MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Várias Variáveis - Uma livre abordagem sobre temas relevantes no Direito brasileiro"

Resultado do sorteio da obra "Várias Variáveis - Uma livre abordagem sobre temas relevantes no Direito brasileiro"

Veja quem ganhou o título "Várias Variáveis - Uma livre abordagem sobre temas relevantes no Direito brasileiro" (Nelpa - 123p.), de François Silva Ramos.

Da Redação

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Atualizado em 11 de janeiro de 2011 08:46


Sorteio de obra

Com 123 páginas, o livro "Várias Variáveis - Uma livre abordagem sobre temas relevantes no Direito brasileiro" (Nelpa), de François Silva Ramos, aborda temas como a desobediência civil, o trabalho do empregado doméstico, a ética no exercício da advocacia e a flexibilização do trabalho docente entre outros.

"A necessidade de formar profissionais aptos ao pleno exercício das diretrizes emanadas pelo ordenamento vigente, especialmente nas áreas do Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Eleitoral, observando diretrizes imprescindíveis da Ciência Política, Filosofia, Antropologia e outras áreas afins, motivaram o professor François Silva Ramos a formatar, juntamente com a coordenação do curso de Direito e corpo pedagógico institucional da Faculdade de Talentos Humanos (Uberaba/MG), o curso de extensão em "Temas atuais no Direito Brasileiro".

O mercado globalizado está cada vez mais seletivo e o conhecimento atualizado e diversificado é diferencial para os operadores do direito e demais acadêmicos. Para tal basta observar as exigências corporativas, presentes nas grandes empresas como referenciais obrigatórios para a contratação de profissionais capacitados e em constante atualização, e também na Administração Pública, onde se verifica o constante acréscimo de qualidade do conhecimento exigida na seleção por concurso público.

De tais premissas nasceu o curso de extensão em "Temas atuais no Direito Brasileiro", que primou pelo objetivo de desenvolver processos de atualização acadêmica e profissional por meio de ações interdisciplinares, servindo como núcleo base para atividades de estudo do direito, estimulando o crescente - aperfeiçoamento e atualização de acadêmicos e profissionais do direito.

Dentro dessa proposta, o professor François Silva Ramos optou, então, com o apoio da Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS), em organizar um livro, fruto das discussões e debates estimulados no decorrer do curso de extensão em "Temas atuais no Direito Brasileiro". A obra conta, também, com a participação de profissionais externos que colaboraram com a iniciativa e viabilizaram parcerias para que os direitos autorais da 1ª edição do livro "Várias Variáveis" fossem revertidos em favor do Hospital do Pênfigo de Uberaba/MG.

Nascia, assim, o Projeto Direito Solidário. Uma oportunidade para que os autores pudessem desenvolver e expor seu pensamento, com o objetivo de fugir ao dogmatismo tradicional e pretensamente político, adotando uma postura crítica com o intuito de instaurar o debate e impulsionar o exercício da cidadania. Além desta oportunidade de crescimento intelectual, os autores abraçaram a responsabilidade social como uma bandeira diretamente associada à vida dos operadores do direito, motivando-nos também a refletir sobre a consciência de nosso dever de devolver à comunidade parte do que ela investiu em nossa formação e ainda investe na manutenção de nossas atividades.

Após criteriosa análise dos artigos produzidos por docentes, discentes e profissionais da comunidade uberabense, o Conselho Editorial designado para seleção dos textos remeteu o conjunto ao professor François Silva Ramos que os organizou em capítulos obedecendo o Plano Pedagógico Institucional, de forma a brindar o leitor com uma obra acadêmica atual, de fácil compreensão e que com certeza contribui para a formação cidadã do indivíduo." Karina Oliveira Cardoso Ramos, conselho editorial

Sobre oa autor :

François Silva Ramos é advogado, professor de Direito do Trabalho, Ciência Política e Ética Jurídica da Faculdade de Talentos Humanos de Uberaba/MG.

_______________

 Ganhador :

Leandro Mendes Davanso, da Socopa Corretora Paulista, de São Paulo/SP

_________________