PÍLULAS

  1. Home >
  2. Governadores na berlinda

Governadores na berlinda

terça-feira, 10 de março de 2015

Atualizado às 09:30

A PGR vai pedir a abertura de inquérito para apurar o envolvimento dos governadores Luiz Fernando Pezão (RJ) e Tião Viana (AC) no esquema da Lava Jato. Os dois foram citados em delações premiadas de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef. Os pedidos serão feitos ao STJ. A decisão caberá ao ministro Luis Felipe Salomão, que está prevento. E isso se dá porque o regimento interno do STJ fixa a competência da Corte Especial, a qual Salomão integra, para processar e julgar os governadores dos Estados e do DF (seção III, art. 11).

Sorria, você está sendo filmado !

A movimentação na 2ª turma do STF será intensa nos próximos meses por conta da Lava Jato. Vale lembrar, porém, que o regimento interno do Supremo reserva para o plenário da Corte a competência para processar e julgar os presidentes do Senado e da Câmara. Ou seja, se se tornarem réus, Renan e Cunha estarão na TV Justiça (art 5º, atualizado pela emenda regimental 49/14).

Quem é quem

Diante das competências, é bem o momento de rever quem são os juízes que vão julgar cada um dos réus, nas diferentes instâncias da Lava Jato.

Start

O ministro Teori enviou ontem à PF as autorizações de diligências solicitadas pela PGR.

Lava Jato - Depoimentos

O STF disponibilizou ontem trechos de depoimentos prestados pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef nos acordos de delação premiada firmados no âmbito da Lava Jato. Entre informações a respeito do funcionamento do esquema e divagações sobre o prato do dia, Costa teria revelado que ele e outros presos da operação utilizaram celular e fizeram uma boquinha especial na carceragem da PF em Curitiba. No menu degustação, costela assada.

Vindicta

No seu Twitter, Eduardo Cunha disse que a confirmação de que a PGR tinha pedido a abertura de inquérito contra ele terá a devida resposta assim que ele tiver conhecimento do conteúdo. Foi o que bastou para um seguidor avisá-lo de que um advogado, com a devida aprovação no exame de Ordem, poderia ajudar S. Exa. Para quem não se lembra, Cunha tem como bandeira extinguir o exame de Ordem.

Hora do Brasil

O Senado Federal virou ontem uma delegacia de Polícia. Os senadores, um a um, a começar por Collor, faziam suas defesas prévias. Em todas as falas, críticas ao procurador-Geral da República. Collor chegou a dizer que há um grupelho instalado no parquet Federal. No frigir dos ovos, o alvo foi a pessoa do procurador, não o teor das acusações. Sarney teria dito que se trata de uma vingança do procurador Nicolao Dino por tê-lo vetado para o CNMP. Eduardo Cunha reclamou do fato de Delcídio Amaral não estar na lista. Em suma, tergiversou-se.

Direto da Redação

Era alta madrugada quando uma confusão dos diabos ocorreu na redação deste vibrante matutino da mídia. Um dos repórteres chegou, com céu ainda estrelado, perguntando sobre o sr. Rodalberto, vetusto integrante da Casa. O companheiro de bancada, sem perceber a indiscrição, respondeu : está no Lava Jato. Oh ! Exclamaram todos. Oh ! Foi o que bastou para o boato subir e descer os andares, pular pelos prédios do parque gráfico e chegar ao suntuoso gabinete de nosso amado Diretor. Por sorte a explicação também foi veloz. É que sr. Rodalberto, tendo adquirido um novo automóvel, passou no posto de combustível que fica dentro do conjunto de prédios desta redação para abastecimento da frota migalheira, e aproveitou para dar uma polida no veículo. Nosso amantíssimo líder, ao saber do mal entendido, deliberou punir com 50 chibatadas quem, na próxima vez, propalar falsos boatos neste poderoso rotativo.