Terça-feira, 18 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 569

Terça-feira, 26 de novembro de 2002 - nº 569 - Fechamento às 8h13.

A chuva chove...

Cecília Meireles

A chuva chove mansamente... como um sono
Que tranqüilize, pacifique, resserene...
A chuva chove mansamente... Que abandono!
A chuva é a música de um poema de Verlaine...

E vem-me o sonho de uma véspera solene,
Em certo paço, já sem data e já sem dono...
Véspera triste como a noite, que envenene

... Num velho paço, muito longe, em terra estranha,
Com muita névoa pelos ombros da montanha...
Paço de imensos corredores espectrais,

Onde murmurem, velhos órgãos, árias mortas,
Enquanto o vento, estrepitando pelas portas,
Revira in-fólios, cancioneiros e missais...

São ....

Como São Pedro resolveu lavar o céu, São Paulo amanheceu sob fortes chuvas.

__________

Convite

Temos a honra de convidá-lo para ler o artigo intitulado "Fim de odiosos privilégios", de autoria do Professor Miguel Reale, no site Migalhas. (Clique aqui)

_______

Samba do crioulo doido

Enquanto o jornal O Estado de São Paulo afirma que Lula aceitou negociar com os governadores, o matutino goiano O Popular diz que "Lula não cede a governadores".

De volta para o passado

Veja o novo drama vivido pelos argentinos, no Migalhas Clipping. A manchete do jornal Clarín é mesma dos jornais brasileiros há um ano.

Marcante

Marcito, Márcio Moreira Alves, n’O Globo se comoveu com Lula. "As imagens de Lula de volta à sua terra natal, de onde teve de sair para não morrer de fome, foram de comover um coração de pedra. Chamou-me especialmente a atenção uma foto em que abraçava duas velhas tias, caboclas que são o retrato do povo brasileiro." (Clique aqui)

Crítica

Almir Pazzianotto, no Estadão, critica Lula. Pazzianotto, que já foi acusado pela IstoÉ de envolvimentos suspeitos quando era secretário de Montoro, diz que "Fixar 1.º de janeiro como data de posse não foi, como logo se percebe, o equívoco mais grave cometido pelo deputado Lula e demais integrantes da Assembléia Nacional Constituinte. Alterar a data para o dia 6, como se está discutindo, não melhorará sensivelmente o texto constitucional, contribuindo, entretanto, para adicionar mais um ao elástico rol dos dias não trabalhados."

Leão petista também morde

O jornal O Estado de S. Paulo, em Editorial, assevera que "se depender do PT, a CPMF se tornará definitiva - não mais como arma contra a sonegação, com uma alíquota simbólica, portanto, mas pela mesma razão que faz da reforma tributária uma quimera - no Brasil de hoje, o governo, qualquer governo, não admite perder um níquel de arrecadação."

Aula – Direito Tributário

Em brilhante artigo-aula, o Prof. Hugo de Brito Machado ensina que "Contrariamente ao que afirmam alguns teóricos do neoliberalismo, o tributo pode e deve ser utilizado também como instrumento de intervenção na economia. Intervenção por indução, que é sem dúvida a forma menos traumática de intervenção. A função extrafiscal do tributo é notável. Quando bem utilizada produz efeitos saudáveis na direção das forças do mercado." (Clique aqui)

Votação

A MP 66 deve ser votada hoje na Câmara .

Parecer da CVM

A CVM está desobrigando as companhias abertas de se adaptarem à nova Lei das S/As na questão do direito das ações preferenciais. A autarquia acaba de divulgar um parecer sobre o assunto.

Não adianta chorar

O STJ decidiu que estagiários da USP não podem ter acesso a processos que correm em segredo de justiça. (Clique aqui)

Líquido, certo e pelo correio

STJ recebe e aceita o primeiro MS por telegrama. (Clique aqui)

Especulação

Na Folha de S. Paulo de hoje, a jornalista Eliane Cantanhêde especula sobre o nome do novo ministro da Justiça. "Um ministro só da Justiça deve ser um catedrático. Um ministro da Justiça e da Segurança tem de ser ‘durão’. O jurista Márcio Thomaz Bastos já disse que não quer ser ministro, com ou sem a Segurança. Os nomes fortes são os de José Paulo Sepúlveda Pertence, que é ministro do Supremo e foi procurador-geral da República, e de José Genoino, que tem liderança, é próximo a Lula, um dos deputados mais experientes do Congresso e interlocutor respeitado na área militar."

Do outro lado da mesa

O STJ negou o pedido de HC feito pelo procurador da República Luiz Francisco de Souza em ação penal que ele responde no TRF da 1ª Região. O procurador é acusado de ofender a honra do advogado Marcos Jorge Caldas Pereira, irmão do ex-secretário-geral da Presidência Eduardo Jorge. Marcos Jorge e o seu escritório, Caldas Pereira Advogados e Consultores, dizem que foram difamados por Luiz Francisco em entrevista ao "JN ", da TV Globo, em 2000, na qual ele teria falado sobre os desvios de recursos do TRT/SP.

Voando baixo

O governo está preocupado com a situação da Varig e não descarta a possibilidade de intervenção na companhia, caso haja a suspensão dos vôos. A situação da empresa, que tem uma dívida de US$ 900 milhões, agravou-se com a renúncia, oficializada ontem, do presidente da Varig e do Conselho de Administração da FRB-Par, holding do grupo, Arnim Lore. Ele estava no cargo há apenas três meses.

Sem essa

Migalhas informa que não sorteará nenhuma passagem aérea pela Varig, nos próximos meses.

Ti ti ti ...

Mônica Bergamo, em sua deliciosa coluna, confirma a nota veiculada pela revista Veja sobre a rusga na mais alta Corte. A jornalista diz que "Os cada vez maiores desentendimentos entre os ministros Marco Aurélio de Mello e Gilmar Mendes desencadearam uma crise: Guiomar Albuquerque Lima, noiva de Gilmar e secretária-geral do STF, chegou a pedir demissão a Marco Aurélio. Dias depois, pressionada pelos amigos do Supremo, recuou: optou pelo trabalho (ela é funcionária do Supremo há oito anos, sempre com Marco Aurélio). E rompeu com Mendes."

Decisão

Nova decisão da Justiça suspendeu na última sexta os efeitos da portaria da Prefeitura de São Paulo que reduz o salário de 27 mil dos 168 mil servidores municipais.

Sem patrono

O advogado que defendia Vilma Martins Costa, mãe de criação de Osvaldo Martins Borges Júnior (chamado pelos pais biológicos de Pedrinho), anunciou ontem que não defenderá mais a cliente. Em nota, o advogado alegou razões éticas.

Notícia alvissareira

A partir do ano que vem, alunos dos 2.º e 3.º anos do ensino médio das escolas da rede pública estadual de SP passarão a ter filosofia, sociologia e psicologia na grade curricular.

‘Perde, por favor’

O polêmico atacante Romário continua evitando entrevistas e nem mesmo as últimas atuações o motivaram a quebrar o silêncio imposto à imprensa desde 16/9, um dia após agredir o companheiro de time, o zagueiro Andrei, no jogo com o São Paulo. A amigos mais próximos deixou escapar a possibilidade de voltar a falar com os repórteres se o Fluminense for campeão brasileiro. – Com isso, muitos torcedores tricolores estão torcendo contra o próprio time.

Migalhas do Macaco Simão

"PT estuda distribuir comida na festa da posse! Então seja brasileiro : denuncie argentinos infiltrados! E aí eu perguntei para um amigo meu: ‘O que você vai fazer com o décimo terceiro?’. ‘Pagar as dívidas.’ ‘E o resto?’ ‘O resto eu pago depois.’

"E o que está acontecendo com os estudantes de Direito? Uma mata os pais e agora outro mata a avó e a empregada. Já sei, o Elias Maluco tá pedindo ajuda aos universitários!"

Jornalistas na berlinda

Artigo do juiz carioca Luiz Felipe Salomão hoje no JB : "fica patente que há uma má-formação e qualificação, em geral, do profissional do jornalismo, um certo despreparo em relação às questões que envolvem a Justiça e seu funcionamento." (Clique aqui)

On-line

Todo cidadão poderá consultar, em breve, o Registro Nacional de Condutores Habilitados e o Renavam. O serviço será disponibilizado no site do Denatran.

Viagem no tempo

Migalhas recebeu (e agradece) o livro "Postais Paulistas", de Frederico Branco. O saudoso autor proporciona, por meio do belo livro, uma viagem onírica pelos charmosos pontos da antiga São Paulo. Sem perceber, o leitor é transportado para um chá na Mappin Stores, para uma mesa na Cervejaria Franciscano na rua Líbero Badaró, e pelos mais ditosos locais da provinciana São Paulo de Piratininga. Provando que a verve é hereditária, Frederico Branco, laureado jornalista, é progenitor do advogado Vinícius Branco, do escritório Levy & Salomão Advogados.

Outras formas de proteção

Sempre com um ponto de vista ímpar, o monge beneditino Marcelo Barros, em razão do Dia Internacional do Combate da Violência contra a Mulher, afirma que "É bom que a ONU dedique um dia contra a exploração da mulher, mas a forma mais eficaz de protegê-la é ser mais firmemente contra a guerra que se planeja e empenhar todas as suas forças a favor da paz." (Clique aqui)

Na marca do pênalti

O Instituto Brasileiro de Direito Desportivo - IBDD - promoverá, em 2/12, o Seminário : Análise Crítica E Perspectivas Para O Direito Desportivo Brasileiro. O IBDD está oferecendo uma vaga no evento para ser sorteada entre os leitores de Migalhas. Clique na coluna Eventos do site Migalhas e saiba com participar deste imperdível Seminário. (Clique aqui)

______

Migalhas Clipping

The New York Times – EUA

"Positive Ratings for the G.O.P. , if Not Its Policy"

Financial Times – Americas

"Balance sheets left reeling by Real"

Le Monde – França

"Routiers et secteur public, première épreuve sociale"

Corriere Della Sera – Itália

"L’ingegner Brunel: un grande della storia, grazie alla tv"

Clarín – Argentina

"El gran apagón enfría la suba de las tarifas"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Lula aceita trocar compensação no ICMS por maior apoio às reformas"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Governadores levam pedidos a Lula"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Governadores do PSDB pedem verba para apoiar Lula"

O Globo - Rio de Janeiro

"PSDB apoiará IR de 27,5% se Lula ajudar os Estados"

Valor Econômico – São Paulo

"Pressão dos credores agrava a crise da Varig"

Gazeta Mercantil – São Paulo

"Megaoperação da indústria para exportar plástico"

Estado de Minas – Belo Horizonte

"Comissão apura propina na PBH"

O Popular - Goiânia

"Lula não cede a governadores"

Correio Braziliense - Brasília

"Disputa pelo poder abre crise no GDF"

Correio da Bahia – Salvador

"Inflação deve fechar este ano em 10%

Diário Catarinense – Florianópolis

"A fuga do líder do tráfico constrange a polícia"

Zero Hora – Porto Alegre

"485 prefeituras gaúchas prometem pagar 13º em dia"

Diário de Cuiabá – Cuiabá

"Médicos de Cuiabá entram em crise por tempo indeterminado"

Jornal do Commercio - Recife

"Motoristas estão prontos para greve"

O Povo - Fortaleza

"Mototáxi ainda é permitido"

O Imparcial – São Luís

"Menina pobre vira cinderela do UNICEF"

___________

Apoiadores :

  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Tess Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni, Cunha e Matos Advogados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Daniel Advogados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
  • De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados
  • Homero Costa Advogados
  • Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • O´Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O´Dwyer
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados
  • Pinheiro Neto Advogados
  • Preto Villa Real Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados
  • Saeki Advogados
_______________________***______________________