Zé Ruela

19/1/2007
Paulo Eduardo Penna Prado

"Ok, sem querer parecer chato ou 'Zé Ruela', mas a associação da figura de um sujeito feio e abobado à condição de abstêmio não seria um típico caso de publicidade abusiva (art. 37, § 2º, do CDC) (Migalhas 1.578 – 19/1/07 – "Migalhas dos leitores - Zé Ruela")? Em um passado recente, a Schincariol teve uma campanha publicitária vergastada pelos algozes de plantão por, diria, muito menos, ao entoar bordão 'experimenta!' e afrontar diretamente a poderosa cervejaria líder do mercado. Agora, ao fazer uma campanha com muito menos barulho, mas muito mais questionável do ponto de vista da legalidade, segue tranqüila veiculando seus comerciais que, como se sabe, atualmente são diretamente focados ao público infanto-juvenil, tão suscetível a dar umas goladas ao menor perigo de ser tachado como o 'Zé Ruela' da turma. Bom, talvez isso seja apenas cisma ou amolação de um 'Zé Ruela'. Mas ainda prefiro aquelas propagandas antigas de cerveja associadas à boemia e à amizade, não estas que se valem de desenhos, nádegas em abundância e de gírias velhas e baratas de domínio público, que associam abstêmios à condição de 'mané' ou 'otário'. Não vejo qualquer resquício de inteligência ou bom gosto neste tipo de publicidade. Apenas oportunismo e suspeitas de ilegalidade. Saudações!"

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