sábado, 4 de julho de 2020

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "A Teia do Crime Organizado"

Veja quem ganhou a obra "A Teia do Crime Organizado" (Conceito Editorial – 292p.), do capitão José Ivan Schelavin.

sexta-feira, 10 de junho de 2011


Sorteio de obra

Com realismo e profundidade, a obra "A Teia do Crime Organizado" (Conceito Editorial – 292p.), do capitão José Ivan Schelavin, apresenta quadro rico de informações e dados sobre as origens, a evolução e a caracterização das facções criminosas.

"Os novos tempos estão mudando as organizações policiais naquilo que elas têm de mais valor: o capital humano e intelectual.

Percebe-se, claramente, a começar pelos exigentes requisitos de ingresso desde os níveis iniciais das carreiras, que as instituições estão se impondo pela valorização e cuidando da retenção de talentos. Muitos de nossos homens e mulheres policiais compõem hoje um seleto grupo de pensadores, especialistas, gestores e técnicos da segurança pública. Buscam promover, sabiamente, a necessária convergência entre experiência profissional e conhecimento acadêmico, que sabemos ser o caminho natural para a excelência organizacional.

É este o contexto no qual posiciono esta importante obra do Capitão José Ivan Schelavin, expoente oficial de nossa Polícia Militar Catarinense. Da leitura detida e concentrada de seu trabalho, pude constatar o realismo e a profundidade com que se ocupou em tema tão atual e ao mesmo tempo tão desafiante.

O autor constrói em seu texto, habilmente, um quadro muito rico de informações e dados sobre as origens, a evolução e a caracterização das facções criminosas, especialmente, na cidade do Rio de Janeiro. Consegue, assim, demonstrar ao leitor um retrato verdadeiro dos fenômenos criminógenos que avançam sobre esferas de poder paralelo, assim como o seu peculiar modus operandi. No cotejamento com organizações criminosas de outras partes do mundo, como a máfia italiana e a yakusa japonesa, é possível identificar aspectos comuns e nuances curiosas, prevalecendo, contudo, a certeza de que seja em áreas conflagradas ou em comunidades vitimizadas, é a ausência de Estado que desnuda a cidadania e degrada a qualidade de vida.

Este Estado presencial, proativo e efetivo, determinado e compromissado com o resgate dos espaços de cidadania, objeto de nossos mais relevantes anseios de segurança pública, ganha corpo e alma pelas mãos protetoras das instituições de defesa social: as Forças Armadas, a Força Nacional de Segurança Pública e as Policias Civil e Militar do Estado. O capitão Schelavin enobrece ainda mais a sua pesquisa pelo fato de ter sido protagonista em muitas ações desse tipo, nas inúmeras vezes em que, como componente da Força Nacional, atuou em missão no Estado do Rio de Janeiro. Ou seja, soma conhecimento técnico com experiência e vivência prática.

Enriquecido pelo diálogo com questões de fundo doutrinário e de viés sociológico, este livro talvez seja único pelo fato de abordar, de forma pioneira, o conjunto de medidas aplicadas pela segurança pública do Estado do Rio de Janeiro para o enfrentamento do crime organizado no Complexo de Favelas do Alemão, com olhar atento para o ineditismo da integração operacional das forças estaduais com as Forças federais, a utilização de blindados em apoio às operações de incursão, a formatação e a consolidação do modelo de força de ocupa ção, os impactos políticos, econômicos e sociais refletidos na mídia e na sociedade.

Em verdade, leitor, temos, em nossas mãos uma obra essencial. Um trabalho reconhecidamente valioso, útil, imprescindível como contribuição para o debate da segurança pública em nosso país, sobretudo na dimensão da macrocriminalidade, que a tantos aflige e angustia." César Augusto Grubba, secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão

Sobre o autor :

José Ivan Schelavin é oficial da PM de Santa Catarina, ocupando, atualmente, o cargo de capitão. É bacharel em Direito. Pós-graduado em Prevenção ao Crime pela Unisul. Mestrando em Direito "Minter" pela UFSC/Unochapecó.

______________

 Ganhador :

Sérgio Cipriano dos Santos, do BC, de São Paulo/SP

_________________

Adquira já o seu :












______________

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram