Segunda-feira, 19 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 553

Sexta-feira, 1 de novembro de 2002 - nº 553 - Fechamento às 7h09.

"Não nos iludamos. O conflito das gerações é um fenômeno tão real como a necessária transmissibilidade dos valores positivos através dos mais vivos contrastes. Assim sendo, a geração que detém, por força do processo histórico, o poder-dever de dirigir a sociedade, trai a si própria quando não faz sentir a superioridade que lhe advém, não de fúteis vaidades, mas da vida que já viveu, da experiência armazenada graças à concentração criadora das bibliotecas, dos laboratórios, das lavouras e das oficinas, como fruto do estudo, que exige solidão e método, e do trabalho perseverante, incompatível com o agitacionismo estéril."

Professor Miguel Reale

"Somos os filhos da revolução / Somos burgueses sem religião / Nós somos o futuro da nação / Geração Coca-Cola"

Eumano Silva, no Correio Braziliense de hoje, diz que agora é "A vez da ´geração Coca-Cola´". "A eleição de Lula tem significado especial para quem viveu a infância ou a adolescência durante a ditadura militar. O regime fardado pretendia formar jovens alienados e passivos, sem estímulo para contestações. Forjados para cultuar os valores importados dos Estados Unidos e combater os ideais da esquerda, foram rotulados de ‘‘geração Coca-Cola’’. (Clique aqui)

_________

Lula, o Global - II

A jornalista Dora Kramer fala sobre o ´Lula Global´. Ela avisa que "É possível que a Igreja Universal do Reino de Deus, proprietária de emissoras de rádio e televisão, não esteja particularmente feliz com a demonstrada predileção do presidente eleito pela TV Globo. O argumento da audiência talvez seja insuficiente para a Universal cujo braço partidário, o PL, não apenas apoiou como forneceu o vice ao candidato do PT."

Lula dita a moda

FHC concedeu ontem, no Alvorada, uma deleitosa (para a Globo) entrevista ao JN. Caso você não tenha visto, clique no ícone ao lado.

Migalhas dos leitores

"E agora, será que irão dizer que o Presidente Fernando Henrique estava parecendo artista global? Ele ficou por vários minutos ao vivo, no JN (31/10), aguardou até intervalo comercial!" José Gláucio de Menezes Silva

Nota da Redação – Plim plim.

Orgulho nacional

José Sarney, que está de olho na presidência do Senado, conta hoje na Folha de S.Paulo que "Todo o povo brasileiro, de todas as classes e tendências, a favor ou contra Lula, descobriu um orgulho reprimido em sua vitória. Todos se sentem participantes dela. É o sentimento de uma grande conquista nacional. Uma consciência diferente e generosa. Essa é a alegria que estamos testemunhando. O fundamental é a esperança de que essa alegria não murche. O Brasil muito fez por todos nós, e exemplarmente por Lula. É hora de darmos uma trégua ao vício nacional do pessimismo e da famosa sensação de estar ‘à beira do abismo’. De, como disse o presidente eleito, recuperarmos a auto-estima, que, no passado, se chamava ‘orgulho patriótico’."

Nada disso (por enquanto)

Desmentindo o intróito da migalha anterior, José Sarney em missiva à mesma Folha diz que "o presidente eleito, Lula, jamais tratou (com ele) da presidência do Senado ou de qualquer outro cargo."

Migalhas do Macaco Simão

E aí um petista subiu num caixote e gritou: "Vai ter comida pra todo mundo". E o povo: "Agora é Lula". "Vai ter escola pra todo mundo!" "Agora é Lula!" "Vai ter lazer pra todo mundo!" "Agora é Lula." "Vai ter trabalho pra todo mundo." Essa cê PULA!

E o Ministério da Língua Plesa! Outro de língua plesa, o Palocci, articulador do PT. Que é de Ribeirão Preto. Então ele vai abrir uma choperia Pingüim em Brasília. Chopeduto ligando Ribeirão a Brasília!

?????

O jornal canadense "National Post" publicou uma reportagem ontem em que afirma que o governo de Lula produzirá armas nucleares e que o presidente eleito tem ligações com o Iraque. O texto da jornalista Isabel Vincent é intitulado "Líder brasileiro se compromete a construir arsenal nuclear".

_______________

Lobby criminoso

O jornal Folha de S. Paulo faz hoje uma denúncia contra um advogado. A Folha afirma que "A presidência do Senado vem sendo utilizada em esquema de lobby estruturado para tentar sacar quantias milionárias dos cofres de Brasília." Segundo o jornal "O plano é comandado por José Goulart Quirino. Ele se apresenta como consultor de Ramez Tebet, presidente do Senado, cujo nome é mencionado nos diálogos como fiador das transações. Quirino negocia o recebimento do chamado ‘crédito-prêmio do IPI’."

Atalho

A Folha de S. Paulo diz que Quirino "vende" aos empresários um suposto atalho. Assegura ser possível chegar ao Tesouro sem fazer escala no Judiciário. Em troca, cobra comissões de 20% a 30% do valor pleiteado pelo empresário.

________________

Divergências supremas

Contrariando o ministro Jobim, o presidente do STF, ministro Marco Aurélio, disse que será um "retrocesso" para a democracia o eventual restabelecimento do foro privilegiado para ex-presidentes da República.

Outro cenário

Atualmente, tramita no Congresso um projeto de lei que visa a restabelecer o foro no STF para ex-autoridades. A norma vigorou até maio de 1999, quando o plenário revogou, por nove votos a dois, a súmula 394 — que garantia o benefício. Quando a súmula foi revogada, apenas Jobim e Sepúlveda Pertence votaram contra. Naquele tempo, a composição do STF era diferente da atual. A cadeira de Ellen Gracie Northfleet era ocupada por Otávio Galotti. Em vez de Gilmar Mendes, era ministro Néri da Silveira. Caso Ellen e Gilmar concordem com a tese de Jobim, já passam a ser quatro votos favoráveis, aumentado as chances de restabelecimento.

Advogado no STJ

FHC assinou ontem decreto nomeando o advogado João Otávio de Noronha para o cargo de ministro do STJ.

Fundos de pensão

A CVM autorizou o funcionamento de 30 fundos para a oferta pública de ações do Banco do Brasil, prevista para ocorrer até o final deste ano. Clique aqui para ver quais são os fundos. (Clique aqui)

Migalhas históricas – ano de 1923

São criadas as Caixas de Aposentadoria e Pensão dos Ferroviários a 24 de janeiro. A data ficou sendo o Dia da Previdência Social. É criado o Conselho Nacional de Trabalho, para fiscalizar as Caixas e atuar como órgão técnico-administrativo do governo em matéria trabalhista.

Jogo do milhão

Embate entre o Bank of America e o executivo Aldo Floris, seu ex-sócio no Banco Liberal, pode obrigar os dois principais acionistas da Vale do Rio Doce — Litel, que reúne fundos de pensão, e Bradespar — a desembolsarem algo entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão para recomprar 11,6% do capital da mineradora.

Abatido em pleno vôo

A Secretaria de Direito Econômico proibiu ontem as empresas TAM, Vasp e Varig de utilizarem algumas ferramentas do sistema ATPCO, software usado pelas companhias aéreas para atualizar seu sistema de reservas de passagens. A medida foi adotada para evitar que as empresas se comuniquem pelo sistema para combinar percentuais de reajustes de tarifas ou de descontos.

Injustiça

Em artigo hoje no jornal Valor Econômico, Carlos Miguel Aidar, do escritório Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais, fala sobre a morosidade do judiciário. Para o líder dos advogados paulistas, "Os ritos processuais estão clamando por substancial reforma para que se efetive a exclusão dos excessivos atos e recursos que procrastinam os efeitos e causam prejuízos à prestação jurisdicional."

Folha condenada

O juiz Cássio Modenesi Barbosa, da 10ª Vara Cível de Campinas/SP, condenou a Empresa Folha da Manhã, que edita a Folha de S. Paulo, a indenizar por danos morais o juiz Luiz Beethoven Giffoni Ferreira, a partir de uma série de reportagens sobre adoções quando o magistrado atuava na Vara de Infância e Juventude de Jundiaí/SP.

Facilidades

A 93ª Subseção da OAB-SP, no bairro de Pinheiros, SP, é a primeira a oferecer aos advogados o serviço de protocolo integrado trabalhista a todo o Estado.

Suspeitas

O MP está investigando a existência dos cursos pagos de pós-graduação na USP.

Tremor

Um terremoto de 5,4 graus na escala Richter matou ontem pelo menos 20 pessoas na vila de San Giuliano Di Puglia, 200 quilômetros a sudeste da capital italiana.

Lei de Falências

Advogado da empresa, Paulo Cezar Aragão escreve hoje n’O Globo sobre a Lei de Falências. Para ele, "É tempo, enfim, de abandonar o tom do debate sobre a Lei de Falências, baseada em um confronto entre credores supostamente prejudicados e devedores pretensamente mal-intencionados, voltando-se o foco da discussão, como no resto do mundo, para a preservação da empresa, único ente capaz de contribuir para o desenvolvimento social, criando empregos e gerando recursos oriundos do recolhimento de tributos." (Clique aqui)

Decisão

A Justiça do RJ concedeu ontem a Maria Eugênia Vieira Martins a tutela definitiva de Francisco, o Chicão, 9 anos, filho de sua companheira, a cantora Cássia Eller.

Efemérides

Hoje é o dia :

  • Todos os Santos

Amanhã :

  • Dia de Finados

Gato

Depois de dar um passeio pelos jornais, por meio do Migalhas Clipping, veja a história do GATO ADVOGADO, nos versos do italiano Trilussa, traduzidos pelo saudoso Paulo Duarte.

_________________________

Migalhas Clipping

The New York Times – EUA

"Qaeda Uses Teeming Karachi as New Base, Pakistanis Say"

Le Monde – França

"Enquête sur les nouvelles idées politiques de la droite"

Corriere Della Sera – Itália

"Liberato alle dieci di sera - Un soffio: <>"

El País – Espanha

"El PP logra aprobar su ley de Educación con único apoyo del grupo canario"

Público - Portugal

"San Giuliano di Puglia acorda para chorar os seus mortos – Seis crianças retiradas com vida dos escombros que mataram já 24 pessoas"

Clarín – Argentina

"La negociación con el Fondo se tensó"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Superávit atinge 10,2 bi, o maior em 11 anos"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"PFL se decide por oposição ‘light’ ao novo governo"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"FMI pedirá superávit maior ao Brasil"

O Globo - Rio de Janeiro

"Lula exige recursos contra a fome custe o que custar"

Estado de Minas – Belo Horizonte

"Minas deve receber R$ 1,2 bi"

Correio Braziliense - Brasília

"Câmara vai brigar por aumento menor do IPTU"

O Popular – Goiânia

"Bons ventos na economia"

Diário de Cuiabá - Cuiabá

"Empresários são presos por sonegar impostos estaduais"

Zero Hora – Porto Alegre

"Secretaria de Energia do RS vai para equipe de transição de Lula"

Jornal do Commercio - Recife

"Programa Fome Zero começa no Nordeste"

O Povo - Fortaleza

"Ajustes no Orçamento – Lula quer mínimo de R$240,00"

__________ ****_______________

O GATO ADVOGADO

Trilussa

(Tradução de Paulo Duarte)

A coisa foi assim: a Tartaruga,

saindo em busca de um lugar seguro

para dormir tranqüilamente, estuga

o passo, tropeça e cai ao pé do muro.

O pior de tudo é que, ao escorregar,

ficou de casca e pernas para o ar!

A uma Cadela que se achava ao lado

pediu ajuda, sob a condição

de regalá-la com um frango assado

que ela vira na casa do patrão.

Aceita a condição, de boa fé,

a Cadela ajudou-a a pôr-se em pé.

- E o frango? Reclamou depois. – Hein? Qual?

- O frango do contrato! – Que contrato?

- Ah! Não se lembra agora? É natural!

Mas eu vou me queixar ao velho Gato,

contarei tudo tim-tim por tim-tim,

e veremos se a coisa fica assim!

O Gato, que era um ótimo advogado,

inteira-se da estória e fala: - Penso

que se trata de um caso delicado;

não é questão apenas de bom senso

e, em certas coisas, como diz Horácio,

"Promissio boni viri est obligatio".

Porém vejamos, antes que me exprima,

se, posta a Tartaruga ao mesmo jeito

antigo, isto é, de ventre para cima,

sustenta ou não o compromisso feito;

veremos se se trata de moral

só válida em decúbito dorsal.

Assim foi feito. E a Tartaruga, agora,

posta diante do fato mais concreto,

diz, com minúcias, onde, há meia hora,

se achava o frango. E o Gato circunspecto:

- Para confirmação do depoimento,

converto em diligência o julgamento...

Regressa o Gato ao fim do dia: - Os nossos

argumentos valeram, diz radiante.

- Bravo! aplaude a Cadela. E o frango? – Os ossos

já se acham ao dispor da querelante,

quanto à carne, conforme texto expresso,

esta ficou nas custas do processo.

Depois desta, bom fim de semana !

________________

Apoiadores :

· Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
·
O´Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados
· Oliveira Neves & Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Pinheiro Neto Advogados
· Preto Villa Real Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Tess Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados Associados
· Amaro, Stuber e Advogados Associados
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni, Cunha e Matos Advogados
· Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
·
Boccuzzi Advogados Associados

· Demarest e Almeida Advogados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados
· Homero Costa Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
________________________***______________________