Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 468

Migalhas

Sexta, 5 de julho de 2002 / nº 468 / fechamento às 7:11

"Les économistes sont des chirurgiens qui ont un excellent scalpel et un bistouri ébréché, opérant à merveille sur le mort et martyrisant le vivant"

(Os economistas são cirurgiões que têm um escalpelo excelente e um bisturi cego, operando às mil maravilhas nos mortos e martirizando os vivos)

Chamfort (1740-1794)

Pensamentos e Máximas

Operadores

As intervenções dos economistas causaram uma disfunção nas aplicações financeiras (v. Migalhas Cliping).

Denúncia

O jornal The New York Times veicula hoje matéria anunciando "Um documento norte-americano de estratégia militar" que "prevê o ataque ao Iraque por ar, terra e mar." Segundo o jornal, "A ofensiva para derrubar Saddam Hussein seria feita em três diferentes direções - norte, sul e oeste."

Pesquisas

O colunista Giba Um informa que uma pesquisa do "Ibope que não está sendo mostrada revela Ciro Gomes com 22% e José Serra com 21%."

Pesquisas II

A revista CartaCapital que aporta nas bancas logo mais à tarde diz que "O candidato Ciro Gomes, da Frente Trabalhista, sobe, assusta o tucano José Serra e corre atrás do PFL."

Pesquisas III

Dora Kramer : "Os primeiros números de pesquisa captados depois da Copa, da entrada em vigor da legislação eleitoral e, a rigor, do início do jogo sucessório para valer, já poderão ser conhecidos a partir da madrugada deste sábado."

________***________

Intervenção federal no ES

Opiniões :

Eliane Cantanhêde : "A decisão é praticamente inédita, mas louvável. O Estado está fora de controle, com queixas na OEA, na Convenção de Genebra, na Comissão de Direitos Humanos da ONU. Um vexame internacional e um exemplo da promiscuidade entre o crime organizado, o desrespeito aos direitos humanos e os políticos desonestos."

Janio de Freitas : "A intervenção federal no Espírito Santo é uma das providências que se deve lamentar, por sua natureza, e saudar por responder a uma necessidade. É problemática, porém. Tanto tardou, apenas por conveniências do apoio ao governo no Congresso, que lhe será muito difícil lidar com a situação de extremadas complexidades, repleta de pontos de putrefação absoluta no dispositivo estadual."

Rubens Approbato : "Estamos convencidos de que esta é a hora de dar um efetivo basta à violência e à impunidade, sob pena de nos tornarmos todos reféns do terror"

_____***________

Exonerado

O Ministério das Relações Exteriores exonerou o embaixador José Maurício Bustani, que exercia temporariamente o cargo de cônsul do Brasil em Londres. A ordem partiu do ministro Celso Lafer, incomodado com as declarações de Bustani à rede BBC de Londres afirmando que o Brasil não luta por seus representantes no exterior.

Já tem até escova de dentes lá

O presidente do STF, ministro Marco Aurélio Mello, assumiu ontem interinamente, pela segunda vez, a Presidência. Ele vai ocupar o cargo por cerca de 24 horas, até o fim da tarde de hoje, quando o presidente FHC retorna de Buenos Aires - aonde foi participar de Reunião de Cúpula do Mercosul.

Escutador escolhido

O ministro Miguel Reale Jr. criou ontem a Ouvidoria Eleitoral da PF. Como titular do novel órgão ele nomeará o desembargador aposentado Adauto Alonso Suannes.

Adin contra IPTU

A Confederação Nacional do Comércio estuda a possibilidade de entrar com uma Adin no STF contra o IPTU progressivo.

__________***_________

Tribunal Penal Internacional

Editorial de O Globo:

"É de uma arrogância notável a exigência do presidente George Bush à ONU: ele quer um acordo pondo fora da jurisdição do recém-inaugurado Tribunal Penal Internacional os americanos que participam de missões de paz. E, para provar que fala sério, ameaçou vetar a prorrogação da missão da ONU que treina policiais na Bósnia, da qual participam 46 americanos, se não obtiver essa imunidade. (...)

"O episódio mostra até onde pode ir o unilateralismo dos EUA sob o comando de Bush — e com que resultados nefastos. De uma tacada ensaiou uma rasteira contra os esforços de paz da ONU e outra contra o empenho das sociedades civilizadas em avançar a causa dos direitos humanos e punir assassinos de multidões. E, de quebra, criou atritos com os aliados europeus, comprometendo a aliança contra o terror que ele mesmo forjou a duras penas."

_________***__________

Decisões do STJ

  • Os agentes lotéricos permissionários da CEF no RS estão autorizados a comercializar, promover e divulgar qualquer produto concorrente.

  • A CEF é a responsável civil pela movimentação em caderneta de poupança efetuada com procuração falsa. Essa foi a interpretação da 3a Turma do STJ.

  • A determinação pela Justiça de "culpa recíproca" dos cônjuges quando da separação não extingue o dever de prestar alimentos proviosionais. A conclusão é da 4a Turma do STJ.

Leonardo Boff explica Migalhas

Na última segunda-feira (Migalhas nº 464 – 1/7/02) veiculamos a seguinte migalha :

(...)

Felipão para presidente !

FHC não perdeu a oportunidade de usar a vitória da seleção na Copa do Mundo para dizer que o Brasil vai superar as dificuldades enfrentadas recentemente na área econômica.

"Ontem o mundo inteiro viu que nós temos capacidade de, se organizando, vencer. Viu que na economia é a mesma coisa: havendo organização e garra, nós vamos vencer também" FHC

(...)

Hoje, Leonardo Boff em artigo intitulado Presidente felipão explica que : "Não se trata de apresentar Luís Felipe Scolari, o Felipão, como candidato a presidente da República. De mais a mais, ele não se entende político nem gosta de política. Trata-se, sim, de cobrar do futuro presidente as virtudes que fizeram de Scolari, o Felipão, técnico vitorioso da Seleção ganhadora da Copa do Mundo de futebol."

Traído

Richard Gere passou três dias em Belo Horizonte, semana retrasada. O ator circulou por BH e visitou Ouro Preto, sem ser reconhecido. Depois do seu último filme, Infidelidade, Gere nunca mais será o mesmo.

Bom fim de semana !

_______***_______

Migalhas Cliping

The New York Times – EUA

"U.S. Plan for Iraq Is Said to Include Attack on 3 Sides"

Le Monde - Paris

"Raffarin : mês << audaces>>"

El País – Espanha

"Suiza abre una investigación criminal por el choque de aviones"

Público - Portugal

"Acidentes mortais nas estradas crescem desde o início do ano"

Clarín – Argentina

"Otra crisis del Central y Economía"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Poupança bate o recorde de captação com fuga de fundos"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"União quer intervir no Espírito Santo"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Mudança em fundos faz poupança bater recorde"

O Globo - Rio de Janeiro

"Poupança bete recorde após a crise dos fundos"

O Estado de Minas - Belo Horizonte

"Corrida para a poupança"

O Correio Braziliense - Brasília

"Escutas telefônicas flagram delegado negociando proteção"

O Popular - Goiânia

"Delegado demitido por ajudar traficante"

O Povo - Fortaleza

"Presente do Cambeba – Deputados terão R$ 12 mil extras"

Jornal do Commercio - Recife

"Justiça tenta acabar com greve dos motoristas"

O Imparcial – São Luís

"Governo abre 2.259 vagas"

_______***___________

Migalhas   

Mais informações, colaborações e sugestões :

migalhas@migalhas.com.br ou maismigalhas@uol.com.br

 

 

Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

cadastro@migalhas.com.br ou cadastromigalhas@uol.com.br

 

 

Alguma migalha na íntegra ou notícias sobre temas atuais :

(Serviço temporariamente suspenso)

Ombudsman : ombudsman@migalhas.com.br

Site : www.migalhas.com.br

Fontes: CartaCapital, Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de S. Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.