Migalhas

Domingo, 29 de março de 2020

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Tribunal do Júri"

Veja quem ganhou a obra "Tribunal do Júri" (Verbatim – 214p.), de André Mauro Lacerda Azevedo.

segunda-feira, 4 de julho de 2011


Sorteio de obra

O desenvolvimento histórico do júri e sua perspectiva democrática são aspectos tratados na obra "Tribunal do Júri" (Verbatim – 214p.), de André Mauro Lacerda Azevedo.

 

O Tribunal do Júri, instituição milenar, percorreu os séculos e os continentes, passando por tiranos e democratas, príncipes e burgueses, Estados democráticos e Estados Absolutos, enfrentou, enfim, todos os vícios e virtudes da humanidade. Durante todos estes séculos, o Júri teve momentos áureos, em que seus princípios essenciais se fortaleciam, mas também contou com períodos de declínio, tendo suas características elementares esfaceladas frente às restrições e vícios do Estado absoluto e dos regimes autoritários.

O desenvolvimento histórico do júri e sua perspectiva democrática são os aspectos essenciais deste trabalho, o que não seria possível concretizar-se sem o mapeamento detalhado da instituição popular no Brasil e em outros países. É assim que o elemento histórico e o exame de direito comparado se inserem na abordagem empregada. Tal análise, contudo, não tem o condão de trazer à baila um exame pormenorizado da instituição ao longo dos séculos, o que além de desnecessário somente iria ofuscar, através da leitura prolixa e cansativa, os pontos fundamentais do estudo, que consistem no estímulo necessário não apenas para o aprofundamento dos conhecimentos de novos estudos e novas ideias sobre o Tribunal do júri e seu perfil democrático.

Sobre o autor :

André Mauro Lacerda Azevedo é promotor de Justiça no RN. Professor da pós-graduação em Direito Militar da Rede de Ensino LFG. Professor da pós-graduação em Direito Penal e Criminologia da Universidade Potiguar – UNP. Mestre em Direito Constitucional pela UFRN. Especialista em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Potiguar – UNP e palestrante em diversos congressos na área jurídica.

______________

 Ganhador :

Leonardo Schubsky, do Grupo Coimex, de São Paulo/SP

_________________

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

-