MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "O senador"

Resultado do sorteio da obra "O senador"

Veja quem são os ganhadores da obra "O senador" (193p.), escrita por Hebert Carvalho e Eunice Nunes.

Da Redação

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Atualizado em 20 de junho de 2011 08:47


Sorteio de obra

 

Quem foi César Lacerda de Vergueiro ? A obra "O senador" (193p.), escrita por Hebert Carvalho e Eunice Nunes, conta a vida e a morte trágica do benemérito do XI de Agosto e da Associação dos Antigos Alunos.

 

"No outono da existência de Cesar Lacerda de Vergueiro, o pince-nez e o charuto eram-lhe inseparáveis. Símbolos remanescentes de uma belle époque perdida na transformação da cidade pacata em metrópole agressivas ficaram caídos ao lado do corpo inerte na fatídica manhã de 31 de janeiro de 1957, quando acabara de ser assassinado em seu próprio apartament0 no centro de São Paulo, o senador mais votado da República.

Desferido por quem menos se esperava - um sobrinho, dileto afilhado e herdeiro -, o tiro mortal à queima-roupa selou o declínio de uma estirpe, ao colocar fim à vida do bisneto de outro senador Vergueiro. Português de nascimento, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro plantara cem anos antes, junto com os primeiros pés de café em solo paulistas a semente de um liberalismo que frutificaria na Abolição da Escravatura e na Proclamação da República.

Seguindo os passos do bisavô - um dos primeiros diretores da recém fundada Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, na década de 1830 -, Cesar de Vergueiro dividiu sua vida entre as arcadas do antigo convento dos frades franciscanos e a política.

Fundador do Centro Acadêmico XI de Agosto em 1903 e seu presidente em 1906 e 1907, foi ele o responsável por dotar esta pioneira entidade estudantil de um patrimônio inalienável até hoje garantia de sua estabilidade e longevidade.

Neste livro é contada a história e resgatada a memória desse homem que cultivava as amizades e as tradições de sua escola como um tesouro, que o acompanhou até o túmulo, onde em bronze está gravado: 'Ao querido César a saudade dos seus companheiros de turma (1903-1907)'."

Sobre os autores :

 

Hebert Carvalho é advogada e jornalista. Da turma de 1984, ano em que integrou a diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto, atualmente é ouvidora-geral da USP.

Eunice Nunes é jornalista e escritor.

______________

 Ganhadores :

Orimar de Bastos Filho, advogado em Goiânia/GO;

Nelson Antunes, de Jaboticabal/SP;

Elieusa de Pinho Guedes Ramos, analista judiciário do TER/SP, de São Paulo;

Jucimar Luis Bach, estagiário em Rio do Sul/SC;

Martha Pinheiro Teixeira, advogada em Itaocara/RJ;

André Mateus Bertolino, do Banco do Brasil, de Londrina/PR;

Bruna I. D. E. Rodrigues, de Lima Duarte/MG;

Jorge Feitosa Lima, de Balsas/MA;

Andre Dantas, advogado em Juazeiro do Norte/CE; e

Alcir Santos de Oliveira, magistrado aposentado de Salvador/BA

_________________