Leitores

Gramatigalhas

16/3/2022
Allana E. M. de M. Marques

"Gostaria de saber seu entendimento sobre a seguinte dúvida se já não respondida: em frases como 'Tem-se que contratar funcionários e motivá-los', o sujeito seria composto pelas duas orações subordinadas substantivas subjetivas reduzidas de infinitivo, e a flexão correta seria 'Têm-se'? Ou se 'Tem-se' estiver certo, seria porque concorda só com a oração mais próxima ('contratar funcionários') ou porque o singular é próprio e/ou mais comum à expressão 'Tem-se que'? E o mesmo raciocínio valeria para 'Tem-se de' considerando que a frase está no sentido de necessidade ('A contratação de funcionários e motivação deles são necessárias')?"

16/3/2022
Allana E. M. de M. Marques

"Qual o correto: 'prezado(a)s' ou 'prezados(as)'? Ou ambos estão certos? E, no mesmo contexto, é igualmente correta a desinência nominal de gênero feminino anterior à de gênero masculino, como em 'prezada(o)'?"

16/3/2022
Allana E. M. de M. Marques

"Em uma construção com um verbo e vários complementos com a mesma preposição (exemplo: Ele gosta de Direito Penal, de Criminologia e de Medicina Legal), é necessário repetir a mesma preposição a cada complemento? Ou só quando a contração variar (exemplo: Ele gosta das disciplinas e dos professores)?"

Polêmica da semana

15/3/2022
Zé Preá
"Esse filme não tem graça
E censurar me deixa puto
Inda mais vinda de Torres
Esse hipócrita absoluto
Que das crianças do Brasil
Quer ser pai substituto!"

Pura ofensa

16/3/2022
Zé Preá
"Eu não sei se o Paraná
É do sudeste ou do sul
Só sei é que Glenn 'Green'
De verde ficou Azul
Na falta que alguém proíba
Que as varas de Curitiba
Afundem nesse paul."

Envie sua Migalha