Leitores

Gramatigalhas

6/6/2021
Bruno Medeiros

"Estimado professor, no Direito Tributário há o conceito de Elisão Fiscal, Evasão Fiscal e Elusão Fiscal. Não encontrei o significado de 'Elusão' no dicionário. Qual a sua origem?"

6/6/2021
Milton Pedro de Oliveira

"Gostaria de saber a respeito do uso do hífen nas palavras que antes levavam e hoje não mais como por exemplo: auto-escola, para-quedas."

8/6/2021
Felipe Coltro

"Olá, Professor. Assíduo leitor teu que sou, permita-me uma dúvida encontrada aqui mesmo no portal Migalhas. O Excerto '(...) lamentando que não se vê discussões sobre ressocialização e prevenção de crimes, (...)'. O verbo 'vê' não deveria estar conjugado no plural 'veem', de modo a concordar com o sujeito 'discussões'?"

10/6/2021
Kelly Gonçalves

"Prezado, não encontrando nenhuma outra fonte segura, gostaria de saber se existe o verbo 'esborrifar' ou somente 'borrifar'? Obrigada!"

10/6/2021
Anelize Kanda

"Endosso-mandato tem hífen e endosso translativo não? Pelo menos foi o que encontrei no dicionário, mas como não sou da área jurídica não sei se posso confiar. Obrigada!"

12/6/2021
Eric Lustosa Caillaux

"Professor, venho pela primeira vez consultá-lo diretamente, após ter encontrado trecho de obra do Direito que me suscitou dúvida gramatical e que acreditei, ao ler o título da coluna mais recente publicada neste espaço ('Voz passiva sintética e sujeito indeterminado - Como distinguir?'), poder ser prontamente elucidada. Contudo, embora o tema da questão que me havia intrigado de fato fosse a distinção entre construções com voz passiva sintética e com sujeito indeterminado, as explicações daquela coluna trataram de situação diversa, razão pela qual precisei também enviar minha 'migalha'. O trecho em questão é destacado a seguir: 'Sobretudo, deve-se atentar ao bom senso, bem como à proporção entre as exigências a serem realizadas e o objeto licitado, especialmente no momento de se definir as exigências para habilitação.' Em um primeiro momento, senti falta do plural para o verbo definir, identificando 'as exigências para habilitação' como sujeito, e a voz verbal, como passiva. Após refletir melhor, entendi que a escolha do autor foi a voz ativa, com sujeito indeterminado, sendo as 'exigências' objeto direto de definir. Contudo, ainda penso: não seria possível a reversão da frase para 'especialmente no momento de serem definidas as exigências...', indicando a voz passiva? Estamos diante de uma situação em que as duas leituras são possíveis ou apenas a forma do original é gramaticalmente correta?"

Sensatez, educação e muito otimismo

7/6/2021
Ney Castelo Branco Neto - escritório Maia & Castelo Branco Advogados

"Nesses tempos estranhos lembrei-me do filósofo Platão, que dizia: 'muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua'. Isso reflete o momento polarizado que continua tomando conta dos que insistem em ter seus políticos de estimação. Prefiro sempre o caminho da sensatez, que privilegia o debate e dialoga com todos indistintamente. O sofrimento pelo qual o país e o mundo inteiro tem passado deve nos deixar algum legado. Torço muito que seja o senso coletivo ainda ausente no brasileiro, e principalmente que tudo se transforme pela educação para que o sonho do oprimido não seja o de ser o opressor, conforme Paulo Freire há muito alertava. A parcialidade de grande parte da imprensa; a nefasta politicagem e a briga pelo poder alimentam o ódio, banalizam as mortes da pandemia, e ensurdecem grande parte da sociedade que ainda tem esperança de que aqui seja verdadeiramente um lugar para poder viver com trabalho, saúde, lazer e segurança. Deixe o otimismo lhe tomar conta. Se não há mal que nunca se acabe, o melhor parece ser levar a vida com leveza, e se puder, sem muita pressa."

Envie sua Migalha