Leitores

Bolsonaro

4/3/2021
Sérgio Aranha da Silva Filho

"Dá-lhe cloroquina, esta frase é do David Uip? Quando o Migalhas fala que o presidente nomeará no futuro muitos ministros, avalizam que ele não sofrerá impeachment, até porque não há motivo nem corrupção alguma dele. Quero ver quem vai peitar o povão, o agronegócio, os religiosos, os policiais, os caminhoneiros, os atiradores, enfim a grande maioria silenciosa e todos os cidadãos de bem, quem? Os corruptos, os com interesses particulares em privilégios e seus cada vez menos numerosos asseclas? A imprensa parcial e interesseira? Quem? Bolsonaro nomeará muito mais até 2025. Conversaremos sobre isto. Obrigado."

Eleição OAB online

5/3/2021
Sérgio Furquim

"Excelentíssimo presidente da seccional Ordem dos Advogados de Minas Gerais, Sérgio Francisco Furquim vem respeitosamente à presença de V.Exa. requerer, tomando conhecimento que oito Estados terão eleição nas seccionais e subseções via online –via internet. 'As eleições para seccionais e subseções da OAB são, por um lado, a grande oportunidade de participação dos representados na entidade e, por outro, o alicerce da legitimidade da instituição perante a sociedade civil. Porém, o crescimento estrutural da entidade e demográfico da categoria trouxe dificuldades ao exercício do voto, exigindo a criação de novos mecanismos de votação, adaptados à realidade da sociedade atual'. 'Há problemas concretos que motivam a abstenção e promovem a exclusão de advogados do processo de escolha de seus representantes em todo o país'. 'No interior, advogados são obrigados a viajar de uma cidade a outra para votar, por vezes, longas distâncias'. Entidades que já adotaram o voto eletrônico, como Conselhos Federais de Contabilidade, Administração, Odontologia, Nutricionistas, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Nossa OAB tem que facilitar para os advogados. Eleições presenciais nas subseções e seccionais vêm onerar ainda mais o advogado. A Advocacia vem passando por uma crise sem precedente por conta da pandemia – Covid-19 – Justiça paralisada não há honorários por conta da paralisação da justiça. Eleição via online – internet vai facilitar para o advogado e também vai diminuir a abstenção. Esperamos que V.Exa possa colocar a proposta para que os conselheiros possam analisar e esperamos que seja aprovada a presente proposta."

Gramatigalhas

2/3/2021
Juçara Barros Avila

"Entendi a explicação, então posso concluir que ambas versões do exemplo a seguir são corretas: 2 +2 é 4 e 2+2 são 4?"

3/3/2021
Ivaldo José de Carvalho

"Prezado professor, minha dúvida é a seguinte: na frase 'No caso, vale elencar os produtos perdidos'. Como classifico sintaticamente o verbo valer neste caso? Qual seria seu tipo de sujeito?"

Envie sua Migalha