Leitores

Contestação

7/7/2021
Laudiceia Morais dos Santos

"O advogado da parte contrária colocou na contestação, protesta provar o alegado por todo meio de prova admitidos, eu posso provar com documentos a contestação, ou não é necessário?"

Gramatigalhas

8/7/2021
Luciano Henrique da Silva Oliveira

"Nobre professor, gostaria de saber se a palavra "que" na expressão "após o que" deve ser escrita com ou sem acento circunflexo. Por exemplo, qual seria o certo: "O Relator leu seu voto, após o que foi iniciado o debate" ou "O Relator leu seu voto, após o quê foi iniciado o debate"? Desde já, agradeço!"

Informativo

5/7/2021
Helio Madalena
"Migalhas metamorfoseou-se em pérolas, convertido por sua própria autoridade em agenda diária crítica e construtiva sobre o nosso saber, pensar e agir jurídico. Apoiamos este projeto vencedor."

8/7/2021
Maria Barros

"Sempre penso em emitir meus agradecimentos e meus parabéns ao Migalhas pelas informações isentas, ricas e acessíveis. Há muitos anos recebo por meu e-mail as edições diárias: sempre muito interessantes, na maior das vezes, em 1ª mão e, em todas, bem esclarecedoras sem descuidar da concisão, da norma culta, do respeito e da ética. Gosto muito também do estilo, da riqueza do vocabulário e das citações de grandes vultos da nossa literatura clássica. Obrigadíssima."

Luís Miranda X Bolsonaro

7/7/2021
Zé Preá

"Quantos dias faz hoje que o deputado Luís Miranda denunciou Bolsonaro na compra superfaturada da Covaxin? Você viu Bolsonaro chamá-lo de canalha, mentiroso, corno, gay de Pelotas, cafajeste, corrupto ou algo parecido? Nada. Então aí tem coisa. Estou naquela expectativa do compositor preferido da esquerda festiva, que fez esses versos há muito tempo:

‘Esse silêncio todo me atordoa

Atordoado eu permaneço atento

Na torcida para a qualquer momento

Ver emergir o monstro da lagoa’.


Da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Lago Paranoá e até do pequeno lago do Palácio do Planalto. Apenas afirmo que dos versos originais não consta a palavra 'torcida', mas 'arquibancada'. E que essa palavra comprida feriu a métrica aos meus ouvidos sensíveis. Mas quem sou eu para corrigir um poeta do quilate de Chico Barca de Luanda? Dizer simplesmente aqui que concordo com sua afirmação atemporal: ‘Pai, afasta de mim esse cálice, pai’."

Tema repetitivo 1005

5/7/2021
Antonio Francisco das Neves

"Se não me engano, Migalhas foi o primeiro veículo jurídico brasileiro a noticiar o julgamento do Tema repetitivo 1005 ocorrido em 23 de junho de 2021. E ainda, se não me engano, os jornais que tanto falaram de buraco negro nada disseram a respeito desse evento. Parabéns!"

WhatsApp

8/7/2021
Guilherme Tirado Leite

"Acerca das matérias (a bem da verdade, decisões judiciais) sobre uso de WhatsApp sendo admitido para determinados fins como válidos (citação, ato público do Judiciário) e para outros como vexatório (demissão, entre partes), nos vem à mente: há quanto tempo será que estamos sem decisões de Nossas Excelências derrubando o WhatsApp?"

Envie sua Migalha