Migalhas

Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Fundamentos de História do Direito"

Veja quem ganhou o livro "Fundamentos de História do Direito" (Del Rey – 6ª edição – 528p.), organizado por Antonio Carlos Wolkmer.

quinta-feira, 8 de março de 2012

 

Sorteio de obra

 

O livro "Fundamentos de História do Direito" (Del Rey – 6ª edição – 528p.), organizado por Antonio Carlos Wolkmer, é o próximo a ser sorteado.

"Diante das transformações da sociedade contemporânea, da crise das grandes narrativas de fundamentação e das mudanças dos paradigmas científicos, atualmente, adquire relevância redefinir as tradicionais relações entre o Direito e a História. Perde espaço e significado o cultivo de um historicismo jurídico oculto no mito da neutralidade do saber e na universalidade dos princípios do formalismo positivista que serviram de instrumentos de justificação da ordem liberal-individualista e da racionalidade burguês-capitalista. Hodiernamente, vive-se o descrédito de uma historiografla jurídica demasiadamente apegada a textos legais, à interpretação firmada na autoridade de notáveis juristas a construções dogmáticas e abstrações desvinculadas da realidade social, acabando por consagrar uma História elitista, erudita, idealista, acadêmica e conservadora.


Busca-se agora a renovação crítica da historiografia do Direito, nascida e articulada na dialética da produção da vida material e das relações sociais concretas. Trata-se de pensar a historicidade do Direito — no que se refere à sua evolução histórica, suas ideias e suas instituições — a partir de uma reinterpretação das fontes do passado sob o viés da interdisciplinaridade (social, econômico e político) e de uma reordenaçãO metodológica, em que o fenômeno jurídico seja descrito sob uma perspectiva desmitificadora.


Com o intento de recuperação da verdadeira história, aquela que nem sempre foi escrita, traduzida e interpretada (a história dos vencidos e periféricos) é que surgiu a proposta desta síntese de investigações jurídicas dentro de um projeto direcionado para uma Nova História, fundada na inquietude e no engajamento de uma geração de juristas imbuídos pela força da crítica, da transgressão, do inconformismo e da postura libertária.


Certamente que a coletânea Fundamentos de História do Direito vem preencher, de modo muito oportuno e relevante, O imenso espaço vazio que existia na produção bibliográfica acadêmico-universitária do país, tanto no que diz respeito a obras sobre a História do Direito, História das Ideias ou História das Instituições Jurídicas, quanto de pesquisas históricas da cultura legal de uma nova orientação metodológica interdisciplinar e crítico-desmitificadora." Antonio Carlos Wolkmer

Sobre o organizador :

Antonio Carlos Wolkmer é professor titular de História das Instituições Jurídicas da UFSC e doutor em Direito.

________

 

Ganhador :

Rodrigo Carvalho, de Jaquirana/RS

__________

__________

Adquira já o seu :

informativo de hoje

patrocínio

últimas quentes