Domingo, 18 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 534

Segunda-feira, 7 de outubro de 2002 - nº 534 - Fechamento às 7h12.

Repercussão

Os jornais do Mundo falam sobre as eleições no Brasil (v. Migalhas Clipping).

EUA

Luiz Inácio Lula da Silva of the leftist Workers´ Party surged to an emphatic lead in Brazil´s presidential election Sunday. But with returns still pouring in early today, it appeared increasingly likely he would be unable to obtain the majority he needs to avoid a runoff in three weeks. (clique aqui)

França

Lula gagne le premier tour de la présidentielle. (clique aqui)

Itália

Luiz Inacio Lula da Silva arriva ad un soffio dalla presidenza del Brasile, ma molto probabilmente dovrà disputare un secondo turno con Josè Serra. Nella tarda serata di ieri, i dati non fornivano ancora una risposta certa. I primi exit poll gli davano il 49%. Con il 38% dei seggi scrutinati, Lula era ampiamente in testa con il 47%, seguito dal candidato del governo uscente José Serra con il 24. (clique aqui)

Espanha

Luiz Inácio Lula da Silva, candidato del Partido de los Trabajadores (PT), es el claro vencedor de las elecciones brasileñas de ayer y acaricia la mayoría absoluta, que le permitiría ser presidente de la república sin necesidad de una segunda vuelta. El gigante de América Latina está a un paso de dar el mayor giro, a la izquierda, en la conducción política desde el restablecimiento de la democracia, en 1985. (clique aqui)

Argentina

El ex sindicalista metalúrgico Luiz Inacio Lula da Silva ganaba anoche las elecciones presidenciales de Brasil, pero con una proporción insuficiente para eludir la segunda vuelta, prevista para el 27 de octubre. (clique aqui)

Portugal

Lula, 57 anos, natural de Pernambuco, torneiro-mecânico, na política desde os 17 anos, radicou-se nos arredores de São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo, onde em 1975 se tornou presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. (...) O adversário do líder do PT é José Serra, 60 anos, natural de São Paulo, economista e professor universitário, que esteve exilado 14 anos em França, no Chile e nos Estados Unidos. (clique aqui)

O mito

O último número do jornal Tribuna do Direito (10/02) traz na capa o Professor Goffredo da Silva Telles Junior. A matéria feita por Eunice Nunes tenta desvendar os mistérios que tornam o Professor um dos mais respeitados, mais queridos e mais reverenciados juristas do País. Segundo a jornalista, "O professor Goffredo da Silva Telles Junior é um mito. Mas um mito ao alcance de todos. Afável, continua recebendo ex-alunos e jovens estudantes. Humilde, diz que é um estudante. Incansável, está sempre na linha de frente quando se trata de lutar por causas justas. Professor de Direito e advogado por vocação." (clique aqui)

De peso

Veja os artigos elaborados pelos melhores operadores do Direito. (clique aqui)

Pesquisa

A OAB/SP obteve na Justiça Federal uma liminar para impedir a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada apenas entre advogados pela Toledo & Associados. Apesar de estar legalmente registrada junto ao TRE, a pesquisa foi alvo de ação da Ordem por utilizar, segundo os advogados, o nome da OAB indevidamente.

CPMF

O Plenário do STF considerou constitucional a Emenda Constitucional nº 37/2002 que prorrogou a cobrança da CPMF para até o dia 31/12/2004. A decisão ocorreu durante o julgamento de duas ADIns requeridas pelo PSL e PSB. A relatora do processo, ministra Ellen Gracie, votou pela improcedência das ações porque a norma em questão determinou "simples prorrogação" da CPMF, não importando "instituição" ou "modificação" da contribuição social. Por essa razão, segundo a ministra, não é aplicável a noventena prevista pelo artigo 195 da Constituição.

Juros

O juiz da 36ª Vara Cível da Capital de SP mandou que a administradora de Cartão de Crédito Unibanco passe a cobrar juros de 12% ao ano de um cliente. A decisão do juiz foi durante julgamento de ação movida pela Associação Brasileira do Consumidor em nome de um associado. Processo nº 000.01.074975-6

171

Na 67 seção da 159 zona, em Nova Iguaçu/RJ, um gaiato pichou, com giz, a cabine: "Seu Creysson para presidente. Eu agarantium."

Duas pedras, por favor

O ministro Sepúlveda Pertence não esconde que gosta de um bom uísque. Dias atrás, quando se discutia no TSE um processo envolvendo um tal Walker, ele disse: - Se o primeiro nome for Johnny, eu vou me declarar impedido de votar neste processo.

Lanterninha

O TSE julgou dias atrás ação do PSDB para retirar do ar propaganda na qual Garotinho exibiu cenas do jogo Vasco e São Caetano, em 2000. Na ocasião, o alambrado desabou e mais de cem pessoas se feriram. Na TV, Garotinho disse ter evitado uma tragédia, ao interromper o jogo. O relator Gerardo Grossi provocou os outros ministros:

- São grandes times. O São Caetano conquistou a simpatia de muitos. O Vasco tem torcedores no Brasil todo. E quase tão ortodoxos quanto os de certo time de Minas - disse, cutucando Sálvio de Figueiredo e Sepúlveda Pertence, atleticanos.

Figueiredo, rindo, pediu direito de resposta. O advogado Torquato Jardim deu corda, querendo falar bem do seu Flamengo, adversário do Vasco. Grossi terminou a discussão lamentando a fase de seu time:

- Como botafoguense, estou na mesma situação do PSTU...

Carro

É hoje o lançamento do carro Lobini, que dá início à Lobini Empreendimentos, idealizado pelo advogado José Orlando Arrochela Lobo e construído pela empresa Chamonix, no Hotel Unique.

___________________________***__________________________

Migalhas Clipping

The New York Times – EUA

"Public Says Bush Needs to Pay Heed to Weak Economy"

"Leftist Candidate Takes a Firm Lead in Brazil’s Election"

Le Monde – França

"Sakozy sur tous les fronts" (6/10)

"Brésil : la victoire annoncée de Lula" (6/10)

Corriere Della Sera – Itália

"Berlusconi : sto rispettando i patti"

"Presidenziali in Brasile"

El País – Espanha

"Un renovado Lula roza la mayoría absoluta en Brasil, según los sondeos"

"Las empresas españolas han invertido 50.000 millones en Brasil desde 1998"

Público - Portugal

"Seis escolas públicas entre as dez melhores secundárias"

"Projecções deixam Lula à beira da eleição"

Clarín – Argentina

"Lula no llega al 50%: hay segunda vuelta"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Apuração indica 2º turno"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Lula e Serra no segundo turno"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Lula x Serra – Projeção aponta segundo turno; Ciro anuncia hoje apoio ao petista, e o PFL discute adesão ao tucano"

O Globo - Rio de Janeiro

"Lula e Serra preparam 2º turno"

Estado de Minas – Belo Horizonte

"Aécio Neves governador"

Correio Braziliense - Brasília

"Passos jogam Roriz no segundo turno"

Zero Hora – Porto Alegre

"Será Rigotto x Tarso"

Diário de Cuiabá – Cuiabá

"Maggi vence no 1º turno em MT; Jonas e Serys ganham no senado"

Jornal do Commercio - Recife

"É Jarbas de novo"

O Popular – Goiânia

"Marconi reeleito"

O Imparcial – São Luís

"PF apreende R$ 371 mil para campanha eleitoral"

__________ ****_______________

Apoiadores :

  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados
  • Homero Costa Advogados
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados
  • Pinheiro Neto Advogados
  • Preto Villa Real Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Tess Advogados
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Cunha Advogados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
________________________***______________________