PÍLULAS

  1. Home >
  2. Encontro acadêmico

Encontro acadêmico

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Atualizado às 11:03

O Capítulo Brasília da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito de S. Paulo realizou ontem festivo jantar com os egressos do Largo S. Francisco que residem no Planalto Central. O evento contou com o que há de mais legítimo nas tradições das Arcadas: foi evocada a figura do mestre Goffredo da Silva Telles Jr.; houve declamação de um jogral ("O professor e os presidentes"); as trovas acadêmicas foram entoadas e, sobretudo, reviveu-se o espírito acadêmico que envolve e inebria aqueles que tiveram a ventura de se abeberar dos conhecimentos emanados na Velha e Sempre Nova Academia.

Um dos egressos da Faculdade, ou melhor, um dos mais ilustres, falou do momento histórico em que se realizava o encontro : independentemente da matiz ideológica, era fato que se estava na véspera da posse de um antigo aluno do Largo na presidência da República, coisa que não acontecia desde a posse de Jânio Quadros (Turma de 1939).

E recordando a galeria dos ex-presidentes da República, com precisão incrível de datas, o antigo aluno notou que desde 1902 um paulista nato não assumia o comando dos destinos da Nação. De fato, o último foi o campineiro Campos Salles.