Leitores

CPI da Covid

15/7/2021
Josue Ferraz Paes

Li o comentário sobre a linha de raciocínio do relator da CPI da Covid, revoltantemente tendenciosa. Pior que isso, ao assistir sessões que estão tratando sobre as operações envolvendo a vacina covaxin, vemos que a maioria dos senadores não consegue entender como se desenvolve um processo de compra no ministério da saúde. Não conseguem entender que na fase de autorização de importação (análise de invoices e seus prosseguimentos), não existe mais como se fazer manipulação de preço, pois este já esta definido em contrato. O que pode sim é ser feito o ajuste do mesmo ao contratado, em caso de erro. Também não conseguem entender que a fiscalização do contrato não incide sobre a fase geradora do mesmo, mas sim na fase de sua execução, ou seja, a fiscalização verifica se o contratado esta sendo cumprido. Pior ainda que isso tudo é ver a lógica desenvolvida por alguns senadores para tentar montar um relato de crime que as próprias declarações dos depoentes derrubam. Uma vergonha nacional. Somos representados por um grupo de parlamentares ignorantes e sem lógica alguma em seus raciocínios. A única lógica é a da parcialidade.

Gramatigalhas

13/7/2021
Valdir Curzio

"Prezado Mestre. Migalhas de hoje, ao se referir a Rosalia de Castro, intitula-a como sendo uma Poeta e novelista. Indaga-se: poder-se-ia dizer que o correto seria poetisa?"

14/7/2021
Douglas Herrera Montenegro

"Prezado professor José Maria da Costa, qual a forma correta de escrita, quanto ao uso de maiúsculas, para fazer referência a cargos e instituições: "presidente da república", "presidente da República" ou "Presidente da República"?"

14/7/2021
Manoel Gutemberg Júnior

"Prezado mestre. Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao uso de pronomes anafóricos distributivos. Como a ABL vê o uso destes pronomes no seguinte exemplo: João, Guilherme e Pedro são irmãos. ESTE (Pedro) estuda muito. ESSE (Guilherme) estuda pouco. AQUELE (João) não gosta de estudar. Estaria tal construção correta à luz da Gramática Normativa? Algum gramático defende esse uso de três pronomes? Desde já, agradeço a atenção."

14/7/2021
João Batista Barbosa Júnior

"Já de há muito tenho constatado a ocorrência e recorrência da expressão "forte em" em manifestações tanto de advogados quanto de promotores e magistrados. Força é dizer que me soa estranha a expressão, razão pela qual bato à porta de quem conhece o vernáculo para, assim, indagar: referida expressão tem foro vernáculo?"

14/7/2021
Sara Campos Dias Lopes

"'Até então, vinha pensando em seguir na advocacia tributária, por acreditar que a experiência de dois anos de estágio no Tribunal, numa vara especializada na área, me possibilitaria uma transição...' Prezados, na frase acima:(1) O pronome "me" está na posição correta?(2) A vírgula que o antecede interfere na questão (1)?(2.1) Ou seja, se a frase fosse: "por acreditar que a experiência de dois anos de estágio me possibilitaria...", neste caso, a posição do pronome estaria correta? Grato!"

Indicação

13/7/2021
Cleanto Farina Weidlich

"Sobre as sempre eruditas e lapidares inserções do Migalhas dessa terça-feira, faltou acrescentar algumas do tipo: 'não utilizais o nome de Deus em vão', o que em boa exegese canônica, deve ser interpretado com relação a toda a liturgia e a doutrina evangélica. Quem sabe agora com a chegada do Ministro André Mendonça no STF, essas depurações e higiene comecem a ganhar corpo e venham frequentar os julgados humanos, que nesses tempos bicudos de impregnação ideológica, tem se apresentado escancaradamente claudicantes e sem a mínima reserva de defesa do 'pau cortina' (registro essa simbologia em homenagem ao meu Professor Cesar Saldanha de Sousa Júnior), que é a sua finalidade e responsabilidade maior. Caindo o 'pau', como sói acontece, entra em ruína todo o sistema – essa cortina já veio cheia de frestas e buracos da Constituinte – e com a sobra, fizeram do pano, retalhos até o presente momento totalmente em linha de colisão com os valores republicanos. Mas não esqueça, a Justiça humana deveria ser fundamentada com base nas Leis, a Lei é a razão humana (segundo preconizado por Montesquieu), todavia, o Direito e a consciência coletiva da nação, não admitem resultados absurdos, e, que sirva esse recado para os Senadores nessa parte guindados a investidura de Juízes, com as voltas e revoltas na CPI. Para nós o sofrido povo brasileiro, em sua grande maioria homens de fé, nos resta a esperança aprendida no catecismo de colégio, CERTA SÓ A JUSTIÇA DIVINA, da Justiça de Deus ninguém escapa, ela é infalível e quem ousa contra ela, prepare os avios e descubra em Dante Alighieri, os horários de saída para a barca, e não tenham qualquer receio de chegarem atrasados, ela espera por todos, ... Cordiais saudações!"

Processo legal

14/7/2021
Osvaldo Beija
"Bom dia! Com o todo o respeito, vocês elogiando as "atitudes" dos Senadores Omar e Renan? Os dois possuem uma "capirava" de dar "enveja" ... e não respeitam os depoentes em nome do devido processo legal, contraditório e ampla defesa ... É triste ... "

Envie sua Migalha