sábado, 4 de julho de 2020

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Da Tecnologia à Cultura - Ensaios e Estudos de Propriedade Intelectual"

Veja quem ganhou a obra "Da Tecnologia à Cultura - Ensaios e Estudos de Propriedade Intelectual" (Lumen Juris – 969p.), de Denis Borges Barbosa.

terça-feira, 18 de outubro de 2011


Sorteio de obra

Reunindo 40 textos, estudos jurídicos e palestras, a obra "Da Tecnologia à Cultura - Ensaios e Estudos de Propriedade Intelectual" (Lumen Juris – 969p.), de Denis Borges Barbosa, aborda o tema Propriedade Intelectual e cultura.

 

Dezenove deles falam de marcas, trade dress e outros signos distintivos, trazendo bastante a contribuição ao nível da advocacia de uma linha de pesquisa que, no campo acadêmico, explorei na minha tese doutoral e no curso que venho dando na Academia do INPI e no PPED da UFRJ, de Semiologia da Propriedade Intelectual.

Onze deles tratam de aspectos bastante complexos e técnicos de patentes, inclusive e especialmente da questão de patentes de seleção que - ao contrário de alguns intérpretes - entendo tão importante para o desenvolvimento tecnológico brasileiro quanto suscetível de mau uso concorrencial. Abusum non tollet usum.

Os demais falam essencialmente de duas questões concorrentes: o influxo da cultura e do direito, tanto nas discussões do direito autoral que assolam o País, quanto nas noções de justiça e pragmática jurídica, numa perspectiva de Law & Literature; e as questões de internacionalização e inovação, que redemoinham o momento histórico. Acadêmica e profissionalmente, é no que anda a produção corrente nesses temas.

Sobre o autor :

Denis Borges Barbosa é bacharel e mestre em Direito Empresarial. Master of laws, doutor em Direito Internacional. Professor de Propriedade Intelectual da UFRJ e UFSC.

__________

 Ganhadora :

Alyne Sousa da Silva, do Bradesco, de Goiânia/GO

__________

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram