Circus

1/7/2008
Romeu A. L. Prisco

"(Circus 92 - 27/6/08 - "Lição de coisas" - clique aqui) Naquele tempo era chique ...

... Os homens andarem impecavelmente trajados, com ternos de finos tecidos, confeccionados sob medida por bons alfaiates. Descobrirem-se do elegante chapéu de feltro, para cumprimentar as senhoras, a quem cediam, cavalheirescamente, seus lugares nos transportes coletivos. Usarem, na chuva, galochas sobre os calçados e vistosas capas de shantung, com a parte posterior da gola levantada, 'à la' Humphrey Bogart. Sustentarem as calças com eficientes suspensórios de couro e as meias com ligas elásticas, usando, por baixo, as famosas cuecas Jean Sablon.

... E respeitoso, comparecer, nos domingos, à missa das 11, permanecendo de pé na igreja lotada, ocasiões em que, no término do culto, rapazes e garotas, estas sempre sob rígida escolta paterna, trocavam seus flertes.

... E divertido, freqüentar vesperais e soirées de cinemas, para assistir a dois filmes, um documentário e um seriado. Para quem gostava, e não eram poucos, ir às salas de exibição aos domingos de manhã, para assistir aos desenhos animados de Tom e Jerry, do marinheiro Popeye, sua namorada Olívia Palito e o vilão Brutus.

... E saudável, tomar o chá, ou café da tarde, em finas leiterias e confeitarias, onde algumas até proporcionavam música ao vivo.

... E romântico, assistir ao desfile de lindas donzelas, aos domingos à noite, nas calçadas do Parque Trianon, ou da Rua Direita, esta elegante e educadamente ocupada pelos representantes da raça negra.

... E agradável, freqüentar bons salões de baile, solicitar às damas a honra de uma contra-dança e deslizar suavemente sob os acordes do Tico-tico no Fubá, da Valsa dos Patinadores, do tango Mano a Mano, ou do bolero Perfídia. Para quem gostava, comparecer às ótimas gafieiras, com a presença pacífica de brancos e negros, nelas prevalecendo, claro é, os sambas e exímios sambistas.

... E descontraído, passear no Jardim da Luz de mãos dadas com seu par, deixando-se fotografar por um lambe-lambe, tal como eram conhecidos os fotógrafos portadores de máquinas tipo caixão e improvisados laboratórios de revelação dos negativos. Existia, ainda, a possibilidade de se fazer um pic-nic familiar, nas dependências do Parque Água Branca, regado com o tradicional chope de barril.

... E decente, casar no civil e no religioso, ter uma prole numerosa, criar os filhos sob rigorosos padrões de educação, permitindo-lhes, todavia, que se comportassem como crianças, as meninas com suas bonecas de pano e casinhas, os meninos com suas pipas artesanais, carrinhos de rolemã e bolas de futebol, feitas com meias femininas de seda, forradas de papel-jornal.

Naquele tempo..."

Envie sua Migalha