Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 637

Segunda-feira, 17 de março de 2003  - nº 637 - Fechamento às 8h17.   

 

 

“O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis”

 

Platão (428-348? a.C.)

 

 Assassinato

 

A morte do juiz de Presidente Prudente, Antônio José Machado Dias, chocou o País neste fim de semana. Atentados contra membros do Judiciário são "ainda" raros no Brasil.

 

História

 

Supõem informantes de Migalhas que o último magistrado paulista morto em razão de suas funções tenha sido o dr. Pacífico Gomes de Oliveira Lima, assassinado em Olímpia nos anos 30 por uma fazendeira descontente com a decisão do juiz em caso de seu interesse.

 

Atentados

 

Tempos depois, em fins de 40, o dr. Hely Lopes Meirelles, juiz de Ituverava, sobreviveu milagrosamente a balaços no abdômen, disparados em pleno fórum pelo oficial do Exército e advogado Chrysógono de Castro Corrêa, o mesmo que, em 1952, em sessão da Câmara Criminal do TJ/SP, atirou contra os desembargadores Paulo O. Costa, B. Alípio Bastos e Odilon da Costa Manso. Nenhum destes foi ferido; Chrysógono, preso em flagrante ainda no Palácio da Justiça, acabou seus dias na Penitenciária do Estado.

 

Mandantes

 

A PF tem fortes indícios de que o crime praticado em Presidente Prudente tem o dedo do PCC. Primeiro porque sábado foi 15.3.03 e o símbolo da organização criminosa é 1533. Segundo porque o carro usado no atentado havia sido furtado antes da ida de Beira-Mar para Presidente Bernardes, o que demonstra que o crime já vinha sendo planejado e praticamente descarta a participação de Beira-Mar no caso.

 

Transferência

 

O TJ/SP estuda centralizar todas as varas de execuções penais do Estado para a Capital.

 

AMB

 

A AMB vai apresentar no Congresso um novo projeto de lei que torna mais pesadas as penas para crimes contra autoridades que detenham funções de prevenção, combate e julgamento de crimes, bem como de fixação e execução de penas criminais.

 

Suspeita

 

A Secretaria de Administração Penitenciária do RJ e a OAB/RJ se uniram para impedir que advogados sirvam de pombos-correio de criminosos presos no Complexo Penitenciário de Bangu. Dezenove defensores de traficantes da quadrilha Beira-Mar estão sob suspeita.

____________

 

Dia “D”

 

O CS  da ONU se reúne hoje a portas fechadas para discutir o agravamento da crise do Iraque.

 

True and lie

 

Bush afirmou que hoje é o "dia da verdade". Já Saddam classificou como "uma grande mentira" as acusações de que o Iraque tem armas proibidas. Saddam afirmou, rindo, que pode até construir  armas para que os EUA as destrua, pois no momento não as têm.

 

FHC e a guerra

 

A revista Veja, em suas tradicionais páginas amarelas, traz entrevista com FHC. O ex-presidente, aclimatando-se nos trópicos depois de uma temporada na França, comenta qual deve ser a posição do Brasil numa eventual guerra. Ele afirma : “não acho que seja do interesse nacional nos arriscarmos além do que podemos. Não nos serve ir para o cenário internacional cheios de vontades e verdades, mas sem o poder de fazer. O presidente francês, Jacques Chirac, pode chegar lá e dizer: ‘Eu veto’. Nós não temos esse poder. Isso dá uma confusão danada.”

 

Açúcar no ministério

 

Lula sonha com Abílio Diniz no Ministério da Segurança Alimentar e Combate à Fome no lugar de Graziano.

 

Agências reguladoras na berlinda

 

A revista Veja comenta o imbróglio gerado na última semana entre Governo e a autonomia das agências reguladoras. De acordo com a revista, o Governo quer “recuperar o controle sobre as agências para interferir nas tarifas dos serviços públicos.”

 

"Baba baby"

 

Em artigo na Folha de S. Paulo o polêmico deputado federal do PT, o cabeludo Babá, critica o governo. Segundo ele, “Sob o argumento de combater a inflação, Palocci e Meirelles aumentaram os juros, dando um bom presente aos banqueiros, principais detentores dos títulos públicos, e abrindo, assim, o caminho à recessão, que aumenta o desemprego e a fome.”

 

Afiando a guilhotina

 

O Conselho de Ética do Senado faz amanhã a primeira reunião do ano e analisa o pedido da bancada do PT de abertura de investigação contra ACM. Desta vez o pedido deverá ser aprovado.

 

Nota direto da Bahia

 

O Instituto do Advogados da Bahia entrou em contato com Migalhas para veicular nota sobre o caso dos grampos. Veja o que pensam os causídicos baianos sobre o assunto, lembrando que um dos grampeados era advogado. (Clique aqui)

 

Grampos e microfones

 

O MJ prepara projeto de lei sobre gravações e uso de microfones para conter a margem de abusos que se tornaram rotina. Veja o que diz o editorial do JB sobre o assunto. (Clique aqui) 

  

Juros em contratos – Revisão judicial

 

A 2a Seção do STJ decidiu que os juros remuneratórios previstos em contratos de mútuo só podem ser modificados pela via judicial quando houver provas de que são abusivos. A decisão reflete o entendimento favorável da Corte à aplicação do CDC às relações bancárias.

 

Juros

 

STJ: Juros bancários são considerados abusivos apenas quando superam taxa de mercado. (Clique aqui)

 

Um prêmio para o STJ

 

A assessoria de imprensa do STJ divulga hoje a seguinte nota : “Segurado tem direito ao prêmio do seguro do carro mesmo que tenha pago parcela em atraso” (Clique aqui). Bem sabem os leitores de Migalhas que ao invés de “prêmio” o correto seria indenização.

 

Desistência

 

De acordo com decisão do STJ, o vendedor de imóvel só pode desistir do negócio se houver cláusula expressa no pré-contrato. (Clique aqui)

 

A importância das consultas administrativas

 

Mário Comparato e Daniela Spigolon Loureiro, advogados do escritório Manhães Moreira, dissertam hoje no site Migalhas sobre as consultas administrativas. Veja a opinião dos causídicos.  Para eles, é um importante instrumento de proteção ao contribuinte. (Clique aqui)

 

SP tipo exportação

 

O Estado de SP vai ganhar seu próprio ministério da exportação. O Estado porá em prática várias medidas para desenvolver as exportações paulistas, que começam com a criação do Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Cericex).

 

MP 83

 

A MP 83 estabeleceu novas regras com vistas ao fortalecimento e maior abrangência da cobertura e do atendimento do Regime Geral da Previdência Social. Hoje em artigo nas Migalhas de peso advogadas do escritório Pinheiro Neto explicam melhor as mudanças. Maria Teresa Leis Di Ciero e Cristiane Ianagui Matsumoto assinam o texto. (Clique aqui)

 

Reforma do Judiciário - I

 

Carlos Alberto Di Franco fala no Estadão de hoje que “A reforma do Judiciário não pode ser postergada. Afinal, a primeira vítima é o prestígio da Justiça. Juízes imobilizados por uma desumana enxurrada de processos e tribunais paralisados pela indústria de recursos desgastam a imagem da instituição.”

 

Reforma do Judiciário - II

 

Os presidentes do STJ, Nilson Naves, e do TST, Francisco Fausto, defenderam na última sexta, em Ribeirão Preto, que a reforma do Judiciário seja "fatiada".

 

Proposta alvissareira

 

Sem delongas, a desembargadora do TJ/RS Maria Berenice Dias faz uma proposta para melhorar o Judiciário, em artigo nas Catadas a dedo. Sem nenhum cooperativismo, Maria Berenice afirma que “Urge a criação da Ouvidoria da Justiça, com a finalidade específica de buscar uma rápida prestação jurisdicional.” Veja a opinião da desembargadora, na íntegra, no site Migalhas.(Clique aqui)

 

_______ 

 

Nota 

 

O jornal Folha de S. Paulo ontem veiculou a seguinte nota :  

"Lista de apoio

 

Advogados de SP militantes da causa dos direitos humanos trabalham para emplacar Dyrceu Cintra no STF. Juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil e fundador da Associação dos Juízes para a Democracia, Cintra tem o apoio de Goffredo da Silva Telles, de Hélio Bicudo e de Dalmo Dallari, entre outros."

Migalhas já estava em contato com o dr. Dyrceu, que prepara um artigo para os leitores, oportunidade em que todos poderão conhecer melhor o magistrado que vem sendo cotado para assumir uma vaga no STF.

______ 

 

Sorteio

 

Saíram os ganhadores dos livros oferecidos pela advogada Raquel Ramos Cavalcanti Machado do ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários.

 

A ganhadora da obra “As Contribuições no Sistema Tributário Brasileiro” foi :  

  • Eugênia Cristina Cleto Marolla – da Ford Motor Company (Clique aqui)

E o ganhador da obra “Problemas de Processo Judicial Tributário” foi : 

  • Ayrton de Souza - do Ministério Público Federal - Procuradoria da República em Santa Catarina (Clique aqui) 

_______

 

Saiu também o ganhador da vaga oferecida pela Mission para participação do Seminário “As Mudanças no Novo Código Civil - Suas Causas e Efeitos”. A ganhadora foi : 

  • Beatriz Veiga Carvalho do escritório Pinheiro Neto Advogados (Clique aqui)

_______

 

Ainda há vagas para serem sorteadas. Para concorrer é preciso preencher um breve cadastro.

 

Vaga nos cursos do Ibmec (Clique aqui)

 

Vaga oferecida pela Brain Company no evento "Funding Imobiliário" – (Clique aqui)

 

Vaga oferecida pela Internews no evento “Governança corporativa e lei Sarbanes-Oxley" – (Clique aqui)

 

___________

 

Artigo - I

 

Holden Macedo da Silva,  Defensor Público da União, fala hoje no JB.  (Clique aqui)

 

Artigo - II

 

Em artigo hoje no Correio Braziliense Damásio E. de Jesus fala sobre Foro por prerrogativa de função. (Clique aqui)

 

________

 

Migalhas esportivas

 

Gustavo Kuerten foi atropelado pelo australiano Lleyton Hewitt na final do Masters Series de Indian Wells. Em pouco mais de 80 minutos, o número um do mundo, marcou 2 sets a 0, com 6-1 e 6-1.

 

Outro atropelamento aconteceu ontem em SP. Corinthians 3 x 2 São Paulo. Os são- paulinos prometem vir como uma carreta no próximo jogo e passar por cima do Timão. 

_________________

 

"É de interesse do mundo jurídico ?"

 

Então está em www.migalhas.com.br 

 

______________ 

 

Migalhas Clipping

Veja

"O erro de Bush – Tratar essa guerra como uma cruzada do bem contra mal"

Exame

"A reinvenção da Natura - Ao usar a biodiversidade e subverter parte dos dogmas gerenciais, a Natura se reinventa"

Época

"O romance de US$ 3 bi: Athina Onassis, de 18 anos, herdeira da fortuna de US$ 3 bilhões do avô, o armador grego Aristóteles Onassis, vive uma grande paixão com o cavaleiro brasileiro Doda Miranda, de 30 anos"

Isto é

"Cirurgia plástica"

Primeira Leitura

"A democracia dele - Governo sataniza as agências reguladoras, símbolos do moderno Estado democrático, ameaça reeditar o nefasto Conselho Interministerial de Preços e, de quebra, tenta submeter informação pública ao crivo de um general"

The New York Times - EUA

"Leaders Declare That Diplomatic Effort at U.N. Ends on Monday"

El Pais - Espanha

"Francia, Alemania, Rusia y China rechazan un ataque pese al ultimátum de EE UU "

The Guardian - Reino Unido

"Hain spells out price for backing Blair"

The Washington Post - EUA

"U.S. Officials Make It Clear: Exile or War"

Frankenpost - Alemanha

"300 000 Besucher zur CeBIT-Halbzeit "

Le Figaro - França

"l´utimatum de Bush à l´ONU"

Público - Portugal

"Bush Avisa a ONU Que Hoje É "o Momento da Verdade"

Clarín - Argentina

"Llegó la hora de la verdad, dijo Bush"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

" É hoje a ‘hora da verdade’, diz Bush "

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Chegou a hora da verdade"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"É hoje o dia da verdade, diz Bush"

O Globo - Rio de Janeiro

"Bush dá um dia para a ONU achar saída para o Iraque"

Estado de Minas - Belo Horizonte

"Bush dá prazo de 24 horas para Saddam se desarmar"

Correio Braziliense - Brasília

"Cúpula do PT garante apoio dos radicais para o governo"

Zero Hora - Porto Alegre

"Bush avisa que hoje será o "momento da verdade" para o mundo"

O Estado do Paraná - Curitiba

"MP contra foro privilegiado"

Correio da Bahia - Cidade do Salvador

"Bush diz que hoje é ‘dia da verdade’"

O Povo - Fortaleza

"Bush dá novo ultimato a Saddam"

_________

 

Apoiadores :

  • Pereira Martins Advogados Associados -  Prof. Eliezer Pereira Martins
  • Pinheiro Neto Advogados 
  • Preto Villa Real Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
  • Tess Advogados
  • Thiollier e Advogados
  • Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Veirano Advogados
  • Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Bueno e Advogados Associados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Bottallo e Gennari Advogados
  • Daniel Advogados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
  • De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados
  • Homero Costa Advogados
  • Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
  • Luís Roberto Barroso & Associados
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Manhães Moreira Advogados Associados
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • Moro e Scalamandré Advocacia S/C
  • Muylaert e Livingston Advogados
  • O´Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O´Dwyer 
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
_________________
 
 

Indique amigos