MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Advogado S/A - Você como empresa jurídica"

Resultado do sorteio da obra "Advogado S/A - Você como empresa jurídica"

Veja se você foi o premiado com o livro "Advogado S/A - Você como empresa jurídica" (Informação Legal - 104p.), de Ronaldo Gotlib.

Da Redação

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Atualizado em 31 de agosto de 2010 08:36


Sorteio de obra

A obra "Advogado S/A - Você como empresa jurídica" (Informação Legal - 104p.), de Ronaldo Gotlib, ensina como apresentar serviços e a imagem profissional e pessoal de forma correta, além de oferecer acesso a inúmeras dicas de como se organizar para obter êxito no mercado e construir uma carreira sólida. Trata-se de verdadeira tradução dos conceitos de marketing, vendas e atendimento para a realidade do dia a dia do profissional advogado.

"Advogados são propensos a se preocupar demais com o distanciamento entre o status de sua profissão e a realidade do dia a dia, qual seja o negócio em que se propuseram investir.

Alguns, após lerem o título deste livro, certamente o tomaram às mãos, vitimados pela curiosidade do binômio Empresa - Advogado.

Impossível impedir pensamentos da estirpe: "Como ousam vincular o nobre exercício da advocacia, ofertado por profissionais liberais, ao de uma pseudoempresa do ramo do Direito, cujo mote ordinário e fundamental será, por certo, o trabalho de venda e massificação da atividade jurídica?"

Impossível fugir de reações como: "Que absurdo! O próprio Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (art. 5º.) denuncia a chamada mercantilização do exercício da profissão. Como, então, tratar sob a mesma ótica assuntos tão distintos?"

Outros, mais advogados ainda, decidiram: "Será preciso interpor uma demanda, para proibir a venda deste material, que atenta contra tão nobre profissão."

Verdade. Faço ideia de que isto ocorreu, em especial, por parte de quem não se interessa pelo tema, por já dispor de uma confortável carteira de clientes. Estes tomaram conhecimento do livro, por mera curiosidade, nas prateleiras de alguma livraria, ou o avistaram na mesa de algum desavisado estagiário ou advogado contratado. Como não precisam matar seu leão, dia após dia, não há por que explorar o tema, apenas repudiá-lo, talvez temendo a futura concorrência. Mas você, interessado neste material, não é esta pessoa, pois, creio eu, pertence à gigantesca e verdadeiramente simples massa de advogados que luta brava e diariamente, para conquistar clientes, pagar seu aluguel e tentar seguir em frente na eterna luta pela sobrevivência profissional e pessoal.

São os advogados que, ao sair para o almoço, colocam pequenas placas nas portas de seus escritórios, informando que estarão fora por um par de horas, pois não têm secretárias para atender a campainha.

Ocorre que (terminologia, propositalmente utilizada, pois tão admirada pelos colegas) este livro demonstra realmente como o advogado precisa aprender a se comportar como um empreendedor do ramo jurídico, vendendo seus serviços e sua imagem, para construir uma sólida carreira.

Pretende ensinar técnicas de atendimento, fechamento de contratos e utilização de serviços conhecidos como pós-venda, que permitam ao profissional que se lança no mercado, ou que neste já se encontre, sem alcançar porém o merecido sucesso, colidir frontalmente com este.

Isto tudo, sem atinar contra os preceitos do Código de Ética da OAB, ou seja, sem que qualquer destas dicas, afrontem tais dispositivos. Aliás, muito ao contrário, o objetivo deste livro é ensinar ao advogado como vender seus serviços dentro das regras que ordenam o exercício de sua profissão." O autor

Sobre o autor :

Ronaldo Gotlib é advogado, palestrante, consultor e escritor. Foi membro do Comitê de Legislação da AMCHAM. Conselheiro Deliberativo da ABAMI - Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário. Articulista semanal do Jornal do Commercio (2002/2005); Jornal Folha de São Paulo (2001); Jornal do Brasil (2002/2009). Suas especialidades na área jurídica são os financiamentos habitacionais; Direito Imobiliário; Planejamento e Proteção Patrimonial e Confecção de Testamentos.

_______________

 Ganhadora :

Isis de Sousa Matsushita, advogada da Panco, de São Paulo/SP



_________________