa do painel "A Investigação das organizações criminais sob a perspectiva do advogado", no evento "Macrocriminalidade – Desafios da Justiça Federal", em BH. (Clique aqui)

Presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Carlos Forbes participou do "Arbitration Forum", que aconteceu dias 10 e 11/4, em St. Gallen, Suíça. Forbes palestrou ontem sobre "Fighting Institutional Bureaucracy". Além do presidente, a secretária-geral do CAM-CCBC, Eleonora Coelho, integrou no mesmo dia o painel "Efficiency and Evidence Production and the Role of the Arbitrator: US Style vs. Civil Law Style Arbitration".

E-mail corporativo

Para maior credibilidade das marcas, o responsável pelo departamento de Marketing da Penso Tecnologia, Thiago Meyrelles, defende o uso do e-mail corporativo com um domínio próprio pelas empresas. (Clique aqui)

E-book

Project owner do SAJ ADV - Software Jurídico, Luciano Martins apresenta técnicas para a priorização e alcance de objetivos. (Clique aqui)

Aula aberta

Professor de Direito Civil da UERJ e atual procurador-chefe do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, Anderson Schreiber estará em Curitiba hoje, às 18h30, para ministrar a aula aberta "A legítima: estrutura, função e reforma", na sede da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional. O evento é gratuito; inscrições no site. (Clique aqui)

Direito dos Contratos

O programa de pós-graduação lato sensu da FGV Direito SP recebe inscrições para a pós em Direito dos Contratos, tema que permeia as atividades de profissionais do Direito nos mais diversos segmentos do mercado, dos negócios imobiliários às relações de consumo, passando pela elaboração de grandes projetos e pelas atividades cotidianas de pequenas e médias empresas. O curso é voltado a profissionais cujas atividades envolvam, direta ou indiretamente, a negociação de contratos. (Clique aqui)

Mediação educacional

Nos dias 18 e 19/5, em SP, o Instituto Vertus realiza o "Curso de Mediação Educacional e Práticas Restaurativas". Confira o conteúdo programático. (Clique aqui)

Benefícios fiscais

A Sodepe Brasil realiza o seminário "Benefícios Fiscais para Constituição de Empresas Brasileiras no Paraguai" dia 23/4, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Sociedade Limitada

De 23 a 26/4, em SP, a AASP promove o curso "Sociedade Limitada". Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Auditoria jurídica

Em SP, dia 27/4, o Forum Cebefi promove o curso "Auditoria Jurídica dos Contratos". (Clique aqui)

Plano de negócios

A Radar - Gestão para Advogados oferece uma vaga-cortesia para o curso online "Plano de Negócios para Escritórios de Advocacia e Advogados Autônomos (Turma 2)", de 2/5 a 23/5. (Clique aqui)

Contabilidade para advogados

Faltam advogados que tenham facilidade com números e, consequentemente, sobram boas oportunidades de crescimento profissional principalmente para os que militam na área tributária. Pensando nisto, o CAD – Centro de Atualização em Direito iniciará no próximo dia 7, em BH, um curso que tem como objetivo levar os alunos a reconhecer, compreender e analisar o ciclo contábil, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. O curso será ministrado pelo professor Moacyr da Cruz Costa Junior, mestre em Contabilidade, pós-graduado em consultoria contábil e perito contábil. (Clique aqui)

Direito Imobiliário

A EPD - Escola Paulista de Direito está com inscrições abertas para o novo curso de extensão presencial "Direito Imobiliário - De acordo com a lei 13.465 - 11/7/17". O curso conta com a coordenação do professor Luiz Antônio Scavone. (Clique aqui)

Psicologia judiciária

O curso de extensão "Psicologia Judiciária: o Universo da Lei, o Comportamento Humano e as Emoções", da PUC-SP, qualifica os profissionais de Direito e de Psicologia, capacitando-os para uma visão interdisciplinar da psicologia judiciária, que enfoca a complexidade dos conflitos humanos no âmbito judiciário. (Clique aqui)

Holding familiar

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Cursos

Confira os cursos promovidos pelo Cenofisco Centro de Capacitação Profissional e inscreva-se:

"Retenções Tributárias na Fonte: IR, INSS, ISS, PIS, Cofins e CSLL", dias 16 e 17/4, no RJ. (Clique aqui)
"Planejamento Tributário (Aplicação Prática para Gerar Economia Tributária nas Empresas)", dias 16 e 17/4, em SP.
(Clique aqui)
"Bloco K - Registro de Controle da Produção e do Estoque", dia 16/4, em SP.
(Clique aqui)

Viva

Sorteio: Marcos Nogueira Rangel Faber é o presenteado com a apostila virtual "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens". (Clique aqui)

Evento: Thiago Nogueira Humberto é o sortudo que ganhou a vaga-cortesia oferecida pela Sodepe Brasil para a palestra "PIS/COFINS: Novo Conceito de Insumo e a Ampliação de Créditos", que acontece dia 16/4, em SP. (Clique aqui)

Sorteio de obra: A obra "Execução em Renegociação de Dívidas" (JH Mizuno – 4ª edição – 221p.), de Hélio Apoliano Cardoso, vai para Júlio César Meneses Cardoso, de Aracaju/SE. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Joaquim Manuel de Macedo
Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

___________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

AL/Barra de Santo Antônio
CE/Moraújo
MT/Porto Esperidião
PB/Teixeira
PR/Iretama
TO/Figueirópolis

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

___________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Ryan Will Retire, Scattering Hopes Of G.O.P. For 2018"

The Washington Post - EUA

"President taunts Russia over threal to block strikes"

Le Monde - França

"Syrie: la chute de la Ghouta renforce l´emprise russe "

Corriere Della Sera - Itália

"Siria, Trump sfida Putin"

Le Figaro - França

"Facebook, géant ébranlé"

Clarín - Argentina

"El Papa admitió su error y pidió perdón por los abusos sexuales en la Iglesia chilena"

El País – Espanha

"Fiscales alemanes y españoles se coordinan contra Puigdemont"

Público - Portugal

"Centeno não cede e Marcelo avisa que sem OE marca eleições"

Die Welt - Alemanha

"Trump droht Moskau: „Mach dich bereit, Russland“"

The Guardian - Inglaterra

"Trump tells Russia to get ready for US missile strikes in Syria"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Inquérito vai à Justiça Eleitoral e Alckmin fica fora da Lava Jato"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Obra para filha de Temer foi paga por mulher de coronel"

O Globo - Rio de Janeiro

"Inquérito contra Alckmin é enviado à Justiça Eleitoral"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Dois ataques a bancos a cada cinco dias em MG"

Correio Braziliense - Brasília

"MP revela trama de políticos e empresas em fraude do Mané"

Zero Hora - Porto Alegre

"Facebook admite coletar dados mesmo de quem não tem conta"

O Povo - Ceará

"Ceará fica mais desigual"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Na pauta, FGTS para quem pedir demissão"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Cosan
· Google
· JBS
· McDonald´s
· MercadoLivre
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A
· Amil

Escritórios :

· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Madrona Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Ogawa, Lazzerotti & Sobral Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Mendes e Mendes Advocacia & Consultoria
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Mingrone e Brandariz Sociedade de Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Montoro Fagundes e Brasil Vita Advogados Associados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta Fernandes Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Novotny Advogados
· Ohno Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Patriota & Dantas Advogados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Piza Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Prandini, De Luca & Pimenta Advogados Associados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· r. monteiro de castro advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados
· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale Advogados Associados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Riedel de Figueiredo & Advogados Associados
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha Advocacia
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse, Marangoni, Parente e Jabur Advogados
· Santos Santana Sociedade de Advogados
· Santoro Advogados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Silva Mello Advogados Associados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Castro & Barros Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Starck de Moraes Sociedade de Advogados
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves Advogados
· Sucasas Tozadori Alves Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· TLA – Tasoko Loturco e Almeida Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench Rossi Watanabe
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Valladão Sociedade de Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vivacqua Advogados
· Wald, Antunes, Vita, Longo e Blattner Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Warde Advogados
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zarif e Nonaka Advogados
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Murillo de Aragão
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Ubirajara Silveira
· Advocacia Velloso
· Aguiar Advogados
· Aidar Fagundes Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alexandre K Jobim Advogados Associados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Andrade Maia Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Baraldi Advocacia Empresarial
· Barbero Advogados
· Barboza Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barretto & Rost Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha, Lopes e Freitas Advogados
· Battaglia & Pedrosa Advogados
· Benhame Sociedade de Advogados
· Berbigier Sociedade de Advogados
· Bertol Advogados Associados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm & Carvalho Britto Advocacia
· BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bonilha, Ratto e Teixeira Advogados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil e Abramides Sociedade de Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bruno Freire Advogados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· C.Martins Advogados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cançado e Barreto Advocacia S/S
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido Costa & Cancio Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira, Rossi Escritórios Associados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cenamo Junqueira Advogados Associados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cescon Barrieu Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Chalfun Advogados Associados
· Chaves Advocacia
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti – Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Corrêa da Veiga Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Advogados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Dalle Lucca, Henneberg, Duque Bertasi e Linard Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· De Lima Assafim e Advogados Associados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Eduardo Antônio Lucho Ferrão - Advogados Associados
· EFCAN Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Engel Rubel Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Escudero & Ziebarth Advogados
· Espallargas, Gonzalez & Sampaio – Advogados
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fabiano Mendes Advogados
· Fachin Advogados Associados
· FAGALI advocacia
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti Advogados
· Faragone Advogados Associados
· FAS Advogados - Focaccia, Amaral, Salvia, Pellon e Lamonica
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flexa, Vieites Novaes e Annes Dias Advogados Associados
· FM Almeida | Advogados
· Fogaça, Moreti Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede Advogados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Garrido, Focaccia, Dezuani & Sanchez Advogados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Giamundo Neto Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes e Guadagnucci Sociedade de Advogados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· GSG Advocacia
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gusmão & Labrunie - Propriedade Intelectual
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· HSLAW
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· JBM Advogados
· JGS Advogados
· João Vieira Neto Advocacia Criminal
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Justino de Oliveira Advogados

· Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Korte e Korte Sociedade de Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lavítola Siqueira e Reina Sociedade de Advogados
· L. Farina Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Gonçalves, Jambor, Rotenberg & Silveira Bueno – Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lobo de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· LTSA Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos & Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· Vendrame Consultores
· VFK Cursos Jurídicos
· YK Editora
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACT Promoção da Saúde
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· Aliança Traduções
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Aurum
· Aviso Urgente
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· BTS Informa
· CAD – Centro de Atualização em Direito
· Capital Administradora
· CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Cenofisco Centro de Capacitação Profissional
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU-IICS Escola de Direito
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais – CORI/MG
· Conserto Consultoria
· Damásio Educacional
· dcms Estratégia Jurídica
· DocWise
· EBRADI - Escola Brasileira de Direito
· Editora Del Rey
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Espaço LEX
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen – Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Vertus
· Instituto Victor Nunes Leal – IVNL
· Intelecto Soluções Inteligentes
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· ProJuris Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Radar - Gestão para Advogados
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· Ribas Secco Escritório de Perícias
· RVC Consultores Tributários
· SAJ ADV - Software Jurídico
· Serpac Serviços Paralegais
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas