quinta-feira, 1 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Academia Nacional de Direito do Trabalho presta homenagem póstuma ao jurista e professor Oscar Ermida Uriarte

Falecimento

Academia Nacional de Direito do Trabalho presta homenagem póstuma ao jurista e professor Oscar Ermida Uriarte

A Academia Nacional de Direito do Trabalho, em nome de seu presidente, Nelson Mannrich, presta homenagem póstuma ao jurista uruguaio Oscar Ermida Uriarte, falecido no último dia 7.

Professor da Universidade da República do Uruguai, precursor e editor da Revista de Direito Social - Latinoamerica e autor de dezenas de livros, Ermida deixa um acervo literário democrático sob o ponto de vista humanístico e social, tendo exercido grande influência nos advogados trabalhistas de toda América Latina.


"A Academia Nacional de Direito do Trabalho se associa às outras entidades coirmãs, do Brasil e da Iberoamérica, para prestar sua homenagem póstuma ao jurista e professor Oscar Ermida Uriarte, falecido dia 7 de junho de 2011.

Catedrático da Universidade da República do Uruguai e funcionário de carreira da OIT, junto ao CINTERFOR, Oscar Ermida era um jurista de escola, conferencista e orador. Pensador profundo, escreveu dezenas de livros e centenas de artigos. Era membro do Grupo de Los Miércoles, destinado ao estudo do Direito do Trabalho, no Uruguai, desde a sua fundação, e sucessor de Américo Plá Rodriguez. Ao longo de sua pregação pela valorização dos direitos humanos no ambiente de trabalho e no combate à flexibilização desregulamentadora, conseguiu aglutinar os acadêmicos latino-americanos na construção das bases de um direito do trabalho mais solidário e com vistas a sua maior efetividade.

A Academia Nacional de Direito do Trabalho se solidariza com os familiares do professor Oscar Ermida Uriarte, nesse momento de tamanha provação.

Nelson Mannrich
Presidente da Academia Nacional de Direito do Trabalho."

_________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 10/6/2011 08:43