Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 499

                                                    Migalhas  

Segunda, 19 de agosto de 2002 / nº 499 / fechamento às 6:35

                "Não acendas fornalha tão quente para o teu inimigo / Que venha a te queimar também"

                Shakespeare (1564/1616)

                Planalto em brasa

                Continuam as especulações sobre o encontro de FHC, a partir do meio-dia, com os candidatos à presidência. A revista IstoÉ diz que "FHC deixa presidenciáveis sem saída ao amarrá-los ao FMI e dividir com eles o peso da crise." Alguns acham que FHC pode estar sendo um pirômano, ao atear mais fogo no jogo sucessório. Este assunto foi a pauta dos jornais no fim de semana e ainda alimenta os matutinos de hoje.

                Altruístas

                O Estadão diz que o encontro de hoje de FHC com os candidatos será um teste. E, diz ainda que "Passarão pelo teste que hoje aguarda todos os candidatos só aqueles que se demonstrarem capazes, como o presidente, de colocar os interesses do País acima dos seus próprios."

                Agenda Presidencial

                • 12h – Ciro
                • 13h – Lula
                • 14h – Garotinho
                • 15h – Serra

                • Testemunhas na sala: Pedro Malan e Euclides Scalco.
                • Testemunhas na ante-sala : Pedro Parente, Armínio Fraga e Arnaldo Madeira.
                • Cada candidato poderá levar até dois assessores.
                • Cada candidato dará uma entrevista coletiva ao sair do encontro.
                • No fim do dia, FHC fará um pronunciamento.

                Pesquisas

                Como já adiantado por Migalhas na sexta-feira, neste fim de semana saíram duas novas pesquisas eleitorais.

                • DataFolha
                • Lula 37% (33)*
                • Ciro 27% (28)
                • Serra 13% (16)
                • Garotinho 12% (11)

                • Vox Populi
                • Lula 35% (34)*
                • Ciro 32% (29)
                • Serra 10% (12)
                • Garotinho 9% (9)

                * ( ) números da pesquisa anterior feita pelo mesmo instituto.

                Sem mudanças

                Gaudêncio Torquato em ótimo artigo hoje n’O Popular pergunta se "A televisão pode ou não mudar as atuais posições no ranking eleitoral de candidatos a presidente da República e aos governos dos Estados?" Para o grande jornalista, "É provável que as coisas se mantenham como estão."

                Sem verba

                Um colunista paulistano afirma hoje em sua coluna que "Nas últimas horas, nada menos do que 1.500 outdoors de Serra começaram a ser retirados em todo o País. Motivo: falta de pagamento."

                Sem estrutura

                O JB de hoje, em editorial, diz que "Quando um tribunal se torna o estuário de 900 recursos num só dia, há algo de errado no ar. A estatística registrada pelo Superior Tribunal de Justiça é sinal de que a descoberta da lei pela sociedade pede resposta à altura da demonstração de confiança por parte da cidadania."

                Processos

                Cerca de 300 mil processos estão em tramitação no TST, que serão julgados por 17 ministros e 15 juizes convocados.

                Mal

                Artigo de Octávio Gomes, presidente da OAB/RJ, n’O Globo de hoje diz que : "A lentidão da Justiça prejudica não só o advogado, mas acima de tudo as partes, ou seja, o cidadão que busca nos tribunais a contemplação de seus direitos."

                Sem luz – sem serviço

                O TST adiou para o próximo dia 24 o mutirão que ocorreria já neste sábado passado, destinado a agilizar a tramitação de milhares de processos, com a juntada de petições acumuladas. O adiamento se deveu à interrupção no fornecimento de energia elétrica pela Companhia Energética de Brasília, atingindo os prédios do TSE, do TST e do STM. Segundo a companhia, o corte de energia foi feito para serviços de manutenção, "visando a prevenir eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica no período de preparação e durante a apuração dos votos das eleições de 2002".

                Por acaso grávida

                A Pizza Hut terá de pagar a u’a garçonete mineira os salários relativos ao período entre sua demissão e sua readmissão, acrescidos da média mensal de gorjetas recebidas. A funcionária foi demitida sem justa causa, sem saber que estava grávida.

                Mudando de lado

                Uma escuta telefônica feita no aparelho celular de um preso de Bangu-3, levou à descoberta de um sistema de abastecimento de drogas de favelas do RJ, através de um advogado, que foi preso em Porto Ferreira/SP.

                STJ - FHC

                FHC escolhe, esta semana, o nome do novo ministro do STJ. Em oito anos de governo, FHC redesenhou o tribunal. Ele já nomeou, sem contar o próximo escolhido, 22, dos 33, ministros do STJ. Em outubro, FHC vai indicar outro ministro.

                Alemães x Argentina

                Após ser denunciado em tribunais da Espanha, Itália e dos EUA, o governo da Argentina será alvo, também, de processos judiciais na Alemanha. Cinco mil pequenos investidores alemães vão processar o governo do presidente Eduardo Duhalde pelo dinheiro que perderam em títulos do país, desde que foi decretada a moratória da dívida argentina, em 2001.

                "Sem paciência" ? (!)

                O jornalista Lauro Jardim na Veja desta semana publica uma nota estranha dizendo que "A Caixa Econômica Federal parece ter perdido a paciência com a conduta da juíza Marisa Judice, da 17ª Vara Federal de Brasília."(!)"O motivo é uma bilionária batalha entre a CEF e a empresa americana GTech, encarregada de processar as apostas das agências lotéricas em todo o país. Estranhando alguns procedimentos da juíza, a Caixa pediu ao MPF que iniciasse uma investigação sobre o caso. O que a CEF quer, no fim das contas, é que se leve adiante um processo licitatório em que é exigido mais de um fornecedor, para não se tornar prisioneira de uma fonte única de suprimento, a GTech. A contenda vale 1 bilhão de reais."

                Pimenta Neves

                O jornalista Antonio Pimenta Neves, assassino confesso da ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide, conseguiu uma vitória na Justiça paulista. O juiz da 39ª Vara Cível tornou extinta uma ação de danos morais que os pais da jornalista moviam contra ele. Pedia-se uma indenização de 300.000 reais. Gustavo Krieger, no JB de hoje, afirma que o pedido de registro de Pimenta Neves nos quadros da OAB/SP, vai ficar na "geladeira". Amanhã se completam dois anos do assassinato de Sandra.

                Maluf x Genoíno

                Paulo Maluf apresentou no STF, notícia-crime contra José Genoíno por crime eleitoral que teria ocorrido na campanha das eleições de 2000, para a prefeitura de SP.

                Mutilação

                A candidata ao senado pelo PMDB do Pará tirou seu sobrenome da propaganda política. Atende agora nos galhardetes e outdoors apenas por Elcione. Assim, a ex-mulher de Jader cortou definitivamente o Barbalho.

                OAB/ES

                A Folha de S. Paulo de hoje diz que a OAB/ES, autora do pedido de intervenção federal no próprio Estado, teve em seus quadros ao menos 44 advogados pertencentes à Scuderie Detetive Le Cocq, entidade acusada de agir como esquadrão da morte no ES.

                ‘Da experiência jurídica à Filosofia’

                Quais são as raízes do tridimensionalismo? O próprio autor da Teoria Tridimensional do Direito, Professor Miguel Reale, responde esta questão, em imperdível artigo publicado n´O Estado de S. Paulo de sábado :

                ?????

                "De vez em quando me dizem que sou machista. Isso eu não sou. Sempre empreguei mulheres em meus negócios, com bons resultados. Mas precisamos admitir: elas são diferentes dos homens. Não têm a mesma capacidade física para agüentar o trabalho. Têm as regras e aqueles calores... a menopausa. Aí faltam ao serviço três dias, dez dias. O homem é um cavalo, tem outra força física. Eu, como patrão, sempre tratei as mulheres com mais delicadeza, senão elas choram. O homem, não. Ele grita, berra. São duas civilizações diferentes." Mário Amato - páginas amarelas da revista Veja desta semana.

                Debates

                Dia 26, os candidatos ao Palácio Guanabara, no RJ, falam na sede da Amaerj e dia 30, na OAB/RJ.

                500 madrugadas

                Amanhã será o Migalhas de número 500. Migalhas chega aos quinhentos em plena forma, inteiro, apesar do nome.

                ______***_______

                  Migalhas Clipping

                  CartaCapital

                  "Operação Boomerang. Como os trinta bilhões de dólares emprestados ao Brasil pelo FMI vão voltar para os bolsos dos nossos credores no exterior."

                  IstoÉ

                  "O amigo americano – Em troca da ajuda do FMI, o Brasil, mais uma vez, cede ao jogo pesado de Tio Sam e abandona projetos de transferência de tecnologia e geração de empregos, como o Mirage 2000-58r, proposto como novo caca da FAB. Assim, nocauteados, enfrentaremos os EUA nas negociações sobre a Alca."

                  Veja

                  "O planeta pede socorro – Aquecimento da atmosfera, florestas destruídas, escassez de água limpa, derretimento das geleiras, extinção dos animais... Ah, tem mais: uma nuvem de poluentes cobre metade da Ásia, onde vice um quinto da humanidade"

                  Época

                  "Lésbicas – Elas assumem"

                  The New York Times – EUA

                  "U.S. Agents Arrest Dozens of Fathers in Support Cases"

                  Le Monde – Paris

                  "La réussite de Paris-Plage" (18/8/02)

                  Corriere Della Sera - Itália

                  "Calcio, la Rai non ha tutti quei soldi"

                  El País – Espanha

                  "La EU destinará 5.000 millones para los daños de las riadas en Alemania"

                  Público - Portugal

                  "Contágio por um subtipo do vírus da Sida causa nova epidemia em Portugal"

                  Clarín – Argentina

                  "Boca y Ryver le ponen calor al campeonato"

                  O Estado de S. Paulo - São Paulo

                  "FH abrirá contas do governo com candidatos"

                  Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

                  "Indefinição paralisa economia"

                  Folha de S. Paulo - São Paulo

                  "Maluf, Rosinha e Aécio lideram em SP, RJ e MG"

                  O Globo - Rio de Janeiro

                  "FH apelará a candidatos por votação de reformas"

                  O Estado de Minas - Belo Horizonte

                  "Estudo – Metade dos adolescentes brasileiros usa álcool"

                  O Correio Braziliense - Brasília

                  "Crise tira dinheiro da segurança"

                  Diário Catarinense – Florianópolis

                  "FHC recebe hoje os presidenciáveis"

                  Zero Hora - Porto Alegre

                  "Encontro histórico de FH com candidatos antecipa a transição"

                  Jornal do Commercio - Recife

                  "Frente a frente com FHC"

                  _____________***__________________

                  Migalhas   

                  Mais informações, colaborações e sugestões :

                  migalhas@migalhas.com.br ou maismigalhas@uol.com.br 

                   

                  Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

                  cadastro@migalhas.com.br  ou cadastromigalhas@uol.com.br

                   

                  Alguma migalha na íntegra ou notícias sobre temas atuais :

                  (Serviço temporariamente suspenso)

                   

                  Ombudsman : ombudsman@migalhas.com.br

                   

                  Site : www.migalhas.com.br

                  Fontes: CartaCapital, Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de S. Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.