Reforma do ensino - SP

4/12/2015
Pedro Luís de Campos Vergueiro

"Parece que o bom senso prevaleceu: o governador Alckmin, pessoalmente, veio de fazer ver que a dita reforma do ensino está adiada. O próximo passo será... E, ainda, que serão realizadas tratativas para uma eventual reformulação com a oitiva de todos os interessados. No que diz respeito aos alunos, desde o início do movimento eles deixaram bem claro sua total insatisfação com a proposta governamental. O governo realmente não soube expor sua proposta e, precipitadamente, pretendeu implantá-la com uma plena atuação do afoito secretário da Educação, sr. Herman Voorwald. Este, ensoberbecendo-se como paladino do ensino paulista diz que sua proposta de reorganizar as escolas não tem outra 'preocupação' senão a de oferecer 'melhor educação' aos jovens, coisa que diz para rebater a ideia (embutida realmente na reorganização proposta uma vez que escolas serão fechadas) de que o que está sendo visado é a redução dos custos. E o reforço ao argumento preocupante saiu também de sua mente dizendo que sente 'vergonha' dos resultados da qualidade do ensino da rede estadual (Folha de São Paulo – 'Tenho Vergonha dos Resultados da Educação de SP, diz secretário', 26/11/2015). Ora, se o sr. secretário pretende o melhoramento dessa 'qualidade', básica e fundamental e primeiramente deveria estar postulando uma melhora, se necessário, e a ampliação do quadro de professores. Além disso, melhorar também a remuneração destes, tornando a carreira docente mais atrativa. Parabéns aos alunos que precipuamente fizeram ver que a proposta governamental não é conveniente a ninguém e que a sua implantação foi absolutamente anti-democrática e anti-republicana. Não é concentrando o ensino dos diferentes graus no mesmo e único estabelecimento que se irá melhorar o ensino, pois para tanto é preciso bons e dedicados professores (e bem remunerados, é claro), que saibam estimular nos alunos o gosto pelo aprendizado de coisas novas em todos os ramos do saber. E com isso deixar bem para traz a estatísticas que apuram que 'só 12% dos alunos da rede se formam com conhecimento adequado em matemática e 36% em leitura'. Portanto, os delírios quixotescos do sr. Herman Voorwald precisam dar lugar ao bom senso do Sancho Pança. A propósito é bom ressaltar que a Escola Estadual Fernão Dias Paes em Pinheiros já se chamou, outrora, Instituto de Educação Fernão Dias Paes."

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