Leitores

CPI da Covid

28/6/2021
Eduardo Augusto de Campos Pires

"O país assiste estarrecido uma comissão formada por senadores promovendo um verdadeiro circo de horrores, humilhando o nosso Parlamento e o povo que o elegeu. Semana passada ela convocou para prestar esclarecimentos um parlamentar, Luiz Miranda (DEM-DF), que respondeu e continua respondendo a ações, pasmem, na área criminal, civil, eleitoral, trabalhista, onde a Justiça do Trabalho ordenou penhorar 30% do seu salário! Para compensar este desvario de delitos, levou seu irmão para justificar suas acusações, expondo-o ao ridículo. Como todos sabemos qual será o relatório final, a ser apresentado pelo incorruptível sr. Renan Calheiros, teremos mais uma prova, da total inviabilidade da nossa combalida democracia. Haja estômago!"

Descartável

28/6/2021
Sérgio Furquim

"Somos descartáveis. Não pense que você é insubstituível. Enquanto você está sendo útil você é tratado com dignidade. A partir do momento que a idade chega e você não consegue mais ter aquele rendimento de antes você é simplesmente descartado. Você tenha em mente que um dia você vai ser descartado. Não se iluda que você e superior ao seu semelhante, que seu dia de ser descartado vai chegar. O interesse próprio está acima de tudo por isto o ser humano e um ser desumano. Isto acontece diariamente. Uma triste realidade."

Falecimento - Jorge Amaury Maia Nunes

2/7/2021
Celso Lafer

"Meus cumprimentos pela nota que vocês publicaram fazendo justiça às qualidades de Jorge Amaury Maia Nunes que nos deixou, vitimado pela Covid. Jorge Amaury foi um advogado e jurista de mérito como posso dar meu testemunho, pois foi um exemplar consultor jurídico do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comercio no período em que fui titular da pasta. Tive o prazer intelectual de ser seu orientador no doutoramento que realizou na Faculdade de Direito da USP e, no tempo mais desafogado da vida acadêmica, a oportunidade de muito dialogar com ele sobre os temas da Teoria Geral do Direito e do inter-relacionamento entre teoria e prática que vivifica o campo da Filosofia do Direito. A sua tese levou ao seu livro 'Segurança Jurídica e Súmula Vinculante', publicado em 2010, que tive a satisfação de prefaciar. É um livro de mérito substantivo, revelador dos conhecimentos de Jorge Amaury da História do Direito, do Direito Comparado que ele mobilizou para discutir, no âmbito do Direito Brasileiro, o alcance jurídico da súmula vinculante e o seu vínculo com o tema, tão atual, da segurança jurídica."

Gramatigalhas

30/6/2021
Felipe Coltro

"Professor, olá. Fiquei encabulado com um excerto de redação do jornal Zero Hora, em que o autor emprega a expressão 'Arrefecimento do frio', referindo-se à elevação de temperaturas naquela semana. Ainda que abalizada pelo dicionarista Michaelis, que registra o sentido figurado de 'arrefecer': 'Ficar mais fraco; abrandar, baixar, ceder': 'A sua faina arrefecia naquela hora' (RP); não lhe soa estranha a expressão?"

1/7/2021
Aristides Junqueira Alvarenga

"Caro professor, há mais de 70 anos aprendi que 'adequar' é verbo defectivo e, portanto, não existe a terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Ouço, constantemente, 'adequa', até mesmo em escritos e falas de ministros de Tribunais Superiores e fico arrepiado. Mudou a gramática e posso parar de me arrepiar?"

Envie sua Migalha