Quarta-feira, 16 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 464

                                              Migalhas  

Segunda, 1 de julho de 2002 / nº 464 / fechamento às 7:45

"... o futebol é, como o carnaval, um agente de confraternidade. Liga os homens no amor e no ódio. Faz que eles gritem as mesmas palavras, e admirem e exaltem os mesmos heróis"

José Lins do Rego (1901-1957)

Poesia e Vida : "Fôlego e Classe"

Brasil !!!!!!!!!!

Os jornais do Mundo falam do Brasil. Confira no Migalhas Cliping.

O novo Rei

O jornal espanhol El Pais grita "Ronaldo, rey del mundo". Em emocionante reportagem, o matutino fala que "En un torneo de pésima calidad, lo mejor fue la final. Y la final la ganó el equipo con mejores futbolistas. Es una premisa que no se debe olvidar nunca y que Brasil ha dejado meridianamente clara."

‘A pátria de chuteiras’

Editorial da Folha de S. Paulo diz que "O forte envolvimento emocional que precedeu e acompanhou a partida final contra a seleção da Alemanha é tão saudável quanto as comemorações que se seguiram ao apito final. O país sentiu uma mistura de felicidade e orgulho. O futebol é de há muito, na cultura brasileira, uma linguagem privilegiada na intermediação do sentimento de identidade nacional."

"Com açúcar e com afeto"

O primeiro telefonema de Ronaldo após o jogo foi para Paris, onde o compositor Chico Buarque assistiu à final da Copa. Os dois craques jogaram várias peladas juntos, no campo do Polytheama. Foi no Polytheama, vestindo a camisa 9 cedida por Chico, que Ronaldo fez a sua primeira ‘partida’ após a cirurgia no joelho, e também a última antes de embarcar para a Copa do Japão. Assim que Chico atendeu, Ronaldo perguntou: "E aí, Chico, representei bem o Polytheama aqui no Japão?"

Taça protegida

Depois de 18 dias no Japão, a Seleção Brasileira se despediu do país levando o objeto mais cobiçado do mundo do futebol: a taça de campeão mundial. Protegida em uma maleta metálica, a Taça da Fifa embarcou junto com a delegação brasileira em um vôo fretado da Varig do aeroporto de Narita, na região metropolitana de Tóquio.

Bons filhos

Depois de uma escala em Los Angeles, o boeing que carrega os jogadores, com uma pintura especial comemorando o título, deve pousar em Brasília às 8h desta terça-feira. Após o encontro com o presidente FHC, os jogadores fazem uma escala no RJ, com desembarque previsto para 12h40. A última parada do vôo do penta será em SP, às 14h50.

Felipão para presidente !

FHC não perdeu a oportunidade de usar a vitória da seleção na Copa do Mundo para dizer que o Brasil vai superar as dificuldades enfrentadas recentemente na área econômica.

  • "Ontem o mundo inteiro viu que nós temos capacidade de, se organizando, vencer. Viu que na economia é a mesma coisa: havendo organização e garra, nós vamos vencer também" FHC
__________***__________

Luto

O líder espírita Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, morreu na noite de ontem, aos 92 anos, na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro.

_____***_____

Conteúdo preocupante

José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça e advogado do PT no caso Santo André, tem declarado que gravações de conversas telefônicas não podem ser usadas como prova. Ocorre que os petistas dão como certo que foram gravadas conversas comprometedoras na prefeitura.

Causídico

O criminalista Márcio Thomaz Bastos entrou na defesa do deputado José Dirceu, acusado no caso Santo André. O advogado também atuará na eventual defesa dos direitos de Lula, que foi investigado pela PF.

E agora ministro?

Em entrevista na Folha de S. Paulo de hoje o ministro Miguel Reale Jr. ao ser questionado se haveria gente na PF a serviço de alguma candidatura, afirmou que "pode ser que haja, a serviço da candidatura A, B ou C. Pode ser. Eu vou dizer que não? Eu não vou dizer que não."

Boatos

Nas largas avenidas do plano piloto, corre um boato de que o ministro Miguel Reale Jr. já cogitou muitas vezes a possibilidade de renunciar. Não quer macular sua ilibada trajetória de operador do Direito com um ministério viciado de atitudes estranhas. A falta de apoio do governo nas mudanças necessárias seria outro importante fator.

Luiz Estevão II – A revanche

Empolgado com a sentença da Justiça Federal que o absolveu no processo sobre superfaturamento e desvio de verbas das obras do TRT/SP, o ex-senador Luiz Estevão planeja reconquistar a cadeira no Senado. O ex-senador pretende bater à porta do STF.

Decisão do STJ

A cláusula de contrato de compra e venda de imóvel prevendo a perda de todas as parcelas já pagas pode ser modificada para se reduzir o percentual. A decisão é da 4a Turma do STJ.

Correção

Após definir o índice sobre a correção dos cruzados bloqueados das cadernetas de poupança, o STJ fará outro julgamento relativo à era Collor. Decidirá se o saldo devedor do SFH deve ser indexado pelo BTNF (44,8%) ou pelo IPC (84,32%). A favor deste último índice votou a relatora, ministra Eliana Calmon.

Tribunal Penal Internacional

O primeiro tribunal permanente do mundo para crimes de guerra começará a funcionar hoje, em meio a críticas de Rússia, China e Estados Unidos, que não o ratificaram. Washington defendia a imunidade para suas tropas em missão de paz e para outros funcionários americanos. O TPI, com sede em Haia, na Holanda, terá jurisdição sobre crimes contra a humanidade, crimes de guerra e genocídio.

Aquisição

O grupo Pão de Açúcar comprou a rede portuguesa de supermercados Sé por R$ 250,5 milhões.

Reportagens

Diante de muitas ameaças, a direção da TV Globo está estudando um plano para blindar os carros de reportagem da emissora.

Escusas

Compreensíveis excessos na comemoração do Penta por parte dos funcionários de Migalhas, cumulados com pequenos problemas técnicos, causaram o retardamento no envio deste informativo.

_______***_______

Migalhas Cliping

The New York Times – EUA

"Ronaldo´s Sweetest Vindication" (Subtítulo)

Corriere Della Sera - Itália

"Ronaldo da favola: Brasile campione" (Subtítulo)

El País – Espanha

"Ronaldo, rey del mundo" (Subtítulo)

Público - Portugal

"Penta Brasil"

Clarín – Argentina

"Brasil, otra vez rey del fútbol"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"O maior campeão do mundo"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"O dia mais feliz do século – Penta Brasil!"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Pentacampeão – Ronaldo faz 2, supera trauma de 98 e iguala Pelé"

O Globo - Rio de Janeiro

"Pentacampeão de todos os continentes"

O Estado de Minas - Belo Horizonte

"Brasil"

O Correio Braziliense - Brasília

"Viva o povo brasileiro"

Diário Catarinense – Florianópolis

"É Penta"

Zero Hora - Porto Alegre

"Brasil Penta – Obrigado Felipão"

A Tarde - Salvador

"O Penta é nosso"

O Popular - Goiânia

"Glória absoluta"

Diário de Cuiabá - Cuiabá

"Brasil é Penta"

Jornal do Commercio - Recife

"É Penta"

O Imparcial – São Luís

"Pentacampeão"

_________***___________

Migalhas   

Mais informações, colaborações e sugestões :

migalhas@migalhas.com.br ou maismigalhas@uol.com.br 

 

Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

cadastro@migalhas.com.br  ou cadastromigalhas@uol.com.br

 

Alguma migalha na íntegra ou notícias sobre temas atuais :

(Serviço temporariamente suspenso)

 

Ombudsman : ombudsman@migalhas.com.br

 

Site : www.migalhas.com.br

Fontes: CartaCapital, Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de S. Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.