Telefonia

13/12/2006
José Renato M. de Almeida – Salvador/BA

"A mudança de pulso para minutos vai permitir às telefônicas mais uma oportunidade de aumentar seus lucros. Um pulso que equivale a 4 minutos custa 14 centavos, um minutos já está fixado em cerca de 10 centavos pelas teles. A grosso modo deveria custar um quarto de 14 centavos, isto é, 3,5 centavos. Como se vê o valor de 10 centavos por minuto é 185% mais caro do que deveria ser, caso fosse mantida a proporção com o preço atual com medição por pulso. Considerando o pulso por ligação completada - cobrado no sistema de medição atual - mesmo assim o consumidor vai pagar muito mais após 2 minutos de ligação. Vejam os índices de aumento para ligações acima de 2min.: 3min.= 43%; 7min.= 100%; 15min.=138% e 19min.=147%. Considerando o índice de reajuste do custo de vida e dos salários em cerca de 3%, dá para constatar o aumento absurdo que as telefônicas estão armando em cima do consumidor, a partir de março de 2007, sob as vistas míopes da Anatel. Esse expediente de reduzir a quantidade do produto e manter os preços já foi combatida há cerca de três anos. Eram as dúzias de ovos com apenas 10, rolo de papel higiênico com metragem reduzida, lata de leite com menos leite, etc. Agora a mudança da 'embalagem' é em um produto temporal: o pulso de 4 minutos a 14 centavos desaparece e é substituído pelo minuto a 10 centavos! Cadê o Ministério Público para nos defender de mais essa esperteza 'oficializada'?"

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