Migalhas

Quarta-feira, 1º de abril de 2020

ISSN 1983-392X

Pílulas
sexta-feira, 13 de março de 2020

Baú migalheiro

Há 63 anos, no dia 16 de março de 1957, a lei 3.115 criava a Rede Ferroviária Sociedade Anônima (RFFSA), uma sociedade de economia mista integrante da administração indireta do Governo Federal, vinculada ao ministério dos Transportes. Durante 40 anos, prestou serviços de transporte ferroviário, atendendo uma malha que compreendia, em 1996, a cerca de 22 mil quilômetros de linhas – 73% do total. 

RFFSA

Baú migalheiro

Há 189 anos, no dia 13 de março de 1831, aconteceu a Noite das Garrafadas, conflito no qual portugueses que apoiavam D. Pedro I e brasileiros descontentes com o imperador lutaram entre si, nas ruas do Rio de Janeiro. O confronto ficou assim conhecido pelo fato de os brasileiros terem usados pedras e garrafas para atacar os portugueses. Foi um dos principais acontecimentos do período imediatamente anterior à abdicação do monarca.

noite das garrafadas

Gestão Jurídica, Pitchday e Integração com LuizaLabs – O Mindset do Direito Jurídico do Magalu

Como você enxerga um Departamento Jurídico hoje em dia? Estamos diante de um Viabilizador de Negócio ou de uma Área de Suporte? Como um Pitch Day sobre tecnologia pode ajudar na Transformação Digital do Departamento? Como integrar o Jurídico e o TI em prol da companhia? O Conectando Mentes Curiosas, do escritório Pires & Gonçalves - Advogados Associados, recebe o diretor jurídico do Magazine Luiza, José Aparecido dos Santos, que conta como pensa e estrutura o departamento jurídico de uma das mais inovadoras companhias do país. A conversa conta ainda com a participação do gestor jurídico e head de Tecnologia da banca, Gustavo Coelho, que traz uma visão complementar sobre a atual gestão jurídica.

Confira no Spotify:

t

quarta-feira, 11 de março de 2020

Baú migalheiro

Há 85 anos, no dia 12 de março de 1935, foi fundada, no Rio de Janeiro, a Aliança Nacional Libertadora - ANL. A organização reunia diferentes representantes de correntes políticas de esquerda que eram descontentes com Getúlio Vargas e tinha como objetivo a luta contra o fascismo e imperialismo. Luís Carlos Prestes foi nomeado presidente de honra da organização.

ANL

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ilustre ministro, e amigo desta redação, Luís Roberto Barroso, do STF, que assiste hoje às comemorações de seu aniversário.

t

Felicidades!

terça-feira, 10 de março de 2020

Baú migalheiro

Há 177 anos, no dia 11 de março de 1843, nasceu, na Bahia, o republicano e abolicionista Barata Ribeiro. Foi médico, prefeito do antigo Distrito Federal, senador e ministro do Supremo Tribunal Federal. Na Suprema Corte, por sua vez, exerceu a função por apenas dez meses, deixando o cargo após ser rejeitado no Senado, que o considerou desprovido de "notável saber jurídico"

t

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ilustre ministro Antonio Carlos Ferreira, do STJ, que assiste hoje às comemorações de seu aniversário.

t

Felicidades!

segunda-feira, 9 de março de 2020

Baú migalheiro

Há 136 anos, no dia 10 de março de 1884, morreu Bernardo Guimarães, escritor brasileiro conhecido pelo livro “A Escrava Isaura”. Seu livro mais aceito pela crítica foi “O Seminarista”, no qual questiona o celibato dos padres. Apesar de ter sido juiz municipal, jornalista e professor, Guimarães morreu pobre. 

bernardo guimarães

Baú migalheiro

Há 569 anos, no dia 9 de março de 1451, nasceu na cidade de Florença o navegante Américo Vespúcio, que explorou o continente americano. Ao contrário de Colombo, Vespúcio não achava que tinha estado na Ásia e, por isso, apelidou os lugares que tinha visto como "Novo Mundo". Em 1507, Martin Waldseemüller, cartógrafo alemão, batizou a América do Sul de "América", em homenagem ao navegante. 

Américo Vespúcio

Ordem dos Economistas do Brasil parabeniza Ricardo Sayeg pela indicação do ministro Moura Ribeiro ao Nobel da Paz

A Ordem dos Economistas do Brasil enviou carta ao professor Ricardo Sayeg (HSLAW) parabenizando-o pela indicação do ministro Moura Ribeiro, do STJ, ao Nobel da Paz. No documento, o presidente da OEB ressalta que, sendo o Judiciário a última palavra, a utilização da teoria do capitalismo humanista pelo ministro em seus julgados funciona como poderoso indutor para que seja mundialmente admitido que o capitalismo deve se conciliar com os direitos humanos.

t

t

Em 19/2, Migalhas publicou a matéria "Ministro Moura Ribeiro é indicado ao Nobel da Paz", contando como foi a indicação do ministro ao Prêmio Nobel da Paz 2020.

-