Sábado, 19 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

A YK Editora entregou ao Papai Noel 31 obras. São elas:


  • 1 exemplar da obra "Vultos do Poder Judiciário"
  • 1 exemplar da obra "Direito Bancário Greco-Romano"
  • 1 exemplar da obra "Homenagem aos 10 anos da Lei Federal nº 11.441/07 em 10 Artigos"
  • 1 exemplar da obra "Manual de Direito Condominial - Uma Abordagem Interdisciplinar"
  • 1 exemplar da obra "Família e Pessoa: Uma Questão de Princípios "
  • 1 exemplar da obra "Manual de Introdução ao Digesto"
  • 2 exemplares da obra "2243 Questões Para Concursos Públicos"
  • 1 exemplar da obra "Usucapião Extrajudicial"
  • 1 exemplar da obra "Digesto ou Pandectas do Imperador Justiniano - vol. I"
  • 1 exemplar da obra "Digesto ou Pandectas do Imperador Justiniano - Vol. II"
  • 1 exemplar da obra "Tratado Notarial e Registral - vol. 2"
  • 1 exemplar da obra "Tratado Notorial e Registral - vol. III"
  • 1 exemplar da obra "Tratado Notorial e Registral - vol. IV"
  • 1 exemplar da obra "Noções Gerais de Direito e Formação Humanística"
  • 1 exemplar da obra "1757 Questões Para o Exame Oral - Concurso de Cartório"
  • 1 exemplar da obra "A Visita"
  • 1 exemplar da obra "Contos e Causos Notariais"
  • 1 exemplar da obra "Parte Geral do Código Civil - Temas de Direito Privado"
  • 1 exemplar da obra "Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas"
  • 1 exemplar da obra "Responsabilidade Penal dos Notários e Registradores"
  • 1 exemplar da obra "Teoria Geral do Registro Civil das Pessoas Naturais"
  • 1 exemplar da obra "Peças Notariais e Registrais - 2ª edição"
  • 1 exemplar da obra "O Direito Notarial e Registral em Artigos - 2ª tiragem"
  • 1 exemplar da obra "O Direito Notarial e Registral em Artigos - vol. II"
  • 1 exemplar da obra "Introdução ao Estudo do Direito"
  • 1 exemplar da obra "A Justiça e seus Bastidores"
  • 1 exemplar da obra "Guia de Metodologia Jurídica - 3ª edição"
  • 1 exemplar da obra "Noções Gerais dos Registros Públicos para Concursos"
  • 1 exemplar da obra "Formação Histórica da Real Property Law Inglesa"
  • 1 exemplar da obra "Questões Comentadas do Exame Oral - concursos de cartórios"

_____________
_______

"Vultos do Poder Judiciário - Autor: Benedito Silvério Ribeiro " - (277 p.)

O Brasil é rico em tradição jurídica, herança recebida em grande parte de Portugal, França, Itália e Espanha. Há uma plêiade de excelentes juristas e magistrados dos Tribunais de Justiça estaduais e Tribunais Superiores, que despontaram no cenário judiciário ao longo dos anos. Em suma, espera-se que o trabalho agrade ao leitor que busca encontrar uma abordagem especial e específica sobre algumas das personalidades que enriqueceram e elevaram a um grau mais alto o Poder Judiciário do Brasil.

"Direito Bancário Greco-Romano - Autor: Bernardo B. Queiroz de Moraes" - (497 p.)

A intenção deste trabalho é estudar um dos mais significativos conjuntos de documentos da praxe romana (os arquivos de banqueiros da região de Pompeia), especificamente no que toca aos aspectos jurídicos da organização de leilões privados (fazendo um paralelo com o procedimento dos leilões gregos, que teriam servido de modelo para aqueles). O tema, além de dar ensejo à explicação detalhada da terminologia geral do direito bancário romano e da documentação de seus negócios jurídicos (feita em capítulos específicos), possibilita paralelos interessantes com fenômenos contemporâneos. A comparação com o modelo romano pode, por exemplo, ser sugestivo na busca por respostas a temas como a assinatura digital, o emprego de condições gerais do negócio e seu controle pela noção de "boa-fé", a vinculação jurídica da empresa que organiza os leilões on-line com relação aos contratantes etc.

"Homenagem aos 10 anos da Lei Federal nº 11.441/07 em 10 Artigos - Autor: Arthur Del Guércio Neto & Lucas Barelli Guércio" - (205 p.)

O livro apresenta uma análise principiológica, as curiosidades e a história da Lei 11.441/07, bem como as vantagens da via extrajudicial. Trata objetivamente da separação, divórcio e dissolução de união estável por escritura pública, da sucessão no casamento e na união estável, incluindo as novas interpretações à luz dos arranjos familiares, a sucessão do companheiro e os aspectos tributários. A obra não se furtou de abordar temas que têm provocado intensas discussões, como a escritura de inventário com testamento e a escritura de divórcio com filhos menores

"Manual de Direito Condominial - Uma Abordagem Interdisciplinar - Autor: Vitor Frederico Kümpel, Olney Queiroz Assis, Iehuda Henrique Peres" - (530 p.)

Esta obra abrange todos os aspectos do Direito Condominial, se transformando em um manual completo e singular no mercado.

"Família e Pessoa: Uma Questão de Princípios - Autor: Regina Beatriz Tavares da Silva & Ursula Cristina Basset " - (761 p.)

Com visão atual e jurídico-institucional da família, autores, nacionais e estrangeiros, produziram os textos aqui publicados, em razão de sua participação no V Congresso Iberoamericano de Direito de Família e das Pessoas. Com plena autonomia autoral, esses reputados estudiosos posicionam-se livremente sobre os principais temas do Direito de Família e das Sucessões, com inserções também no Biodireito. Em suma, a principal razão deste trabalho é o clamor da Família ao Direito por seus Princípios.

"Manual de Introdução ao Digesto - Autor: Bernardo B. Queiroz de Moraes" - (620 p.)

ntre manuais sobre pontos específicos e manuais muito genéricos, nenhum procurava apresentar todas as principais ferramentas para a adequada compreensão do Digesto e nenhum deles foi escrito (ou traduzido) para o português ou pensado para o público brasileiro. A intenção deste manual é, portanto, preencher essa lacuna. Destina-se a juristas (romanistas e civilistas), que querem melhor utilizar esta importante ferramenta de compreensão da experiência jurídica atual, e a não juristas, que simplesmente querem compreender melhor um dos principais símbolos jurídicos de Roma: o Digesto.

"2243 Questões Para Concursos Públicos - Autor: Thales Ferri Schoedi" - (938 p.)

O autor inicia por direito constitucional e, além de seguir uma consequência cronológica na apresentação de perguntas e repostas, apresenta notas de rodapé esmiuçando cada assunto com academicismo e rigor não vistos nesse tipo de obra. O estudante não está só diante de perguntas e repostas minuciosamente formuladas e respondidas. O leitor está diante de questões respondidas com fundamento e pesquisa sérios e minuciosos, esmiuçando detidamente os diversos assuntos que podem ser questionados.

"Usucapião Extrajudicial - Autor: Henrique Ferraz Corrêa de Mello" - (448 p.)

É imperioso considerar o esforço pessoal e acadêmico do Doutor Henrique Ferraz de Mello na concatenação lógica de institutos de uniformizar e solucionar boa parte dos problemas concernentes à usucapião administrativas. Além da desjudicialização, o autor discorre de forma profunda sobre todas as modalidades de usucapião existentes no Brasil, inclusive contextualizando por meio dos princípios informadores da matéria, passando a discorrer a respeito da usucapião no processo civil.

"Digesto ou Pandectas do Imperador Justiniano - vol. I - Autor: coord: Rosângela Duarte" - (288 p.)

A obra de tradução, composta em manuscrito de nove grossos volumes, havia desaparecido ao nal dos anos cinquenta, por conta de várias vicissitudes históricas, familiares e acadêmicas, tendo sido redescoberta em 2011, perdida em uma "cafua" (sala subterrânea escondida) da antiga Faculdade de Direito da Bahia (atual UFBA). Acertada colaboração, em 2016, entre a Diretoria desta escola e os quatro romanistas-especialistas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), chega-se agora, depois dos ingentes trabalhos de transcrição, adaptação e integração da tradução, à publicação do 1º. volume desta histórica obra.

"Digesto ou Pandectas do Imperador Justiniano - Vol. II - Autor: Coord: Rosângela Duarte" - (269 p.)

A obra de tradução, composta em manuscrito de nove grossos volumes, havia desaparecido ao nal dos anos cinquenta, por conta de várias vicissitudes históricas, familiares e acadêmicas, tendo sido redescoberta em 2011, perdida em uma "cafua" (sala subterrânea escondida) da antiga Faculdade de Direito da Bahia (atual UFBA). Acertada colaboração, em 2016, entre a Diretoria desta escola e os quatro romanistas-especialistas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), chega-se agora, depois dos ingentes trabalhos de transcrição, adaptação e integração da tradução, à publicação do 1º. volume desta histórica obra. Será ela certamente útil não só aos romanistas, civilistas e especialistas de outras áreas das ciências jurídicas, mas também a advogados, juízes.

"Tratado Notarial e Registral - vol. 2 - Autor: Vitor Frederico Kümpel e Carla Modina Ferrari" - (968 p.)

Este volume, ora publicado, muito embora seja o Volume II, é o primeiro a ser publicado e discorre sobre o Ofício de Registro das Pessoas Naturais. Este compendio busca mostrar uma sequência ontológica, com base na estrutura da relação jurídica, lembrando ainda que o sistema ou sistemas ora sob análise são do "título e modo".

"Tratado Notorial e Registral - vol. III - Autor: Vitor Frederico Kümpel e Carla Modina Ferrari" - (1120 p.)

Este volume III, Tabelionato de Notas, mantém o mesmo padrão com mais de 1000 páginas e mais de 3000 notas de rodapé. A obra objetiva a) ser suficiente para auxiliar no estudo das notas e registro aos candidatos que visam as melhores vagas no certame, de forma plena e suficiente; b) ser referência para trabalhos acadêmicos em nível de mestrado e doutorado; c) ser útil no trabalho diuturno de titulares e escreventes notariais e registrais; e) ser suficiente para advogados, procuradores e demais operadores do direito na solução de seus problemas jurídicos cotidianos. E outras atividades e finalidades correlatas.

"Tratado Notorial e Registral - vol. IV - Autor: Vitor Frederico Kümpel e Carla Modina Ferrari" - (1174 p.)

Este volume, ora publicado, muito embora seja o volume IV, é o terceiro a ser publicado e discorre sobre o Tabelionato de Protesto, o Ofício Registro de Títulos e Documentos, o Ofício de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, o Tabelionato e Ofício de Registro de Contratos Marítimos e o Ofício de Registro de Distribuição.

"Noções Gerais de Direito e Formação Humanística - Autor: Olney Queiroz Assis e Vitor Frederico Kümpel" - (268 p.)

A obra abrange tópicos referentes à filosofia e sociologia do direito, à psicologia judiciária, à teoria geral do direito e da política e à ética da magistratura. Nosso intuito, ao concebê-la, foi prover os candidatos à Magistratura de um guia para seus estudos em Formação Humanística, matéria muitas vezes negligenciada nas universidades, apesar de sua indubitável importância.

"1757 Questões Para o Exame Oral - Concurso de Cartório - Autor: Vitor Frederico Kümpel, Marcelo Tiziani e Moacyr Petrocelli." - (376 p.)

O livro foi redigido com base nas questões dos exames orais colhidas ao longo dos últimos anos. Você que está se preparando para a fase oral do Concurso de Cartório não pode deixar de ler.

"A Visita - Autor: L.A. Rizzattonunes" - (246 p.)

A vida de Luiz havia ruído. Além das desgraças que se abateram sobre ele, nada que tentava fazer dava certo. Desamparado, via-se num beco sem saída. Mas numa noite de extremo desespero ele recebeu uma visita. Uma senhora surgiu na porta de seu apartamento para salvá-lo. Durante dias, ela voltou a visitá-lo. Aos poucos, Luiz foi se recuperando, redescobrindo o próprio valor, resgatando a fé que tinha perdido e aprendendo a importância do perdão. Quem era aquela senhora, que contava piadas e que cozinhava muito bem? Quem era ela, que o salvou com sua sabedoria e suas mensagens e que lhe apresentou provas da existência da alma? Seria seu anjo da guarda? Um anjo de luz? Ou o próprio Mestre Jesus encarnado? Caro leitor, cara leitora, leia, divirta-se, emocione-se e descubra a resposta!

"Contos e Causos Notariais - Autor: Arthur Del Guércio Neto" - (96 p.)

"Contos e Causos Notariais" nasceu para ajudar o próximo. Num linguajar leve e suave, inúmeros temas são abordados, demonstrando a importância dos cartórios para a sociedade. Imagens ajudam nesse processo demonstrativo, todas frutos do projeto "Cartório na Escola". O trabalho tem um fundo jurídico, mas a sua essência é de uma leitura voltada ao lazer. 100% dos direitos autorais serão doados a projetos sociais, expostos no interior da obra! Logo, a cada edição comprada, inúmeras pessoas estarão sendo beneficiadas!

"Parte Geral do Código Civil - Temas de Direito Privado - Autor: Bernardo B. Queiroz de Moraes" - (192 p.)

Sumário: I. Introdução. II. Código Civil como centro-referência de um sistema. III. Parte Geral como uma opção legislativa. IV. Categorias fundamentais dos modelos romanos de sistema. V. Sistematização das fontes romanas pelos franceses no século XVIII: Pothier. VI. Sistematização das fontes romanas pelos alemães até o século XVIII. VII. De Heise ao BGB: o direito alemão no século XIX. VIII. A síntese da ideia em Teixeira de Freitas e outros projetos de CC brasileiro no século XIX. IX. Beviláqua e o sistema do CC/1916. X. Difusão da ideia da Parte Geral no sistema latino-americano e em outros sistemas. XI. Conveniência de uma Parte Geral. XII. Conclusão.

"Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas - Autor: Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho" - (176 p.)

É uma honra poder apresentar a "Coleção Noções Elementares de Direito Notarial e Registral". Como o próprio título denota, "Noções Elementares" significa que o objetivo é a apresentação dos temas de maneira rápida e abrangente, introduzindo, relembrando e difundindo institutos notariais e registrais. O fato do perfil da obra ser de tamanho reduzido não significa perda de qualidade ou até de profundidade. Como o leitor poderá observar, os temas são tratados com carinho e com bastante acuidade jurídica, porém, em numero de paginas suficiente para que possa ser feita uma leitura mais apressada, com intuito de revisar assuntos, bem como, para facilitar a consulta do operador do direito no seu dia-a-dia. Portanto, é fácil verificar que os autores têm autoridade sobre os temas que se dispõem a tratar, sendo obra, portanto, indispensável a todo aquele, que direta ou indiretamente, tem foco de estudo nas Notas e Registros, com abordagem diferenciada e muito própria para o cotidiano do operador do direito.

"Responsabilidade Penal dos Notários e Registradores - Autor: Thales Ferri Schoedl" - (208 p.)

É uma honra poder apresentar a "Coleção Noções Elementares de Direito Notarial e Registral". Como o próprio título denota, "Noções Elementares" significa que o objetivo é a apresentação dos temas de maneira rápida e abrangente, introduzindo, relembrando e difundindo institutos notariais e registrais. O fato do perfil da obra ser de tamanho reduzido não significa perda de qualidade ou até de profundidade. Como o leitor poderá observar, os temas são tratados com carinho e com bastante acuidade jurídica, porém, em numero de paginas suficiente para que possa ser feita uma leitura mais apressada, com intuito de revisar assuntos, bem como, para facilitar a consulta do operador do direito no seu dia-a-dia. Portanto, é fácil verificar que os autores têm autoridade sobre os temas que se dispõem a tratar, sendo obra, portanto, indispensável a todo aquele, que direta ou indiretamente, tem foco de estudo nas Notas e Registros, com abordagem diferenciada e muito própria para o cotidiano do operador do direito.

"Teoria Geral do Registro Civil das Pessoas Naturais - Autor: Marcelo Gonçalves Tiziani" - (232 p.)

É uma honra poder apresentar a "Coleção Noções Elementares de Direito Notarial e Registral". Como o próprio título denota, "Noções Elementares" significa que o objetivo é a apresentação dos temas de maneira rápida e abrangente, introduzindo, relembrando e difundindo institutos notariais e registrais. O fato do perfil da obra ser de tamanho reduzido não significa perda de qualidade ou até de profundidade. Como o leitor poderá observar, os temas são tratados com carinho e com bastante acuidade jurídica, porém, em numero de paginas suficiente para que possa ser feita uma leitura mais apressada, com intuito de revisar assuntos, bem como, para facilitar a consulta do operador do direito no seu dia-a-dia. Portanto, é fácil verificar que os autores têm autoridade sobre os temas que se dispõem a tratar, sendo obra, portanto, indispensável a todo aquele, que direta ou indiretamente, tem foco de estudo nas Notas e Registros, com abordagem diferenciada e muito própria para o cotidiano do operador do direito.

"Peças Notariais e Registrais - 2ª edição - Autor: Coord: Vitor Frederico Kümpel" - (520 p.)

O Doutor Vitor Frederico Kümpel, com vasta experiência na preparação de seus alunos, especialmente para os Concursos Públicos destinados à Outorga de Delegações de Serviços Notariais e Registrais, percebendo a necessidade de uma obra que reúna as principais peças práticas, houve por bem coordenar a produção desta obra, que será valiosa, não somente aos concursandos, como também aos Tabeliães e Registradores, servindo de instrumento de uniformização de seu trabalho. Este livro conta com a participação de especialistas renomados que atuam no cotidiano das serventias e, com base nesta experiência, buscaram demonstrar, de forma didática e exemplificativa, as peças práticas notariais e registrais utilizadas no dia-a-dia das serventias extrajudiciais.

"O Direito Notarial e Registral em Artigos - 2ª tiragem - Autor: Coords: Arthur Del Guércio Neto E Lucas Barelli Del Guércio" - (510 p.)

A obra visa contribuir, transmitindo aos leitores Artigos sobre assuntos relevantes, ajudando-os na compreensão de institutos fundamentais ao Direito Notarial e Registral. Todas as especialistas mereceram atenção: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Tabelião de Notas e Tabelião de Protestos. Afinal de contas, os cartórios estão presentes em todos os momentos marcantes da vida de uma pessoa.

"O Direito Notarial e Registral em Artigos - vol. II - Autor: Coords: Arthur Del Guércio e Lucas Barelli Del Guérico" - (509 p.)

A obra visa contribuir, transmitindo aos leitores artigos sobre assuntos relevantes, ajudando-os na compreensão de institutos fundamentais ao Direito Notarial e Registral. Todas as especialidades mereceram atenção: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Tabelião de Notas e Tabelião de Protestos. Afinal de contas, os cartórios estão presentes em todos os momentos marcantes da vida de uma pessoa, do nascimento ao óbito, sempre ofertando segurança jurídica e fé pública.

"Introdução ao Estudo do Direito - Autor: Vitor Frederico Kümpel e Gisele de Menezes Viana" - (272 p.)

A obra visa contribuir, transmitindo aos leitores artigos sobre assuntos relevantes, ajudando-os na compreensão de institutos fundamentais ao Direito Notarial e Registral. Todas as especialidades mereceram atenção: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Tabelião de Notas e Tabelião de Protestos. Afinal de contas, os cartórios estão presentes em todos os momentos marcantes da vida de uma pessoa, do nascimento ao óbito, sempre ofertando segurança jurídica e fé pública.

"A Justiça e seus Bastidores - Autor: Benedito Silvério Ribeiro" - (253 p.)

Além do lado sério da Justiça, há aquele desinibido e engraçado de seus bastidores, que deve ser levado ao conhecimento daqueles que são ligados à vida forense. Existe no livro uma parte cultural e histórica sobre o Poder Judiciário, o Dia da Justiça, a figura do juiz, e ainda considerações acerca da colocação do crucifixo de Cristo nos prédios dos Fóruns e Tribunais, e/ou nas salas de audiências e de julgamentos, para alguns, reminiscência do espírito cristão do povo brasileiro, para outros, a injustiça do julgamento do Messias. Procura-se aqui registrar o lado jocoso da justiça, agora descortinado aos pensadores e operadores do direito.

"Guia de Metodologia Jurídica - 3ª edição - Autor: Eduardo C. Silveira Marchi" - (336 p.)

Com escopo inteiramente didático, busca este manual servir como meio auxiliar para a preparação e escritura, em geral, de qualquer tipo de "livro jurídico" (lato sensu), vale dizer, monografias, teses e artigos, podendo ainda ser útil aos profissionais das carreiras jurídicas em geral – advocacia, ministério público e magistratura –, já que a elaboração de uma boa peça processual também requer a observância de algumas das sugestões e regras aqui expostas. Em relação a outras obras brasileiras do mesmo gênero, diferencia-se este manual ao propor a utilização dos modernos instrumentos e métodos prevalentes na atual literatura jurídica dos países da Europa Continental (como Alemanha, Itália, França etc.), sugerindo inovações quer no tocante à técnica de referências bibliográficas, quer em relação ao estilo da escrita. Outra diferença importante é a presença de um capítulo todo dedicado a explicações e informações sobre como obter, na área do Direito, bolsas de estudo no Brasil e no exterior.

"Noções Gerais dos Registros Públicos para Concursos - Autor: Alberto Gentil de Almeida Pedroso" - (181 p.)

O título dimensiona exatamente o que é a obra, apresentando noções gerais da temática notarial e registral para concurso enfocando importantes dispositivos legais e temas consagrados pela doutrina e julgados pertinentes e atualizados. O autor representa a nova geração de juízes, competente e dinâmico, magistrado e professor vocacionado e que soube abordar com pertinência temas necessários ao enfrentamento de questões notadamente formuladas nas fases preambular e oral do concurso para outorga de delegação.

"Formação Histórica da Real Property Law Inglesa - Autor: Tomás Olcese" - (197 p.)

O primeiro passo para estabelecer um diálogo entre tradições jurídicas é conhecer suas origens. O forte vínculo do direito inglês com sua história torna ainda mais evidente essa necessidade. Logo, conhecer a tradição jurídica de matriz inglesa exige o estudo das suas fontes históricas, pois são elas que revelarão tanto a estrutura conceitual quanto o sentido das expressões e dos institutos mais típicos do direito inglês. É esse estudo que realizamos neste trabalho, com a vantagem adicional de fornecer uma visão mais ampla sobre a natureza e o funcionamento do direito inglês como um todo, na medida em que sua evolução encontra-se historicamente associada ao desenvolvimento dos direitos reais sobre bens imóveis na Inglaterra.

"Questões Comentadas do Exame Oral - concursos de cartórios - Autor: Coord: Alberto Gentil de Almeida Pedroso" - (507 p.)

"O objetivo da obra por mim coordenada é proporcionar aos concurseiros da área jurídica, notadamente do extrajudicial, uma excelente ferramenta de consulta sobre perguntas e respostas para o Exame Oral do Concurso de Provimento/Remoção do Extrajudicial. Sem desprestígio a qualquer concurso público, afirmo que o Concurso do Extrajudicial para outorga de delegações é um dos mais concorridos do país, contando com candidatos extremamente bem preparados e estudiosos. O livro aqui apresentado foi idealizado com extremo cuidado e preocupação para atender de maneira personalizada o estudo dos concurseiros do extrajudicial. São mais de 1200 questões comentadas sobre as diversas áreas jurídicas cobradas no exame oral das provas de Cartório – Registros Públicos, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Tributário. Os autores convidados são profundos conhecedores da área examinada – Professores de renome com atuação nas mais diversas carreiras jurídicas: Magistratura, Advocacia e Notários".





PS
: Para concorrer automaticamente a todos os prêmios, basta atualizar seu cadastro, clicando aqui. E se no dia 25 de dezembro este Papai Noel pular na sua chaminé e rechear a sua árvore, parabéns, você é um migalheiro de sorte !